Buscar

Imunidades

Prévia do material em texto

LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR - Imunidades
Direito Tributário
Prof. Ricardo Malta
Imunidades
Recíproca (Art. 150, VI, a, CF)
Religiosa (Art. 150, VI, b, CF)
Imprensa (Art. 150, VI, d, CF)
Musical (Art. 150, VI, e, CF)
Não autoaplicáveis (Art. 150, VI, c, CF)
Imunidade de contribuições (Art. 149, § 2º, CF, Art. 195, CF, Art. 195,  § 7º, CF, Art. 203, CF). 
Definição 
“Conceituamos imunidade como a norma constitucional de desoneração tributária, que, justificada no conjunto de caros valores proclamados na Carta Magna, inibe negativamente a atribuição de competência impositiva e credita ao beneficiário o direito público subjetivo de não incomodação perante o ente tributante.” (SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário). 
Características gerais 
Norma constitucional.
Desoneração tributária. 
Valores relevantes (liberdade religiosa, liberdade sindical, liberdade de expressão etc.).
Norma de incompetência constitucional.
Garantia de não ser incomodado perante o ente tributante. 
Cláusula pétrea.
Imunidade Vs. Isenção 
	IMUNIDADES 	ISENÇÃO 
	Previsão Constitucional 	Previsão Legal
	Irrevogável - Art. 60, §4º, IV, CF.	Revogável, salvo nas hipóteses do art. 178 do CTN. 
	Interpretação à Luz dos princípios constitucionais. 	Interpretação Literal. 
MINARDE, Josiane. Manual de direito tributário. 
Recíproca 
Previsão: Art. 150, VI, a, CF/88:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre: 
a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
É a mais antiga exoneração tributária – 1º Constituição Republicana (1891). 
Impossibilidade de cobrança mútua de IMPOSTOS entre os entes federativos (União, Estados, Municípios e DF).
Quaisquer impostos (RE 203.755 e RE 193.969). 
Recíproca extensiva 
Art. 150, § 2º - A vedação do inciso VI, "a", é extensiva às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda e aos serviços, vinculados a suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes.
Autarquias e fundações públicas. 
 Mantidas pelo poder público.
Vinculados a suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes. 
Restrições da imunidade recíproca 
Art. 150, § 3º, CF - As vedações do inciso VI, "a", e do parágrafo anterior não se aplicam ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário, nem exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao bem imóvel.
Art. 173, § 2º, CF - As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.
Restrições da imunidade recíproca 
“O STF, todavia, tem entendido que certas empresas públicas, que executam serviços públicos de prestação obrigatória e exclusiva do Estado, são merecedoras do beneplácito constitucional.”
Empresa de Correios e Telegráfos (ECT) - Art. 21, X, CF/88). RE 407.099/RS. 
Não Compartilhe!
Cláusula Pétrea
Religiosa
Previsão: Art. 150, VI, a, CF/88:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre: 
b) templos de qualquer culto;
Proteção contra IMPOSTOS!
Ex.: Não incidem - sobre o veículo da entidade religiosa (IPVA); sobre o local do culto (IPTU); sobre as ofertas e dízimos (IR), sobre os rituais e cerimônias (ISS). 
A imunidade alcança o patrimônio, a renda e os serviços relacionados as finalidades essenciais das entidades religiosas. (Art. 150, § 4º, CF). 
Lojas maçônicas – RE n. 562351. 
Religiosa 
Recurso extraordinário. 2. Imunidade tributária de templos de qualquer culto. Vedação de instituição de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades. Artigo 150, VI, b e § 4º, da Constituição. 3. Instituição religiosa. IPTU sobre imóveis de sua propriedade que se encontram alugados. 4. A imunidade prevista no art. 150, VI, b, CF, deve abranger não somente os prédios destinados ao culto, mas, também, o patrimônio, a renda e os serviços "relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas". 5. O § 4º do dispositivo constitucional serve de vetor interpretativo das alíneas b e c do inciso VI do art. 150 da Constituição Federal. Equiparação entre as hipóteses das alíneas referidas. 6. Recurso extraordinário provido (STF - RE: 325822 SP, Relator: ILMAR GALVÃO, Data de Julgamento: 18/12/2002, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJ 14-05-2004). 
Religiosa
Segundo o STF, a renda dos imóveis locados, que pertencem a entidade religiosa, desde que utilizada para a realização das finalidades essenciais do ente, também está protegida pela imunidade (RE 325.222/SP). 
 
Livros, jornais, periódicos e o papel
Previsão: Art. 150, VI, d, CF. 
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre: 
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
Liberdade de imprensa, liberdade de manifestação de pensamento, acesso à informação, estímulo à cultura, à educação, à leitura. 
São os objetos (livros, jornais...) que gozam de imunidade. Não é a editora. Se não fosse a imunidade deveria pagar IPI, ICMS, II, IE. A editora não irá recolher esses impostos, mas ela terá que pagar o IPTU do imóvel onde estiver sediada, por exemplo.
Súmula 657/STF - A imunidade prevista no art. 150, VI, «d», da CF/88 abrange os filmes e papéis fotográficos necessários à publicação de jornais e periódico. 
Livros, jornais, periódicos e o papel 
Álbum de figurinha (RE n. 221.239).
Apostilas (RE n. 183.403).
Lista telefônica (RE n. 199.183).
Livro eletrônico? (RE n. 595/676).
Encartes (RE n. 213.094/ES)
Conteúdo? (RE 221239). 
Tinta (RE 300.701). 
Musical 
Previsão: Art. 150, VI, e, CF. 
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre: 
e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser. 
Musical 
EC 75/2013 – “PEC da Música”. 
Fonograma: som gravado. 
Videofonograma: som e imagem gravados (DVD).
Suporte material: CD e DVD.
Proteger a música brasileira (obra artística musical no Brasil). 
O propósito foi desonerar de impostos a música (CD, DVD etc.) e combater a pirataria.
Exemplos. Não incide sobre o serviço de gravação (ISS) e sobre a comercialização (ICMS).
Incide IPI (“etapa de replicação industrial”). 
Não autoaplicáveis 
Previsão: Art. 150, VI, c, CF/88
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre:
c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;
Não autoaplicáveis 
Partidos políticos e suas fundações (liberdade política).
Sindicatos de empregados (direitos sociais);
Instituições de educação formal (curricular) ou informal (biblioteca pública, centro de pesquisa etc.) sem fins lucrativos. 
Entidades de assistência social são imunes aos impostos e as contribuições sociais. 
Relacionados com as finalidades essenciais dasentidades nelas mencionadas. (Art. 150,§ 4º, CF). 
Atendidos os requisitos da Lei: Art. 14, CTN. 
Súmula Vinculante n. 52 - Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, "c", da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas.
Imunidades de contribuições 
Art. 149, § 2º, CF - As contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico de que trata o caput deste artigo: I - não incidirão sobre as receitas decorrentes de exportação;
Art. 195, CF - A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201.
Art. 195,  § 7º, CF - São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.
Art. 203, CF - Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos. 
Imunidades específicas aos impostos 
Plano de ensino da disciplina Direito Tributário 2 – Impostos em espécies.

Continue navegando