Buscar

Encaminhamento 1 - Questões prejudiciais e incidentes processuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola de Direito Dom Helder Câmara
Direito Processual Penal II
Professora Lícia Jocilene das Neves
Encaminhamento 1 – Questões prejudiciais e incidentes processuais
Nas afirmativas abaixo, assinale V se a afirmativa é verdadeira ou F se a afirmativa é falsa e indique o artigo do CPP que confirma a afirmativa verdadeira ou que justifica a afirmativa falsa.
1. (	) Podem ser opostas exceções de suspeição, incompetência de juízo, litispendência, ilegitimidade de parte e coisa julgada e, caso a parte oponha mais de uma, deverá fazê-lo, sempre, separadamente, em petições articuladas.
2. (	) A arguição de suspeição precederá a qualquer outra, exceto quando fundada em motivo superveniente.
3. (	) Se a arguição de suspeição for de manifesta improcedência, o juiz ou relator poderá rejeitá-la liminarmente.
4. (	) As exceções no processo penal processam-se nos mesmos autos do processo principal e não suspenderão, em regra, o andamento da ação penal.
5. (	) A participação do Ministério Público na fase investigatória criminal acarreta sua suspeição para o oferecimento da denúncia. 
6. (	) A decretação da suspeição do juiz pelo Tribunal acarreta a anulação somente dos atos decisórios.
7. (	) Admite-se a instauração do incidente de insanidade mental do acusado mesmo após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, uma vez que a medida ainda terá eficácia.
8. (	) É possível a arguição de exceção de suspeição em relação à autoridade policial. 
9. (	) A exceção de incompetência do juízo, que não pode ser oposta verbalmente, deve ser apresentada, no prazo de defesa, pela parte interessada.
10. (	) A parte interessada, segundo o CPP brasileiro, pode opor suspeição às autoridades policiais, ao Ministério Público, aos serventuários da justiça, devendo fazê-la na primeira oportunidade em que tiver vista dos autos.
Nas questões 11 a 14 assinale a alternativa correta de acordo com cada enunciado. 
11. Relativamente aos incidentes processuais, analise as afirmativas abaixo.
I. A exceção de incompetência do juízo, que não pode ser oposta verbalmente, deve ser apresentada, no prazo de defesa, pela parte interessada.
II. A parte interessada pode opor suspeição às autoridades policiais, ao Ministério Público, aos serventuários da justiça, devendo fazê-la na primeira oportunidade em que tiver vista dos autos.
III. Podem ser opostas exceções de suspeição, incompetência de juízo, litispendência, ilegitimidade de parte e coisa julgada e, caso a parte oponha mais de uma, deverá fazê-lo separadamente.
Assinale:
(A) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(B) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
(C) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
(D) Se todas as afirmativas estiverem incorretas.
12. (OAB/Exame Unificado-2009.3) Acerca do incidente de insanidade mental do acusado, assinale a opção correta. 
(A) Não se admite a instauração de exame de sanidade mental do acusado após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, uma vez que a medida não terá mais eficácia.
(B) O exame de avaliação da saúde mental do acusado poderá ser ordenado na fase do inquérito, mediante representação da autoridade policial ao juiz competente.
(C) Caso seja comprovada a insanidade mental do acusado, ao tempo da infração penal, o processo deverá ser imediatamente extinto, decretando-se a extinção da punibilidade do réu.
(D) Para efeito do exame, o acusado acometido de insanidade mental, se estiver preso, deverá ser imediatamente libertado, para que a família o conduza para a análise clínica em estabelecimento que entenda adequado.
13. Acerca de incidente de insanidade mental do acusado, assinale a opção correta.
(A) Caso seja comprovada a insanidade mental do acusado, ao tempo da infração penal, o processo deverá ser imediatamente extinto, decretando-se a extinção da punibilidade do réu.
(B) Para efeito do exame médico-legal, o acusado acometido de insanidade mental, se estiver preso, deverá ser imediatamente libertado, para que a família o conduza para a análise clínica em estabelecimento que entenda adequado.
(C) Não se admite a instauração de exame de sanidade mental do acusado após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, uma vez que a medida não terá mais eficácia.
(D) O exame de avaliação da saúde mental do acusado poderá ser ordenado na fase do inquérito, mediante representação da autoridade policial ao juiz competente.
14. (OAB/Exame Unificado-2009.2) Assinale a opção correta a respeito da exceção de suspeição.
(a) Caso seja arguida a suspeição de membro do MP, a decisão caberá ao próprio juiz criminal que conduz o processo principal.
(b) Julgada procedente a exceção de suspeição do juiz pelo tribunal competente, o processo deverá ser remetido ao seu substituto, com aproveitamento dos atos já praticados no processo principal.
(c) Sempre que houver arguição de suspeição de jurado no procedimento do tribunal do júri, deverá o juiz determinar a suspensão do processo principal até que se decida o incidente.
(d) As partes não poderão arguir de suspeição os serventuários ou funcionários da justiça e os peritos não oficiais, pois tais servidores exercem atividade meramente administrativa.
15. Sobre a exceção de suspeição no processo penal, complete os espaços em branco abaixo formando afirmativas verdadeiras. 
a) É processada em autos ______________________________.
b) Em regra, não _________________________________________o andamento da ação penal.
c) Não cabe exceção de suspeição em relação à ______________________________________.
d) A arguição de suspeição precederá a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo __________________________________________. 
e) Caso seja arguida a suspeição de membro do MP, a decisão caberá ao próprio juiz criminal que conduz o processo e esta decisão será _________________________________.

Outros materiais