Buscar

introdução à medicina UBS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE MEDICINA
INTRODUÇÃO À MEDICINA
Relatório de atividade prática na UBS
Nailize Franceschi Ávila
Everton Fantinel
Pelotas 
2022
Meu período de acompanhamento se iniciou no dia 10/11/2022 na UBS Areal Leste com finalidade no dia 17/11/2022. O local se localiza na Avenida Domingos de Almeida 4265 na cidade de Pelotas. No primeiro momento nos apresentaram a equipe médica e a equipe de veteranos que estão em semestres mais avançados. Logo após nos foi mostrado o ambiente de trabalho e seu funcionamento, onde os alunos atendem os pacientes e repassam o que lhes foi relatado à seus preceptores. 
A primeira coisa que aprendi foi que nem todos os pacientes têm condições financeiras de adquirir medicamentos. Por conta disso, os Médicos procuram receitar medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também utilizam sua horta solidária, que contém diversas plantas consideradas medicinais como chá quebra pedra e funcho por exemplo.
DIA 10/11/2022
1° RELATO:
Meu primeiro acompanhamento foi de uma mulher de 36 anos que deu entrada na UBS com queixas de ardência ao urinar e dor na região Lombar. A paciente relatou que tinha infecções urinárias recorrentes além de histórico com calculo renal e pielonefrite. Logo após foi feito um exame físico (manobra de Giordano) e a paciente sentiu dor durante o procedimento.
Foi repassado o caso à Doutora da UBS, a qual prescreveu antibióticos para infecção urinária, pediu exames laboratoriais e ultrassom para localizar possíveis cálculos renais. Quando eu e minha colega voltamos para entregar a receita dos remédios, o pedido de exame e explicar como deveria ser o uso das medicações para a paciente, a mesma falou que um dia no banho sentiu um nódulo em um de seus seios. Com isso, foi realizado outro exame físico, para avaliar mudança na musculatura dos seios e dissimilaridades nas auréolas. Pedimos para a paciente deitar na maca e fizemos exame de toque em seus seios, onde localizamos realmente um nódulo e além disso, um liquido escuro que saía de seus mamilos quando eram apertados.
Resolvemos chamar a Doutora novamente para avaliar o caso e ela encaminhou a paciente para marcar uma mamografia e ultrassom das mamas para poder dar o diagnóstico correto. Paciente foi liberada e ficou encarregada de voltar assim que o resultado dos exames saíssem. 
2° RELATO:
	Paciente mulher de 67 anos. A paciente deu retorno na UBS para que pudéssemos avaliar seu histórico de pressão arterial, o qual consiste no paciente ter sua pressão aferida duas vezes por semana durante um mês e anotar os resultados referentes a cada dia.
	A paciente apresentou melhora significativa. No inicio do tratamento sua pressão estava 170 x 80 e ela foi se normalizando ao decorrer do tratamento que lhe foi recomendado. Minha colega de curso perguntou à paciente se ela se importava dela me ensinar a aferir pressão e avaliar batimentos cardíacos e a paciente deixou. Identifiquei que sua pressão estava 120 x 80 e minha colega aferiu novamente para confirmar se eu havia aprendido e disse que estava correto. A doutora recomendou que a paciente fizesse o uso vitalício do tratamento. Assim, ela teve sua consulta concluída.
DIA 17/11/2022
RELATO:
	Paciente do sexo feminino com 57 anos de idade com cardiopatia e histórico de AVC isquêmico. Durante a anamnese, a paciente relatou que estava sentindo muita dor em sua perna esquerda, sentia ela incha e tinha medo de que fosse trombose. No exame físico, meu colega avaliou que sua perna não estava inchada, que estava tudo dentro dos parâmetros normais e aferiu a pressão da paciente, a qual estava 160 x 90 e com o auxilio de um oxímetro foi constato que seus batimentos cardíacos estavam normais.
Conversando a paciente, nos foi contado que seu filho mais velho havia acabado de passar por uma cirurgia de amputação de um de seus membros inferiores e que ela estava muito estressada e aflita com aquela situação. Contou que com isso estava fazendo uso de cigarros, mas que havia diminuído seu consumo de um maço de cigarro para 6 unidades por dia.
Foi repassado ao Médico da UBS e ele prescreveu um novo remédio para controlar a pressão da paciente nos aconselhou a recomendar um grupo de apoio à pessoas dependentes de cigarros.
Voltamos para a sala onde estávamos atendendo a paciente e repassamos a ela o que o doutor prescreveu, como ela deveria fazer o uso da medicação e abordamos o assunto relativo ao grupo de apoio. A paciente mostrou repulsa diante da ideia, mas ao explicarmos melhor como funciona o grupo ela aceitou e disse que iria procurar ir em uma reunião. Assim terminou a consulta da paciente.

Continue navegando