Buscar

Avaliação l

Prévia do material em texto

Questão 1
O artigo 36, inciso III, da LDB 9.394/96, referente ao Ensino Médio não preconiza a escolha de uma língua específica. A escolha da língua deve acontecer em consonância com as necessidades da instituição e da sua comunidade escolar com as diferentes organizações presentes no ambiente escolar com o intuito colocar em prática as políticas escolhidas. Sobre a LDB 9.394/96, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O ensino e aprendizagem de, ao menos, uma das línguas estrangeiras deveriam estar presentes no currículo. 
( ) Dentre as possibilidades de ofertas de línguas, as línguas devem ser as chamadas línguas modernas. 
( ) As escolas não têm poder de decisão e ou sequer liberdade de escolha sobre quais e quantas línguas devem fazer parte do currículo. 
( ) Aprender as línguas modernas não são importantes para o futuro dos alunos; portanto, podem ficar de fora do currículo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 
A F - F - F - V.
B F - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - V - F - F.
Questão 2
O aprendizado de inglês é um tema recorrente nas pesquisas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Como base na definição antropológica de cultura, a expansão deste idioma vai muito além do mundo letrado. Sobre cultura no contexto de língua inglesa, analise as sentenças a seguir: 
I- A língua inglesa está tão impregnada em várias culturas diferentes que, por vezes, nem nos damos conta da sua influência na nossa própria cultura. 
II- O ensino da língua inglesa faz com que o aluno absorva a cultura do outro, fazendo com que os povos se comportem da mesma maneira. 
III- Culturas dominadas são inferiores às culturas dos países dominados; bem por essa razão, ao entrarem em um país, deixam de lado a cultura local. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.
Questão 3
Ao ensinarmos a gramática aos adolescentes dos anos finais, percebemos que o conhecimento das estruturas gramaticais auxilia ao fazer uso da língua de forma significativa. Sobre o ensino da gramática da Língua Estrangeira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os adolescentes usuários das tecnologias percebem a importância das regras e estruturas ao praticarem o idioma. 
( ) É adequado que os estudantes compreendam as regras, fugindo da mera memorização, evitando decorar algo para aplicar em uma prova. 
( ) Todos os aprendizes, mesmo que de maneira contextualizada, não conseguem, de forma correta, resolver exercícios em listas com frases isoladas. 
( ) Os alunos que memorizam ou decoram, ao produzirem textos de forma espontânea, acabam cometendo erros e falhas.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - F - F.
D V - V - F - V.
Questão 4
Para ensinar uma língua estrangeira às crianças, o uso de recursos visuais e materiais concretos são muito atrativos. O visualizar, o sentir e o tocar fazem parte do processo de ensino e de aprendizagem, não só para crianças, pois facilita a assimilação dos conteúdos em diversas fases. Sobre esta temática, analise as sentenças a seguir:
I- A curiosidade na faixa etária inicial é grande e promove uma aprendizagem significativa.
II- O uso de material concreto funciona como um instrumento de apoio para uma aprendizagem com ludicidade.
III- O material concreto faz a aprendizagem acontecer de maneira rápida, sadia e, também, completa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.
Questão 5
O conceito de compreensão textual (reading) foca no contexto, nas intenções, na comunicação e na interação. Ao analisarmos um texto, existem alguns passos iniciais que podem colaborar com a compreensão textual. Um dos objetivos do primeiro estágio do processo de leitura é ajudar os alunos a compreender as condições da produção textual, entre outros passos iniciais. Com base na imagem, analise as sentenças a seguir: 
I- Observar a estrutura do texto e os elementos que o compõem. 
II- Realizar a leitura scanning, observando os detalhes. 
III- Realizar uma leitura amparando-se no dicionário. 
IV- Fazer uma busca dos cognatos - friends and false friends. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
Questão 6
Como docentes, devemos constantemente estimular e dar a autonomia ao aluno, sendo que ele não deve ser constantemente corrigido ao pronunciar alguma palavra de forma maneira incorreta. O professor deve encorajá-lo a repetir a palavra dentro de um contexto e fazer o aluno aprender da forma mais natural possível e autônoma possível. Sobre o estímulo em aprender um novo idioma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O professor é uma ponte entre o aluno e o aprendizado do novo idioma. 
( ) O aluno necessita de independência para ter um bom aprendizado no novo idioma. 
( ) O aluno deve focar somente no aprendizado da escrita. 
( ) O professor deve cobrar do aluno a gramática antes do contexto. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - F - F - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.
Questão 7
O processo de aprendizagem de uma língua começa com a aquisição da primeira língua. O bebê tenta emitir e receber mensagens a partir de uma série de sons e comportamentos. Com o tempo, ele consegue imitar aquilo que ouve, realizar combinações e, geralmente, aos 3 anos, a criança já consegue compreender e expressar uma grande quantidade de palavras. Na escola são internalizadas estruturas mais complexas, o vocabulário é expandido e inicia-se a aprendizagem da função social da língua. Ao longo da vida, os indivíduos produzem e testam hipóteses linguísticas baseadas nos inputs que recebem. De forma geral, este caminho para aquisição da primeira língua (L1) é mais ou menos previsível e bem conhecido, mas o processo de aquisição da segunda língua (L2) ocorre em idades e condições diferentes o que torna difícil seu estudo. Entretanto, a análise do processo de aquisição da L2 não pode ignorar a primeira língua, a idade ou o contexto do aprendiz. Diferentes L1 interferem distintamente no aprendizado de uma L2. Além disso, nem todo indivíduo da L1 aprende uma determinada L2 da mesma maneira. Há uma transferência de regras que ocorre de formas diferentes no processo de cada sujeito. Ao contrário do que ocorre na aquisição de L1, no aprendizado do L2, o indivíduo já tem um conhecimento do qual faz uso em processo de comparações e empréstimos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Algumas questões influenciam a aprendizagem, entre elas: idade, personalidade, atitude, motivação, planejamento do curso e disponibilidade de tempo. 
II- Algumas questões influenciam o ensino, entre elas: condições do local do curso, material didático adotado e planejamento do curso. 
III- Foi principalmente após os estudos baseados na abordagem comunicativa que a ênfase no ensino das quatro habilidades passou a ser mais considerada. 
IV- Skimming e scanning são exemplos de técnicas utilizadas no ensino da habilidade de escrita. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
Questão 8
Existem muitas técnicas que podem ser aplicadas para o ensino de línguas de maneira individual. Contudo, quando se fala em sala de aula, o coletivo é levado em conta. A sala de aula é plural, ou seja, é heterogênea. Conciliar uma boa prática, que atinja a todos os estudantes, é uma tarefa árdua para o professor. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:(    ) Reconhecer os recursos da didática, para aplicá-los, a contribuir com o nível que os alunos se encontram, é um caminho que pode possibilitar um equilíbrio no planejamento das aulas.
(    ) O professor, em sala de aula, necessita perceber a fase em que os alunos se encontram, para aplicar e desenvolver um ensino de línguas de qualidade.
(    ) Há uma receita pronta para ensinar com eficácia as salas heterogêneas.
(    ) Primeiramente, um  diagnóstico da realidade escolar deve ser realizado, para, a partir dele, aplicar atividades para que a turma siga em concordância.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - F - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.
Questão 9
Há vários fatores que caraterizam uma língua como materna. Língua materna é a primeira língua que uma criança aprende. Em certos casos, quando a criança é educada por pais (ou outras pessoas) que falem línguas diferentes, é possível adquirir o domínio de duas línguas simultaneamente, cada uma delas podendo ser considerada língua materna, configura-se então uma situação de bilinguismo. Quais são os fatores que definem uma língua como materna?
A A língua dos pais, a língua dos familiares, a língua da comunidade, a língua adquirida por primeiro, a língua que temos uma relação afetiva e a língua do dia a dia.
B A língua dos pais, a língua da comunidade, a língua da escola e a língua padrão.
C A L2, a língua dos pais, a segunda língua e a língua padrão.
D A língua dos pais, a língua da família, a língua da escola, L1, a língua afetiva e a língua do dia a dia.
Questão 10
A inserção de uma língua estrangeira para as crianças deve acontecer de maneira prazerosa. Nessa fase, o aprendizado imposto não resulta em uma aprendizagem sadia, pois na Educação Infantil o aprender é de maneira lúdica é eficaz. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Um recurso muito utilizado na fase da Educação Infantil é a escrita das palavras na língua-alvo, pois as crianças memorizam a escrita de maneira rápida.
II- A inserção da língua estrangeira, para as crianças, deve acontecer, desde o início, com a apresentação das regras gramaticais.
III- O ensino, a partir da oralidade, é um método que muito estimula a aprendizagem na fase da Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando