Buscar

68 Geografia de El Salvador

Prévia do material em texto

**67. Geografia da Guatemala**
A Guatemala, localizada na América Central, é um país de geografia diversificada, que vai desde montanhas até planícies costeiras, apresentando uma variedade de paisagens e climas.
**Localização e Fronteiras:**
A Guatemala está situada na América Central, fazendo fronteira ao norte e a oeste com o México, a leste com Belize, a sudeste com Honduras e a sudoeste com El Salvador. Sua costa ao sul é banhada pelo Oceano Pacífico, enquanto a costa ao norte é banhada pelo Mar do Caribe.
**Clima:**
O clima da Guatemala varia significativamente dependendo da altitude e da região. Nas terras baixas costeiras, o clima é tropical, com temperaturas quentes e úmidas durante todo o ano. Nas terras altas, o clima é mais temperado, com verões quentes e invernos mais frios.
**Relevo:**
A geografia da Guatemala é dominada pela Cordilheira dos Andes, que atravessa o país de oeste a leste. As montanhas centrais são pontilhadas por vulcões ativos, como o Volcán Tajumulco, o pico mais alto da América Central. Além disso, existem planícies costeiras ao longo do litoral do Pacífico e do Caribe.
**Recursos Naturais:**
A Guatemala possui uma variedade de recursos naturais, incluindo terras férteis adequadas para a agricultura, como café, bananas, açúcar e milho. Além disso, o país possui uma rica biodiversidade, com florestas tropicais, reservas naturais e uma variedade de espécies animais e vegetais.
**Hidrografia:**
Os principais rios da Guatemala incluem o Rio Motagua, que flui para o Golfo de Honduras, e o Rio Usumacinta, que serve como fronteira natural com o México. Além disso, o país possui vários lagos vulcânicos, como o Lago de Atitlán, que é um importante destino turístico.
**Conclusão:**
A geografia da Guatemala é caracterizada por sua diversidade de paisagens, que vão desde montanhas vulcânicas até planícies costeiras. Essa variedade oferece oportunidades econômicas e turísticas, mas também apresenta desafios, especialmente em relação à vulnerabilidade a desastres naturais, como terremotos e erupções vulcânicas. 
---
**68. Geografia de El Salvador**
El Salvador, localizado na América Central, é o menor país da região em área, mas apresenta uma geografia variada, com montanhas, planícies costeiras e vulcões ativos.
**Localização e Fronteiras:**
El Salvador está localizado na América Central, fazendo fronteira ao norte e a oeste com Honduras, a leste com a Guatemala e ao sul com o Oceano Pacífico. Sua localização costeira influencia diretamente seu clima e sua economia.
**Clima:**
O clima de El Salvador é tropical, com temperaturas quentes durante todo o ano. No entanto, devido à variação de altitude, as temperaturas podem variar consideravelmente entre as regiões. As terras altas tendem a ser mais frescas do que as planícies costeiras.
**Relevo:**
A geografia de El Salvador é dominada pela Cordilheira dos Andes, que atravessa o país de oeste a leste. A cordilheira é pontilhada por vulcões, muitos dos quais ainda são ativos. Além disso, o país possui planícies costeiras ao longo do litoral do Pacífico.
**Recursos Naturais:**
El Salvador possui uma variedade de recursos naturais, incluindo terras férteis adequadas para a agricultura, como café, açúcar e milho. Além disso, o país possui uma rica biodiversidade em suas florestas tropicais e ao longo de sua costa.
**Hidrografia:**
Os principais rios de El Salvador incluem o Rio Lempa, que é o maior rio do país e desempenha um papel crucial na geração de energia hidrelétrica e na irrigação agrícola. Além disso, o país possui várias lagoas e lagos vulcânicos, que são importantes fontes de água doce e destinos turísticos.
**Conclusão:**
A geografia de El Salvador é diversificada, com uma combinação de montanhas, vulcões, planícies costeiras e recursos naturais. Embora seja um país pequeno em área, sua geografia única desempenha um papel importante em sua cultura, economia e meio ambiente.

Continue navegando