Buscar

Catálise enzimática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Catálise enzimática
1)As enzimas podem ter sua atividade regulada por diferentes condições de temperatura e pH. Pesquisadores italianos realizaram experimentos para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada enzima.
Os resultados estão apresentados nos seguintes gráficos:
R: E. 
deve-se avaliar as duas variáveis, pH e temperatura, de forma conjunta para definir o ponto ótimo.
Tanto pH como temperatura apresentam um ponto de operação ótimo. Acima e abaixo desses pontos, perdemos atividade. É preciso avaliar temperatura e pH em conjunto, pois ambos afetam a atividade.
2) As enzimas são substâncias que atuam como biocatalisadores com elevada especificidade — ou seja, aceleram reações de apenas determinado substrato.
As enzimas reconhecem seus substratos por meio da​​​​​​​:
R: B. 
forma tridimensional das moléculas.
De acordo com o modelo chave-fechadura, a especificidade de uma enzima é devida principalmente aos efeitos estéricos — ou seja, a forma tridimensional é o ponto-chave para esse modelo.
A temperatura do meio pode influenciar a conversão, ou mesmo impedir que a reação aconteça, mas não influencia a especificidade.
A energia de ativação e a reversibilidade são propriedades da reação afetadas pelas enzimas, mas não influenciam a seletividade.
A concentração de minerais no substrato também não influencia a seletividade, apenas a conversão, e dentro de certos limites.
3) O papel das enzimas em uma reação química é o de acelerar reações químicas específicas. Muitas vezes, a reação nem mesmo acontece sem a enzima.
Como uma enzima afeta a velocidade de uma reação?​​​​​​​
R: D. 
Diminui a energia de ativação de uma reação, aumentando sua velocidade.
Como todos os catalisadores, o papel das enzimas é oferecer um caminho de reação alternativo, que oferece menos barreiras em relação à energia mínima a ser adicionada para o início da reação — isto é, a energia de ativação será menor, e, assim, a taxa (ou velocidade) de reação será maior.
4) As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas que ocorrem em seres vivos. Elas aceleram a velocidade das reações, o que contribui para o metabolismo. A tabela a seguir mostra três enzimas encontradas no corpo humano e a temperatura de suas localizações
D. 
R: Poderia tornar o funcionamento da enzima mais lento ou interrompê-lo.
Enzimas são altamente sensíveis à temperatura. Em temperaturas abaixo da temperatura ideal, a atividade é reduzida; em temperaturas acima da ideal, a atividade cai, e pode até mesmo ocorrer degradação enzimática. Algumas enzimas se adaptam ao meio, mas isso leva gerações, e uma febre não pode durar tanto.
5) O modelo chave-fechadura para a ligação enzima-substrato foi proposto no início do século XX por Emil Fischer e é ilustrado na figura a seguir. O modelo admite que o centro ativo de uma enzima tem uma determinada estrutura, e apenas um tipo de substrato com forma complementar do centro ativo pode se adaptar. O substrato corresponderia à chave, e o centro ativo, à fechadura.
R:E. 
Na teoria do encaixe induzido, a enzima e o substrato não se complementam de maneira rígida.
A principal diferença entre os modelos é que, no “chave-fechadura”, consideram-se apenas efeitos estéricos: como um quebra-cabeça, somente substratos que encaixam perfeitamente na enzima podem reagir no sítio ativo. O modelo do encaixe induzido afirma que a geometria se adapta levemente para permitir o encaixe. Em ambos os modelos, temos substratos e sítios ativos presentes.

Continue navegando