Buscar

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 9
Questão 1 Marque Verdadeiro ou Falso quanto as Perspectivas futuras:
( ) A população humana esquece que sua sobrevivência está intimamente ligada à sobrevivência das outras espécies. Quanto mais degradamos, mais danos causamos a nós mesmos.
( ) A inclusão da Educação Ambiental no currículo das escolas brasileiras, a conscientização sobre os problemas já causados é um bom começo. Ainda falta pouco! As pessoas consomem mais do que realmente precisam. A tradição de se ter muito faz com que o ser humano não perceba os recursos naturais como infinitos. Além disso, as ideias “conservacionistas” ficam apenas nas palavras e não aparecem nas atitudes do dia a dia.
( ) À medida que o tempo passa e as catástrofes começam a afetar a humanidade, o posicionamento dos governos em relação à natureza começa a mudar. Muito já foi destruído para que as pessoas se dessem conta do que já foi perdido em relação à natureza.
d. V, F, V. 
Questão 2 A palavra Gaia é de origem grega e significa?
Resposta:
“Deusa Terra” ou “Mãe Terra”
Questão 3 Marque Verdadeiro ou Falso referente a teoria do planeta das margaridas:
( ) James Lovelock postulou o modelo do Planeta das Margaridas para explicar como os seres vivos conseguem agir sobre o ambiente. Supondo-se que haja apenas três espécies de margarida vivendo no planeta: as brancas, as violetas e as pretas. Se a temperatura está muito baixa, as margaridas pretas reproduzem-se mais e espalham-se por todas as regiões. Isso é possível graças à sua coloração que permite que elas absorvam mais calor. À medida que elas vão se proliferando, o planeta vai se tornando mais quente por causa do calor absorvido por elas. Se o planeta é mais quente, as margaridas violetas se proliferariam, pois suas pétalas refletiriam mais o calor. Logo, o planeta também se tornaria mais frio. Porém, se a temperatura é média, as margaridas brancas iriam se proliferar mais do que as outras. Pode-se juntar às margaridas mais duas populações: coelhos e raposas. Se o número de coelhos aumentar, diminuirá o número de margaridas que seriam comidas pelos coelhos. Entretanto, se as margaridas se esgotassem, a população de coelhos morreria de fome. Nesse caso, é necessário atingir um equilíbrio no qual o número de margaridas é exatamente o suficiente para alimentar a população de coelhos. A mesma lógica se aplica para a população de coelhos e de raposas, sendo estas os predadores dos coelhos.
Falso 
Questão 4 Marque Verdadeiro ou Falso, referente a origem da hipótese Gaia:
( ) Lovelock questionou como seria a vida nesses planetas e se há meios de descobrir se tal vida seria semelhante à da Terra. Foi pensando sobre isso que o cientista concluiu que, para viver, os seres vivos retiram matéria e energia do meio em que vivem e descartam os resíduos também nesse meio.
( ) No caso da Terra, há a atmosfera (meio gasoso) e os oceanos (meio líquido), que servem como meios fluidos de retirada de energia e descarte de resíduos. Logo, se ele analisasse a atmosfera do planeta poderia concluir se existe vida ou não, precisando ir até o planeta.
( ) O químico James Lovelock foi contratado pela Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) nos anos 1960 para descobrir se há condições de vida em outros planetas, como Vênus e Marte.
c. V, F, V. 
Questão 5 Com relação a teoria de Gaia, a explicação para isso é que, se a composição da atmosfera é constante, sem compostos resultantes de metabolismo sendo alterados, não há vida:
( ) Para mim, a revelação pessoal de Gaia veio subitamente – como um flash ou lampejo de iluminação. Eu estava numa pequena sala do pavimento superior do edifício do Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, na Califórnia. Era outono de 1965, e estava conversando com Dian Hitchcock sobre um artigo que estávamos preparando... Foi nesse momento que, num lampejo, vislumbrei Gaia. Um pensamento assustador veio a mim. A atmosfera da Terra era uma mistura extraordinária e instável de gases, e, não obstante, eu sabia que sua composição se mantinha constante ao longo de períodos de tempo muito longos. Será que a Terra não somente criou a atmosfera, mas também a regula – mantendo-a com uma composição constante, num nível que é favorável aos organismos vivos? (LOVELOCK apud TIO ALÊ, 2005.)
Verdadeiro

Continue navegando