Buscar

Extenção e dinâmicas de aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 O artigo 6º da Resolução nº 7, de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), apresenta as Diretrizes da Extensão na Educação Superior.
Avalie as proposições abaixo, sobre as diretrizes da extensão, de acordo com o apresentado no texto da Resolução:
(  ) contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável; 
(  ) estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade;
(  ) incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica nas atividades de iniciação científica; 
(  ) incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica na contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural; 
(  ) apoio em princípios éticos que expressem o compromisso social de cada estabelecimento superior de educação; 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Opções de pergunta 1:
	
	V - V - F - V - V
2 A Constituição de Weimar, promulgada em 1919, foi uma das primeiras constituições do mundo a prever os direitos sociais, as quais incluíam normas de proteção ao trabalhador e o direito à educação.
Sobre os direitos sociais, avalie as proposições abaixo:
I. Os direitos sociais vieram como forma de contrapor os direitos individuais e liberais. 
II. Os direitos sociais representam a evolução dos direitos liberais e, por esta razão, substituem aqueles.
III. Os direitos sociais são direitos relacionados à liberdade de expressão e religião e proteção às minorias.
IV. Os direitos sociais são reconhecidos como direitos de segunda geração e se voltam para a sociedade como um todo.
É correto o que se afirma em:
	
	III e IV, apenas.
3 Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio de sua Câmara de Ensino Superior (CES), promulgou no dia 18 de dezembro de 2018, a Resolução nº 7, estabelecendo as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamentando, por assim dizer, o disposto na Meta 12.7, do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014). Em seu artigo 3º, referida Resolução apresenta o conceito de extensão vigente.
Avalie as alternativas abaixo para identificar quais elementos estão presentes no conceito de extensão trazido pelo art. 3º, da Resolução:
(   ) A Extensão na Educação Superior Brasileira é atividade livre e, portanto, não se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa.
(   ) A Extensão na Educação Superior Brasileira é processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.
(  ) A Extensão na Educação Superior Brasileira promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento.
(  ) A Extensão na Educação Superior Brasileira promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, somente através da aplicação do conhecimento popular.
(  ) A Extensão na Educação Superior Brasileira promove a articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
	
	V - F - V - V - V
4 O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e é criado a cada período de 10 anos. 
Previsto no art. 214, da Constituição Federal de 1988, o primeiro PNE (2001 a 2010) foi sancionado pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, por meio da Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 e o PNE vigente (2014 a 2024) foi sancionado pela Presidenta da República Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. 
Acerca das finalidades do PNE, avalie as alternativas abaixo:
O PNE tem como objetivo articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam à erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 
O PNE tem como objetivo articular o sistema nacional de educação pública, exclusivamente, e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para as escolas privadas, a fim de assegurar o desenvolvimento do país, através da formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 
O PNE tem como objetivo articular o sistema nacional de educação pública e erradicar o analfabetismo e a universalização do atendimento escolar, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a transformação social, através do combate à exclusão social. 
O PNE tem como objetivo articular o sistema nacional de educação pública e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do país em todos os seus setores econômicos. 
É correto o que se afirma em:
	
	I, apenas.
5 Sobre a produção do conhecimento através da extensão, segundo o autor, veja o trecho a seguir: 
"é essencial destacar o quanto a extensão universitária contribui para o desenvolvimento de novas metodologias de aprendizagem e a construção de novos saberes. A sistematização desses saberes e dessas metodologias poderão servir para informar, a toda a comunidade acadêmica, que novos conhecimentos estão sendo desenvolvidos e testados, que novas soluções estão sendo criadas para a solução de problemas sociais e que novas expressões culturais e de arranjos sociais estão se fortalecendo no seio da sociedade. Tudo isso indica o resultado concreto da ação extensionista."
Com essa ideia, o autor se refere à indissociabilidade entre a extensão e:
Opções de pergunta 5:
	
	os currículos dos cursos de graduação

Outros materiais