Buscar

Fundamentos e Metodologia do Ensino da História (Capítulos 1,2,3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia do Ensino da História
Questão 01
O Plano Nacional de Educação tem vigência de quanto tempo?
(X) 10 anos
Questão 02
"Os ateliês fotográficos, muitos deles ambulantes, produziram milhões de retratos nos mais diferentes segmentos sociais. O hábito de retratar a si, ao casal, aos filhos, à família, privilégio antes restrito à nobreza e aos comerciantes ricos, tornou-se possível com a fotografia que barateou os custos de sua produção. " (LIMA, S.F; CARVALHO, V.C. Fotografias: usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, C.B; LUCA, T.R. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009).
Sobre o uso dos álbuns de fotografias familiares, considere as afirmativas a seguir.
I. Os álbuns de fotografias familiares proporcionam uma multiplicação da memória ao organizar narrativas familiares e pessoais por diferentes gerações.
II. Atualmente, compartilhamos em redes sociais fotografias em que registramos as nossas experiências e momentos. Com acesso facilitado aos smartfones construímos uma memória sobre nós mesmos.
III. Os álbuns de fotografias familiares ajudam a construir a memória a partir do momento em que registram e multiplicam momentos dos cotidianos das lembranças que serão rememorados.
Assinale a alternativa que contém a/as assertiva/s correta/s.
(X) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Questão 03
Analise o gráfico e responda à questão.
Os dados divulgados pelo IBGE em novembro de 2019 informam sobre a escolaridade de pretos e pardos comparados a de brancos. Dessa forma, os dados apontam que:
(X) estatisticamente pretos e pardos têm menor tendência a concluir a formação nos níveis mais elevados de escolarização.
Questão 04
“O neoliberalismo, em um primeiro momento, é uma teoria das práticas econômico-políticas que propõe que o bem-estar humano possa se desenvolver melhor pela liberação das habilidades e liberdades empreendedoras individuais dentro de uma estrutura institucional caracterizada por fortes direitos de propriedade privada, mercados livres e livre comércio. O papel do Estado é criar e preservar uma estrutura institucional apropriada para tais práticas. O Estado tem de garantir, por exemplo, a qualidade e integridade monetária”.
Fonte: HARVEY, David. A Brief History of Neoliberalism. Reino Unido: Oxford, 2007. p. 02. Tradução de MONTEIRO, Newton Paulo.
Com base no texto, são caracterizadas práticas neoliberais, os/as:
(X) substanciais entradas de capital internacional, paralelo à privatizações de empresas estatais
Questão 05
As políticas públicas constituem, uma significativa porção do nosso ambiente sociopolítico, o que leva áÂ� necessidade de conhecer como elas são formadas, orçadas, implementadas e avaliadas. Essas tarefas normalmente são desempenhadas por profissionais da Administração Pública e por políticos, e de interesse de pesquisadores preocupados em compreender o funcionamento de processos de formulação de políÂ�ticas e como os problemas sociais por elas sãÂ�o enfrentados.
Sobre o termo políticas públicas, marque a alternativa que melhor o conceitua:
(X) As políticas públicas correspondem a soluções específicas de como manejar os assuntos públicos

Continue navegando