Buscar

UA7 -A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva e Diversidade_EaD_PED-3P_2024.1
UA7 -A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Exercícios
1. Os objetivos principais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garantem:
A. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
B. Atendimento educacional em escolas especiais.
C. Formação de professores para o atendimento educacional especializado nas escolas especiais.
D. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino de acordo com a oferta dos estabelecimentos escolares.
E. A participação da família e da comunidade ficará em segundo plano, pois o papel da escola é suficiente para suprir as necessidades da criança.
2. A partir dos documentos estudados nesta Unidade de Aprendizagem, assinale qual documento recomenda que a matricula dos sujeitos da Educação Especial seja realizada preferencialmente nas escolas regulares:
A. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.
B. Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
C. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – Resolução CNE/CEB nº 2.
D. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990.
E. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
3. De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva sobre o atendimento educacional especializado:
A. As atividades propostas durante o atendimento educacional especializado funcionam da mesma forma que as realizadas na sala de aula, podendo substituí-las.
B. O acesso à educação para as pessoas com deficiência inicia-se no ensino fundamental, não sendo obrigatória a sua frequência na educação infantil.
C. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas.
D. Os programas de enriquecimento curricular, ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva devem ser oferecidos somente nas escolas regulares.
E. O atendimento educacional especializado não é oferecido na educação indígena, campo e quilombola.
4. De acordo com o documento Orientações para Implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta:
A. A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é criada pela Lei nº 12.764/2012. Além de consolidar um conjunto de direitos, essa lei veda a matrícula de pessoas com TEA na rede regular de ensino.
B. A Língua Brasileira de Sinais não é reconhecida pela lei como meio legal de comunicação, pois é utilizada somente pelas pessoas com deficiência auditiva, não sendo uma forma de comunicação universal.
C. O sistema Braille não é reconhecido como meio legal de comunicação, pois não possui projeto de grafia para a Língua Portuguesa.
D. O caráter não substitutivo e transversal da educação especial é ratificado pela Resolução CNE/CEB n° 04/2010, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e preconiza que os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.
E. Os eixos principais do Plano de Desenvolvimento da Educação em conjunto com a Agenda Social de Inclusão de Pessoas com Deficiência são os investimentos em tecnologias assistivas para o atendimento educacional especializado.
5. Sobre os estudantes atendidos pela educação especial, assinale a alternativa que corresponde ao disposto no documento Orientações para Implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
A. A modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional não tem o objetivo de formação das pessoas com deficiência para ingresso no mercado de trabalho.
B. O atendimento educacional especializado tem como objetivo funcionar como um reforço pedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais.
C. As definições e o uso de classificações, especificações ou categorizações atribuídas aos quadros de deficiência, transtornos, distúrbios, síndromes ou aptidões são relevantes para o planejamento das estratégias pedagógicas.
D. Ainda nos dias de hoje perdura o entendimento de que a educação em escola especial é a mais adequada ao atendimento de estudantes que apresentam deficiência ou que não se adequam à estrutura rígida dos sistemas de ensino.
E. Ainda hoje, mesmo com uma perspectiva conceitual que aponte para a organização de sistemas educacionais inclusivos que garanta o acesso de todos os estudantes e os apoios necessários para sua participação e aprendizagem, as políticas implementadas pelos sistemas de ensino não alcançaram esse objetivo.

Outros materiais