Buscar

Atividade Contextualizada - Sandra-1

Prévia do material em texto

AOL 5 – Atividade Contextualizada 
“Recompensas Justas e Adequadas: Pilares do Engajamento e da Produtividade”
Sandra Gomes da Silva 
Matrícula 01349320
Enfermagem
1. DISSERTAÇÃO.
As recompensas, quando justas e adequadas, assumem um papel fundamental nas organizações, transcendendo a mera retribuição pelo trabalho. Elas se tornam pilares do engajamento e da produtividade, impulsionando o sucesso organizacional e construindo um ambiente de trabalho mais motivador e sustentável.
Chiavenato (2014) destaca que os colaboradores investem tempo, dedicação e expertise na expectativa de um retorno equivalente. As recompensas justas e adequadas reconhecem e valorizam esse investimento, elevando o comprometimento dos colaboradores com seus objetivos e responsabilidades. A produtividade floresce quando o colaborador se sente reconhecido e recompensado por seu esforço, impulsionando o alcance de metas e resultados.
A confiança do empregador na remuneração justa é crucial para o engajamento dos colaboradores. Quando o colaborador reconhece que seu trabalho é valorizado e que será recompensado de forma justa, ele se sente seguro e motivado a contribuir com seu melhor. Essa confiança se traduz em um ambiente de trabalho mais positivo, com colaboradores engajados e proativos.
A equidade nas retribuições, reconhecendo e recompensando cada colaborador de acordo com suas habilidades e desempenho, contribui para um ambiente de trabalho mais justo e motivador. A percepção de justiça nas recompensas diminui a rotatividade de colaboradores, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade da organização. Recompensas justas e adequadas, lastreadas na confiança e na equidade, são pilares do engajamento, da produtividade e da construção de um ambiente de trabalho mais motivador e sustentável. Investir em recompensas eficazes é investir no futuro da organização, impulsionando o sucesso e a prosperidade.
2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Chiavenato, I. (2014). Gestão de pessoas: o novo desafio das empresas na era da informação. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Pink, Daniel H. Motivação 3.0: Os Novos Fatores de Sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PORTO, J. B. Gestão de Pessoas: Modelos, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2019.
 1
AOL 5 – Atividade Contextualizada

Continue navegando