Buscar

Unidade 5 - MRP I - PLANEJAMENTO DE NECESSIDADES MATERIAIS

Prévia do material em texto

1) Porque é importante o Planejamento Necessidade de Materiais
dentro de uma indústria?
O sistema vai otimizar tanto a gestão da produção quanto a gestão das compras, de modo que os responsáveis por elas terão uma visão mais ampla de todo o processo, desde a escolha dos fornecedores de matéria-prima até a melhor forma de estocar os produtos. Assim, a compra de insumos é ajustada ao seu trabalho e ao dos fornecedores, de modo que o pedido é feito com tempo suficiente para ser entregue e não atrasar o funcionamento da empresa. Para isso é considerado, portanto, o tempo que os fornecedores precisam para entregar o material e a quantia que você realmente precisa.
2) Qual a importância de uma boa previsão de vendas para o MRP?
A previsão de vendas é imprescindível, pois permite às empresas definirem as estratégias necessárias para realizar, de forma eficiente, suas vendas. Dessa maneira, será possível planejar as demandas nas áreas da organização, antecipar necessidades de clientes e da empresa, satisfazer a demanda futura, gerenciar o tempo e recursos.
Fazer a projeção de suas vendas, vai ajudá-lo a fazer também um controle eficiente de seu estoque. Isso porque você vai entender melhor em que precisa investir e quais compras precisa realizar para manter um número considerável de produtos prontos para atender seus clientes.
Além disso, ela evita acúmulos, contribui para a redução de custos, impedindo que se faça a aquisição de um volume desnecessário de produtos, e faz um acompanhamento e controle de vendas mais assertivo, evitando que ocorram desperdícios.
3) Qual a diferença entre explosão bruta e explosão líquida de
materiais?
A explosão de necessidades brutas é o cálculo da quantidade total de componentes que deve estar disponível para a fabricação das quantidades necessárias de produtos. Já necessidades líquidas são as necessidades de itens-filho (componentes) para suprir a produção de determinada quantidade de um item-pai, descontadas as posições dos estoques já existentes de itens-filho, que, portanto, não necessitam ser produzidos ou comprados.
4) Qual a consequência de que se algum item não estiver disponível
no momento certo?
Caso falte algum item no momento certo o projeto ou pedido, sofreria um grande atraso, isso podendo acarretar em perca de vendas por não conseguir terminar determinado projeto ou algum pedido no tempo de sua entrega
5) O que é a lógica no MRP de bachward scheduling?
A lógica do sistema MRP é conhecida como “programação para trás” ou backward scheduling, por que ela parte do produto acabado e realiza um cálculo das datas em que as etapas de produção precisam começar e terminar, quais os materiais e as quantidades necessárias em cada uma destas etapas, de trás para frente.
6) O que é Lead Time?
Ele é o tempo que um produto leva para chegar ao consumidor, o tempo que decorre entre a liberação de uma ordem, passando por produção, despacho e entrega. Ou seja, lead time é o tempo gasto pelo sistema de produção para que a matéria-prima se transforme em item finalizado, pronto para entrega.

Continue navegando

Outros materiais