Buscar

Mov vibratorio motocicletas1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos fundamentais da teoria das vibrações e partes elementares do sistema vibratório; elementos básicos do sistema vibratório.
Conceitos fundamentais: Período, frequência e velocidade angular
As vibrações mecânicas apresentam-se em maquinas e equipamentos em amplitudes e deslocamentos, o ruído nos equipamentos gera vibrações e desgastes prejudicando o funcionamento nos equipamentos. A velocidade angular (mensura a rapidez de percurso circular) ela se relaciona a rotação do eixo: o rotor. A rotação apresenta um período (intervalo para uma volta inteira), frequência (quantidade de repetições), o grau de liberdade representa a quantidade de parâmetros para análise de sistema vibratório.
As partes elementares de um sistema vibratório são: massa (armazenar energia cinética), mola (armazenar energia potencial), e amortecedor (perda gradual de energia). 
A parte estrutural da bicicleta como quadro e motor representam massa ou inércia, eles armazenam energia cinética. As molas e suspensão representam elasticidade armazenam energia potencial, o amortecedor dissipa energia junto com pneus e rodas. Com sistema parado tudo está em repouso, em movimento os usuários percebem as vibrações da pista, uma parte é amortecida e atenuada pelo conjunto: pneus, amortecedores, banco, molas. Apenas ligada e sem movimento as vibrações sentidas serão apenas as do motor ligado e do conjunto oscilando. Se apresentar ruídos e vibrações acima do aceitável representa anomalia e resultará em comprometimento e avarias no conjunto. O ruído deve ser analisado e solucionado para não comprometer a vida útil da motocicleta.

Outros materiais