Buscar

Recurso em Sentido Estrito ou Apelação Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recurso em Sentido Estrito ou Apelação
O recurso em sentido estrito também conhecido como RESE está regulamentado no artigo 581 do Código de Processo Penal, e será interposto em relação a qualquer decisão, despacho ou sentença, constante nos incisos enumerados do artigo mencionado.
O recurso em sentido estrito é a medida judicial adequada para impugnação de decisões interlocutórias desprovidas de caráter definitivo ou terminativo, uma vez que estas desafiam recurso de apelação.
Busca-se com a interposição do recurso em sentido estrito é a reanálise da matéria discutida pelo magistrado julgador, possibilitando, assim, o feito regressivo da decisão com a sua eventual retratação.
O recurso em sentido estrito somente é cabível nas hipóteses estritamente enumeradas nos incisos do artigo 581 do Código de Processo Penal.
O RESE se procede em dois momentos, primeiro pela interposição, consistente na petição em que se manifesta o descontentamento com a decisão atacada e a vontade de que seja revista, onde será analisada a sua tempestividade, e no segundo momento, devem ser apresentadas as razões do recurso em sentido estrito, onde estarão presentes todos os fundamentos jurídicos capazes de contrapor a decisão judicial em que se busca reforma.
O RESE se dirige apenas contra as decisões de um juízo singular, ou seja, não poderá ser interposto contra decisões de órgãos colegiados do Tribunal de Justiça ou de decisões monocráticas de relator nos processos.
O prazo para interpor o recurso voluntário será de cinco dias, porém nos casos de decisão ou despacho que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir, o prazo passará a ser de 20 dias, a ser contado da data da publicação definitiva da lista de jurados.
Os prazos no processo penal contam-se da data da intimação. Após a interposição do recurso em sentido estrito, prevê o artigo 588 do Código de Processo Penal o prazo de 2 dias para a apresentação das razões, a contar da data da interposição ou do dia em que for aberta vista ao recorrente, sendo que após os autos serão encaminhados ao recorrido para a manifestação, em igual prazo.
Apelação
A apelação criminal é um recurso do Código de Processo Penal que busca o reexame da matéria já examinadas em sentença definitiva de primeira instância. A apelação está prevista no artigo 593 do Código de Processo Penal.
A parte considerada prejudicada pela decisão recorre ao princípio do duplo grau de jurisdição.
Pode interpor um recurso de apelação criminal, o Ministério Público, assistente de acusação, defensor dativo, réu e curador.
A apelação criminal pode ser plena quando se dirigir ao inteiro teor da decisão ou parcial quando o inconformismo é com apenas uma parte da decisão.
· O prazo para apelação pelo querelante conforme dispõe o art. 593 do CPP, é de 5 dias.
Prazo para razões é de 8 dias.
· O prazo para apelação pelo Ministério Público é de 5 dias.
Prazo para razões é de 8 dias.
Prazo para vista dos autos nas ações penais movidas pelo ofendido é de 3 dias.
A Lei 9.099/95 consagra três hipóteses de cabimento da apelação:
Decisão que homologa ou deixa de homologar a transação penal (art. 76, §5º)
Decisão que rejeita denúncia ou queixa (art. 82, caput)
Sentença definitiva de condenação ou absolvição (art. 82, caput)
A apelação será interposta perante o juízo que prolatou a decisão recorrida, realizando este um controle de admissibilidade do recurso mediante a verificação de seus requisitos.
A Interposição será para o juiz do Juizado Especial Criminal e as razões para a Turma Recursal.
Deve ser apresentado por petição escrita, com as razões e o pedido do recorrente.
Os prazos no JECRIM
A Apelação Criminal tem um prazo único, pois, no sistema dos Juizados Especiais Criminais, a legislação estabelece um só prazo que é de dez (10) dias para “recorrer e arrazoar” (Informativo STF nº 191).
Esse prazo correrá da ciência da sentença e pode ser interposto pelo Ministério Público, pelo réu e seu defensor.
A parte que não aceitar a decisão do Juiz pode apresentar recurso no prazo de 10 (dez) dias a contar da audiência ou da publicação da sentença. O recurso será julgado por uma Turma Recursal.

Outros materiais