Buscar

ESTÁGIO III-ESTUDO DE CASO-AV2-ESTÁGIO III-2020 1(1)

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – PROJETO DE INTERVENÇÃO
	DISCIPLINA
	Estágio Supervisionado III
	PROFESSOR(A) EXECUTOR(A)
	Adalgisa Leão
Rosely Tavares
Flávio Benites
	ENUNCIADO
	
Olá, Estudante!
  Chegamos à etapa final da nossa disciplina, seguindo as orientações repassadas na webconferência, chegou o momento de elaborar o seu projeto didático (Intervenção).  O template (modelo) está disponível no ambiente virtual.
   Em caso de dúvidas encaminhe uma mensagem para o seu tutor ele está à sua disposição.
 
Preparado (as)? Vamos começar!
A LUTA CONTRA O RACISMO
Em uma escola pública situada numa grande cidade do Brasil, o gestor teve acesso a conversas trocadas por estudantes em um aplicativo de mensagens, com conteúdo ofensivo a uma aluna negra da instituição. Os textos continham mensagens extremamente racistas, como: “Um negro vale uma bala”; “Para comprar um negro, só com outro negro mesmo”; “Fede a chorume”, diz um aluno e outro acrescenta, “Escravo não pode estudar. Ela não é gente”.
A família da aluna, ao tomar conhecimento dos ataques racistas, procurou a polícia. O ato cometido pelos adolescentes se enquadrou como auto de infração, que se equipara ao delito de injúria por preconceito. Como todos os alunos envolvidos eram menores de idade, o Conselho Tutelar também foi acionado.
Após a divulgação, o episódio ganhou grande repercussão nas redes sociais e alguns pais de alunos se mobilizaram pedindo a expulsão dos adolescentes que proferiram os ataques.
Tomando conhecimento dos desdobramentos do fato, o gestor convocou uma reunião extraordinária do Conselho Escolar para analisar o caso e deliberar a respeito das ações que a escola realizará. 
A partir do caso mencionado, você deve construir uma Proposta de Intervenção com o objetivo de auxiliar a gestão e o Conselho Escolar a elaborar as diretrizes que serão tomadas pela escola na resolução do fato.
A sua proposta deve buscar responder criticamente as questões abaixo, mas não se limitando a elas:
- Qual seria a melhor solução?
- Que medidas legais são passíveis de aplicação?
- Qual o papel da escola como instituição formativa?
Ao construir a sua atividade, busque referências sobre o tema em artigos acadêmicos, na legislação vigente, em matérias de jornais e revistas. Lembre sempre de referenciar o seu texto.
“Numa sociedade racista, não basta não ser racista é preciso ser antirracista” (Angela Davis)
	RUBRICAS
	Excelente
	Proficiente
	Competente
	Aprendiz
	Demonstra compreender criticamente o papel da Escola, como instituição, na luta contra o racismo. Reconhece as funções e os limites da gestão e do Conselho Escolar nesse tipo de situação. 
- Utiliza marco teórico adequado;
- Elabora um texto crítico;
- Referencia o texto;
- Responde às três questões obrigatórias e acrescenta outras.
	Demonstra compreender criticamente o papel da Escola, como instituição, na luta contra o racismo. Reconhece as funções e os limites da gestão e do Conselho Escolar nesse tipo de situação. 
- Utiliza marco teórico adequado;
- Elabora um texto crítico;
- Referencia o texto;
- Responde apenas às três questões obrigatórias.
	Demonstra compreender superficialmente o papel da Escola, como instituição, na luta contra o racismo. Reconhece parcialmente as funções e os limites da gestão e do Conselho Escolar nesse tipo de situação. 
- Elabora um texto crítico;
- Referencia o texto;
- Responde a número inferior das três questões obrigatórias.
	Demonstra ainda não compreender o papel da Escola, como instituição, na luta contra o racismo. Não tem entendimento das funções e dos limites da gestão e do Conselho Escolar nesse tipo de situação. 
Elabora um texto crítico, mas foge ao tema da atividade, não respondendo às questões obrigatórias.
	CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
	
· Capa e Normas ABNT /Ortografia: 0,5 (formatação adequada)
· Introdução: 1,0 (Se apresenta o tema e problema do projeto)
· Análise e Discussão do Problema: 2,5 (Se analisa e discute o problema identificado)
· Proposta de Intervenção: 3,0 (Se apresenta uma proposta de intervenção baseada no problema)
· Desenvolvimento e Conclusão: 2,5 (Se indica uma conclusão a partir das reflexões e práticas apresentadas)
· Referências: 0,5 (Se apresenta referências de textos utilizados na construção do projeto)
	
			
O acesso à Educação de qualidade é um direito de todos os brasileiros mas, na prática, sabemos que isso não acontece. Mesmos com muitos anos após a escravidão ainda existe muito preconceitos em relação a pretos e brancos, a desigualdade racial ainda persiste na nossa sociedade e, portanto, também dentro das escolas.
Sabe-se que a escola tem um papel fundamental na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação. 
Além disso, é essencial colocar em prática as leis que buscam combater o preconceito racial nas escolas. A Lei 10.639, sancionada em 2003, por exemplo, determina o ensino obrigatório da cultura e história afrobrasileira na Educação pública e privada. É necessário debater esses temas se quisermos construir uma sociedade mais justa e livre da desigualdade racial.

Continue navegando