Logo Passei Direto
Buscar

Adrenal

User badge image
Jully Almeida

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em uma mulher de 44 anos, durante investigação de cólica biliar, foi realizada ultrassonografia e achado incidental de uma lesão em adrenal esquerda. Ao realizar tomografia no protocolo de adrenal, observou-se tratar de um provável adenoma que, quando investigado, mostrou-se não ser produtor hormonal. O seu diâmetro é de 1,5cm.
Qual a conduta recomendada?
A Conservadora.
B Braquiterapia.
C Ablação percutânea.
D Ressecção cirúrgica.

Mulher, 30 anos, asmática, em uso de corticoide com beta agonista inalatórios e prednisona 20mg/d há 3 meses. Interna para a realização de mamoplastia eletiva. Após boa evolução clínica imediata é mantida com medicações sintomáticas. Depois de 24 horas é transferida a unidade de terapia intensiva (UTI) por hipotensão grave, não responsiva ao volume e hipoglicemia grave.
Assinale o diagnóstico provável e a melhor conduta:
A Trata-se de deficiência mineralocorticoide por supressão adrenal em paciente com uso crônico de corticoide. Pode apresentar alteração na concentração sérica de sódio e potássio e deve ser tratada com reposição de corticosteroides.
B Trata-se de choque hemorrágico, devendo-se comunicar a equipe cirúrgica para intervenção imediata.
C Trata-se de complicação pelo jejum prolongado, evoluindo com hipoglicemia e hipovolemia. A reposição de cristaloides e glicose é suficiente para reversão do quadro.
D Trata-se de provável infarto agudo do miocárdio em pós-operatório, angioplastia primária é mandatória.
E Trata-se de choque séptico pulmonar. Início imediato de antibioticoterapia e medidas de suporte.

A hipertensão essencial é a maior causa de hipertensão em todo o mundo, já a hipertensão secundária é menos comum e deve ser investigada sempre que suspeita clínica, como nos casos de pacientes jovens mantendo pressão arterial alta. Uma das causas de hipertensão secundária é um tumor, Feocromocitoma.
Quais dos exames abaixo seriam bem indicados como investigação inicial para diagnóstico de Feocromocitoma?
A Metanefrinas e catecolaminas urinárias ou plasmáticas.
B Doppler de artérias renais.
C Dosagem de ACTH plasmático.
D Dosagem de cortisol plasmático.
E Dosagem de aldosterona e renina plasmática.

Os marcadores tumorais podem ser utilizados no auxílio diagnóstico e sobretudo para monitorização da resposta terapêutica a diversos tipos de neoplasias. Relacione os marcadores tumorais na coluna da esquerda com as neoplasias que podem ser diagnosticadas e/ou monitoradas por eles na coluna da direita.
A sequência CORRETA é:
1) CA 125;
2) CA 15-3;
3) Calcitonina;
4) Cromogranina A;
5) Ácido 5 hidroxiindolacético;
A 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B 2 - 4 - 3 - 5 - 1
C 5 - 4 - 3 - 2 - 1
D 4 - 5 - 1 - 3 - 2
E 4 - 2 - 1 - 5 - 3

Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias. Relata que se iniciam em repouso, subitamente, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais. Nega dor torácica, nega dispneia. Nega perda de consciência. Associa as crises de palpitações com cefaleia importante e aumento da pressão arterial.
Assinale a opção terapêutica mais adequada para o caso.
A Devido a estabilidade hemodinâmica e quadro não agudo, o objetivo é controle da frequência cardíaca com alfa-bloqueadores e anticoagulação sistêmica.
B Solicitar marcadores de injúria miocárdica e trombólise.
C Acompanhamento psicoterápico e inibidores da recaptação de serotonina.
D Adrenalectomia esquerda.

Mulher 35 anos, em acompanhamento no ambulatório de reumatologia devido a lúpus eritematoso sistêmico. Em uso contínuo de hidroxicloroquina e ciclofosfamida com retirada da prednisona no último mês. Na consulta de hoje, queixa-se de fadiga, mal estar geral e mialgia generalizada.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada:
A Solicitar FAN.
B Solicitar Anti-SM.
C Reiniciar prednisona.
D Iniciar daratumumab.
E Trocar ciclofosfamida por rituxumab.

Qual é a manifestação laboratorial mais comum na síndrome de Cushing adrenal primária e qual é o teste diagnóstico inicial apropriado para a síndrome de Cushing ACTH dependente?
Assinale a alternativa correta.
A Elevação da glicose sérica; teste de supressão com baixa dose de dexametasona.
B Níveis normais ou elevados de ACTH; teste de supressão com dose alta de dexametasona.
C Níveis elevados de ACTH; imagem hipofisária.
D Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); imagem hipofisária.
E Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); teste de supressão com baixa dose de dexametasona.

O paciente J.L.S, sexo masculino, 72 anos, procura assistência devido ao desenvolvimento de obesidade abdominal, miopatia proximal e hiperpigmentação cutânea. Os exames laboratoriais revelam alcalose metabólica hipopotassêmica. Foi aventada a hipótese diagnóstica de síndrome de Cushing (SC).
Em relação a essa síndrome, assinale a alternativa correta.
A A causa mais comum é idiopática, pelo uso desconhecido ou indiscriminado de opioides.
B Os níveis basais de ACTH provavelmente estão baixos.
C A estratégia para confirmação diagnóstica da SC deve iniciar com exame de sangue e raio x para ver as condições dos pulmões.
D A avaliação do cortisol sanguíneo livre com duas ou três vezes medidas consecutivas, tem sido considerada ineficiente, inclusive quando os valores excedem cinco vezes o valor basal.
E A classificação da SC pode ser feita em primária e secundária, sendo a primária uma causa endógena caracterizada pela hipersecreção de ACTH e CRH no eixo hipotálamo-hipofisário e a secundária, que ocorre mais frequentemente, por causas exógenas devido ao uso crônico de medicamentos com glicocorticoides.

Um adolescente de 14 anos apresenta quadro de fadiga, perda de peso e bronzeamento da pele, apesar da baixa exposição solar. O paciente possui histórico de hipotensão ortostática. Na avaliação laboratorial dos eletrólitos, apresenta hiponatremia e hipercalcemia.
Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico do paciente.
A Doença de Addison.
B Diabetes mellitus tipo 1.
C Hipotireoidismo.
D Síndrome de Cushing.
E Insuficiência Renal Crônica.

Tumores neuroendócrinos associados ao tecido simpático:
Assinale a alternativa correta.
A Que têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
B Que não têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido adrenal).
C Que apresentam a potencialidade de captar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
D Exceto os com potencialidade de secretar catecolaminas, são comuns e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou não paragangliomas (tecido não adrenal).

Um paciente adulto é diagnosticado com níveis elevados de aldosterona, que são inapropriadamente elevados em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona e não são suprimíveis por sobrecarga de sódio.
A etiologia mais comumente responsável por este quadro é:
A Adenoma adrenal unilateral.
B Hiperplasia adrenal bilateral.
C Feocromocitoma.
D Carcinoma adrenal.

Paciente, 45 anos, sexo masculino, procura atendimento médico relatando ganho de peso rápido, acúmulo de gordura na região abdominal e cervical, fraqueza muscular, estrias avermelhadas na pele e problemas de memória. Exames laboratoriais revelam níveis elevados de cortisol.
O diagnóstico sugerido é síndrome de Cushing endógena. A etiologia mais prevalente da Síndrome de Cushing endógena é:
A Carcinoma adrenal.
B Hiperplasia adrenal congênita.
C Corticotropinoma.
D Produção ectópica de ACTH por tumores pulmonares.

Homem de 43 anos de idade procura o ambulatório devido a queixa de ganho de peso, cansaço diurno e equimoses frequentes na pele dos braços nos últimos seis meses.
Qual é o exame inicial que deve ser solicitado neste momento para a investigação da condição apresentada por esse paciente?
A Tomografia de adrenais
B Ressonância de abdome
C Cortisol salivar da meia-noite
D Cortisol urinário de 24 horas
E Aldosterona sérica

Paciente J.F.A, sexo feminino, 68 anos, hipertensa e diabética. Em investigação ambulatorial de queixa de tosse crônica, realizou tomografia de tórax, que não encontrou alterações pulmonares. Como achado adicional foi observado nodulação de 2,5 cm em adrenal esquerda.
Os próximos exames a solicitar como investigação desta alteração devem ser:
A Biópsia guiada do nódulo adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
B Ressonância magnética de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
C Tomografia de adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.
D Ultrassom de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.

Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresentou-se ao Departamento de Emergência com confusão mental, letargia e episódios de síncope ao permanecer de pé. Ela também teve episódios de vômitos ao longo do dia.
Qual a terapêutica poderia ser iniciada nesta paciente precocemente?
A Difenidramina.
B Hidrocortisona.
C Vancomicina.
D Propiltiouracil.

Mulher, 35 anos, queixa-se de ganho de peso, fraqueza e apresentou fratura em coluna vertebral após queda da própria altura há 2 meses.
A investigação inicial para a principal hipótese diagnóstica é
A ressonância magnética de crânio.
B dosagem sérica de cálcio e 25 OH vitamina D.
C tomografia computadorizada de abdome.
D cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.
E ressonância magnética de sela túrcica.

Paciente do sexo feminino, com 43 anos procura atendimento com queixas de malestar, fadiga, hiporexia e uma sensação de desmaio iminente nos últimos 2 meses. Está com hábito de "beber o líquido da conserva de azeitonas". O exame físico encontrou hipotensão ortostática e um escurecimento da pele em regiões foto expostas como nas superfícies extensoras e dobras das mãos, além de gengiva e lábios.
Diante do quadro apresentado, é CORRETO afirmar que o médico deve suspeitar de insuficiência suprarrenal:
A secundária e pesquisar uso prolongado de corticoide.
B primária e investigar infecções como tuberculose ou micoses sistêmicas.
C primária.
D secundária.

Paciente feminina, 55 anos, portadora de artrite reumatoide, uso de prednisona 10 mg há 10 anos. Realizou cirurgia para correção de hérnia de hiato, sem intercorrências. No primeiro dia de pós-operatório, apresentou fraqueza e vômitos, seguido de hipotensão.
Baseado na hipótese diagnóstica do quadro clínico acima, assinale a alternativa CORRETA a respeito do tratamento indicado:
A Manutenção da reposição de cristaloide e antibioticoterapia.
B Noradrenalina e abordagem cirúrgica.
C Noradrenalina e hidrocortisona.
D Manutenção da reposição de cristaloide e transfusão de concentrado de hemácias.

Mulher de 40 anos de idade é admitida na unidade de emergência com quadro de fadiga, náuseas, vômitos, mialgia e tontura ao se levantar há 2 dias. Tem história prévia de artrite reumatoide, estando em uso de metotrexato 25mg/semana, leunomida 20mg/dia, sulfassalazina 2000mg/dia e hidroxicloroquina 400mg/dia.
Qual é o exame que deve ser solicitado inicialmente para definição do diagnóstico dessa paciente?
A Cortisol sérico
B Tomografia de adrenais
C Aldosterona sérica
D Cortisol urinário de 24 horas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em uma mulher de 44 anos, durante investigação de cólica biliar, foi realizada ultrassonografia e achado incidental de uma lesão em adrenal esquerda. Ao realizar tomografia no protocolo de adrenal, observou-se tratar de um provável adenoma que, quando investigado, mostrou-se não ser produtor hormonal. O seu diâmetro é de 1,5cm.
Qual a conduta recomendada?
A Conservadora.
B Braquiterapia.
C Ablação percutânea.
D Ressecção cirúrgica.

Mulher, 30 anos, asmática, em uso de corticoide com beta agonista inalatórios e prednisona 20mg/d há 3 meses. Interna para a realização de mamoplastia eletiva. Após boa evolução clínica imediata é mantida com medicações sintomáticas. Depois de 24 horas é transferida a unidade de terapia intensiva (UTI) por hipotensão grave, não responsiva ao volume e hipoglicemia grave.
Assinale o diagnóstico provável e a melhor conduta:
A Trata-se de deficiência mineralocorticoide por supressão adrenal em paciente com uso crônico de corticoide. Pode apresentar alteração na concentração sérica de sódio e potássio e deve ser tratada com reposição de corticosteroides.
B Trata-se de choque hemorrágico, devendo-se comunicar a equipe cirúrgica para intervenção imediata.
C Trata-se de complicação pelo jejum prolongado, evoluindo com hipoglicemia e hipovolemia. A reposição de cristaloides e glicose é suficiente para reversão do quadro.
D Trata-se de provável infarto agudo do miocárdio em pós-operatório, angioplastia primária é mandatória.
E Trata-se de choque séptico pulmonar. Início imediato de antibioticoterapia e medidas de suporte.

A hipertensão essencial é a maior causa de hipertensão em todo o mundo, já a hipertensão secundária é menos comum e deve ser investigada sempre que suspeita clínica, como nos casos de pacientes jovens mantendo pressão arterial alta. Uma das causas de hipertensão secundária é um tumor, Feocromocitoma.
Quais dos exames abaixo seriam bem indicados como investigação inicial para diagnóstico de Feocromocitoma?
A Metanefrinas e catecolaminas urinárias ou plasmáticas.
B Doppler de artérias renais.
C Dosagem de ACTH plasmático.
D Dosagem de cortisol plasmático.
E Dosagem de aldosterona e renina plasmática.

Os marcadores tumorais podem ser utilizados no auxílio diagnóstico e sobretudo para monitorização da resposta terapêutica a diversos tipos de neoplasias. Relacione os marcadores tumorais na coluna da esquerda com as neoplasias que podem ser diagnosticadas e/ou monitoradas por eles na coluna da direita.
A sequência CORRETA é:
1) CA 125;
2) CA 15-3;
3) Calcitonina;
4) Cromogranina A;
5) Ácido 5 hidroxiindolacético;
A 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B 2 - 4 - 3 - 5 - 1
C 5 - 4 - 3 - 2 - 1
D 4 - 5 - 1 - 3 - 2
E 4 - 2 - 1 - 5 - 3

Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias. Relata que se iniciam em repouso, subitamente, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais. Nega dor torácica, nega dispneia. Nega perda de consciência. Associa as crises de palpitações com cefaleia importante e aumento da pressão arterial.
Assinale a opção terapêutica mais adequada para o caso.
A Devido a estabilidade hemodinâmica e quadro não agudo, o objetivo é controle da frequência cardíaca com alfa-bloqueadores e anticoagulação sistêmica.
B Solicitar marcadores de injúria miocárdica e trombólise.
C Acompanhamento psicoterápico e inibidores da recaptação de serotonina.
D Adrenalectomia esquerda.

Mulher 35 anos, em acompanhamento no ambulatório de reumatologia devido a lúpus eritematoso sistêmico. Em uso contínuo de hidroxicloroquina e ciclofosfamida com retirada da prednisona no último mês. Na consulta de hoje, queixa-se de fadiga, mal estar geral e mialgia generalizada.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada:
A Solicitar FAN.
B Solicitar Anti-SM.
C Reiniciar prednisona.
D Iniciar daratumumab.
E Trocar ciclofosfamida por rituxumab.

Qual é a manifestação laboratorial mais comum na síndrome de Cushing adrenal primária e qual é o teste diagnóstico inicial apropriado para a síndrome de Cushing ACTH dependente?
Assinale a alternativa correta.
A Elevação da glicose sérica; teste de supressão com baixa dose de dexametasona.
B Níveis normais ou elevados de ACTH; teste de supressão com dose alta de dexametasona.
C Níveis elevados de ACTH; imagem hipofisária.
D Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); imagem hipofisária.
E Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); teste de supressão com baixa dose de dexametasona.

O paciente J.L.S, sexo masculino, 72 anos, procura assistência devido ao desenvolvimento de obesidade abdominal, miopatia proximal e hiperpigmentação cutânea. Os exames laboratoriais revelam alcalose metabólica hipopotassêmica. Foi aventada a hipótese diagnóstica de síndrome de Cushing (SC).
Em relação a essa síndrome, assinale a alternativa correta.
A A causa mais comum é idiopática, pelo uso desconhecido ou indiscriminado de opioides.
B Os níveis basais de ACTH provavelmente estão baixos.
C A estratégia para confirmação diagnóstica da SC deve iniciar com exame de sangue e raio x para ver as condições dos pulmões.
D A avaliação do cortisol sanguíneo livre com duas ou três vezes medidas consecutivas, tem sido considerada ineficiente, inclusive quando os valores excedem cinco vezes o valor basal.
E A classificação da SC pode ser feita em primária e secundária, sendo a primária uma causa endógena caracterizada pela hipersecreção de ACTH e CRH no eixo hipotálamo-hipofisário e a secundária, que ocorre mais frequentemente, por causas exógenas devido ao uso crônico de medicamentos com glicocorticoides.

Um adolescente de 14 anos apresenta quadro de fadiga, perda de peso e bronzeamento da pele, apesar da baixa exposição solar. O paciente possui histórico de hipotensão ortostática. Na avaliação laboratorial dos eletrólitos, apresenta hiponatremia e hipercalcemia.
Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico do paciente.
A Doença de Addison.
B Diabetes mellitus tipo 1.
C Hipotireoidismo.
D Síndrome de Cushing.
E Insuficiência Renal Crônica.

Tumores neuroendócrinos associados ao tecido simpático:
Assinale a alternativa correta.
A Que têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
B Que não têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido adrenal).
C Que apresentam a potencialidade de captar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
D Exceto os com potencialidade de secretar catecolaminas, são comuns e chamados de feocromocitomas (medula adrenal) ou não paragangliomas (tecido não adrenal).

Um paciente adulto é diagnosticado com níveis elevados de aldosterona, que são inapropriadamente elevados em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona e não são suprimíveis por sobrecarga de sódio.
A etiologia mais comumente responsável por este quadro é:
A Adenoma adrenal unilateral.
B Hiperplasia adrenal bilateral.
C Feocromocitoma.
D Carcinoma adrenal.

Paciente, 45 anos, sexo masculino, procura atendimento médico relatando ganho de peso rápido, acúmulo de gordura na região abdominal e cervical, fraqueza muscular, estrias avermelhadas na pele e problemas de memória. Exames laboratoriais revelam níveis elevados de cortisol.
O diagnóstico sugerido é síndrome de Cushing endógena. A etiologia mais prevalente da Síndrome de Cushing endógena é:
A Carcinoma adrenal.
B Hiperplasia adrenal congênita.
C Corticotropinoma.
D Produção ectópica de ACTH por tumores pulmonares.

Homem de 43 anos de idade procura o ambulatório devido a queixa de ganho de peso, cansaço diurno e equimoses frequentes na pele dos braços nos últimos seis meses.
Qual é o exame inicial que deve ser solicitado neste momento para a investigação da condição apresentada por esse paciente?
A Tomografia de adrenais
B Ressonância de abdome
C Cortisol salivar da meia-noite
D Cortisol urinário de 24 horas
E Aldosterona sérica

Paciente J.F.A, sexo feminino, 68 anos, hipertensa e diabética. Em investigação ambulatorial de queixa de tosse crônica, realizou tomografia de tórax, que não encontrou alterações pulmonares. Como achado adicional foi observado nodulação de 2,5 cm em adrenal esquerda.
Os próximos exames a solicitar como investigação desta alteração devem ser:
A Biópsia guiada do nódulo adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
B Ressonância magnética de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
C Tomografia de adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.
D Ultrassom de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.

Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresentou-se ao Departamento de Emergência com confusão mental, letargia e episódios de síncope ao permanecer de pé. Ela também teve episódios de vômitos ao longo do dia.
Qual a terapêutica poderia ser iniciada nesta paciente precocemente?
A Difenidramina.
B Hidrocortisona.
C Vancomicina.
D Propiltiouracil.

Mulher, 35 anos, queixa-se de ganho de peso, fraqueza e apresentou fratura em coluna vertebral após queda da própria altura há 2 meses.
A investigação inicial para a principal hipótese diagnóstica é
A ressonância magnética de crânio.
B dosagem sérica de cálcio e 25 OH vitamina D.
C tomografia computadorizada de abdome.
D cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.
E ressonância magnética de sela túrcica.

Paciente do sexo feminino, com 43 anos procura atendimento com queixas de malestar, fadiga, hiporexia e uma sensação de desmaio iminente nos últimos 2 meses. Está com hábito de "beber o líquido da conserva de azeitonas". O exame físico encontrou hipotensão ortostática e um escurecimento da pele em regiões foto expostas como nas superfícies extensoras e dobras das mãos, além de gengiva e lábios.
Diante do quadro apresentado, é CORRETO afirmar que o médico deve suspeitar de insuficiência suprarrenal:
A secundária e pesquisar uso prolongado de corticoide.
B primária e investigar infecções como tuberculose ou micoses sistêmicas.
C primária.
D secundária.

Paciente feminina, 55 anos, portadora de artrite reumatoide, uso de prednisona 10 mg há 10 anos. Realizou cirurgia para correção de hérnia de hiato, sem intercorrências. No primeiro dia de pós-operatório, apresentou fraqueza e vômitos, seguido de hipotensão.
Baseado na hipótese diagnóstica do quadro clínico acima, assinale a alternativa CORRETA a respeito do tratamento indicado:
A Manutenção da reposição de cristaloide e antibioticoterapia.
B Noradrenalina e abordagem cirúrgica.
C Noradrenalina e hidrocortisona.
D Manutenção da reposição de cristaloide e transfusão de concentrado de hemácias.

Mulher de 40 anos de idade é admitida na unidade de emergência com quadro de fadiga, náuseas, vômitos, mialgia e tontura ao se levantar há 2 dias. Tem história prévia de artrite reumatoide, estando em uso de metotrexato 25mg/semana, leunomida 20mg/dia, sulfassalazina 2000mg/dia e hidroxicloroquina 400mg/dia.
Qual é o exame que deve ser solicitado inicialmente para definição do diagnóstico dessa paciente?
A Cortisol sérico
B Tomografia de adrenais
C Aldosterona sérica
D Cortisol urinário de 24 horas

Prévia do material em texto

Adrenal
vinicius martins - 500.237.318-69
Acessar Lista
Questão 1 Incidentaloma Adrenal
Em uma mulher de 44 anos, durante investigação de cólica biliar, foi realizada ultrassonogra a achado incidental de uma
lesão em adrenal esquerda. Ao realizar tomogra a no protocolo de adrenal, observou-se tratar de um provável adenoma
que, quando investigado, mostrou-se não ser produtor hormonal. O seu diâmetro é de 1,5cm. Qual a conduta
recomendada?
A Conservadora.
B Braquiterapia.
C Ablação percutânea.
D Ressecção cirúrgica.
4000216554
Questão 2 Insuf iciência adrenal secundária Crise adrenal
Mulher, 30 anos, asmática, em uso de corticoide com beta agonista inalatórios e prednisona 20mg/d há 3 meses. Interna
para a realização de mamoplastia eletiva. Após boa evolução clínica imediata é mantida com medicações sintomáticas.
Depois de 24 horas é transferida a unidade de terapia intensiva (UTI) por hipotensão grave, não responsiva ao volume e
hipoglicemia grave. Ao exame encontra-se sonolenta, porém corada, eupneica e em regular estado geral, abdômen ácido,
sem sinais clínicos de peritonismo com ruídos hidroaéreos presentes. Sem sinais externos de sangramento. Não há relato de
febre nos controles de dados vitais. Assinale o diagnóstico provável e a melhor conduta:
A Trata-se de deficiência mineralocorticoide por supressão adrenal em paciente com uso crônico de corticoide.
Pode apresentar alteração na concentração sérica de sódio e potássio e deve ser tratada com reposição de
corticosteroides.
B Trata-se de choque hemorrágico, devendo-se comunicar a equipe cirúrgica para intervenção imediata.
C Trata-se de complicação pelo jejum prolongado, evoluindo com hipoglicemia e hipovolemia. A reposição de
cristaloides e glicose é suficiente para reversão do quadro.
D Trata-se de provável infarto agudo do miocárdio em pós-operatório, angioplastia primária é mandatória.
E Trata-se de choque séptico pulmonar. Início imediato de antibioticoterapia e medidas de suporte.
4000215861
Questão 3 Diagnóstico
A hipertensão essencial é a maior causa de hipertensão em todo o mundo, já a hipertensão secundária é menos comum e
deve ser investigada sempre que suspeita clínica, como nos casos de pacientes jovens mantendo pressão arterial alta. Uma
das causas de hipertensão secundária é um tumor, Feocromocitoma. Quais dos exames abaixo seriam bem indicados como
investigação inicial para diagnóstico de Feocromocitoma?
https://med.estrategia.com/cadernos-e-simulados/cadernos/9249ec96-90e4-4cb9-b1bc-ca3e63faae96
A Metanefrinas e catecolaminas urinárias ou plasmáticas.
B Doppler de artérias renais.
C Dosagem de ACTH plasmático.
D Dosagem de cortisol plasmático.
E Dosagem de aldosterona e renina plasmática.
4000215767
Questão 4 Diagnóstico Carcinoma Medular Câncer de ovário
Os marcadores tumorais podem ser utilizados no auxílio diagnóstico e sobretudo para monitorização da resposta
terapêutica a diversos tipos de neoplasias. Relacione os marcadores tumorais na coluna da esquerda com as neoplasias que
podem ser diagnosticadas e/ou monitoradas por eles na coluna da direita: MARCADOR TUMORAL 1) CA 125; 2) CA; 15-3;
3) Calcitonina; 4) Cromogranina A; 5) Ácido 5 hidroxiindolacetico; NEOPLASIA ( ) Câncer da mama; ( ) Feocromocitoma; (
) Carcinoma medular da tireoide; ( ) Tumor carcinoide; ( ) Câncer de Ovário. A sequência CORRETA é:
A 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B 2 - 4 - 3 - 5 - 1
C 5 - 4 - 3 - 2 - 1
D 4 - 5 - 1 - 3 - 2
E 4 - 2 - 1 - 5 - 3
4000215703
Questão 5 Diagnóstico Apresentações Clínicas Neoplasia endócrina múltipla tipo 2 NEM 2
Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias. Relata que se iniciam em
repouso, subitamente, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais. Nega dor torácica, nega dispneia. Nega
perda de consciência. Associa as crises de palpitações com cefaleia importante e aumento da pressão arterial. Tem
antecedentes de tireoidectomia total com esvaziamento cervical por câncer de tireoide na infância. Exame físico realizado
durante uma crise: estável hemodinamicamente, em bom estado geral, sudoreica, corada, hidratada, eupneica, anictérica,
acianótica, afebril. Bulhas cardíacas rítmicas, taquicárdicas, sem sopros. Ausculta pulmonar normal. Abdome sem alterações.
Cicatriz cervical prévia sem alterações dignas de nota. Ausência de linfonodomegalias atípicas. Pulsos cheios, amplos,
simétricos. Ausência de edema de membros inferiores. Foi submetida aos exames abaixo. Assinale a principal hipótese
diagnóstica.
A Fibrilação atrial de alta resposta.
B Neoplasia endócrina múltipla.
C Síndrome coronariana aguda.
D Transtorno de ansiedade generalizada.
4000215645
Questão 6 Diagnóstico Apresentações Clínicas Tratamento
Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias. Relata que se iniciam em
repouso, subitamente, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais. Nega dor torácica, nega dispneia. Nega
perda de consciência. Associa as crises de palpitações com cefaleia importante e aumento da pressão arterial. Tem
antecedentes de tireoidectomia total com esvaziamento cervical por câncer de tireoide na infância. Exame físico realizado
durante uma crise: estável hemodinamicamente, em bom estado geral, sudoreica, corada, hidratada, eupneica, anictérica,
acianótica, afebril. Bulhas cardíacas rítmicas, taquicárdicas, sem sopros. Ausculta pulmonar normal. Abdome sem alterações.
Cicatriz cervical prévia sem alterações dignas de nota. Ausência de linfonodomegalias atípicas. Pulsos cheios, amplos,
simétricos. Ausência de edema de membros inferiores. Foi submetida aos exames abaixo. Assinale a opção terapêutica mais
adequada para o caso.
A Devido a estabilidade hemodinâmica e quadro não agudo, o objetivo é controle da frequência cardíaca com alfa-
bloqueadores e anticoagulação sistêmica.
B Solicitar marcadores de injúria miocárdica e trombólise.
C Acompanhamento psicoterápico e inibidores da recaptação de serotonina.
D Adrenalectomia esquerda.
4000215644
Questão 7 Insuf iciência adrenal secundária Manif estações clínicas
Mulher 35 anos, em acompanhamento no ambulatório de reumatologia devido a lúpus eritematoso sistêmico. Em uso
contínuo de hidroxicloroquina e ciclofosfamida com retirada da prednisona no último mês. Na consulta de hoje, queixa-se
de fadiga, mal estar geral e mialgia generalizada. Ao exame: PA deitada 120/80 | PA em ortostase 100/70 | FC: 75 | Sat:
95%aa | tórax e cardiovascular sem alterações. Exames laboratoriais: Hb 12,5 | Leucócitos 7500 | Plaquetas 350 000 | Sódio
125 mEq/L (135-145) | Potássio: 4 mEq/L (3,5-5,1) | Creatinina: 0,9 mg/dL (0,7-1,1). Assinale a alternativa que apresenta a
conduta mais adequada:
A Solicitar FAN.
B Solicitar Anti-SM.
C Reiniciar prednisona.
D Iniciar daratumumab.
E Trocar ciclofosfamida por rituxumab.
4000215280
Questão 8 Síndrome de Cushing ACTH dependente Diagnóstico da síndrome de Cushing
Qual é a manifestação laboratorial mais comum na síndrome de Cushing adrenal primária e qual é o teste diagnóstico inicial
apropriado para a síndrome de Cushing ACTHdependente?
A Elevação da glicose sérica; teste de supressão com baixa dose de dexametasona.
B Níveis normais ou elevados de ACTH; teste de supressão com dose alta de dexametasona.
C Níveis elevados de ACTH; imagem hipofisária.
D Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); imagem hipofisária.
E Níveis indetectáveis de ACTH (<5 pg/mL); teste de supressão com baixa dose de dexametasona.
4000215075
Questão 9 Etiologia Diagnóstico da síndrome de Cushing
O paciente J.L.S, sexo masculino, 72 anos, procura assistência devido ao desenvolvimento de obesidade abdominal,
miopatia proximal e hiperpigmentação cutânea. Os exames laboratoriais revelam alcalose metabólica hipopotassêmica. Foi
aventada a hipótese diagnóstica de síndrome de Cushing (SC). Em relação a essa síndrome, assinale a alternativa correta.
A A causa mais comum é idiopática, pelo uso desconhecidoou indiscriminado de opioides.
B Os níveis basais de ACTH provavelmente estão baixos.
C A estratégia para confirmação diagnóstica da SC deve iniciar com exame de sangue e raio x para ver as
condições dos pulmões.
D A avaliação do cortisol sanguíneo livre com duas ou três vezes medidas consecutivas, tem sido considerada
ineficiente, inclusive quando os valores excedem cinco vezes o valor basal.
E A classificação da SC pode ser feita em primária e secundária, sendo a primária uma causa endógena
caracterizada pela hipersecreção de ACTH e CRH no eixo hipotálamohipofisário e a secundária, que ocorre mais
frequentemente, por causas exógenas devido ao uso crônico de medicamentos com glicocorticoides.
4000214775
Questão 10 Diagnóstico Manif estações clínicas
Um adolescente de 14 anos apresenta quadro de fadiga, perda de peso e bronzeamento da pele, apesar da baixa exposição
solar. O paciente possui histórico de hipotensão ortostática. Na avaliação laboratorial dos eletrólitos, apresenta
hiponatremia e hipercalcemia. Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico do paciente.
A Doença de Addison.
B Diabetes mellitus tipo 1.
C Hipotireoidismo.
D Síndrome de Cushing.
E Insuficiência Renal Crônica.
4000214732
Questão 11 Epidemiologia Etiologia e Doenças associadas
Tumores neuroendócrinos associados ao tecido simpático:
A Que têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula
adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
B Que não têm a potencialidade de secretar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula
adrenal) ou paragangliomas (tecido adrenal).
C Que apresentam a potencialidade de captar catecolaminas são raros e chamados de feocromocitomas (medula
adrenal) ou paragangliomas (tecido não adrenal).
D Exceto os com potencialidade de secretar catecolaminas, são comuns e chamados de feocromocitomas
(medula adrenal) ou não paragangliomas (tecido não adrenal).
4000213953
Questão 12 Hiperaldosteronismo
Um paciente adulto é diagnosticado com níveis elevados de aldosterona, que são inapropriadamente elevados em relação
ao sistema renina-angiotensina-aldosterona e não são suprimíveis por sobrecarga de sódio. A etiologia mais comumente
responsável por este quadro é:
A Adenoma adrenal unilateral.
B Hiperplasia adrenal bilateral.
C Feocromocitoma.
D Carcinoma adrenal.
4000213840
Questão 13 Etiologia
Paciente, 45 anos, sexo masculino, procura atendimento médico relatando ganho de peso rápido, acúmulo de gordura na
região abdominal e cervical, fraqueza muscular, estrias avermelhadas na pele e problemas de memória. Exames laboratoriais
revelam níveis elevados de cortisol. O diagnóstico sugerido é síndrome de Cushing endógena. A etiologia mais prevalente
da Síndrome de Cushing endógena é:
A Carcinoma adrenal.
B Hiperplasia adrenal congênita.
C Corticotropinoma.
D Produção ectópica de ACTH por tumores pulmonares.
4000213838
Questão 14 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Homem de 43 anos de idade procura o ambulatório devido a queixa de ganho de peso, cansaço diurno e equimoses
frequentes na pele dos braços nos últimos seis meses. Sem outras queixas. O paciente relata ser técnico de enfermagem e
realizar plantões noturnos frequentemente. Não tem comorbidades conhecidas nem usa medicamentos. Ao exame,
apresenta PA 150/98mmHg, equimoses em membros superiores e estrias arroxeadas em região do abdome. Sem outras
alterações. Qual é o exame inicial que deve ser solicitado neste momento para a investigação da condição apresentada por
esse paciente?
A Tomografia de adrenais
B Ressonância de abdome
C Cortisol salivar da meia-noite
D Cortisol urinário de 24 horas
E Aldosterona sérica
4000213046
Questão 15 Incidentaloma Adrenal
Paciente J.F.A, sexo feminino, 68 anos, hipertensa e diabética. Em investigação ambulatorial de queixa de tosse crônica,
realizou tomogra a de tórax, que não encontrou alterações pulmonares. Como achado adicional foi observado nodulação
de 2,5 cm em adrenal esquerda. Os próximos exames a solicitar como investigação desta alteração devem ser:
A Biópsia guiada do nódulo adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
B Ressonância magnética de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas e cortisol.
C Tomografia de adrenal e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.
D Ultrassom de abdome superior e triagem de tumor produtor de catecolaminas, aldosterona e cortisol.
4000212951
Questão 16 Insuf iciência adrenal primária
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresentou-se ao Departamento de Emergência com confusão mental, letargia e
episódios de síncope ao permanecer de pé. Ela também teve episódios de vômitos ao longo do dia. Glicemia capilar
mensurada na entrada do Hospital era de 55mg/dl, porém seu estado mental não melhorou após administração de glicose
hipertônica EV (endovenosa) em bolus. Recentemente cou sem usar certas medicações das quais fazia uso crônico e não
conseguia lembrar de nada da sua história patológica pregressa. Pa: 80/40mmhg apesar do uso de 2 litros de solução
isotônica EV, Fc: 80bpm, Fr: 12 ipm, Tax: 38,2ºc e saturação de O2 de 99% em ar ambiente. Sem rigidez de nuca. A pele
das palmas das mãos e da mucosa bucal se mostravam escurecidas. Laboratório: Na+:128mmol/l, K+:5,8mmol/l,
Cl:96mmol/l, Bicarbonato: 20mmol/l, Glicose: 120mg/dl, Ca++: 10,4mg/dl, U: 38mg/dl, Cr: 1mg/dl. A análise de líquido
cefalorraquidiano após punção lombar revelou: WBC:03/mm³ (<5), RBC: 0/mm³ (0), Proteínas: 30mg/dl (15- 45) e
Glicose:75mg/dl (40-80). Qual a terapêutica poderia ser iniciada nesta paciente precocemente?
A Difenidramina.
B Hidrocortisona.
C Vancomicina.
D Propiltiouracil.
4000212710
Questão 17 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher, 35 anos, queixa-se de ganho de peso, fraqueza e apresentou fratura em coluna vertebral após queda da própria
altura há 2 meses. Exame físico: peso: 82 Kg, estatura: 1,6 m; índice de massa corporal: 32 kg/m2, pletora facial, PA = 170 x
100 mmHg. FC = 92 bpm. Abdome globoso com estrias violáceas medindo 1,2 cm, equimoses em membros inferiores. A
investigação inicial para a principal hipótese diagnóstica é
A ressonância magnética de crânio.
B dosagem sérica de cálcio e 25 OH vitamina D.
C tomografia computadorizada de abdome.
D cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.
E ressonância magnética de sela túrcica.
4000212485
Questão 18 Clínica Médica Diagnóstico Insuf iciência adrenal primária
Paciente do sexo feminino, com 43 anos procura atendimento com queixas de malestar, fadiga, hiporexia e uma sensação
de desmaio iminente nos últimos 2 meses. Está com hábito de "beber o líquido da conserva de azeitonas". O exame físico
encontrou hipotensão ortostática e um escurecimento da pele em regiões foto expostas como nas superfícies extensoras e
dobras das mãos, além de gengiva e lábios. 
Diante do quadro apresentado, é CORRETO afirmar que o médico deve suspeitar de insuficiência suprarrenal:
A secundária e pesquisar uso prolongado de corticoide.
B primária e investigar infecções como tuberculose ou micoses sistêmicas.
C primária.
D secundária.
4000211173
Questão 19 Clínica Médica Insuf iciência adrenal secundária Manif estações clínicas
Paciente feminina, 55 anos, portadora de artrite reumatoide, uso de prednisona 10 mg há 10 anos. Realizou cirurgia para
correção de hérnia de hiato, sem intercorrências. No primeiro dia de pós-operatório, apresentou fraqueza e vômitos,
seguido de hipotensão. Ao exame apresentava-se sonolenta, mas despertável, com sudorese fria e palidez cutânea.
Pressão arterial = 80/40 mmHg, frequência cardíaca = 120 bpm, Temperatura: 37,6°C, frequência respiratória = 20 rpm,
tempo de enchimento capilar (TEC) = 5s. Glicemia capilar = 65. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações. Abdome
ácido, doloroso à palpação, sem sinais de renitência. Transferida para a Unidade deTerapia Intensiva, sendo iniciada
reposição volêmica e coleta de exames laboratoriais. Após infusão de 2000 ml de cristaloide, a paciente persistia com
sinais de choque. Os exames laboratoriais mostraram: Sódio = 131 mEq/l (VR = 135-145 mEq/l), Potássio = 5,8 mEq/l (VR =
3,5- 5 mEq/L), gasometria arterial com pH = 7,3 (VR= 7,35 -07,45), PaO2 = 80 mmHg (VR = 80- 100 mmHg), PaCO2 = 28
mmHg (VR = 35-45 mmHg), Bic = 18 mEq/l (VR = 22-26 mEq/L), Saturação de O2 = 96%; Lactato arterial = 12 mg/dl (VR =
4,5 a 10,0 mg/dl), Hemograma com Hemoglobina = 10 g% (VR = 11,7 – 15,7), Hematócrito = 40% (36 – 47%), leucócitos =
12000/mm3 (VR = 4000 – 11000/mm3), Bastões = 3% (VR = 0-5%), plaquetas = 200 mil/ mm3 (VR = 150 a 450 mil/mm3).
Baseado na hipótese diagnóstica do quadro clínico acima, assinale a alternativa CORRETA a respeito do tratamento
indicado:
A Manutenção da reposição de cristaloide e antibioticoterapia.
B Noradrenalina e abordagem cirúrgica.
C Noradrenalina e hidrocortisona.
D Manutenção da reposição de cristaloide e transfusão de concentrado de hemácias.
4000209806
Questão 20 Clínica Médica Diagnóstico
Mulher de 40 anos de idade é admitida na unidade de emergência com quadro de fadiga, náuseas, vômitos, mialgia e
tontura ao se levantar há 2 dias. Tem história prévia de artrite reumatoide, estando em uso de metotrexato 25mg/semana,
le unomida 20mg/dia, sulfassalazina 2000mg/dia e hidroxicloroquina 400mg/dia. Relata que a doença está bem controlada
no momento, após a introdução da sulfassalazina e hidroxicloroquina há três semanas. Também vinha em uso de prednisona
nos últimos 6 meses (dose inicial de 30mg/dia e última dose de 10mg/dia), mas interrompeu na última semana, pois não
estava mais tendo sintomas articulares e achou que não precisava mais da medicação. Ao exame, apresentou: FC 68 bpm,
PA 98x68mmHg (MSD sentada), FR 20 ipm e SpO2 96% em ar ambiente. O teste de hipotensão postural foi positivo. Sem
outras alterações. Os únicos achados relevantes nos exames laboratoriais foram potássio de 5,5mEq/L e discreta
eosino lia, com contagem absoluta de leucócitos normal. Não foram vistas alterações indicativas de processo infeccioso
ou inflamatório. Qual é o exame que deve ser solicitado inicialmente para definição do diagnóstico dessa paciente?
A Cortisol sérico
B Tomografia de adrenais
C Aldosterona sérica
D Cortisol urinário de 24 horas
4000209589
Questão 21 Clínica Médica Diagnóstico
Mulher, 30 anos, tem quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS) de diagnóstico recente e difícil controle. Refere
episódios de palpitação, cefaleia e sudorese profusa; nega diarreia. TC do abdome: massa em suprarrenal direita. Pode-se
afirmar que o exame melhor indicado para confirmar o suposto diagnóstico é a dosagem de:
A concentração de aldosterona plasmática
B ácido vanilmandélico sérico
C catecolaminas e metanefrinas séricas e urinárias
D ácido 5-hidroxiindoleacético sérico
4000209209
Questão 22 Incidentaloma Adrenal
Em um incidentaloma de adrenal direita para a síndrome de Conn, as alterações características suspeitas são:
A hipotensão e hipercalcemia
B hipertensão e hipocalcemia
C hipotensão e hipercalemia
D hipertensão e hipocalemia
4000209058
Questão 23 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Um homem de 55 anos foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia devido a uma alteração abdominal identi cada.
Anteriormente, estava em boa saúde, mas começou a experienciar fraqueza muscular generalizada de forma insidiosa,
ocasionalmente acompanhada por câimbras. Além disso, relata que sua urina, por vezes, apresenta uma coloração
acastanhada. Os exames laboratoriais revelaram uma urina de tipo I com presença de hemossiderinúria e níveis de creatina
fosfoquinase de 2.000 U/L (valor de referência: 22 – 334 U/L). Uma anomalia na imagem abdominal está evidente na seta e
na cabeça de seta na figura abaixo.
 
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue o item.
Na condição apresentada, dependendo da rapidez com que ocorre o desequilíbrio hidroeletrolítico predominante, é
possível que se desenvolva uma paralisia ascendente, que se assemelha à Síndrome de Guillain-Barré.
A Certo.
B Errado.
4000208458
Questão 24 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Um homem de 55 anos foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia devido a uma alteração abdominal identi cada.
Anteriormente, estava em boa saúde, mas começou a experienciar fraqueza muscular generalizada de forma insidiosa,
ocasionalmente acompanhada por câimbras. Além disso, relata que sua urina, por vezes, apresenta uma coloração
acastanhada. Os exames laboratoriais revelaram uma urina de tipo I com presença de hemossiderinúria e níveis de creatina
fosfoquinase de 2.000 U/L (valor de referência: 22 – 334 U/L). Uma anomalia na imagem abdominal está evidente na seta e
na cabeça de seta na figura abaixo.
 
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue o item.
Mutações somáticas do trocador no gene do canal de potássio pode ser a causa de quase metade dos casos.
A Certo.
B Errado.
4000208457
Questão 25 Incidentaloma Adrenal Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário
Um homem de 55 anos foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia devido a uma alteração abdominal identi cada.
Anteriormente, estava em boa saúde, mas começou a experienciar fraqueza muscular generalizada de forma insidiosa,
ocasionalmente acompanhada por câimbras. Além disso, relata que sua urina, por vezes, apresenta uma coloração
acastanhada. Os exames laboratoriais revelaram uma urina de tipo I com presença de hemossiderinúria e níveis de creatina
fosfoquinase de 2.000 U/L (valor de referência: 22 – 334 U/L). Uma anomalia na imagem abdominal está evidente na seta e
na cabeça de seta na figura abaixo.
 
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue o item.
Após um rastreamento positivo, quando a tomogra a de cortes nos revela uma massa unilateral com mais de 1,0 cm em
pacientes com idade igual ou inferior a 40 anos, sem alteração contralateral de mesma topogra a, a intervenção cirúrgica é
recomendada.
A Certo.
B Errado.
4000208456
Questão 26 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Um homem de 55 anos foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia devido a uma alteração abdominal identificada.
Anteriormente, estava em boa saúde, mas começou a experienciar fraqueza muscular generalizada de forma insidiosa,
ocasionalmente acompanhada por câimbras. Além disso, relata que sua urina, por vezes, apresenta uma coloração
acastanhada. Os exames laboratoriais revelaram uma urina de tipo I com presença de hemossiderinúria e níveis de creatina
fosfoquinase de 2.000 U/L (valor de referência: 22 – 334 U/L). Uma anomalia na imagem abdominal está evidente na seta
e na cabeça de seta na figura abaixo.
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue o item.
Em situações especí cas, a realização de cateterismo da veia suprarrenal pode ser necessária para con rmar a lateralização
e, assim, orientar a decisão terapêutica, que pode incluir tratamento medicamentoso.
A Certo.
B Errado.
4000208455
Questão 27 Clínica Médica Hiperaldosteronismo
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o parágrafo abaixo.
O quadro de hiperaldosteronismo primário pode cursar com .........., sendo caracterizado por nível de renina plasmática .......... .
A hipopotassemia e alcalose metabólica – elevado
B hipopotassemia e alcalose metabólica – diminuído
C hipopotassemia e acidose respiratória – normal
D hiperpotassemia e acidose metabólica – diminuído
4000208268
Questão 28 Clínica Médica Incidentaloma Adrenal
Um indivíduo do sexo masculino, 65 anos de idade, apresenta uma massa suprarrenal direita acidental ao exame tomogra a
computadorizada (TC), durante a investigação devido a um traumatismo. Ele não tem história de hipertensão nem quaisquer
condições malignas. O exame físicoé negativo. A investigação sanguínea demonstra eletrólitos e metanefrinas plasmáticas
normais. O cortisol livre urinário está normal e o teste de supressão de dexametasona, por uma noite, em doses baixas,
mostrou um nível baixo de cortisol na manhã seguinte. O exame TC demonstrou uma massa heterogênea, de forma irregular,
de 6cm. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a próxima providência apropriada no tratamento desse
paciente.
A Efetuar uma biópsia com agulha da massa suprarrenal sob orientação TC.
B Repetir o exame TC em 6 meses.
C Efetuar uma adrenalectomia aberta.
D Administrar mitotane ao paciente.
4000206691
Questão 29 Clínica Médica Hiperaldosteronismo
Paciente de 42 anos, atleta, com história recente de hipertensão de difícil controle, sem outras comorbidades. Faz uso de
dois anti-hipertensivos (anlodipina e atenolol). O paciente apresentou episódio de astenia e paresia de membros inferiores
tendo sido internado para investigação. Exame laboratorial evidenciou hipocalemia (1,9mmol/L), dosagem de catecolaminas
urinárias normais. Qual achado de exame complementar é mais compatível com o diagnóstico?
A Nódulo adrenal à tomografia com contraste.
B Aneurisma de artéria renal à angiotomografia.
C Hematúria e proteinúria no sumário de urina.
D Nefropatia atrófica no ultrassom de vias urinárias.
4000206220
Questão 30 Diagnóstico da síndrome de Cushing Síndrome de Cushing Endocrinologia
Mulher de 48 anos apresenta oligomenorreia e hirsutismo. Foi considerada com baixa probabilidade de síndrome de
Cushing mas, por segurança, optou-se por realizar testes simples para descartar tal hipótese. O exame MENOS indicado é
dosagem de
A cortisol matinal, tendo recebido 1 mg de dexametasona na noite anterior.
B cortisol salivar na hora de dormir.
C ACTH pela manhã assim que despertar.
D cortisol livre em urina de 24 horas.
4000205910
Questão 31 Adenoma e carcinoma adrenais
Criança do sexo feminino, 2 anos de idade, com acne, pelos pubianos, hipertro a de clítoris e aumento da massa muscular
nos membros. Foi realizada tomogra a de abdome mostrando tumor sólido-cístico na topogra a de suprarrenal direita,
medindo 5 cm de diâmetro (fotografia).
Qual é o provável diagnóstico? 
A Hiperplasia congênita de suprarrenal.
B Adenocarcinoma de suprarrenal.
C Neuroblastoma de suprarrenal.
D Feocromocitoma.
4000203668
Questão 32 Insuf iciência adrenal secundária
Mulher de 22 anos procurou o pronto atendimento com quadro de dor abdominal, febre e náuseas há dois dias. Exame
clínico: REG, P: 110 bpm, PA: 140x75 mmHg, T: 38°C, obesidade grau I. A TC abdominal revelou imagem sugestiva de
apendicite aguda. Medicações em uso: Prednisolona (20 mg ao dia) há seis meses para tratamento de quadro de lúpus
eritematoso sistêmico. A paciente foi submetida à cirurgia laparoscópica sem intercorrências. No segundo dia pós-
operatório evoluiu com hipotensão, taquicardia e náuseas. Está afebril e o abdômen está discretamente doloroso à
palpação. Feita expansão volêmica com 1.000 mL de soro fisiológico sem sucesso. Recebeu cefriaxona e metronidazol.
Qual a melhor conduta?
A Hidratação com 1.000 mL de ringer lactato em bolus.
B Piperacilina/tazobactan: 4,5 g de 8/8 h.
C Hidrocortisona 100 mg iv.
D Azatioprina 150 mg/dia.
4000202929
Questão 33 Incidentaloma Adrenal
Mulher de 20 anos, com síndrome metabólica, submetida à tomogra a de abdome para avaliar lesão de 2,0 cm na
topogra a de adrenal, previamente encontrada em ultrassonogra a de abdome. Realizada a tomogra a sem contraste,
encontrou-se uma lesão de 3,0 cm, homogênea, com pouca vascularização e radiodensidade elevada (Unidades
Hounsfield de 20).
Qual a característica que mais se associa com a malignidade?
A Homogeneidade.
B Tamanho.
C Vascularização.
D Radiodensidade elevada.
4000202923
Questão 34 Hipoaldosteronismo
Uma mulher de 22 anos portadora de diabetes desde os 10 anos queixa-se de fadiga progressiva há 1 mês. Durante os
últimos 10 dias, ela também tem apresentado febre, náusea e diarreia. Os exames laboratoriais mostram hematócrito de
44%, sódio de 122 mEq/L, potássio de 5,5 mEq/L, cloreto de 98 mEq/L, bicarbonato de 20 mEq/L, glucose de 105 mg/dl
e corpos cetônicos na urina +. 
O exame físico deverá mostrar
A xantomas eruptivos.
B hiperpigmentação de mucosas.
C acantose nigricans.
D hálito cetônico.
E baixa estatura e ausência de caracteres sexuais secundários.
4000190463
Questão 35 Insuf iciência adrenal secundária
Mulher de 56 anos com diagnóstico prévio de câncer de mama metastático e retocolite ulcerativa, sendo medicada com
mesalazina e 40 mg de prednisona 5 meses atrás para descompensação do quadro intestinal. Vem em processo de
desmame da corticoterapia, há dois meses reduziu a dose para 5 mg por dia. Quando a dose é reduzida para 2,5mg a
paciente se queixa de náuseas, fadiga, retornando a dose de 5 mg por dia com alívio dos sintomas. Avaliação laboratorial
matinal no horário que seria a tomada da prednisona demonstra um cortisol sérico de 1,5 ug/dl (nível de referência:5-25);
nível hormônio adrenocorticotró co: 14 pg/dl (nível de referência: 10-60); nível normal de eletrólitos e bicarbonato. Qual dos
seguintes passos é o MAIS APROPRIADO para essa paciente?
A Tranquilizar o paciente e reduzir a dose da prednisona para 4 mg.
B Medir a atividade plasmática de renina e nível sérico de aldosterona.
C Iniciar azatioprina e tentar redução da prednisona após 2-4 semanas.
D Ressonância magnética com contraste do encéfalo (protocolo hipofisário).
E Ressonância magnética do abdôme superior para avaliar as adrenais.
4000189242
Questão 36 Diagnóstico Etiologia Manif estações clínicas
Paciente, 50 anos, sexo feminino, apresenta insu ciência adrenal com acometimento do setor hipo sário corticotró co,
com comprometimento da produção de Hormônio Adrenocorticotró co (ACTH) e consequente de ciência de
glicocorticoide e andrógenos adrenais, sem comprometer a produção de mineralocorticoide, sem escurecimento da pele e
mucosas e nem hiperpotassemia. É um caso de:
A Insuficiência adrenal primária crônica.
B Insuficiência adrenal primária aguda.
C Insuficiência adrenal secundária crônica.
D Insuficiência adrenal secundária aguda.
4000189221
Questão 37 Insuf iciência adrenal primária
Entre as a rmativas abaixo quais serão encontrados com maior probabilidade num paciente com insu ciência adrenal
primária:
A anorexia, hipertensão arterial e hiponatremia.
B astenia, vômito e hipocalemia.
C tontura, hirsutismo e hipercalemia.
D perda de peso, hipernatremia e hipercalemia.
E hiperpigmentação mucocutânea, hipotensão postural e hipercalemia.
4000188749
Questão 38 Tratamento
O controle da pressão arterial com o uso de bloqueadores alfa-andrenérgico é indicado no preparo pré-operatório da
seguinte enfermidade:
A Insulinoma;
B Incidentaloma;
C Feocromocitoma;
D Carcinoma de tireoide;
4000188504
Questão 39 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher de 40 anos de idade, com queixas de amenorreia e aumento de peso nos últimos 12 meses. Relata também
desânimo e crises de choro. Exames hormonais: Cortisol livre urinário = 240µg/24h (VR: 3-43) repetido e con rmado;
cortisol das 8 hs após supressão overnight com 1mg de dexametasona = 13µg/dL; ACTH plasmático = 1° dosagem de 80 e
2° dosagem de 95pg/mL (VR: 10-60). À ressonância magnética, a hipó se mostrou-se sem anormalidades. Assinale a
alternativa CORRETA sobre este caso:
A Adrenalectomia unilateral está indicada.
B O cateterismo de seio petroso inferior torna-se obrigatório neste caso.
C A discreta elevação dos níveis de ACTH praticamente descarta a possibilidade diagnóstica de síndrome do
ACTH ectópico.
D A doença de Cushing é improvável nessa paciente.
E Cirurgia transesfenoidal é a conduta inicial.
4000188054
Questão 40 Insuf iciência adrenal primária
Na Insuficiência adrenal primária são comumente encontradas as seguintes alterações clínicas e laboratoriais:
A hipertensão, hipoglicemia, hipocalcemia
B hiperglicemia,hipotensão, ganho de peso
C hipercalcemia, hiperglicemia, hiperpotassemia
D iponatremia, fraqueza, eosinopenia
E hipoglicemia, eosinofilia, hipotensão
4000188053
Questão 41 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Diante de um quadro de hiperaldosteronismo primário (Sd. de Conn). Pode-se esperar os seguintes achados:
A Hipercalemia, Alcalose metabólica e Hipertensão
B Hipercalemia, Acidose metabólica e Hipertensão
C Hipocalemia, Alcalose metabólica e Hipertensão
D Hipocalemia, Acidose metabólica e Hipotensão
E Hipocalemia, Alcalose metabólica e Hipotensão
4000187746
Questão 42 Morf of isiologia adrenal
Geralmente a drenagem venosa da glândula adrenal esquerda é realizada para:
A Veia cava inferior
B Veia renal
C Veia esplênica
D Veia ilíaca comum
4000187354
Questão 43 Insuf iciência adrenal primária
Um paciente do sexo masculino, reconhecidamente portador de insu ciência suprarrenal (doença de Addison) se envolveu
num acidente de automóvel. Embora não houvesse lesões físicas evidentes, ele se queixa de fraqueza e náuseas. Sua
pressão arterial é de 85X50mmHg e ele está hipoglicêmico. Considerando o caso descrito, é CORRETO a rmar que o
tratamento de sua condição deve incluir a administração intravenosa de:
A Prednisona.
B Hidrocortisona.
C Dexametasona.
D Espironolactona.
4000186715
Questão 44 Incidentaloma Adrenal
Paciente de 30 anos realizou uma tomogra a de abdômen para avaliação de calculose renal. Todavia, o exame revelou uma
massa sólida de 2,5 x 2,0 x 2,2 cm de tamanho em adrenal esquerda de natureza indeterminada. Qual das doenças abaixo é
a causa mais comum de uma massa suprarrenal unilateral?
A Feocromocitoma
B Carcinoma adrenocortical
C Adenoma adrenocortical não-funcionante
D Adenoma adrenocortical produtor de cortisol
Essa questão possui comentário do professor no site 4000184695
Questão 45 Incidentaloma Adrenal Cirurgia
Incidentalomas são, geralmente, 
A carcinomas.
B adenocarcinomas.
C lipomas.
D metástases.
E adenomas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000184499
Questão 46 Incidentaloma Adrenal
A lesão mais comumente associada aos incidentalomas é:
A carcinoma primário.
B adenoma.
C metástase.
D lipoma.
4000183970
Questão 47 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Cardiologia
Mulher, 40 anos de idade, tem diagnóstico de hipertensão arterial há 5 anos e faz uso de losartana 100 mg/dia,
hidroclorotiazida 25 mg/dia e amlodipina 5 mg/dia. Traz MRPA com médias de PA de 152/96 mmHg. Exame físico: PA
150/90 mmHg, FC 70 bpm; IMC 23 kg/m²; sem outras alterações. Exames laboratoriais: creatinina = 0,7 mg/dL (VR 0,6-
1,2), potássio = 3,0 mEq/L (VR 3,5-5,5), sódio = 138 mEq/L (VR 135-145). Qual é a investigação inicial mais adequada para
estabelecer a etiologia da hipertensão arterial?
A Dosagem de aldosterona plasmática e atividade da renina plasmática.
B Dosagem de cortisol sérico após 1 mg de dexametasona.
C Dosagem de cortisol em urina de 24 horas em 3 amostras.
D Tomografia computadorizada de abdome com protocolo para feocromocitoma.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000183195
Questão 48 Hipocortisolismo Diagnóstico Etiologia
Mulher de 28 anos de idade comparece em consulta ambulatorial com queixa de perda de peso, fadiga, mialgia, náuseas,
vômitos, dor abdominal e hiperpigmentação de pele há dois meses. No mesmo período, foi atendida três vezes na unidade
de emergência por episódios de hipotensão, hipotensão postural e hipoglicemia (glicemia sérica de 43mg/dL). Apresenta
exames laboratoriais realizados previamente, que evidenciaram a presença de hiponatremia, hipercalcemia, hipercalemia,
anemia e eosinofilia. Qual é o diagnóstico?
A Tireoidite de Hashimoto
B Síndrome de Cushing
C Feocromocitoma
D Doença de Addison
E Síndrome de Sheehan
4000182349
Questão 49 Cortisol
A medula adrenal é responsável pela produção de:
A cortisol
B epinefrina
C aldosterona
D dehidroepiandrosterona
4000182263
Questão 50 Diagnóstico da síndrome de Cushing
De acordo com os guidelines da Endocrine Society, qual dos testes iniciais deve ser recomendado para diagnóstico de
hipercortisolismo em um paciente com suspeita de síndrome de cushing?
A Cortisol salivar no final de noite (2 medidas).
B Cortisol sérico com ACTH pela manhã.
C Teste de estímulo com ACTH (cortrosina).
D Teste de supressão com 8mg de dexametasona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000181769
Questão 51 Hiperaldosteronismo Obesidade e síndrome metabólica
Srta. H, 18 a, vem à UBS com queixa de ganho de peso e irregularidade menstrual. Ao exame: IMC 36, PA 130x106 mmHg
em várias aferições, cintura 99 cm, tireoide palpável e acantose nigricans em pescoço e axila. Beta HCG negativo e TSH de
4,6 (0,4 - 4,5 μUI/m). Assinale a alternativa correta.
A O fator etiológico mais provável para o aumento do IMC é o hipotiroidismo.
B A acantose nigricans é um sinal clínico que faz diagnóstico de diabetes tipo 2.
C É fundamental a dosagem de cortisol pós supressão com 1 mg de dexametasona.
D A glicemia de jejum, em duas ocasiões, foram respectivamente 130 e 148 mg/d, definindo como diagnóstico mais
provável o da resistência à insulina.
E Os níveis pressóricos são compatíveis com hipertensão arterial estágio 1, mas ainda não se faz necessária a
exclusão de causas secundárias de hipertensão arterial.
4000181553
Questão 52 Insuf iciência adrenal primária Crise adrenal Hipoaldosteronismo
Paciente com diagnóstico de síndrome de Addison, em uso contínuo de hidrocortisona, chega ao Pronto Atendimento com
quadro de febre, taquicardia, perfusão periférica diminuída. No manejo deste paciente analise as assertivas abaixo.
I. – Devemos suspender temporariamente o uso do corticoide. PORQUE
II. – Pela hipótese de sepse o medicamento pode causar piora do quadro clínico.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
4000181482
Questão 53 Diagnóstico Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Mulher, 29 anos, procura atendimento médico com queixa de cansaço, adinamia, fraqueza, náuseas e vômitos. Há 6 meses,
passou a apresentar episódios de pré-síncope ao se levantar rapidamente. Na investigação laboratorial foram encontrados
hipocortisolismo matinal e elevação acentuada do ACTH.
Assinale a alternativa que apresenta achados laboratoriais compatíveis com a principal hipótese diagnóstica.
A Na = 127 mEq/L, K = 2,4 mEq/L e plaquetopenia.
B Na = 127 mEq/L, K = 6,3 mEq/L e eosinofilia.
C Na = 139 mEq/L, K = 3,5 mEq/L e linfopenia.
D Na = 149 mEq/L, K = 2,4 mEq/L e anemia.
E Na = 149 mEq/L, K = 6,3 mEq/L e linfocitose.
4000181245
Questão 54 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Homem de 20 anos evolui com ganho de peso, estrias violáceas em abdome, giba e fáscies em lua cheia há cinco anos.
Tem lentiginose em face. Não usa nenhum medicamento. A investigação hormonal con rmou síndrome de Cushing. Cortisol
(pós- estímulo com dexametasona 1 mg) 14,2 mcg/dl, cortisol urinário e salivar elevados e ACTH < 5 pg/ml. Tomogra a de
abdome: adrenais espessadas bilateralmente. O próximo passo é:
A Ressonância magnética de hipófise.
B Adrenalectomia bilateral.
C Teste do DDAVP ou CRH.
D Teste de supressão com 8 mg de dexametasona.
4000203179
Questão 55 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Em relação à insuficiência adrenal, marque a alternativa correta:
A São alterações laboratoriais comuns: hipoglicemia, hipocalemia, hipernatremia e hipocalcemia.
B A síndrome poliglandular autoimune tipo I ocorre por mutação no gene ATP7B e se caracteriza pela presença de
candidíase mucocutânea,hipoparatireoidismo e doença de Addison.
C Alguns medicamentos podem causar insuficiência adrenal. Como exemplo, temos o cetoconazol, que aumenta a
metabolização hepática do cortisol e a rifampicina, que inibe a esteroidogênese.
D A hiperpigmentação cutânea é um achado da insuficiência adrenal primária, não ocorrendo na insuficiência adrenal
secundária e aparece por aumento do MSH (melanocyte-stimulating hormone). O MSH estimula os melanócitos.
4000193421
Questão 56 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Mulher de 48 anos, sem doenças conhecidas, procura o clínico da Unidade Básica de Saúde por cefaleia, cãibras e fraqueza
muscular, de início há alguns meses. Ao exame físico, apresentava PA 182 x 110 mmHg, frequência cardíaca 78 bpm e
retinopatia hipertensiva à oftalmoscopia, sem demais alterações. Solicitados exames laboratoriais, que vieram normais,
exceto por hipocalemia moderada e hipernatremia leve. Com base na principal hipótese, o próximo exame a ser solicitado
para auxiliar no diagnóstico deve ser:
A Dosagem de cortisol sérico.
B Doppler de artérias renais.
C Dosagem de metanefrinas plasmáticas e urinárias.
D Relação aldosterona plasmática/atividade plasmática de renina.
E Pesquisa de FAN e anticorpos antifosfolípides.
4000192866
Questão 57 Incidentaloma Adrenal
Em caso de tumor de adrenal, espera-se aumentada a dosagem sérica de:
A Testosterona total e livre.
B 17-alfa-hidroxiprogesterona (17OHP).
C Prolactina.
D Hormônio folículo estimulante (FSH).
E Deidroepiandrosterona sulfatada (DHEA-S).
4000192848
Questão 58 Hipoaldosteronismo
Em paciente do sexo feminino, 58 anos, com diagnóstico prévio de diabete melito tipo 2, disfunção renal crônica leve
estágio 2, apresentando hipercalemia e acidose metabólica hiperclorêmica, sem sintomatologia especí ca associada. A
melhor hipótese diagnóstica é:
A Doença de Addison.
B Síndrome de Gitelman.
C Hipoaldosteronismo hiporreninêmico.
D Hiperaldosteronismo primário.
4000192350
Questão 59 Incidentaloma Adrenal
Paciente 60 anos previamente hígida realizou TC de abdome devido a quadro de diarreia episódica. Exame revelou imagem
de 3 cm de diâmetro em glândula adrenal esquerda. Considerando a localização da lesão, epidemiologia e quadro clínico
apresentado, a lesão provavelmente trata-se de um:
A Adenoma não-funcionante.
B Mielolipoma.
C Feocromocitoma.
D Carcinoma adrenocortical.
4000192318
Questão 60 Adenoma e carcinoma adrenais
Paciente de 52 anos de idade, masculino, procura atendimento médico ambulatorial devido a picos hipertensivos frequentes
nos últimos meses. Relata que há aproximadamente 3 meses vem apresentando picos hipertensivos
esporádicos (aproximadamente 2 picos semanais isolados), com necessidade de controle pressórico com medicamentos
orais. Nega uso contínuo de anti-hipertensivos. Devido ao aumento da frequência dos episódios, optou por procurar
atendimento médico. Relata ganho ponderal importante nos últimos meses, sem alteração de dieta ou exercício
físico, associado a dispneia progressiva. Nega febre. Nega tosse. Nega outras comorbidades. Nega cirurgias prévias. Ao
exame físico: bom estado geral, corado, hidratado, eupneico, anictérico, acianótico, fáscies “em lua cheia”. Bulhas rítmicas,
normofonéticas, sem sopros. Murmúrio vesicular presente bilateral, com discretos estertor difusos. Abdome em avental,
com estrias violáceas, indolor a palpação, sem massas palpáveis. Pressão Arterial - Membro superior direito: 160 x 100
mmHg Pressão Arterial - Membro superior esquerdo: 159 x 100 mmHg Glicemia em jejum - 152 mg/dl (teste de triagem
Realizou ultrassonogra a abdominal que evidenciou massa em topogra a de loja renal esquerda, sem contornos de nidos.
Realizou, então, a tomografia e a radiografia de tórax abaixo. 
A principal hipótese diagnóstica é:
A Adenoma de suprarrenal.
B Aldosteronoma.
C Carcinoma adrenocortical.
D Adenocarcinoma ductal de pâncreas.
4000192017
Questão 61 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Obesidade, hirsutismo, amenorreia, facilidade de formação de hematomas, fraqueza muscular extrema, pletora e estrias
purpúricas são sintomas típicos de:
A Síndrome de Cushing.
B Hiperaldosteronismo.
C Síndrome carcinoide.
D Síndrome dos ovários policísticos.
4000191933
Questão 62 Diagnóstico da síndrome de Cushing Adenoma e carcinoma adrenais
Em investigação etiológica da Síndrome de Cushing, uma mulher 45 anos realizou tomogra a de abdome abaixo, que
evidenciou uma massa abdominal heterogênea de 10 centímetros, com margens irregulares, necrose central com invasão
das estruturas adjacentes. A principal hipótese diagnóstica é:
A Insulinoma.
B Carcinoma Adrenocortical.
C Neuroblastoma.
D Metástase de Neoplasia de Pulmão.
4000191926
Questão 63 Insuf iciência adrenal secundária Manif estações clínicas
Nos casos de insuficiência adrenal secundaria, a única manifestação laboratorial é:
A Hipoglicemia.
B Hiponatremia.
C Hipercalemia.
D Hiperglicemia.
4000191616
Questão 64 Hiperaldosteronismo
Paciente de 21 anos de idade queixando-se de cefaleia, ao consultar-se foi diagnosticado com pressão arterial de 170 x 105
mmHg. Na investigação laboratorial tem função renal normal, com sódio sérico de 146 mEq/L e potássio de 2,3 mEq/L.
Submeteu-se a tomogra a de abdome abaixo que evidenciou na topogra a destacada pela seta uma lesão 3 centímetros,
com densidade sugestiva de gordura. A principal hipótese diagnóstica é:
A Neoplasia de cabeça de pâncreas
B Adenoma de adrenal
C Pielonefrite
D Hipertensão Renovascular
4000191583
Questão 65 Hipoaldosteronismo Hipoaldosteronismo hiporreninêmico
A paciente da questão anterior realizou dosagem de potássio urinário, que foi de 20mEq em 24h e de sódio urinário, que foi
de 40 mEq/L. Considerando o diagnóstico da paciente, assinale a alternativa que contém os valores esperados do
gradiente transtubular de potássio, respectivamente, antes e depois da administração de fludrocortisona:
A antes < 5 e depois da fludrocortisona < 8;
B antes > 5 e depois da fludrocortisona < 8;
C antes > 8 e depois da fludrocortisona < 8;
D antes < 5 e depois da fludrocortisona > 8;
E antes > 8, não tendo utilidade diagnóstica o teste com fludrocortisona.
4000175875
Questão 66 Hipoaldosteronismo
Leia o texto abaixo para responder a questão.
“Aos 43 anos, John Kennedy foi o homem mais jovem eleito para a presidência dos Estados Unidos. Ao que tudo indicava,
ele era a imagem da saúde e da vitalidade. Mas, na verdade, ele tinha o mais complexo histórico de saúde de qualquer
pessoa a ocupar a Casa Branca. Dentre os seus diagnósticos guravam: doença de Addison autoimune, tireoidite de
Hashimoto e doença celíaca”.( Fonte: Mandel LR. Endocrine and autoimmune aspects of the health history of John F.
Kennedy. Ann Intern Med. 2009 Sep 1;151(5):350-4.)
De acordo com o Texto acima, é correto afirmar que:
A o tratamento para doença de Addison deve ser feito com doses baixas e diárias de glicocorticoide. Caso o
paciente apresente febre ou alguma outra situação de estresse clínico, este deve ser orientado a suspender a
tomada da medicação neste dia.
B a tireoidite linfocítica de Hashimoto é diagnosticada quando o paciente apresenta níveis de TSH
persistentemente aumentados, associados a anti-TPO positivo. Os títulos deste anticorpo devem ser
continuamente dosados para monitorizar a resposta ao tratamento.
C na suspeita de doença celíaca, títulos baixos de anticorpos transglutaminase tecidual são suficientes para firmar
o diagnóstico, por ser o exame padrão-ouro para o diagnóstico. Casos suspeitos com anticorpos negativos,
podem ser submetidos à biópsia gástrica.
D na doença de Addison, a deficiência de mineralocorticóide pode resultar em hipovolemia, hipotensão
postural, desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos, como hiponatremia e hipercalemia. Como manifestação
clínica, o paciente pode apresentar avidez por sal.
E a união dessas três doenças caracterizam a síndrome poliglandular autoimune tipo 1. Odiagnóstico de qualquer
doença autoimune, aumenta o risco do desenvolvimento de outras ao longo da vida, e terapias imunossupressivas
podem ser instituídas preventivamente após o primeiro diagnóstico. 
4000175680
Questão 67 Doença de Cushing
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente de 36 anos procurou endocrinologista com queixa de ganho de peso, cerca de 10 quilos nos últimos seis meses,
atribuído ao isolamento pela pandemia, diminuição da atividade física e episódios de compulsão alimentar. Ao exame físico,
entretanto, chamava atenção a presença de estrias violáceas abdominais e hipertensão arterial estágio 2. Iniciada
investigação para hipercortisolismo, com diagnóstico nal de síndrome de cushing ACTHdependente, com adenoma
hipofisário de 8mm ao exame de imagem.
Segundo os Guidelines da Endocrine Society, qual conduta inicial seria considerada como terapia de primeira linha nessa
paciente?
A Cirurgia para ressecção da lesão hipofisária.
B Tratamento medicamentoso com inibidores da esteroidogênese, por tempo indeterminado.
C Adrenalectomia bilateral.
D Radioterapia.
4000175560
Questão 68 Apresentações Clínicas
Os principais sintomas do feocromocotoma são:
A Bradicardia, hipotensão e tremor.
B Bradicardia, hipertensão e sonolência.
C Taquicardia, hipotensão e sonolência.
D Taquicardia, hipertensão e ansiedade.
E Bradicardia, hipotensão e ansiedade.
4000175441
Questão 69 Diagnóstico da síndrome de Cushing Endocrinologia
Paciente do sexo masculino, de 27 anos, apresenta-se ao seu consultório com queixa de fadiga. Relata ter engordado cerca
de 14kg em 2 meses, mesmo mantendo uma dieta saudável, além de ter notado uma fraqueza em quadril e ombros. Ao
exame físico, nota-se obesidade centrípeta.
Com base no caso clínico, assinale a afirmativa correta.
A O paciente é sabidamente portador de Síndrome de Cushing, não sendo necessários exames complementares
para elucidar diagnóstico.
B A principal causa de Síndrome de Cushing em todas as idades é a doença de Cushing.
C Causas de Síndrome de Cushing com ACTH suprimido devem ser investigadas com tomografia computadorizada
de abdome, para investigação de patologia suprarrenal.
D Achados adicionais na clínica do paciente com Síndrome de Cushing podem envolver diabetes, hipertensão
arterial sistêmica, hiperpigmentação cutânea e ausência de estrias.
4000175323
Questão 70 Crise adrenal Tratamento do hipotireoidismo clínico
Uma mulher de 38 anos de idade, em acompanhamento ambulatorial por diagnóstico de tuberculose, comparece em
consulta, referindo muita fraqueza e sonolência, além de apresentar manchas em pele. Em exames de rastreio: glicemia em
jejum 60 mg/dL; sódio 120 mEq/L (VR = 135 – 145); potássio 4,4 mEq/L (VR = 3,5 – 5,1); e ACTH ≥ 50 pg/mL, com cortisol
< 5 mcg/dL. Cerca de quinze dias antes de a paciente se apresentar com o quadro atual, ela iniciou o tratamento com L-
tiroxina (200 mcg/dia), uma vez que a avaliação laboratorial prévia mostrou níveis baixos de TSH e T4 livre. 
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a terapêutica mais apropriada para a paciente no momento é
A metimazol 100 mg, dose única.
B aumentar a levotiroxina para 300 mcg/dia.
C aumentar a levotiroxina para 300 mcg/dia e associar prednisona 50 mg.
D introduzir prednisona: 5 mg, pela manhã; e 2,5 mg, à noite.
E introduzir prednisona: 40 mg, pela manhã; e 20 mg, à noite.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000170567
Questão 71 Hipoaldosteronismo
Homem de 25 anos é admitido na enfermaria com hipotensão, hipoglicemia e vômitos. Seu sangue mostra um nível de
sódio de 123mmol / L e um nível de potássio de 6,7mmol / L. Qual é a causa subjacente de seu distúrbio eletrolítico?
A Hiperaldosteronismo secundário.
B Síndrome de Cushing.
C Doença de Addison.
D Hiperaldosteronismo primário (síndrome de Conn).
4000169695
Questão 72 Diagnóstico Crise adrenal
Adolescente, sexo masculino, 16 anos, procurou a Emergência de um hospital com quadro de anorexia, náusea, vômito,
dor abdominal, fraqueza, astenia, mialgia, perda de peso e hipotensão postural. Tem diagnóstico de asma grave desde os 6
anos de idade mas, atualmente, abandonou o seguimento. Estava fazendo uso de corticoide inalatório oral de forma
irregular e há três meses vem tomando corticoides orais, quando crise, de forma intermitente. Há três dias fez uma viagem
para a casa de parentes e não levou suas medicações. Ao exame físico encontrava-se em REG, afebril, desidratado,
descorado e hipotenso. Entre as seguintes hipótese diagnósticas, a mais provável para este paciente é
A insuficiência adrenal secundária.
B insuficiência adrenal terciária.
C síndrome de Cushing.
D doença de Cushing iatrogênica.
E doença de Addison.
4000169067
Questão 73 Tratamento f armacológico da insuf iciência cardíaca com f ração de ejeção preservada
Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Paciente hipertenso, em uso de losartana 100 mg/dia, anlodipino 10 mg/dia e clortalidona 12,5 mg/dia, mantendo níveis
pressóricos elevados e picos hipertensivos recorrentes, apresenta os seguintes resultados de exames laboratoriais:
sódio=144 mmol/L, potássio=2,8 mmol/L, creatinina=0,9 mg/dL, atividade plasmática de renina 0,2 mg/mL/h, aldosterona
plasmática= 22 ng/dl, ecocardiogra a transtorácica: hipertro a concêntrica de ventrículo esquerdo, fração de ejeção do
ventrículo esquerdo=65%; doppler de artérias renais e tomogra a computadorizada de abdome sem alterações. Assinale a
alternativa que corresponde à melhor opção terapêutica para este paciente.
A Atenolol.
B Clonidina.
C Hidralazina.
D Espironolactona.
4000168888
Questão 74 Diagnóstico
Mulher de 32 anos, apresenta quadro de náuseas, vômitos, dor abdominal e astenia há 4 semanas Ao exame físico
apresenta hipotensão ortostática, hiperpigmentação em região areolar, áreas de dobras cutâneas e gengival. Sem outras
alterações ao exame do sistema cardiovascular, respiratório e palpação abdominal. Apresenta os seguintes exames
laboratoriais: glicemia=65 mg/dL; sódio=138 mEq/L; potássio=6,4 mEq/L; magnésio=1,8 mg/dl; hemoglobina=12,8 g/dL;
leucócitos=7.800 /mm³; hormônio tireoestimulante=1,35 Ul/mL. Na sequência da propedêutica laboratorial, espera-
se encontrar:
A Níveis séricos de cortisol baixo, de ACTH e renina aumentados.
B Níveis séricos de cortisol e de renina baixos e de ACTH aumentado.
C Níveis séricos de cortisol baixo, de renina aumentado e de ACTH normal.
D Níveis séricos de cortisol, aldosterona e de ACTH baixos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000168887
Questão 75 Manif estações clínicas Insulinoma Insulinoma
Paciente de 30 anos foi encaminhada ao Serviço de Endocrinologia por pretender submeter-se a uma cirurgia bariátrica.
Informou que seu peso usual era de 65 kg e que havia ganhado 40 kg nos últimos 5 anos. Por ocasião da consulta, o peso
era de 105 kg e a altura de 162 cm (IMC de 40 kg/m²). Todos os achados abaixo levam à suspeita de causa secundária de
obesidade, exceto um. Assinale-o.
A Estrias claras de 0,5 cm de largura no abdômen.
B Dificuldade para levantar da cadeira por fraqueza muscular proximal.
C Glicemia de jejum de 45 mg/dl acompanhada de palpitações e sudorese.
D Fratura em cunha na coluna vertebral e densitometria mineral óssea com escores T -2,5 e Z -3,5.
4000168341
Questão 76 Insuf iciência adrenal primária
Paciente de 56 anos é admitido em serviço de pronto atendimento com quadro de hipoglicemia, que é
prontamente revertida após a infusão de glicose hipertônica. Refere que esse não é o primeiro episódio e que tem
apresentado episódios de hipotensão ortostática e de diarreia. Ao receber os resultados dos exames laboratoriais, você
encontroa: Potássio: 6,2mEq/L; Sódio: 130 mEq/L; Creatinina: 1,1mg/dL; Ureia 32 mg/dL; Hemoglobina 10 g/dL; VCM. 82fL;
HCM 28pg; CHCM 33g/dL; Leucócitos 6382/ µL, com 0% de bastões 12% de eosinó los. Sobre o quadro provável do
paciente, assinale a alternativa CORRETA.
A O Diagnostico mais provávelé de ascaridíase sendo recomendado a solicitação de parasitológico de fezes e
tratamento empírico com albendazol.
B O diagnóstico mais provável é de insuficiência adrenal primária, sendo recomendada a dosagem de cortisol
e ACTH e o tratamento com reposição de corticoides.
C O diagnóstico mais provável é de insulinoma, sendo recomendado a dosagem de peptídeo C e o tratamento é
cirúrgico.
D O diagnóstico mais provável é de estrongiloidiase, sendo recomendado a realização de parasitológico de fazes
e tratamento empírico com ivermectina.
E O diagnóstico mais provável é o de síndrome carcinoide, sendo recomendado a dosagem urinária de 5-HIAA e
o tratamento com octreotide.
4000168098
Questão 77 Diagnóstico Feocromocitoma Cardiologia
Homem, 50a, procura atendimento em Unidade de Emergência por dor torácica associada a palpitações, tremores e
sudorese. Refere episódios prévios semelhantes. Exame físico: PA= 222x124 mmHg; FC= 122 bpm; sudoreico; tremor de
extremidades. Fundo de olho: cruzamentos patológicos e papila nítida. ECG: sobrecarga de ventrículo esquerdo. Troponina:
normal. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
A Dissecção aguda de aorta.
B Doença de Addison.
C Hipertensão maligna.
D Feocromocitoma.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000167337
Questão 78 Adenoma e carcinoma adrenais
A Síndrome de Cushing é caracterizada por um grupo de sinais e sintomas que re etem a exposição prolongada e
inapropriada ao cortisol. É considerada a etiologia mais prevalente da Síndrome de Cushing endógena:
A Corticotrofinoma.
B Depressão e outras doenças psiquiátricas. 
C Etilismo. 
D Resistência aos glicocorticoides. 
4000166913
Questão 79 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Denomina-se “hiperaldosteronismo primário” o grupo de doenças em que a produção de aldosterona pelo córtex adrenal é
inapropriadamente elevada, relativamente autônoma em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona e não pode ser
suprimida (ou é apenas parcialmente suprimida) por sobrecarga de sódio. Nesse contexto, a etiologia responsável pela
maioria dos casos de hiperaldosteronismo primário é:
A Hiperplasia adrenal primária unilateral. 
B Carcinomas adrenais produtores de aldosterona. 
C Hiperplasia adrenal bilateral. 
D Hiperaldosteronismo familial. 
4000166909
Questão 80 Síntese hormonal Endocrinologia
Paciente esportista, de 35 anos, com queixa de fadiga, piora da performance esportiva e diminuição da libido, com ciclos
menstruais regulares. Nega contraceptivo. Faz uso de cloridrato de sertralina, 50 mg/d, há seis meses. Orientada pelo seu
“personal trainer” a procurar endocrinologista para avaliar níveis séricos de testosterona e possível terapia de reposição.
Nesse caso, qual é a melhor conduta para essa paciente segundo as diretrizes da Endocrine Society?
A Solicitar testosterona total e SHBG, na fase folicular, de preferência do terceiro ao quinto dia do ciclo menstrual.
B Solicitar testosterona livre e progesterona na fase lútea do ciclo menstrual.
C Repor testosterona, via transdérmica, para melhora da libido e fadiga, na presença de níveis baixos de
testosterona livre.
D Não há indicação para solicitar níveis séricos de testosterona para essa paciente.
4000166831
Questão 81 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Paciente do sexo masculino procurou endocrinologista devido a quadro de obesidade, com ganho de 15 quilos nos últimos
seis meses, associado a aumento de apetite. No exame físico, apresentava índice de massa corpórea de 33 kg/m² ,
hipertensão arterial (154/99 mmHg), aumento da circunferência abdominal (108 cm), presença de estrias com 2,0 cm de
largura em abdome, de tom violáceo. Feita
hipótese diagnóstica de síndrome de Cushing. 
Nesse caso, qual é a conduta indicada para confirmação diagnóstica?
A Cortisol sanguíneo pela manhã, colhido em posição supina. Dois valores acima de 30 μg/dL confirmam
diagnóstico de síndrome de Cushing.
B Solicitar ressonância magnética de sela túrcica. A presença de adenoma hipofisário maior que 5 mm ratifica
diagnóstico de doença de Cushing.
C Cortisol sanguíneo com valor acima de 1,8 μg/dl, após supressão com 1 mg de dexametasona associado a
cortisol salivar das 23 horas elevado, confirma o diagnóstico de hipercortisolismo.
D Solicitar tomografia computadorizada de abdome superior. A presença de adenoma adrenal > 7 mm é diagnóstico
de síndrome de Cushing acth-independente.
4000166830
Questão 82 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Cardiologia
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença prevalente nas sociedades, e aproximadamente 5% dos casos são
relacionados a causas identificáveis. Para pesquisa de hiperaldosteronismo primário, os seguintes exames são úteis, exceto:
A Aldosterona plasmática.
B Catecolaminas urinárias.
C Atividade de renina plasmática.
D Potássio sérico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000166567
Questão 83 Hiperaldosteronismo
A melhor forma de tratamento do aldosteronoma, uma vez diagnosticado e localizado, é:
A Cirúrgica, com a remoção completa da suprarrenal comprometida.
B Cirúrgica, com a simples e nucleação do tumor.
C Ablação por radiofrequência.
D Tratamento clínico para os pacientes com mais de 50 anos de idade.
4000166558
Questão 84 Manif estações clínicas Morf of isiologia adrenal Síndrome de Cushing iatrogênica
Sobre os corticosteroides, é correto afirmar que:
A São hormônios produzidos em laboratório com estrutura análoga ao que é produzido pelo pâncreas em
indivíduos saudáveis.
B Podem ser utilizados com segurança por longos períodos de tempo, pois seus efeitos colaterais são poucos e
sem significância na prática clínica.
C Apesar do seu uso ser seguro, alguns pacientes podem apresentar sintomas psicóticos.
D Pacientes hipertensos e diabéticos podem utilizar com segurança por longos períodos de tempo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000164475
Questão 85 Crise adrenal
Mulher, 32 anos, relata fraqueza, indisposição, emagrecimento, náuseas e vômitos há 6 meses. Refere também ciclos
menstruais irregulares, sendo a data da última menstruação há 3 meses. Ao exame físico: PA = 100 x 60 mmHg em decúbito
e 80 x 50 mmHg em ortostase escurecimento de pele e rarefação de pelos pubianos.
Considerando a hipótese clínica mais provável, qual é o tratamento?
A Estrógeno e progestágeno.
B Levotiroxina.
C Cabergolina.
D Prednisona e fludrocortisona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000164285
Questão 86 Morf of isiologia adrenal
Em casos de ectopia renal, a glândula adrenal ipsilateral é, tipicamente,
A ausente.
B encontrada associada à artéria renal ipsilateral.
C encontrada associada à glândula adrenal contralateral.
D encontrada perto e acoplada ao polo superior do rim ectópico.
E encontrada em sua posição anatômica normal no retroperitôneo.
4000163248
Questão 87 Adenoma e carcinoma adrenais
A neoplasia associada a quadros hipertensivos arteriais em pacientes jovens, refratários ou de difícil tratamento, que podem
ocorrer com quadros associados de hipocalemia é:
A Insulinoma.
B Tumor do estroma gastrointestinal.
C Tumor carcinoide.
D Adenoma de adrenal.
4000174266
Questão 88 Insuf iciência adrenal Insuf iciência adrenal primária
Homem, 70 anos de idade, com antecedente de tuberculose tratada há 34 anos, dá entrada na Sala de Emergência com
rebaixamento do nível de consciência e hipotensão. Acompanhante refere que o paciente foi submetido a ureterolitoripsia
há dois dias, sem intercorrências. Feita tomogra a de abdome, que excluiu sangramento intra-abdominal ou outras
complicações pós-operatórias. Exames laboratoriais: Na 128 mEq/L; K 5,2 mEq/L; Cl 96 mEq/L; ureia 44 mg/dL; creatinina
0,89 mg/dL; gasometria venosa: pH 7,29 - HCO₃ 18 mEq/L -pCO₂ 35 mmHg. Após as medidas iniciais tomadas na Sala de
Emergência, o paciente mantém pressão arterial = 82 x 44 mmHg, não responsivo à expansão volêmica e ao uso
de noradrenalina endovenosa. Quais as medidas farmacológicasa serem realizadas neste momento e na alta hospitalar do
paciente?
A Vasopressina via endovenosa; fludrosortisona via oral.
B Vasopressina via endovenosa; espironolactona via oral.
C Hidrocortisona por via endovenosa; prednisona e fludrocortisona por via oral.
D Hidrocortisona via endovenosa; prednisona e espironolactona via oral.
E Vasopressina via endovenosa; fludrocrotisona e prednisona via oral.
4000173433
Questão 89 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Paciente masculino, 45 anos, comparece à emergência em choque circulatório, com quadro de náuseas, vômitos, anorexia,
perda ponderal, hiperpigmentação cutânea, labial e ungueal e com os seguintes exames laboratoriais: Na: 120mEq/L, K: 6,0
mEq/L, Mg: 1,9mEq/L, Ca: 9,5mg/dl, Hemoglobina: 9,0g%, Ht: 30,2%, VCM: 88, HCM: 30, CHCM: 32,
leucócitos: 4000/mm³, com 1% de bastões, 40% segmentados, 15% eosinó los, 60% de linfócitos, glicose: 50mg/dl, uréia:
15mg/dl, creatinina: 0,9mg/dl, INR: 1,0 e PTT relação: 1,05. Não há relato de infecções e não existem comorbidades ou
medicações de uso crônico. Qual a principal hipótese diagnóstica?
A Choque séptico.
B Choque neurogênico.
C Choque cardiogênico.
D Insuficiência adrenal.
E Insuficiência hepática.
4000173044
Questão 90 Diagnóstico Crise adrenal Manif estações clínicas
Paciente, sexo masculino, 26 anos, no pós-operatório tardio de cirurgia transesfenoidal para retirada de tumor bipo sário.
Dá entrada na urgência com queixa de fraqueza grave e dor abdominal importante. Ao exame físico, apresenta hipotensão e
abdome doloroso à palpação, sem outras alterações. Exames laboratoriais mostram hipoglicemia e hipercalemia
discreta. Qual a hipótese diagnóstica e a conduta imediata?
A Insulinoma; Glicose venosa + solução polarizante.
B Cetoacidose diabética; Expansão volêmica + insulina em bomba de infusão.
C Crise suprarrenal; Expansão volêmica + hidrocortisona venosa.
D Feocromocitoma; Bloqueio alfa e beta adrenérgico.
E Estado hiperglicêmico hiperosmolar; Insulina em bomba de infusão + bicarbonato de sódio.
4000173037
Questão 91 Hipocortisolismo Insuf iciência adrenal primária
Marque a a rmativa INCORRETA a respeito dos achados laboratoriais que costumam estar presentes em pacientes com
insuficiência adrenal primária:
A hipoglicemia
B hiponatremia
C hipocalemia
D aumento do ACTH
E eosinofilia
4000172754
Questão 92 Incidentaloma Adrenal
Uma mulher de 40 anos se envolveu em um acidente automobilístico, no qual foi submetida a uma tomogra a
computadorizada de abdome que deu negativo para qualquer lesão. No entanto, um nódulo adrenal direito de 1,7 cm foi
acidentalmente observado. Um incidentaloma adrenal é uma massa descoberta incidentalmente em exames de imagens.
Aproximadamente 5% dos pacientes submetidos a uma TC abdominal terão uma massa adrenal descoberta acidentalmente.
Marque a alternativa CORRETA sobre o nódulo mais comum encontrado acidentalmente em uma TC na glândula adrenal:
A Adenocarcinoma adrenal.
B Metástase de adenocarcinoma de cólon.
C Nódulo benigno não funcional.
D Nódulo produtor de aldosterona - Síndrome de Conn.
E Nódulo hipercortisolismo - Síndrome de Cushing. 
4000172612
Questão 93 Tratamento
O controle da pressão arterial com o uso de bloqueador alfa-adrenérgico é indicado no preparo pré-operatório da seguinte
patologia:
A Insulinoma
B Incidentaloma
C Feocromocitoma
D Carcinoma de tireoide
4000172549
Questão 94 Incidentaloma Adrenal
De acordo com as recomendações atuais, a partir de qual tamanho, indica-se intervenção para lesões incidentais da
adrenal?
A 2 cm;
B 3 cm;
C 4 cm;
D 5 cm;
E 6 cm;
4000172535
Questão 95 Insuf iciência adrenal primária
A droga que pode causar insuficiência adrenal primaria é:
A Piperacilina-Tazobactam.
B Cetoconazol.
C Furosemida.
D Propranolol.
4000171712
Questão 96 Insuf iciência adrenal primária
Paciente, 38 anos, sexo masculino, dá entrada no pronto atendimento conduzido por familiares devido quadro de letargia há
12 horas. O mesmo não consegue se comunicar bem no momento. Familiares referem que paciente vem apresentando, há 3
meses, di culdade de concentração, mudança de humor e se comportando diferente do habitual. Além disso, referem que
paciente apresentou perda de peso nos últimos 2 meses. O mesmo não apresenta histórico de antecedentes pessoais. Ao
exame físico, o que chama atenção é, além do emagrecimento, mudança da pigmentação na palma das mãos e em mucosa
oral, com lesões hipercrômicas. Considerando o contexto do quadro clínico, a principal hipótese diagnóstica e a causa da
manifestação inicial descrita é:
A neoplasia endócrina múltipla tipo 1 / hipomagnesemia.
B insuficiência supra renal / hipercalcemia.
C tuberculose ganglionar / hiponatremia.
D acidose tubular renal tipo V / hiponatremia.
4000171493
Questão 97 Incidentaloma Adrenal
Incidentaloma de adrenal é de nido por um nódulo ou massa incidental da suprarrenal encontrado em um exame de imagem
do abdome realizado para investigação de queixas não relacionadas a esta glândula. Das alternativas abaixo, assinale a que
apresenta a característica tomográfica sugestiva de benignidade para incidentaloma de adrenal.
A Tamanho > 6 cm.
B Presença de conteúdo cístico intra-lesional.
C Invasão da veia cava inferior.
D Densidade menor que 1 UH (Unidade Hounsfield).
4000171282
Questão 98 Andrógenos
O androgênio mais importante na pesquisa de hirsutismo é
A Androstenediona.
B Testosterona.
C Sulfato de Deidroepiandrosterona (SDHEA).
D Diidrotestosterona (DHT).
4000170778
Questão 99 Morf of isiologia adrenal
O sítio mais comum de drenagem venosa da glândula adrenal esquerda é para:
A Veia renal.
B Veia gonadal esquerda.
C Veia ilíaca comum.
D Veia cava inferior.
4000170768
Questão 100 Crise adrenal Hipoaldosteronismo
Paciente de 38 anos, feminino, é trazida à sala de emergência com hipotensão e coma. Apresenta-se com glicemia de 60
mg/dL, sódio de 120 mEq/L( VR = 135 - 145 ) e potássio de 4,4 mEq/L ( VR = 3,5 - 5,1 ). Há dois anos o paciente
desenvolveu galactorreia e amenorreia e foi submetida a cirurgia e irradiação hipo sária para tratamento de adenoma
hipo sário não funcionante. Cerca de 15 dias antes de a paciente apresentar-se com o quadro atual, ela iniciara o tratamento
com L-tiroxina (200 mcg/dia), uma vez que a avaliação laboratorial mostrara níveis baixos de TSH e T4 Livre. Diante deste
quadro, qual a terapêutica mais apropriada para a paciente neste momento?
A Metimazol 100 mg por sonda nasogástrica, seguido por solução saturada de iodeto de potássio, 10 gotas a cada
8 horas.
B Hidrocortisona 100 mg IV a cada 6 horas, associada a quantidades adequadas de solução fisiológica a 0,9%.
C L-tiroxina, 300 mcg IV.
D L-tiroxina 300 mcg IV + Hidrocortisona IV.
4000170667
Questão 101 Insuf iciência adrenal secundária Insuf iciência adrenal primária
Paciente de 65 anos, HAS, DM e portador de DAC é internado por suspeita de SCA (angina estável), sendo percebido, nos
exames admissionais, hipercalemia, hipotensão e hiponatremia. Ao exame físico não apresentava sinais de edema. Fazia uso
de IECA, BRAs e sertralina, suspensos na internação, sem melhora dos achados anteriores. Sobre este caso marque a
alternativa correta.
A Hiponatremia e hipercalemia representam os achados laboratoriais clássicos da insuficiência adrenal. A
hiponatremia ocorre em 100% dos casos e a hipercalemia em cerca de dois terços dos pacientes.
B A dosagem do cortisol deve ser realizada entre 8 e 9 horas da manhã. Caso o valor do cortisol basal seja menor
ou igual a 5 mg/dL, o diagnóstico de insuficiência adrenal é confirmado.
C O cortisol sérico basal maior que 19 mg/dL praticamente confirma o diagnóstico.
D Todo paciente com insuficiência adrenal deve receber hidrocortisona 100 mg IV inicialmente, seguida de 50 mg
IV de 6/6 horas. Nos pacientes hipotensos, deve-se repor soro fisiológico agressivamente.
4000170149
Questão 102 Hiperaldosteronismo
Homem de 25 anos apresenta hipertensãoarterial. Na investigação encontra-se relação aldosterona / atividade de renina
bastante elevada e nódulo de 6 cm em adrenal esquerda.
Os exames mostrarão com maior probabilidade:
A Hipercalemia, acidemia e hipoglicemia.
B Hipocalemia, alcalemia e hiperglicemia.
C Hipocalemia, acidemia e hiperglicemia.
D Hipercalemia, alcalemia e hipoglicemia.
4000150771
Questão 103 Hiponatremia Adrenal ADH
Paciente com SIADH (Síndrome de Liberação Inadequada de Hormônio Antidiurético) é atendido no Hospital com quadro
de hiponatremia moderada crônica. Sobre essa condição e seu tratamento, é correto afirmar que
A o tratamento deve ser realizado com infusão rápida de soro glicosado 5%.
B a correção lenta do sódio pode gerar mielinólise pontina central.
C o índice de aumento do sódio sérico deve ser de no mínimo 12mEq/kg por dia.
D na hiponatremia prolongada, também pode haver depleção de potássio com necessidade de reposição.
E a taxa de correção do sódio deve ser de pelo menos 0,5 mEq/L por hora para evitar mielinólise pontina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000146982
Questão 104 Diagnóstico da síndrome de Cushing Hipercortisolismo Endocrinologia
A doença suprarrenal que consiste na alteração física e mental causada pelo excesso de cortisol no organismo por um
longo período, que causa ganho de peso, diabetes, hipertensão, face de lua cheia e é diagnosticada por meio de exames
de sangue, urina ou saliva é a(o):
A Hiperaldosteronismo.
B Síndrome de Cushing.
C Insuficiência adrenal.
D Hiperplasia adrenal congênita.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000146694
Questão 105 Insuf iciência adrenal secundária Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Mulher de 47 anos de idade, lúpica e hipertensa, com prescrição ambulatorial de hidroxicloroquina, azatioprina, prednisona,
enalapril e hidroclorotiazida, retorna ao ambulatório com queixa de tontura há 5 dias, especialmente pela manhã ao se
levantar da cama. Ao exame clínico, pressão arterial em posição supina = 126 x 84 mmHg, e em pé = 102 x 72 mmHg. Ao
nal da consulta, revela que perdeu a receita de uma das medicações prescritas e não está fazendo uso desta há uma
semana, mas não se lembra qual o nome do remédio. Qual das medicações explicam os achados clínicos na presente
consulta?
A Azatioprina
B Hidroxicloroquina
C Prednisona
D Enalapril
4000145981
Questão 106 Diagnóstico da síndrome de Cushing Síndrome de Cushing Endocrinologia
Leia o texto para assinalar a alternativa verdadeira. Consiste em uma constelação de anormalidades clínicas causadas por
concentrações cronicamente elevadas de cortisol ou corticoides relacionados. A doença resulta de excesso de produção
do hormônio adrenocorticotró co (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipo sário. Os sinais e sintomas típicos
incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços nos. O diagnóstico é feito pela história de
utilização de corticoides ou pelas concentrações elevadas de cortisol sérico. O texto faz referência a:
A ancatose nigricans.
B pancreatite aguda.
C Síndrome de Cushing.
D Síndrome de Merkel.
4000145229
Questão 107 Hipoaldosteronismo
Na insuficiência suprarrenal primária, a deficiência de aldosterona manifesta-se por:
A Hiperpigmentação da pele principalmente nas áreas expostas ao sol, nas áreas de pressão e nas mucosas
B Diminuição ou a ausência de pilificação axilar e púbica, além de redução da libido
C Virilização pré-natal da genitália externa, com ambiguidade genital no sexo feminino
D Hipoglicemia grave, apnéia, convulsões, cianose, sudorese e icterícia
E Hiponatremia, hiperpotassemia, desidratação, acidose metabólica, hipotensão arterial e, nos casos mais graves,
choque circulatório
4000144919
Questão 108 Diagnóstico Tratamento
Paciente adulto, jovem, com história de hipertensão arterial sustentada de difícil controle, cefaléia, sudorese profusa e
palpitação. Realizado metanefrinas livres plasmáticas que se encontraram elevadas e que se con rmaram elevadas (2 vezes
o limite superior de normalidade) na dosagem das metanefrinas e catecolaminas na urina de 24 hs, o diagnóstico e conduta
são respectivamente:
A Feocromocitoma e adrenalectomia laparoscópica;
B Doença de Cushing e timectomia;
C Doença de Addison e adrenalectomia;
D Adenoma hipofisário e microcirurgia hipofisária;
E Ademona de paratireoide e paratireoidectomia.
4000144898
Questão 109 Manif estações clínicas Endocrinologia
Mulher, 35 anosde idade, apresenta ao exame físico distribuição centrípeta de gordura, giba dorsal e estrias violáceas no
abdome. Que outros sinais e sintomas fazem parte do diagnóstico mais provável?
A Episódios de hipoglicemia e síncope.
B Hiperpigmentação cutâneo-mucosa e síncope.
C Fraqueza muscular proximal e fragilidade cutâneo-capilar.
D Bradicardia e sonolência.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000144709
Questão 110 Síndrome de Cushing ACTH independente Endocrinologia
Mulher de 28 anos apresenta Síndrome de Cushing associada a carcinoma de adrenal secretor de cortisol. Dos abaixo, os
achados MENOS prováveis são:
A Osteopenia e fraqueza muscular.
B Hisurtismo e ganho de peso.
C Intolerância a glicose e acne.
D Hipercalemia e hiperpigmentação cutânea.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000144342
Questão 111 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário
Você trabalha como médico em uma unidade de saúde da família e atende um paciente caucasiano de 35 anos,
previamente hígido, e que vem sofrendo episódios semanais de cefaleia occipital associados a níveis pressóricos elevados
(PAS entre 160 e 180 mmHg, PAD entre 100 e 120 mmHg) nos últimos 3 meses. Vem em uso de losartana 50 mg 1x ao dia
regularmente há 1 mês, tendo obtido discreta redução dos níveis pressóricos. No exame físico, você identi ca paciente em
bom estado geral, com índice de massa corporal = 25, FC = 72bpm, PA = 182 x 122 mmHg, sem outras alterações. O
paciente lhe traz os seguintes exames laboratoriais, colhidos na mesma semana da consulta. Resultados laboratoriais do
paciente. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que indica a melhor conduta para esse paciente.
A Troca da losartana por amlodipina 1 O mg/dia e solicitação de ultrassom doppler de artérias renais.
B Aumento da losartana para 100 mg/dia, associação de hidroclortiazida 25 mg/dia e solicitação de curva
pressórica.
C Aumento da losartana para 100 mg/dia, solicitação de eletrocardiograma e ecocardiograma.
D Troca da losartana por amlodipina 1 O mg/dia, solicitação de aldosterona e atividade de renina plasmáticas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000144319
Questão 112 Diagnóstico da síndrome de Cushing Hipercortisolismo Endocrinologia
Mulher, 25 anos, queixa-se de ganho de peso, fraqueza e apresentou fratura em coluna vertebral após queda da própria
altura há 2 meses. Está em amenorreia há 6 meses. Exame físico: peso: 90 kg, estatura: 1,65 m, índice de massa corporal: 33
kg/m² , pletora facial, preenchimento da fossa supraclavicular, PA = 170 x 100 mmHg. FC = 92 bpm. Abdome globoso com
estrias violáceas medindo 1,5 cm, equimoses em membros inferiores. Qual é a investigação inicial para a principal hipótese
diagnóstica?
A Dosagem sérica de cálcio e 25 OH vitamina D.
B Tomografia computadorizada de abdome.
C Cortisol plasmático após 1 mg de dexametasona.
D Ressonância magnética de sela túrcica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000144238
Questão 113 Hipotireoidismo na gestação Hipercortisolismo Tireotoxicose durante a gestação
Em relação às doenças endócrinas na gravidez NÃO podemos afirmar:
A Diagnóstico de hipotireoidismo clínico na gravidez é firmado quando o TSH está maior ou igual 10mUI/l ou TSH
maior do que o valor de referência para a idade gestacional e t4 livre total menor que o limite inferior.
B Síndrome de Cushing na gravidez não está relacionada ao aumento das taxas de óbito perinatal.
C Propiltiouracil, pertencenteà classe da tioureias, atravessa a barreira placentária e pode causar hipotireoidismo
fetal com ou sem bócio.
D A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingesta de 250 microgramas de iodo por dia.
4000143907
Questão 114 Diagnóstico Etiologia Endocrinologia
Homem de 35 anos apresenta história de fadiga progressiva há alguns anos, associada com anorexia, náuseas e perda de
6kg nas últimas semanas. Fez tratamento para tuberculose pulmonar há dez anos. O exame físico mostra hiperpigmentação
em áreas expostas da pele e da cavidade oral. Veri ca-se PA = 100 x 60mmHg deitado, que cai para 85 x 50mmHg de pé,
e FC = 98bpm. Exames complementares mostram hemoglobina = 11g/dL, leucócitos = 8.000/mm3 , sódio = 127mEq/L,
potássio = 5,5mEq/L, cloro = 100mEq/L, creatinina = 1,2mg/dL e ureia = 80mg/dL. O tipo de insu ciência adrenal e o nível
de ACTH esperados, nesse caso, respectivamente, são:
A primária / alto
B primária / baixo
C secundária / alto
D secundária / baixo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000143204
Questão 115 Hipoaldosteronismo
Paciente, 59 anos de idade, no 3º pós-operatório de cirurgia ortopédica por fratura de bacia, apresenta hipoglicemia
refratária à reposição de glicose hipertônica endovenosa, hipotensão, hiponatremia, fraqueza generalizada, náuseas e dor
abdominal de forte intensidade. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
A Insuficiência adrenal.
B Sepse.
C Insulinoma.
D Crise falcêmica.
E Insuficiência renal aguda com uremia.
4000142761
Questão 116 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher, 35 anos, com queixas de aumento do volume abdominal, giba, estrias violáceas, pressão arterial elevada e em uso
de colecalciferol para hipovitaminose D veio para avaliação de síndrome de Cushing. Em relação a esse caso, assinale a
alternativa incorreta:
A O uso de glicocorticoides exógenos deve ser questionado e afastado na história clínica da paciente.
B A dosagem de cortisol com ACTH às 8h da manhã poderia ser realizada para avaliação laboratorial inicial.
C A dosagem de cortisol salivar às 23 horas poderia ser realizada para uma avaliação laboratorial inicial.
D A dosagem de ACTH não faz parte da avaliação laboratorial inicial.
E A ressonância nuclear magnética de sela túrcica deve ser solicitada para avaliar síndrome de Cushing ACTH
dependente.
4000142095
Questão 117 Tratamento
Homem, 43 anos, hipertenso, com feocromocitoma suprarrenal devido a neoplasia endócrina múltipla 2. Nesse caso, o
tratamento de escolha é a ressecção cirúrgica do tumor.
Quanto ao uso dos betabloqueadores, é CORRETO afirmar:
A São os medicamentos de escolha para o controle da frequência cardíaca.
B São os medicamentos de escolha para o controle da PA antes da cirurgia.
C Devem ser sempre adicionados antes do uso de alfabloqueadores, isolados, para não desencadearem crises
hipertensivas.
D Sempre devem ser associados ao uso de diuréticos, para não agravar a hipotensão postural causada pelos
alfabloqueadores.
4000141307
Questão 118 Endocrinologia Manif estações clínicas
Uma paciente de 68 anos de idade, negra, foi levada por familiares ao pronto-socorro, devido a rebaixamento do nível de
consciência. Contaram que ela se queixara de disúria e astenia e tivera febre. Ao exame físico, encontrava-se sonolenta e
desidratada, com temperatura de 37,9 ⁰C, PA de 80 x 50 mmHg, FC de 118 bpm, dor difusa à palpação abdominal, com DB
negativo, e glicemia capilar de 52 mg/dL. Foi feita uma reposição de cristaloides, foram coletadas culturas, iniciou-se
antibioticoterapia e optou-se pela internação. Após 48 h, a paciente sentia-se melhor e acordada, com PA de 90 x 60
mmHg, sem febre, sem disúria e sem dé cits motores, mas reclamava, ainda, de muita fraqueza, que iniciara há algumas
semanas. Exames laboratoriais após 48 h de internação mostravam: sódio de 125 mEq/L; K 6,7 mEq/L; hemoglobina 11 g/dL;
hematócrito 32%; creatinina sérica 1,4 mg/dL; e ureia 40 mg/dl. 
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico associado ao distúrbio eletrolítico
mais provável.
A hiperaldosteronismo primário
B insuficiência renal aguda
C insuficiência adrenal
D síndrome de Cushing
E síndrome de Bartter
Essa questão possui comentário do professor no site 4000138566
Questão 119 Manif estações clínicas Endocrinologia
São sinais e sintomas da síndrome de Cushing:
A obesidade central, depressão, pele fina e quebradiça.
B face redonda, estrias largas e purpúricas, hipermenorréia.
C coxim adiposo na área interescapular ('giba de búfalo"), hiperpotassemia irritabilidade.
D diabetes, diminuição do peso corporal e suscetibilidade aumentada às infecções.
E hipotensão arterial, estrias largas e purpúricas, obesidade central.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000138056
Questão 120 Hiperaldosteronismo
Considere os seguintes dados oriundos de gasometria arterial e assinale o diagnóstico associado:
pH = 7,49
HCO3 = 30 mEq/L
pCO2 = 44 mmHg
Na+ = 140 mEq/L
Cl - = 95 mEq/L
BE = + 2.0
A Intoxicação aguda por aspirina.
B DPOC exacerbado.
C Hiperaldosteronismo.
D Diarréia aguda.
E Insuficiência hepática aguda.
4000134651
Questão 121 Feocromocitoma Apresentações Clínicas Incidentaloma Adrenal
Sobre os tumores adrenais, assinale a alternativa correta.
A A tríade clássica dos sintomas do feocromocitoma é composta de taquicardia, cefaleia e diaforese.
B 24 a 79% dos carcinomas adrenocorticais são secretores, sendo a síndrome mais comum a de excesso de
mineralocorticoide, seguida da síndrome com aumento de andrógenos (virilização) e por último a que cursa com
excesso de corticosteroides.
C Os feocromocitomas são tumores neuroendócrinos derivados das células cromafins do córtex adrenal, e são, na
grande maioria das vezes, secretores de hormônio.
D O tratamento dos feocromocitomas é essencialmente cirúrgico, devendo a adrenalectomia bilateral ser realizada
nos casos malignos devido ao alto índice de acometimento contralateral.
E O carcinoma adrenocortical tem um primeiro pico de incidência na infância, e por serem na maioria das vezes não
funcionantes, seu diagnóstico ocorre após investigação por massa abdominal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000129777
Questão 122 Diagnóstico
Leia o caso clínico a seguir.
Mulher de 35 anos procurou cardiologista para avaliar hipertensão arterial, detectada pela primeira vez no pronto-socorro
há poucos dias, quando apresentou quadro de ansiedade associado a cefaleia e sudorese. Durante o exame físico, foram
constatados: hipertensão arterial (PA: 175/115 mmHg) com taquicardia (FC: 108 BPM). Em uso de amitriptilina – 75 mg/dia.
Feitas hipóteses diagnósticas de feocromocitoma e transtorno de ansiedade.
Nesse caso, qual a melhor conduta inicial para confirmação diagnóstica de feocromocitoma?
 
A Solicitar dosagem de ácido vanil mandélico (VMA) na urina 24 horas.
 
B Solicitar cintilografia com metaiodobenzilguanidina.
 
C Solicitar metanefrinas e normetanefrinas na urina de 24 horas, após suspender amitriptilina por 14 dias.
 
D Solicitar PET-CT com 68GA-DOTATATE ou 18F-FDG.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000129603
Questão 123 Apresentações Clínicas Manif estações clínicas Apresentação clínica
Mulher, 42a, em tratamento de hipertensão arterial sistêmica, de difícil controle, em uso de enalapril 40 mg/dia, nifedipina 40
mg/dia e hidroclorotiazida 12,5 mg/dia. Antecedente pessoal: acromegalia em tratamento com cabergolina. Exame físico:
IMC = 28 kg/m² , PA= 160x110 mmHg. Glicemia de jejum= 101 mg/dL; colesterol total= 190 mg/dL; triglicerídeos= 152
mg/dL; creatinina= 0,9 mg/dL; sódio= 133 mEql/L, potássio= 2,6 mEq/L. DEVE-SE INVESTIGAR:
A Hiperaldosteronismo.
B Doença de Addison.
C Feocromocitoma.
D Macroadenoma de hipófise.
4000130268
Questão 124 Diagnóstico Manif estações clínicas
Paciente de 45 anos, gênero feminino, admitida em enfermaria de clínica médica do Hospital de Base para investigarsigni cativa perda ponderal nos últimos 6 meses. Reporta repetidas internações em outros serviços, neste período, por
episódios de dor abdominal associado a náuseas e vômitos. Segundo a mesma, sempre lhe era relatado que se encontrava
desidratada e recebia alta após reposição volêmica com solução siológica a 0,9%. Há 30 dias, em uma destas
internações, foram colhidos exames com o achado de TSH=9,0 mU/L (VR: 0,3 a 4,0). Foi-lhe prescrito levotiroxina
50mcg/dia e desde então episódios de dor abdominal tornaram-se mais frequentes associado à intensi cação da perda
ponderal e astenia. Ao exame físico em sua admissão no Hospital de Base apresentava-se em regular estado geral,
desidratada 3+/4+, FC=105bpm, FR=22ipm, PA=100x50mmHg, afebril, peso=50kg, altura=170cm. Ausculta pulmonar e
precordial sem alterações. Exames admissionais: Ht=45%, leucometria=9.500 (eosinó los=10%) plaquetas=350mil,
sódio=130mEq/L, potássio=4,8mEq/l, creatinina=0,8mg/dl, glicemia=92mg/dL e urina I sem alterações. 
Diante deste quadro clínico, assinale e alternativa que mostra o exame que provavelmente con rmaria o diagnóstico da
paciente: 
A Endoscopia digestiva com biópsia de segunda porção do duodeno
B Cortisol basal
C Anticorpo anti-receptor de TSH (TRAB)
D Vitamina B12
Essa questão possui comentário do professor no site 4000127725
Questão 125 Diagnóstico Gastroenterologia
Mulher de 38 anos com evacuações frequentes há 3 meses, em qualquer hora do dia ou da noite, volumosas, aquosas, sem
sangue, dor, febre ou relação com as refeições. Relata perda de 2 kg, redução do apetite, náuseas e tonturas matinais.
Nega etilismo, medicamentos de uso crônico ou habitual. Ao exame, apresenta hiperpigmentação cutânea e algumas lesões
hipocrômicas sugestivas de vitiligo. Normocorada, anictérica e afebril, apresenta hipotensão postural e desidratação leve.
IMC: 26 kg/m². Exame do abdome e demais sistemas sem anormalidades. Exames prévios: hemograma normal, sódio: 132
mEq/L (VR: 135-145 mEq/L), potássio: 5,6 mEq/L (VR: 3,5 - 5,0 mEq/L), pesquisa de sangue oculto nas fezes negativo,
pesquisa de gordura fecal 3g/dia (VR: 1,8 - 6 g/dia). LEGENDA: VR: valor de referência; IMC: índice de massa corporal. Qual
conduta mais apropriada e o diagnóstico provável?
A Pesquisar o antígeno da Giardia Lamblia e tratar com metronidazol – giardíase.
B Dosar cortisol e ACTH basal e repor glico e mineralocorticoide – doença de Addison.
C Realizar teste terapêutico com antidepressivos tricíclicos – síndrome do intestino irritável.
D Realizar teste terapêutico com restrição de leite e derivados na dieta – intolerância à lactose.
4000127333
Questão 126 Incidentaloma Adrenal
Paciente masculino, 66 anos, procura atendimento com um cirurgião geral para uma ""segunda opinião"". Informa que há um
mês procurou atendimento de emergência por um quadro de dor abdominal inespecí ca. Foi solicitada uma tomogra a
computadorizada do abdômen que evidenciou como único achado positivo, uma lesão homogênea, bem delimitada e com
aparente baixa captação de contraste em glândula adrenal esquerda, medindo 4cm. O paciente nega hipertensão, doenças
cardíacas e outras comorbidades. No momento da consulta, nega uso de medicações regulares, está assintomático e
apresenta exame físico normal. Qual deve ser a conduta?
A Solicitar punção guiada por tomografia para coleta de amostra citológica da massa.
B Encaminhar para a ressecção da massa (adrenalectomia) em decorrência de alto risco de malignização.
C Por se tratar de lesão com aspecto tomográfico benigno, observar e realizar exames tomográficos semestrais.
D Solicitar dosagem de catecolaminas urinárias em 24h e teste de supressão com dose baixa de dexametasona.
4000127310
Questão 127 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Após a confirmação diagnóstica de síndrome de Cushing, o exame que deve ser realizado para investigação etiológica é
A cortisolúria.
B ACTH plasmático.
C cortisol salivar a meia noite.
D cortisol após 1 mg de dexametasona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120147
Questão 128 Síndrome de Cushing ACTH independente
Mulher de 28 anos apresenta síndrome de Cushing associada a carcinoma de adrenal secretor de cortisol. Dos abaixo, os
achados MENOS prováveis são:
A Osteopenia e fraqueza muscular.
B Hirsutismo e ganho de peso.
C Depressão e hipertensão arterial.
D Intolerância a glicose e acne.
E Hipercalemia e hiperpigmentação cutânea.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119078
Questão 129 Síntese hormonal Endocrinologia Morf of isiologia adrenal
As adrenais, localizadas no retroperitônio, são pequenas glândulas responsáveis pela produção de diferentes tipos de
hormônios que atuam no metabolismo. Os hormônios secretados pela medula adrenal são chamados:
A catecolaminas
B glicocorticoide
C esteroides sexuais
D mineralocorticoides
4000084345
Questão 130 Insuf iciência adrenal secundária
Na diferenciação da insuficiência adrenal primária da secundária, é correto afirmar que:
A A hiperpigmentação da pele e das mucosas é sugestiva de insuficiência adrenalsecundária.
B Os níveis de hormônios mineralocorticoides são geralmente normais na insuficiênciaadrenal secundária.
C Hipercalemia é usualmente severa na insuficiência adrenal secundária e leve naprimária.
D Um valor de ACTH entre 10 a 20 pg/ml e de cortisol sérico < 2 µg/dl sugerefortemente insuficiência adrenal
primária.
4000083510
Questão 131 Síndrome de Cushing ACTH dependente
Mulher, 38 anos, com investigação de síndrome de Cushing. Exames laboratoriais: cortisol em urina de 24h aumentado mais
de 3 vezes e teste da dexametasona 1mg noturna sem supressão; ACTH é alto (>15pg/mL); teste do CRH e da
dexametasona 2mg 6/6h por dois dias é negativo. A hipótese diagnóstica mais provável para esta paciente é:
A doença de Cushing
B ACTH ectópico
C hiperplasia de adrenal
D carcinoma de adrenal
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075045
Questão 132 Hiperaldosteronismo
L.U.C.A, homem, 50 anos, veio à consulta por queixa de cãimbras musculares frequentes, de início há 06 meses. Conta
higidez prévia e não fazia uso de medicações. Ao exame físico apresenta-se eutró co, PA=160x100 mmHg, sem outros
achados signi cativos. Exames laboratoriais iniciais mostram hemograma normal. Creatinina: 0,7 mg/dl (n: 0,5-1,3 mg/dl),
Sódio: 143 mEq/L (n: 135-145 mEq/L), K+: 2,9 mEq/L (n: 3,5-5 mEq/L), glicemia 118 mg/dl (n:70-99 mg/dl). O diagnóstico
mais provável e os exames iniciais indicados são, respectivamente:
A Feocromocitoma, dosagem de catecolaminas urinárias de 24h
B Hipertensão essencial; rx de tórax, eletrocardiograma e lipidograma.
C Estenose de artéria renal; ecodoppler artérias renais.
D Hiperaldosteronismo primário; dosagem de aldosterona e atividade da renina plasmática
E Síndrome de cushing, cortisol matinal (8 horas) basal e 8 horas após administração de 1 mg de dexametasona às
24 horas
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068005
Questão 133 Etiologia Crise adrenal Manif estações clínicas
Com relação à Insuficiência Adrenal, podemos afirmar que:
A a suspensão abrupta de prednisona após uso prolongado e doses elevadas é causa de insuficiência adrenal
devido ao aumento na produção de ACTH pela glândula hipófise.
B pacientes com insuficiência adrenal crônica não apresentam risco aumentado de crise adrenal aguda quando
expostos a infecções graves.
C podem ser considerados sinais e sintomas causados pela deficiência de glicocorticóides: hiperglicemia,
hipertensão arterial e hipernatremia.
D a insuficiência adrenal aguda é uma emergência clínica cujo tratamento consiste na correção dos distúrbios
hidroeletrolíticos, expansão volêmica e reposição endovenosa de glicocorticóide.
E a hiperpigmentação da pele e mucosas ocorre na insuficiência adrenal primária e secundária.
4000067748
Questão 134 Etiologia Manif estações clínicas
Paciente do sexo feminino, de 52 anos de idade apresenta ganho ponderal, hirsutismo ealteração do humor, com 4 meses
de evolução. Relata que há um mês apresenta redução da força motora, com di culdade para levantar-se. Nega doenças
ou uso de medicamentos. Ao exame apresenta PA 148/96 mmHg, peso 89kg, estatura 167cm, giba, obesidade central,
redução proximal da força motora de membros inferiores. Entre os exames realizou: glicemia em jejum de116mg/dL, HbA1c
de 6,2%, cortisolúria de 24 horas: 280µg/24h (referência 20-70µg/24h). Considerando a síndrome mais provável, analise as
assertivas. 
I. A causa mais comum é a hiperplasia suprarrenal macronodular. 
II. A paciente apresenta risco aumentado de apresentar osteoporose. 
III. A alteração de força da paciente é provavelmente devida à polineuropatia axonal. 
IV. A doença causa hipercoagulabilidade e aumento do risco de tromboembolia venosa. 
Estão corretas apenas as assertivas
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D II e IV.
E III e IV.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053956
Questão 135 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
São manifestações clínico-laboratoriais da doença de Addison, EXCETO:
A hipotensão.
B hipocalemia.
C hipoglicemia.
D hiponatremia.
E hipocortisolismo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050072
Questão 136 Insuf iciência adrenal secundária Manif estações clínicas
Mulher, 39 anos, portadora de artrite reumatoide e usuária crônica de 20mg de prednisona. Evolui com úlcera perfurada
duodenal e peritonite. Na tentativa de evitar uma insu ciência adrenal aguda, o anestesista faz hidrocortisona endovenosa na
indução. Quais sinais clínicos levantariam a suspeita dessa complicação?
A Hipercalemia e bradicardia
B Hipotensão e hiponatremia
C Insuficiência hepática e coma
D Hipocalcemia e sonolência
E Convulsão e hiperreflexia
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046915
Questão 137 Hiperaldosteronismo
Homem, 29 anos, refere ganho de peso progressivo e diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica e apneia obstrutiva do
sono há 6 meses. Em uso de hidroclorotiazida, anlodipina e enalapril. Exame físico: peso = 79 Kg; estatura = 162 cm; IMC =
30kg/m²; PA = 160 x 100 mmHg; FC = 72 bpm. Demais sem alterações. Exames laboratoriais: Na = 141 mmol/L; K = 2,9
mmol/L; creatinina = 0,9 mg/dL; urina rotina normal; cortisol pós 1 mg de dexametasona = 1,8 mcg/dL (VR < 2); IGF-1 = 150
ng/mL (VR 83-259). Qual é a investigação diagnóstica mais indicada?
A Metanefrinas urinárias fracionadas.
B Aldosterona e renina plasmáticas.
C GH no teste de tolerância à glicose.
D Cortisol livre urinário em 24 horas
Essa questão possui comentário do professor no site 4000042588
Questão 138 Hipercortisolismo Manif estações clínicas e doenças associadas Obesidade e síndrome metabólica
Uma paciente de 58 anos de idade, hipertensa, com história de mau controle, obesidade grau 1, dislipidêmica, tabagista 40
anos/maços, com histórico de participação sem sucesso em programa de abandono ao tabagismo, é atendida em consulta
de acolhimento em Unidade de Saúde da Família, após dois anos da última consulta agendada. Alega que procura
atendimento em razão da dor de intensidade grau quatro em hemitórax anterior esquerdo há dois dias, contínua, sem
irradiações, realizando ""sinal do apontamento"" para demonstrar local exato da dor, sem fator gatilho ou fator de piora
notados. Além disso, relata que vem apresentando tosse não produtiva frequente há um mês, sem febre, dispneia,
emagrecimento ou demais comemorativos. Não vem fazendo uso das respectivas medicações, alegando que se esquece
de administrá-las. Leva boletim de atendimento em consulta realizada há duas semanas em unidade de pronto atendimento
em razão da dor lombar, mostrando receita de corticoide intramuscular fornecida na alta, medicação da qual admite fazer
uso com certa frequência, a rmando que esta sempre lhe é prescrita quando consulta na UPA. Mostra também exames
realizados, há dois meses, solicitados em consulta médica em clínica popular, com os seguintes resultados: Hb = 13,2 g/dL,
Ht = 37,1%, leucócitos = 7,2 mil, plaquetas = 148 mil, Cr = 1,1 mg/dL, Ur = 42 mg/dL, colesterol total = 270 mg/dL, HDL = 38
mg/dL, LDL =192 mg/dL, triglicerídeos = 198 mg/dL e glicemia de jejum = 123 mg/dL. 
Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. 
O uso frequente de corticoides provavelmente não teve influência sobre a síndrome metabólica na paciente.
A Certo.
B Errado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024278
Questão 139 Insuf iciência adrenal primária Endocrinologia
A insu ciência adrenal é um distúrbio caracterizado por alteração da função adrenocortical normal. Considerando essa
informação, julgue o item a seguir. 
A causa mais comum de insuficiência adrenal é a tuberculose.
A Certo.
B Errado.
4000010848
Questão 140 Manif estações clínicas Quadro Clínico Abstinência de Álcool
VBK, 42 anos, sexo masculino, morador de rua, foi submetido a cirurgia para tratamento de trauma abdominal por arma
branca. À admissão no Pronto Socorro apresentava hálito etílico e sinais indiscutíveis de alcoolismo crônico. No segundo
dia de pós operatório começou com tremores acompanhado de taquicardia, rubor fácil e hiperre exia. Evoluiu com ataxia,
confusão mental e oftalmoplegia. Em relação a este caso assinale alternativa INCORRETA:
A Tem indicação de uso contínuo de benzodiazepínico 
B Tem risco aumentado de apresentar arritmias e isquemia miocárdica
C Tem risco elevado de apresentar insuficiência suprarrenal, com diminuição dos níveis séricos e urinários de
catecolaminas
D Tinha indicação do uso de tiamina na tentativa de prevenção deste quadro
4000128159
Questão 141 Diagnóstico
J.P., sexo masculino, 19 anos, estudante de Arquitetura, morador no interior do Estado, vem à consulta acompanhado de
sua mãe, referenciados ao ambulatório de cardiologia do HUJM para investigação diagnóstica, pois há 20 dias teve um
quadro de dor torácica compatível com síndrome coronariana aguda, sem alterações eletrocardiográ cas de
supradesnivelamento do segmento ST, mas com inversão da onda T em derivações precordiais. Enzimas cardíacas
alteradas. Foi submetido ao cateterismo cardíaco que não evidenciou lesões obstrutivas nas artérias coronárias. Mãe
relatou que o lho é hipertenso desde os 15 anos de idade quando "ele cou muito aborrecido com a separação dos pais".
Iniciou também quadro de cefaleias constantes, palpitações e sudorese profusa e foi diagnosticado pelo médico do
postinho como "transtorno de ansiedade e depressão pós-traumática". Faz uso regular de losartana 50 mg 12/12h,
hidroclorotiazida 25 mg ao acordar e uoxetina 25 mg pela manhã. A rmou que o lho sempre teve "pressão alta
emocional", sendo o normal pressório para ele de PA 160/100 mmHg. 
Considerando o caso clínico, assinale a afirmativa correta.
A O emprego de psicotrópicos, como benzodiazepínicos para controle ansiolítico associado a antidepressivo, fará
o manejo adequado da patologia do paciente e resolverá as crises hipertensivas e de ansiedade do paciente.
B Deve-se abordar o paciente, em consulta privativa, juntamente com a equipe da psicologia, sobre o uso de
drogas estimulantes ou recreativas (cocaína, LSD, ecstase), pois elas estariam diretamente relacionadas ao infarto
agudo do miocárdio com cateterismo coronariano sem alterações (Síndrome de Takotsubo).
C A dosagem plasmática e urinária das catecolaminas e metanefrinas, bem como a realização de exame de imagem
do abdome contrastado (tomografia computadorizada ou ressonância magnética) devem ser solicitadas frente à
suspeita de feocromocitoma.
D A estenose de artérias renais e síndrome carcinoide constituem os diagnósticos diferenciais neste caso e podem
ser excluídos, solicitando-se, respectivamente, a ultrassonografia de vias renais e cintilografia com análogos de
somatostatina (OCTREOSCAN).
4000127838
Questão 142 Síntese hormonal Distúrbios relacionadosaos esteroides corticais
Escolha a alternativa CORRETA.
A A zona glomerulosa, do córtex da adrenal, é responsável pela produção de mineralocorticóides, sendo regulada
principalmente pelo ACTH.
B A doença de Addison está associada a insuficiência adrenal primária aguda com aumento de ACTH e deficiência
combinada de mineralo e glicocorticóide.
C Hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21 hidroxilase é uma causa de insuficiência adrenal primária.
D hipocalciuria, redução da densidade mineral óssea são alterações osteometabólicas associadas à síndrome de
Cushing.
E O uso crônico de glicocorticóide é a principal causa da insuficiência adrenal primária.
4000125563
Questão 143 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher de 32 anos de idade procura atendimento por ganho de peso progressivo no último ano. Manteve dieta habitual ao
longo desse ano e é sedentária. Nega uso crônico de qualquer medicamento. Ao exame, o médico percebe alopecia
androgenética, pletora facial discreta, deposição centripeta da massa gordurosa e estrias violáceas em abdome. 
Pelos achados observados ao exame físico, o médico deverá solicitar nesse momento:
A tomografia de adrenais.
B hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
C cortisol basal às 8 hs.
D testosterona em repouso.
E cortisol basal após 1 mg de dexametasona.
4000122843
Questão 144 Tratamento
(MODIFICADA) Paciente do sexo masculino, raça branca, 35 anos, refere apresentar, há dois anos, quadro de cefaleia,
hipertensão arterial, rubor facial, sudorese e palidez cutânea. Há um ano iniciou quadro de arritmia e de hipertensão arterial.
Nega etilismo e tabagismo. Nega antecedentes pessoais e familiares patológicos. Ao exame físico: frequência cardíaca de
120 bpm e pressão arterial de 150x100 mmHg, sem outras alterações. Palpação tireoidiana dentro da normalidade. Trouxe
exames laboratoriais: hemograma, glicemia, eletrólitos, TSH e função renal dentro da normalidade. Com relação ao caso
clínico descrito, caso se confirme feocromocitoma, qual a conduta CORRETA?
A O bloqueador do canal de cálcio é a medicação de escolha para regularizar a pressãoarterial nesses pacientes.
B O tratamento mais indicado é o cirúrgico, com preparo pré-operatório com alfabloqueador e, se necessário,
com beta-bloqueador.
C A maioria dos casos de feocromocitomas é unilateral, familiar e benigna.
D Se todos os exames de imagem das adrenais estiverem dentro da normalidade, não hánecessidade de novas
investigações, independentemente de valores bioquímicos alterados de metanefrinas.
E Em caso de feocromocitoma familiar, devem-se investigar os outros componentes daneoplasia endocrina
múltipla tipo 1.
4000114987
Questão 145 Diagnóstico Cirurgia
Paciente do sexo masculino, raça branca, 35 anos, refere apresentar, há dois anos, quadro de cefaleia, hipertensão arterial,
rubor facial, sudorese e palidez cutânea. Há um ano iniciou quadro de arritmia e de hipertensão arterial. Nega etilismo e
tabagismo. Nega antecedentes pessoais e familiares patológicos. Ao exame físico: frequência cardíaca de 120 bpm e
pressão arterial de 150x100 mmHg, sem outras alterações. Palpação tireoidiana dentro da normalidade. Trouxe exames
laboratoriais: hemograma, glicemia, eletrólitos, TSH e função renal dentro da normalidade. Em relação ao quadro descrito,
assinale a alternativa CORRETA.
A Os exames laboratoriais dentro da normalidade permitem afirmar que a etiologia maisprovável seja cardíaca
associada à ansiedade.
B Sudorese, palpitações e palidez constituem a tríade clássica para feocromocitoma, etem baixa especificidade e
sensibilidade.
C Deve-se solicitar exame de metanefrinas plasmáticas, para auxiliar no diagnóstico.
D A cintilografia é o exame de escolha inicial para a localização do feocromocitoma.
E A dosagem de VMA é o melhor exame para diagnosticar feocromocitoma.
4000114973
Questão 146 Diagnóstico Manif estações clínicas
São achados clínico-laboratoriais da insuficiência adrenal: 
A Hipotensão, hipoglicemia, hiponatremia, hipercalemia 
B Hipertensão, febre, hipoglicemia, hipercalcemia 
C Hipotensão, hiperglicemia, hipernatremia, hipocalemia 
D Facies cushingóide, estrias, hipotensão postural, hipernatremia 
E Giba dorsal, hirsutismo, TSH elevado, hipocalemia. 
4000113088
Questão 147 Hipocortisolismo Endocrinologia Manif estações clínicas
Mulher, 34 anos, apresenta quadro de astenia, adinamia e fraqueza. Refere que tem se sentido muito fraca, principalmente
ao se levantar, achando que vai desmaiar. Foram solicitados alguns exames laboratoriais e evidenciou-se a presença de
hipocortisolismo matinal e elevação acentuada do hormônio adrenocorticotró co. Assinale a alternativa que apresenta os
demais achados laboratoriais mais prováveis nesse caso.
A K = 2,3 mEq/L; linfocitose; PA = 150 x 100 mmHg.
B K = 2,3 mEq/L; eosinofilia; PA = 90 x 60 mmHg.
C K = 6,6 mEq/L; eosinofilia; PA = 90 x 60 mmHg.
D K = 6,6 mEq/L; linfopenia; PA = 150 x 100 mmHg.
E K = 6,6 mEq/L; eosinofilia; PA = 150 x 100 mmHg.
4000112000
Questão 148 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher, 42 anos, internada para cirurgia de fratura em coluna refere ganho de peso progressivo, fraqueza muscular proximal,
labilidade emocional e hipertensão arterial. Exame físico: ver gura. Exames laboratoriais: glicemia: 118 mg/dl; sódio: 139
mEq/L; potássio: 3,2 mEq/L; creatinina: 1,1 mg/dl; Cálcio total: 10,5 mg/dl. Qual é o exame mais apropriado para o
diagnóstico?
A Cortisol basal e ACTH. 
B Tomografia de abdome.
C Ressonância de sela túrcica. 
D Cortisol pós 1 mg de dexametasona. 
4000107836
Questão 149 Diagnóstico
Mulher de 18 anos, com diabetes mellitus tipo 1 desde os 10 anos de idade, se queixa de estar mais cansada e indisposta,
com perda de rendimento escolar, di culdade em acordar cedo para ir à escola, dor abdominal e náusea. O exame que
deve ser solicitado para investigação diagnóstica é:
A Teste de supressão com dexametasona.
B ACTH.
C Cortisol urinário de 24 h.
D Cortisol salivar entre 23 h e meia-noite.
E Cortisol sérico entre 6 h e 8 h.
4000105240
Questão 150 Insuf iciência adrenal secundária Diagnóstico Manif estações clínicas
Homem, 42 anos, procura atendimento médico com queixa de perda do apetite e emagrecimento progressivos.
Acompanhando o quadro, relata cansaço aos esforços, adinamia, prostração e fraqueza muscular nos últimos cinco meses.
Relata que, frequentemente, tem náuseas, chegando a apresentar vários episódios de vômitos e diarreia líquida no período.
Há duas semanas, apresentou hipoglicemia relacionada ao atraso de uma refeição. Familiar teve que levá-lo ao pronto
atendimento com quadro de sudorese profusa e torpor, quando foi constatada hipoglicemia e administrada glicose
hipertônica. Refere que notou recentemente queda de pelos axilares e pubianos, diminuição da libido e da acuidade visual.
Exame físico: peso = 44 kg; altura = 1,68 m; PA = 90 x 60 mmHg (deitado); PA = 70 x 40 mmHg (em pé); FC = 102 bpm;
hemianopsia bitemporal no exame neurológico. Assinale a alternativa que contém o tratamento correto, no momento da
avaliação inicial.
A Administração de hidrocortisona.
B Ressecção cirúrgica.
C Octreotide e inibidor da bomba de prótons.
D Radioterapia.
4000102613
Questão 151 Morf of isiologia adrenal
Em casos de agenesia renal unilateral, a glândula adrenal ipsilateral está(é) normalmente:
A Ausente na grande maioria dos casos.
B Encontrada em associação com a glândula adrenal contralateral.
C Em posição ectópica na maioria dos casos.
D Encontrada em sua posição anatômica normal.
4000099948
Questão 152 Etiologia Anorexia Nervosa
A elevação em qual dos hormônios abaixo é decorrente dos efeitos da anorexia nervosa?
A Cortisol;
B Hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH);
C Leptina;
D Tiroxina (T4);
E TSH;
Essa questão possui comentário do professor no site 4000083274
Questão 153 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing Hipercortisolismo
Mulher de 32 anos de idade procura atendimento por ganhode peso progressivo no último ano. Manteve dieta habitual ao
longo desse ano e é sedentária. Nega uso crônico de qualquer medicamento. Ao exame, o médico percebe alopecia
androgenética, pletora facial discreta, deposição centrípeta da massa gordurosa e estrias violáceas em abdome. 
Pelos achados observados ao exame físico, o médico deverá solicitar nesse momento:
A tomografia de adrenais.
B hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
C cortisol basal às 8 hs.
D cortisol basal após 1 mg de dexametasona.
4000079385
Questão 154 Cortisol
A produção de cortisol diário no adulto em miligramas é:
A 20-30
B 75-100
C 10-15
D 50-60
E 100-150
4000077739
Questão 155 Manif estações clínicas Pseudo Cushing
Sobre a síndrome de Cushing, assinale a alternativa ERRADA:
A A atrofia muscular provoca fraqueza, com dificuldade em se levantar de uma posição sentada ou subir escadas. 
B Os pacientes podem ter sede e poliúria (com ou sem glicosúria), cálculos renais, glaucoma, estrias roxas
(especialmente ao redor das coxas, mamas e abdome) e facilidade de contusões.
C Os pacientes são suscetíveis a infecções oportunistas.
D Os pacientes alcoolistas podem apresentar hipercortisolismo e muitas manifestações clínicas da síndrome de
Cushing.
E Os pacientes devem receber tratamento para comorbidades dependentes de cortisol, incluindo osteomalácia,
distúrbios psiquiátricos, diabetes mellitus, hipertensão, hipercalemia e infecções.
4000076441
Questão 156 Incidentaloma Adrenal
Homem de 55 anos, fumante, previamente hígido em investigação de possível cálculo renal, realiza TC de abdômen que
demonstra o achado de massa em adrenal direita de 4,5 cm, densidade de 40 UH e lavagem de contraste de 30%. As
dosagens hormonais estavam normais e a pressão arterial não estava elevada. A conduta mais adequada, nesse caso, deve
ser indicar:
A biópsia da massa guiada por TC
B cirurgia com ressecção da massa
C PET-scan para melhor definição da massa
D RM abdominal com gadolíneo para melhor definição da massa
4000073308
Questão 157 Hiperaldosteronismo
Paciente de 52 anos com história de hipertensão realizou avaliação laboratorial que demonstrou presença de hipocalemia e
aumento da aldosterona livre urinária. Diante desses achados, associados à avaliação tomográ ca e dosagem de
aldosterona nas veias adrenais, foi con rmado o diagnóstico de síndrome de Conn secundária à hiperplasia adrenal bilateral.
A conduta a ser adotada, preferencialmente, é:
A Ressecção pituitária.
B Embolização glandular.
C Adrenalectomia bilateral.
D Tratamento medicamentoso.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070281
Questão 158 Hiperaldosteronismo
Homem de 21 anos apresenta hipertensão arterial de início recente e de difícil controle. Na história pregressa, houve
episódios de fraqueza muscular generalizada de padrão proximal, além de dosagem elevada de enzimas musculares (CPK e
aldolase). O eletrocardiograma evidencia achatamento da onda T e presença de onda U. Nesse caso, a principal hipótese
diagnóstica é de:
A Hiperaldosteronismo primário.
B Carcinoma de células claras.
C Estenose de artéria renal.
D Polimiosite.
4000069903
Questão 159 Incidentaloma Adrenal
A indicação de ressecção cirúrgica para incidentalomas adrenais considera um conjunto de características de imagem que
tornam o mesmo suspeito de malignidade. Em relação ao tamanho estimado em exame de ressonância magnética indica-se
A remover todos os incidentalomas medindo 5 cm ou maiores e considerar fortemente a remoção daqueles com 3
a 5 cm.
B remover todos os incidentalomas medindo 6 cm ou maiores e considerar fortemente a remoção daqueles com 4
a 6 cm.
C remover todos os incidentalomas medindo 4 cm ou maiores e considerar fortemente a remoção daqueles com 3
a 4 cm.
D considerar fortemente a remoção de todos os incidentalomas com 2 a 5 cm.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068556
Questão 160 Síndrome de Cushing ACTH independente Síndrome de Cushing ACTH dependente
A Síndrome de Cushing re ete uma série de manifestações clínicas, as quais resultam da exposição crônica a um excesso
de glicocorticoides. O distúrbio pode ser dependente ou independente de ACTH. Assinale a opção que NÃO apresenta
uma causa de Síndrome de Cushing independente de ACTH.
A Doença de Cushing.
B Síndrome de McCune - Albright.
C Adenoma adrenocortical.
D Hiperplasia suprarrenal macronodular.
E Carcinoma adrenocortical.
4000067702
Questão 161 Manejo do Paciente em uso de Corticoides Crise adrenal
Mulher, 30 anos, asmática, em uso de corticoide com beta-agonista inalatórios e prednisona 20 mg/d há 3 meses. Interna
para a realização de mamoplastia eletiva. No pós-operatório imediato evolui com dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e
febre baixa. Ao exame: PA = 90 x 60 mmHg; FC = 120 bpm; desidratada; glicemia capilar - Dx 48 mg/dL; abdome doloroso
difusamente à palpação, descompressão brusca negativa. Assinale a alternativa correta:
A O tratamento inicial deve ser hidrocortisona 100 mg IV, reposição volêmica vigorosa e correção da glicemia.
B Trata-se de uma sepse, sendo necessário iniciar antibioticoterapia na primeira hora e hidratação vigorosa, além da
correção da glicemia.
C Trata-se de uma complicação cirúrgica, devendo o médico responsável ser acionado imediatamente.
D Achados laboratoriais dessa complicação incluem leucocitose e hipernatremia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064673
Questão 162 Crise adrenal
Em relação ao manejo terapêutico de crise adrenal, além de ressuscitação volêmica com solução salina 0,9%, deve ser
administrada: 
A Hidrocortisona em dose alta.
B Fludrocortisona em dose alta.
C Dexametasona em dose baixa. 
D Metilprednisolona em dose intermediária.
E Prednisolona em dose alta.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000054466
Questão 163 Manif estações clínicas Síndrome de Cushing ACTH dependente
Diagnóstico da síndrome de Cushing
Um senhor de 45 anos, tabagista, é encaminhado ao endocrinologista referindo hipertensão arterial, astenia, hiperglicemia,
estrias violáceas e emagrecimento. Cortisol livre urinário, cortisol salivar às 23 horas e ACTH elevados. Em relação a esse
caso:
A Uma elevação dos níveis de cortisol e ACTH após o teste de estímulo com CRH (Corticotrophin Releasing
Hormone) e com desmopressina, uma supressão de 50% nos níveis séricos de cortisol com 8 mg de
dexametasona e a presença de gradiente em relação à periferia na dosagem de ACTH durante o cateterismo do
seio petroso inferior são consistentes com o diagnóstico de doença de Cushing
B A ausência de resposta ao teste de estímulo do ACTH com CRH e uma ressonância magnética de hipófise
normal confirmam o diagnóstico da síndrome do ACTH ectópico
C A dosagem do ACTH por meio do cateterismo do seio petroso inferior mostrando ausência de gradiente em
relação à periferia é sugestiva de Pseudo Cushing
D Uma ressonância magnética de hipófise normal e a ausência de resposta ao teste de estímulo do ACTH com
desmopressina e com CRH afastam o diagnóstico de doença de Cushing
E A ausência de resposta ao teste de estímulo do A CTH com CRH e com desmopressina e uma tomografia
computadorizada de tórax são suficientes para a confirmação do diagnóstico da síndrome do ACTH ectópico
Essa questão possui comentário do professor no site 4000052046
Questão 164 Prétratamento Sequência Rápida de Intubação SRI Insuf iciência adrenal primária
Paciente cardiopata, com doença de Addison e insu ciência renal aguda com hipercalemia evolui com insu ciência
respiratória e necessita de via aérea definitiva. A melhor escolha de medicamentos para intubação orotraqueal consiste em:
A succinil colina.
B etomidato.
C rocuronio.
D propofol.
4000041297
Questão 165 Tratamento
Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos cuidados perioperatórios em pacientes com feocromocitoma:
A As alterações hemodinâmicas perioperatórias adversas mais comumente observadas no feocromocitoma sãoa
hipertensão intraoperatória e a hipotensão pós-operatória. 
B Tão logo o diagnóstico bioquímico de feocromocitoma seja confirmado, inicia-se o bloqueio β-adrenérgico para
proteger contra a labilidade hemodinâmica. 
C A hipertensão intra-operatória pode ser causada por estimulação da liberação de catecolaminas pelos agentes de
indução anestésica, bem como pela manipulação direta do tumor.
D A hipotensão pós-operatória resulta da hipovolemia decorrente da vasodilatação arteriolar periférica e do
aumento drástico na capacitância venosa após a remoção do tumor e suspensão súbita dos efeitos das
catecolaminas. 
4000038293
Questão 166 Insuf iciência adrenal secundária Hipoglicemia em indivíduos não diabéticos Crise adrenal
Uma paciente de 5 anos de idade, do sexo feminino, sabidamente portadora de craniofaringioma é levada ao pronto
atendimento com queixa de dor abdominal, prostração, náusea e vômitos. Ao exame físico estava com estado geral regular,
prostrada, hipocorada, acianótica, anictérica, pele pegajosa. Eupneica com sons pulmonares normais. Frequência
cardíaca=180bpm, pressão arterial=60x30mmHg. Ritmo cardíaco regular, pulsos periféricos nos, perfusão capilar
lenti cada. Sem alterações à palpação abdominal. Realizado glicemia capilar=27mg/dL. Em relação ao quadro clínico
descrito acima, assinale a afirmativa CORRETA:
A Deve-se iniciar infusão com solução glicosada isotônica a 5% para reverter os sinais de choque.
B Deve-se administrar hidrocortisona endovenosa na dose de 50 a 100mg/m²/dose.
C O tratamento deve ser postergado até a coleta de exames confirmatórios.
D A correção da hipoglicemia é desnecessária.
4000032148
Questão 167 Incidentaloma Adrenal
Durante a avaliação diagnóstica de um incidentaloma suprarrenal, podem ser realizados os seguintes exames, com exceção
de:
A Medida de cortisol e creatinina em urina de 24h
B Medida de metanefrinas fracionadas em urina de 24h
C Biópsia de agulha de tumor suprarrenal
D Nível de aldosterona e atividade de renina no plasma
E Obter histórico familiar de doença suprarrenal
Essa questão possui comentário do professor no site 4000028172
Questão 168 Diagnóstico
Leia o caso clínico a seguir. Paciente de 24 anos, do sexo masculino, apresentando febre, sudorese e palpitações. Ao
exame físico, a pressão arterial encontra-se em 180/110 mmHg. Que exame poderia auxiliar fortemente no seu diagnóstico?
A Dosagem de sódio urinário.
B Dosagem de serotonina urinária.
C Dosagem de metanefrina urinária
D Dosagem de creatinina urinária.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023283
Questão 169 Feocromocitoma Feocromocitoma
Paciente sexo feminino, 32 anos, refere que apresenta ataques de cefaleia, palpitações, tremores, palidez e sudorese com
elevação da pressão arterial. Foi aventada a hipótese de feocromocitoma e con rmada com a dosagem elevada de
metanefrinas urinárias e detecção de nódulo de 2,5 cm em adrenal direita. Foi indicado adrenalectomia direita. Qual o
preparo necessário no pré-operatório?
A Uso de bloqueador ɑ-1 adrenérgico para evitar crise hipertensiva no intra-operatório; 
B Uso de bloqueador ɑ-1 adrenérgico para evitar crise hipertensiva no pós-operatório; 
C Uso de bloqueador ß-1 adrenérgico para evitar crise hipertensiva no intra-operatório; 
D Uso de bloqueador ɑ-1 e ß-1 adrenérgico para evitar crise hipertensiva no intra- operatório;
4000020317
Questão 170 Hipocortisolismo Insuf iciência adrenal secundária Crise adrenal
Em relação à insuficiência adrenal, assinale a assertiva correta.
A A doença de Addison é causada por autoanticorpos contra as células produtoras de ACTH.
B Suspensão abrupta de um corticóide após longo tempo de administração exógena é a principal causa de
insuficiência adrenal.
C Hiperpigmentação é achado típico da insuficiência adrenal secundária. 
D O tratamento da insuficiência adrenal secundária requer a reposição de prednisona e fludrocortisona.
4000019056
Questão 171 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher de 28 anos compareceu em consulta ambulatorial referindo ganho de peso há 8 meses, associado ao surgimento de
acne, hirsutismo, irregularidade menstrual, e fraqueza muscular. Há 2 meses, refere sintomas depressivos e nega uso de
outros medicamentos. Ao exame, PA: 150 x 100 mmHg, Pulso: 92 bpm. Índice de massa corporal: 32 kg/m² Cintura: 98 cm.
Face arredondada e pletórica. Pele na, com acne em face e dorso, estrias largas e arroxeadas abdominais e equimoses em
membros. Fraqueza muscular proximal. Qual exame está indicado no início da investigação para con rmar o diagnóstico
clínico?
A Cortisol plasmático basal.
B Cortisol salivar domiciliar as 23:00.
C Cortisol livre urinário em amostra isolada.
D Cortisol pós-8 mg dexametasona as 23:00.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000018177
Questão 172 Feocromocitoma
Sobre o Feocromocitoma, assinale a alternativa INCORRETA:
A Originam-se das células cromafínicas da medula adrenal ou células paraganglionares extramedulares. 
B Secretam norepinefrina, epinefrina e dopamina. 
C São bilaterais em 50% dos casos.
D Podem ser esporádicos ou associados a NEM2A ou doença de von Hippel-Landau. 
4000011718
Questão 173 Hipocortisolismo Câncer de Pulmão
Um paciente de 50 anos de idade vai ao médico queixando-se de fadiga e perda de peso de 5 kg nos últimos 30 dias. Foi
tabagista por 30 anos, é sedentário e tem obesidade centrípeta. Os respectivos níveis pressóricos evidenciam 80 mmHg x
50 mmHg; além disso, o paciente apresenta FC = 80 bpm, ECG normal, hiperpigmentação cutânea e mucosas coradas e
hidratadas. Há presença de baqueteamento digital em mãos e pés. Sem edema de membros inferiores ou palpebrais.
Resultado dos exames laboratoriais: NA = 110 mEq\L (VR = 135 mEq\L a 145 mEq\L), K = 6,7 mEq\L (VR = 3,5 mEq\L a 4,5
mEq\L), ureia e creatinina normais e gasometria arterial com nível de bicarbonato reduzido (acidose metabólica). Os raios X
de tórax apresentam nódulo pulmonar espiculado de 3 cm e US de abdome: múltiplos nódulos hepáticos com lesão
vegetante em suprarrenais bilaterais. Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica o provável
diagnóstico dessa paciente. 
A Síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético.
B Hipotireoidismo - tireoidite de Hashimoto.
C Insuficiência de suprarrenal secundária a câncer de pulmão metastático.
D Insuficiência renal secundária a síndrome nefrítica.
E Macroadenoma hipofisário. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000010591
Questão 174 Hipercortisolismo
Para se chegar ao diagnóstico correto de síndrome de Cushing, é importante seguir uma sequência de investigação, sem a
qual o risco de erros aumenta substancialmente. Qual seria a sequência CORRETA? 
1. Dosar o ACTH. 
2. Solicitar RNM de hipófise. 
3. Solicitar a dosagem de cortisol salivar noturno, do cortisol urinário de 24 hs (CLU) e do cortisol sérico após a supressão
com 1m de dexametasona. 
4. Afastar o Cushing exógeno.
A 1 - 2 - 3 - 4
B 3 - 2 - 1 - 4
C 4 - 3 - 1 - 2
D 4 - 3 - 2 - 1
E 3 - 4 - 1 - 2
4000005411
Questão 175 Diagnóstico da síndrome de Cushing
A respeito do diagnóstico da Síndrome de Cushing, assinale a opção CORRETA.
A A detecção de um nódulo adrenal incidental na tomografia computadorizada é suficiente para afirmar que se trata
de um hipercortisolismo ACTH independente.
B A detecção dos níveis elevados de cortisol à meia noite é importante para o diagnóstico da Síndrome de
Cushing, inclusive para documentar recidiva de Doença de Cushing operado.
C A ressonância magnética nuclear de sela túrcica permite a visualização de 90% dos microadenomas hipofisários.
D A cintilografia com 111In-P entetreotida é o exame de primeira escolha no diagnóstico do hipercortisolismo.
E O cateterismo de seio petroso inferior deve ser sempre indicada quando a T C de adrenal documentar nódulos
bilaterais com hipercortisolismo laboratorial e imagem de RNM de hipófise normal.
Essaquestão possui comentário do professor no site 4000125939
Questão 176 Adrenal
Escolha a alternativa CORRETA:
A A zona glomerulosa, do córtex da adrenal, é responsável pela produção de mineralocorticóides, sendo regulada
principalmente pelo ACTH.
B A doença de Addison está associada à insuficiência adrenal primária aguda com aumento de ACTH e deficiência
combinada de mineralo e glicocorticoide.
C Hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 21 hidroxilase é uma causa de insuficiência adrenal secundária.
D Hipercalciúria e redução da densidade mineral óssea são alterações osteometabólicas associadas à síndrome de
Cushing.
E O uso crônico de glicocorticóide é a principal causa da insuficiência adrenal primária.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000125938
Questão 177 Insuf iciência adrenal secundária Etiologia Insuf iciência adrenal primária
Assinale a alternativa CORRETA a respeito da insuficiência suprarrenal. 
A Hipercalcemia é achado encontrado em 80% dos pacientes com insuficiência suprarrenal primária. 
B A insuficiência adrenal primária é marcada por níveis de ACTH plasmático baixos e, na forma secundária,
encontra-se ACTH > 1.000 pg/mL. 
C Em países desenvolvidos, a principal causa de insuficiência adrenal é infecciosa, associada à AIDS. 
D A crise adrenal não ocorre na forma secundária de insuficiência suprarrenal. 
E A hiperpigmentação é o achado mais característico da forma primária de insuficiência suprarrenal. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000121722
Questão 178 Insuf iciência adrenal primária
 Homem, 55 anos, refere tosse produtiva e emagrecimento há 6 meses. Procura atendimento médico em unidade básica de
saúde, pois o quadro se agravou com astenia, náuseas, vômitos, diarreia e dores no corpo nas últimas 4 semanas. O exame
físico revela o paciente em regular estado geral, emagrecido, descorado +/4, hidratado, eupneico, acianótico e afebril.
Nota-se hiperpigmentação difusa de pele e mucosas. PA = 100/50 mmHg (deitado) e 70/40 mmHg (sentado). FC = 96
bpm. Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular simétrico, com estertores em bases pulmonares. Restante do exame físico
sem alterações. A radiogra a de tórax encontra-se ilustrada a seguir. Assinale a alternativa que contém os achados
laboratoriais esperados para esse paciente.
A Hiponatremia e hipercalemia. 
B Cortisol sérico e ACTH diminuídos.
C Anemia e eosinopenia. 
D Anti-TPO positivo e TSH suprimido.
E Anticorpo anti-citoplasma de neutrófilo e anticorpo anti-DNA nativo positivos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120493
Questão 179 Hiperaldosteronismo
Qual a causa mais comum de hiperaldosteronismo primário :
A Carcinoma Adrenocortical secretor.
B Adenoma de Adrenal.
C Hiperplasia adrenocortical bilateral.
D Tumores hipofisários .
E Tumores ovarianos ou testiculares.
4000117091
Questão 180 Incidentaloma Adrenal Endocrinologia
Paciente obeso mórbido apresentou pancreatite aguda leve após libação alcoólica. A tomogra a computadorizada de
abdômen evidenciou um incidentaloma de adrenal direita de 3 cm. Considerando a prevalência dessas lesões em adrenal
sem sinais de malignidade, é mais provável que esse paciente possua na adrenal direita um:
A adenoma não funcionante
B feocromocitoma
C aldesteronoma
D mielolipoma
4000103921
Questão 181 Diagnóstico
Homem de 32 anos de idade queixa-se de dor torácica e refere ter a sensação de morte iminente que se relaciona com
crises hipertensivas com altos níveis de pressões sistólicas e diastólicas, além de intensa taquicardia e cefaleia. Relata que o
exercício físico desencadeia estes picos pressóricos. Ao exame físico, encontra-se algo ruborescido, com dor à palpação
das panturrilhas, sem massas palpáveis no abdômen, sem linfadenomegalias cervicais, axilares ou inguinais. Exames
complementares mostram hemograma, glicemia, uremia, creatinemia e eletrólitos dentro da normalidade, assim como uma
telerradiografia do tórax em PA e Perfil. A hipótese diagnóstica e conduta propedêutica são, respectivamente:
A Síndrome de Cushing; dosagem de cortisol e A CTH.
B Hiperparatireoidismo primário; dosagem do PTH; cintilografia das paratireoides.
C Hiperaldosteronismo primário; dosagem da aldosterona; tomografia computadorizada das suprarrenais. 
D Feocromocitoma; dosagem de epinefrinas; ácido vanilmandélico e tomografia computadorizada das suprarrenais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000103567
Questão 182 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Paciente de 38 anos desenvolve quadro de intolerância à glicose, obesidade central, osteoporose, amenorreia e
hipertensão arterial sistêmica durante os últimos 12 meses. O exame inicial para investigar esse quadro deve ser dosagem de:
A cortisol plasmático basal
B hormônio adrenocorticotrófico (ACTH)
C cortisol livre em amostra matinal de urina
D cortisol plasmático após dose noturna de dexametasona
Essa questão possui comentário do professor no site 4000103512
Questão 183 Diagnóstico Apresentações Clínicas Tratamento
Assinale a alternativa verdadeira quanto aos feocromocitomas:
A A maioria é maligna (90%).
B As metástases são funcionantes.
C O diagnóstico de malignidade é facilmente feito no exame de congelação.
D As metástases mais frequentes são para o pulmão.
E Os fármacos alfa-bloqueadores e betabloqueadores devem ser suspensos no pré- operatório para evitar
complicações cardiovasculares.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000094093
Questão 184 Hiperaldosteronismo
Homem de 29 anos com antecedente de hipertensão arterial sistêmica há cerca de 5 anos, em uso regular de Enalapril e
Anlodipina, vem para consulta para avaliação clínica de rotina. Refere episódios isolados de câimbras, principalmente em
membros inferiores. Ao exame físico: IMC=22,5 Kg/m² ; pressão arterial: 154 x 102 mmHg; fundo de olho com arteríolas em
o de cobre e papilas nítidas. Ausculta cardíaca com hiperfonese de B2. O hemograma não apresenta alterações: creatinina
1,0 mg/dL; potássio 2,4 mEq/L; EAS normal. A ultrassonogra a abdominal apresenta rins normais e simétricos. Diante do
quadro apresentado e dos resultados dos exames, a provável causa da hipertensão arterial desse paciente é
A síndrome de Cushing.
B hiperaldosteronismo primário.
C hipotireoidismo.
D feocromocitoma.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000088735
Questão 185 Manif estações clínicas
São efeitos colaterais do uso prolongado de corticosteroides, exceto:
A Hirsutismo.
B Acne.
C Catarata.
D Fraqueza muscular.
E Sialorreia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000087358
Questão 186 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Hipertensão arterial severa, resistente a tratamento, com fraqueza muscular, poliúria e polidipsia em paciente com
hipocalemia sem uso de diuréticos ocorre em:
A Feocromocitoma.
B Síndrome de Cushing.
C Hipoaldosteronismo hiporreninêmico.
D Hiperaldosteronismo primário.
E Hipergonadismo hpergonádico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000081476
Questão 187 Hiperaldosteronismo
Paciente com hiperaldosteronismo primário apresenta:
A Acidose metabólica.
B Hipercalemia.
C Redução dos níveis de renina.
D Hiponatremia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000077744
Questão 188 Tratamento
Você está fazendo uma consulta pré operatória numa mulher de 35 anos com feocromocitoma de 5cm na adrenal
esquerda. Ela foi classi cada como ASA III (P3). Todos os exames pré operatórios solicitados para o risco cirúrgico estão
normais. Sua pressão arterial está 130 x 90 mmHg com uso de fenoxibenzamina 200mg, duas vezes ao dia, já há 3 semanas.
Ela também tem recebido implementos de hidratação. Sua frequência cardíaca está em 140 batimentos por minuto. O que
fazer?
A Agendar a cirurgia.
B Aumentar a dose de fenoxibenzamina. 
C Trocar por prazozin.
D Inicar propranolol.
4000070877
Questão 189 Síndrome de CushingACTH dependente Doença de Cushing
Qual é a principal causa da Síndrome de Cushing:
A Adenoma corticotrófico produtor de ACTH da hipófise
B Doença suprarrenal nodular
C Hiperplasia suprarrenal pigmentada primária
D Feocromocitoma
E Carcinona medular de tireoide
4000065156
Questão 190 Etiologia
A causa mais frequente de síndrome de Cushing é:
A adenoma adrenocortical 
B hiperplasia suprarrenal nodular
C adenoma corticotrófico hipofisário
D secreção ectópica de hormônio adrenocorticotrófico (A CTH)
4000061714
Questão 191 Insuf iciência adrenal secundária Diagnóstico Insuf iciência adrenal primária
Sobre os distúrbios do córtex adrenal, assinale o item INCORRETO:
A A determinação dos níveis basais de ACTH e cortisol e o teste de estimulação rápida pelo ACTH são
recomendados se for suspeitada insuficiência adrenal primária a partir da avaliação clínica.
B Níveis basais plasmáticos de ACTH acima de 250 pg por mL com níveis séricos de cortisol abaixo de 10
microgramas por dL são diagnósticos de insuficiência adrenal primária.
C Na insuficiência adrenal secundária e terciária a produção inadequada de cortisol pode ser devida a um processo
destrutivo do eixo hipotálamo-hipófise, resultando numa incapacidade de secretar ACTH ou CRH. Contudo na
prática, a causa mais comum de deficiência terciária é a administração farmacológica de glicocorticóides, que
suprime a síntese de ACTH.
D As características clínicas da insuficiência adrenal secundária e terciária são semelhantes às da insuficiência
primária, EXCETO que a hipertensão não está presente e a hipotensão é menos grave.
E A deficiência de mineralocorticóides e o excesso de A CTH não são vistos na insuficiência adrenal secundária ou
terciária.
4000060790
Questão 192 Hipotireoidismo Insuf iciência adrenal primária Diabetes Mellitus tipo 1 DM 1
Paciente feminina, 45 anos, com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 1 aos 5 anos de idade e Hipotireoidismo 1° aos 19
anos em tratamento adequado (sic), da entrada na emergência do nosso hospital com relato de perda de peso, adinamia,
prostração e náuseas. Chamava atenção as doses baixíssimas de insulina que a paciente usava. Relatava que as doses foram
sendo reduzidas gradativamente devido a hipoglicemias constantes. Ao exame físico apresentava PA: 90x50 mmHg, FC: 75
bpm, Eupneica em ar ambiente, ausculta pulmonar e cardíaca normais, abdome levemente doloroso a palpação
difusamente. Exames laboratoriais com Creatinina: 0,8 mg/dl, ureia 35 mg/dl, Na 134 mEq/L, K: 4,9 mEq/L, Hemoglobina
11,2g/dl, sem outras alterações. A condição que tem que ser prontamente afastada diante deste quadro é? Qual exame seria
adequado para isso?
A hipotireoidismo mal controlado por omissão de dose de levotiroxina. Dosar T SH.
B anemia ferropriva, Cinética de ferro.
C síndrome de Addison, Cortisol sérico as 8 horas.
D insuficiência renal, Clearance de creatinina.
4000051986
Questão 193 Quadro clínico Diagnóstico dif erencial Diagnóstico
Paciente com quadro clínico de acne, hirsutismo e obesidade. Em qual das patologias você pensaria?
A Síndrome dos ovários policísticos
B Hipertireoidismo
C Acromegalia 
D Insuficiência adrenal crônica
E Síndrome de Estocolmo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000048926
Questão 194 Crise adrenal
Homem de 33 anos apresentando vômitos há 24 horas. Está incapaz de se alimentar e está sentindo fraco e muito letárgico.
Faz uso de hidrocortisona 20mg 1x ao dia para tratamento de doença de Addison. T:38.1C FC:100bpm PA:105/70mmHg.
Qual a conduta mais adequada?
A Dobrar a dose de hidrocortisona para 40mg.
B Aplicar hidrocortisona 100mg IV.
C Diminuir hidrocortisona para 10mg.
D Interromper esteroides imediatamente.
4000048822
Questão 195 Crise adrenal
No choque persistente com instabilidade hemodinâmica onde se suspeita de insuficiência adrenal, usa-se empiricamente:
A Dexametasona 
B Betametasona 
C Metilprecenesolona
D Prednisona
E Hidrocortisona
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041441
Questão 196 Manif estações clínicas
A cliente de 31 anos refere perda acentuada do apetite acompanhada da incapacidade de digerir os alimentos e perda de
peso. Relata náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Ao exame físico há presença de distensão abdominal e distúrbio
hidroeletrolítico. O diagnóstico mais provável neste caso, é respectivamente: 
A Insuficiência adrenal de origem hipotalâmica.
B Insuficiência cardíaca congestiva.
C Consumo crônico de álcool e tabaco.
D Anorexia nervosa.
E Doença pulmonar obstrutiva crônica. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041088
Questão 197 Insuf iciência adrenal primária
A insuficiência suprarrenal primária (doença de Addison) caracteriza-se pelas seguintes manifestações clínicolaboratoriais:
A Aumento da gordura subcutânea, hipopigmentação cutânea, náuseas, hipertensão arterial, eosinopenia,
hipernatremia, hipercalemia, aumento do ACTH plasmático.
B Obesidade visceral, hiperpigmentação cutânea, náuseas, hipertensão arterial, eosinofilia, hiponatremia,
hipocalemia, diminuição do ACTH plasmático.
C Perda de peso, hiperpigmentação cutânea, náuseas, hipotensão ortostática, eosinofilia, hiponatremia,
hipercalemia, aumento do ACTH plasmático.
D Perda de peso, hipopigmentação cutânea, vômitos, hipotensão ortostática, eosinopenia, hipernatremia,
hipocalemia, diminuição do ACTH plasmático.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000033294
Questão 198 Etiologia Diagnóstico da síndrome de Cushing
Sobre a síndrome de Cushing não-iatrogênica, verifica-se o seguinte:
A As principais causas são os tumores de hipófise ou a secreção ectópica de A CTH.
B Apesar do cortisol matinal elevado, o cortisol na urina de 24h está reduzido.
C O teste com doses baixas de dexametasona não suprime o cortisol e é útil para o diagnóstico.
D Obesidade, alteração menstrual, hirsutismo, hipotensão e edema são comuns em mulheres.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023714
Questão 199 Diagnóstico
Paciente adulto jovem, com diagnóstico prévio de hipertensão primária procurou atendimento médico devido à queixa de
taquicardia, cefaleia e sudorese. Tendo em vista não ter melhorado com o anti-hipertensivo prescrito no posto de saúde,
insistiu em nova consulta médica onde foi realizada ultrassonografia com achado de tumoração em adrenal esquerda. 
Na suspeita de feocromocitoma a conduta é
A suspender medicações e pesquisa de metanefrinas e catecolaminas na urina, tomografia de abdome.
B suspender medicações e pesquisa de metanefrinas e catecolaminas no soro, ressonância magnética de abdome.
C manter medicações e solicitar pré operatório e tomografia de abdome.
D manter medicações e pesquisa de metanefrinas e catecolaminas no soro, ressonância magnética de abdome.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000022562
Questão 200 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Paciente do sexo masculino, 64 anos, hipertenso e diabético de longa data, PO tardio de revascularização miocárdica,
miocardiopatia isquêmica com fração de ejeção discretamente reduzida, insu ciência renal crônica ainda sem terapia
dialítica e proteinúria de 6 g em 24h. Faz uso de losartan 100 mg/dia, bisoprolol 10 mg/dia, AAS 100 mg dia, furosemida 40
mg/dia, rosuvastatina 20 mg/dia, mononitrato de isossorbida 40 mg/dia, trimetazidina 70 mg/dia e reposição oral de
potássio. Internado no CTI por piora da dispneia com BNP bastante elevado; Creatina = 3,6; Ureia = 190; alcalose
metabólica e potássio = 2,1. 
A Sem dúvidas essa dosagem de potássio está errada, deve ser repetida, afinal não é possível haver hipocalemia em
um paciente com insuficiência renal, usando losartan e betabloqueador. 
B É um quadro clássico de hipoaldosteronismo hiporreninêmico, evidenciado claramente pela alcalose metabólica
e pela hipocalemia.
C Inicialmente poderia até se pensar em atribuir a hipocalemia ao uso da furosemida, mas a presençade alcalose
metabólica afasta definitivamente essa possibilidade. 
D É um possível caso de hiperaldosteronismo primário associado aos problemas já existentes, onde uma elevada
atividade da renina plasmática e níveis elevados de aldosterona plasmática auxiliam na confirmação do
diagnóstico. Além disso, um exame de imagem das supra-renais é fundamental. 
E É um possível caso de hiperaldosteronismo primário associado aos problemas já existentes, onde uma atividade
da renina plasmática bastante reduzida e níveis elevados de aldosterona plasmática auxiliam na confirmação do
diagnóstico. Além disso, um exame de imagem das supra-renais é fundamental.
4000018746
Questão 201 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher, 40 anos de idade, empregada doméstica, procura atendimento médico queixando-se de ganho ponderal nos
últimos 3 meses e astenia. Nega comorbidades ou uso de medicações, tabagismo ou etilismo. Ao exame físico, PA: 150 X
90mmHg, peso: 70 kg, altura: 1,60 m. Apresenta fácies pletórica, acne em face e tórax, abdome globoso com estrias
violáceas e edema simétrico 2+/4 em membros inferiores . Realizados exames que apresentaram Hb: 12 g/dL, leucócitos: 12
mil cel/mm³, plaquetas: 200 mil cel/mm³, Cr: 1,0 mg/dL, Ur: 26 mg/dL, Na: 140 mEq/L, K: 3,0 mEq/L, glicemia em jejum:
120mg/dL, cortisol urinário livre de 24h: 240µg (VR: 3-43µg/24h), cortisol medido à meia noite: 12µg/dL (VRv<7,5µg/dL),
ACTH: 45 pg/mL (20-80 pg/mL). Diante desse quadro, indique o medicamento - nome da droga - de primeira escolha que
pode ser instituído, nesse momento, para controle do quadro sindrômico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000013195
Questão 202 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher, 40 anos de idade, empregada doméstica, procura atendimento médico queixando-se de ganho ponderal nos
últimos 3 meses e astenia. Nega comorbidades ou uso de medicações, tabagismo ou etilismo. Ao exame físico, PA:
150X90mmHg, peso: 70kg, altura: 1,60m. Apresenta fácies pletórica, acne em face e tórax, abdome globoso com estrias
violáceas e edema simétrico 2+/4 em membros inferiores. Realizados exames que apresentaram Hb: 12g/dl, leucócitos:
12mil cel/mm³, plaquetas: 200mil cel/mm³, Cr: 1,0mg/dl, Ur:26mg/dl, Na: 140mEq/l, K:3,0mEq/l, glicemia em jejum:
120mg/dl, cortisol urinário livre de 24h: 240µg (VR: 3-43µg/24h), cortisol medido à meia noite: 12µg/dl (VR <7,5µg/dl), ACTH:
45pg/ml (20-80pg/ml). Diante desse quadro, indique o diagnóstico etiológico mais provável.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000013176
Questão 203 Hipercortisolismo
Mulher, 40 anos de idade, empregada doméstica, procura atendimento médico queixando-se de ganho ponderal nos
últimos 3 meses e astenia. Nega comorbidades ou uso de medicações, tabagismo ou etilismo. Ao exame físico, PA = 150 x
90 mmHg; peso = 70 kg; altura = 1,60 m. Apresenta fácies pletórica, acne em face e tórax, abdome globoso com estrias
violáceas e edema simétrico 2+/4 em membros inferiores. Realizados exames que apresentaram: Hb = 12 g/dl; leucócitos =
12 mil cel/mm³; plaquetas = 200 mil cel/mm³; Cr = 1,0 mg/dl; Ur = 26 mg/dl; Na = 140 mEq/L; K = 3,0 mEq/L; glicemia em
jejum = 120 mg/dl; cortisol urinário livre de 24h = 240 µg (VR: 3-43 µg/24h); cortisol medido à meia noite = 12 µg/dl (VR <7,5
µg/dl); ACTH = 45 pg/ml (20-80 pg/ml). Diante desse quadro, indique o diagnóstico sindrômico da paciente.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000013167
Questão 204 Diagnóstico Endocrinologia
Mulher, 54a, refere episódios de náuseas, dor epigástrica, tontura com escurecimento visual há 5 meses. Desmaiou 2 vezes,
sendo levada ao hospital e medicada com glicose na veia, porque sua glicemia estava muito baixa. 
Conta ainda perda de apetite, fraqueza, emagrecimento de 5 kg no mesmo período. Nega febre. Antecedente pessoal:
diabete melito e hipertensão arterial há 8 anos em uso regular de metformina, glibenclamida e atenolol sem controle
adequado. Antecedente familiar: tuberculose (irmão tratado há 3 anos). 
Exame físico: bom estado geral, PA= 108x78 mmHg; FC= 68 bpm; FR= 16 irpm; peso= 62 kg; estatura= 1,61 m; Temp.=
36,4°C, desidratação +/+4; Coração: Bulhas rítmicas, hipofonéticas sem sopros. Exames laboratoriais: Glicemia jejum= 113
mg/dL; HbA1c = 6,6%; ureia= 45 mg/dL; creatinina= 0,72 mg/dL; Na= 128mEq/l; K= 5,3mEq/l;Ca= 10,3 mg/dL; Hb= 10,6
mg/dL; Ht= 30%; VCM= 87; HCM= 27; leucócitos= 7450mm³ (50% segmentados, 40% linfócitos, 10% eosinófilos). 
O EXAME A SER SOLICITADO PARA O DIAGNÓSTICO É:
A Dosagem de TSH.
B Quantificação de eletroforese de proteínas séricas.
C Dosagem de cortisol.
D Dosagem de PTH.
4000130255
Questão 205 Tratamento
Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, relata que, há três semanas, está com hipertensão refratária a terapêutica
medicamentosa otimizada. Refere que apresenta cansaço extremo durante o dia, além de palpitações, cefaleia e sudorese.
No momento da consulta, sua pressão é de 160 x 100 mmHg. Foram solicitados catecolaminas urinárias que apresentaram
valor acima da normalidade. Considerando esse caso clínico, julgue o item a seguir: 
Pode haver hiperglicemia no pós-operatório do feocromocitoma entre 24 e 48 horas.
A Certo.
B Errado.
4000127408
Questão 206 Manif estações clínicas Síndrome de Cushing iatrogênica
Mulher, 34 anos de idade, com queixas de amenorreia e aumento de peso nos últimos 6 meses. Negava a possibilidade de
estar grávida. Ao exame físico: IMC = 28,2 kg/m²; PA = 145 x 95 mmHg; fácies de lua-cheia e pletora facial; presença de
estrias violáceas abdominais. Avaliação laboratorial revelou os seguintes resultados: glicemia de jejum = 109 mg/dl; cortisol
sérico basal às 8 horas = 3,5 ug/dl (VR = 5-25); ACTH plasmático = 3.8 pg/ml (VR < 46); prolactina = 12 ng/ml (VR = 2.8-
29.2); beta-hCG negativo; TSH = 1.2 mcUI/ml (VR = 0.45-4.5). TC de adrenal sem alterações. Assinale a alternativa
CORRETA:
A A dosagem do cortisol salivar à meia-noite seria de grande utilidade neste caso.
B Síndrome de Cushing exógena é a etiologia mais provável.
C A dosagem do ACTH após estímulo com CRH ou DDAVP permitiria uma definição diagnóstica. 
D Doença de Cushing é o diagnóstico mais provável.
E A dosagem de cortisol após 1 mg de dexametasona definiria o diagnóstico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000125693
Questão 207 Epidemiologia Feocromocitoma Diagnóstico
Sobre o feocromocitoma, é CORRETO afirmar que:
A É um tumor da glândula suprarrenal, localizado na sua região cortical.
B Era chamado de tumor dos 10%: 10% são bilaterais, 10% são benignos, 10% são extrassuprarrenais e 10% são
familiares.
C O teste laboratorial confirmatório para a lesão é a dosagem de metanefrina livre no plasma.
D Os pacientes podem apresentar a tríade clássica da lesão: cefaleia, sudorese profusa e palpitações, sendo que a
hipertensão está presente na grande maioria dos casos.
E É um tumor de suprarrenal produtor de aldosterona. 
4000124874
Questão 208 Manif estações clínicas Acromegalia Quadro Clínico
São distúrbios associados à hipertensão arterial, EXCETO:
A Síndrome de Cushing.
B Acromegalia. 
C Adenoma produtor de aldosterona. 
D Hipoplasia suprarrenal congênita.
4000116827
Questão 209 Manif estações clínicas
Assinale a alternativa que apresenta os sintomas da síndrome de Cushing.
A Estatura baixa, crescimento linear lento.
B Baixa estatura, ganho de peso, fadiga, constipação, intolerância ao frio, mixedema.
C Obesidade central, hirsutismo, cara de lua, hipertensão.
D Nesidioblastose, adenoma pancreático, hipoglicemia, síndrome de Mauriac.
E Metacarpos curtos, calcificações subcutâneas, fácies disfórmicas, retardo mental, baixa estatura, hipocalcemia,
hiperfosfatemia.
4000116139
Questão 210 Crise adrenal
Paciente do sexo feminino, branca, 38 anos, refere tratamento para hipotireoidismo primário por tireoidite de Hashimoto
desde os 28 anos de idade. Atualmente, em uso contínuode levotiroxina sódica 125 mcg, ao dia, em jejum. Refere que, há
três meses, vem sentindo cansaço, desânimo, perda de apetite e de peso. Ao exame físico: bom estado geral, corada,
hidratada, eupneica, normocárdica e normotensa. Índice de massa corpórea dentro da normalidade. Tireoide não palpável.
Pele com manchas escurecidas. Qual terapêutica a ser instituída? Assinale a melhor opção.
A Prednisona, continuamente.
B Cortrosina, continuamente.
C Triiodotironina, por seis meses.
D ACTH via oral, continuamente.
E Mineralocorticoide, por 3 meses.
4000108296
Questão 211 Diagnóstico
Paciente do sexo feminino, branca, 38 anos, refere tratamento para hipotireoidismo primário por tireoidite de Hashimoto
desde os 28 anos de idade. Atualmente, em uso contínuo de levotiroxina sódica 125 mcg, ao dia, em jejum. Refere que, há
três meses, vem sentindo cansaço, desânimo, perda de apetite e de peso. Ao exame físico: bom estado geral, corada,
hidratada, eupneica, normocárdica e normotensa. Índice de massa corpórea dentro da normalidade. Tireoide não palpável.
Pele com manchas escurecidas. Demais aparelhos sem alterações. Quais exames auxiliariam na hipótese diagnóstica?
Assinale a melhor opção.
A Ultrassonografia de tireoide e TSH.
B TSH e ACTH.
C T4 total e hemograma.
D ACTH e cortisol urinário.
E TSH e cortisol sérico.
4000108279
Questão 212 Tratamento
Durante a primeira metade do século XX, a taxa de mortalidade perioperatória, no tratamento do feocromocitoma, variava
de 26 a 50%. Atualmente, a taxa de mortalidade em centros especializados é de aproximadamente 1%. Essa melhoria
drástica pode ser creditada, principalmente, aos avanços na farmacologia, siologia, anestesia e cuidados perioperatórios.
Sobre esses aspectos, aponte a alternativa INCORRETA.
A Os betabloqueadores nunca devem ser o primeiro agente administrado no pré-operatório, pois uma diminuição
da vasodilatação periférica na estimulação de receptores beta resulta em tônus alfa-adrenérgico sem reação, que
pode exacerbar a hipertensão.
B O bloqueio alfa-adrenérgico pré-operatório tem o objetivo de diminuir a labilidade hemodinâmica. A terapia deve
durar no mínimo 2 semanas para permitir a reversão adequada da regulação negativa dos receptores alfa-
adrenérgicos.
C A hipotensão pós-operatória pode ser profunda, e resulta da suspensão súbita do estímulo adrenérgico após a
remoção do tumor, que leva à vasodilatação arteriolar periférica, além de aumento da capacitância venosa.
D Os pacientes devem ser agressivamente reanimados com fluídos se houver hipotensão ou oligúria pós-
operatória, já que a terapia com vasopressores é contraindicada.
4000103357
Questão 213 Diagnóstico Apresentações Clínicas Tratamento
Assinale a alternativa verdadeira quanto aos feocromocitomas:
A A maioria é maligna (90%).
B As metástases são funcionantes.
C O diagnóstico de malignidade é facilmente feito no exame de congelação.
D As metástases mais frequentes são para o pulmão.
E Os fármacos alfabloqueadores e betabloqueadores devem ser suspensos no pré- operatório para evitar
complicações cardiovasculares.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000096141
Questão 214 Hiperaldosteronismo
Homem de 55 anos, com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e em uso regular de quatro anti-hipertensivos, apresenta
fraqueza, parestesia, cãibras musculares e hipocalemia. A hipótese diagnóstica para esse quadro é síndrome de:
A Waterhouse-Friderichsen 
B Cushing
C Addison 
D Conn
4000095994
Questão 215 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Durante os seis últimos meses, um homem de 47 anos tem observado fadiga, ganho ponderal de 9 kg, fraqueza muscular
proximal e edema maleolar. Sua PA encontra-se levemente elevada. Você observa fácies pletórica, obesidade do tronco,
estrias abdominais e tumefação supraclavicular. Qual dos seguintes exames você solicitaria agora?
A TC das rupa-renais.
B RM da supra-renais. 
C Teste noturno de supressão com 1 mg de dexametasona.
D Níveis séricos aleatórios de cortisol e de ACTH.
4000093632
Questão 216 Incidentaloma Adrenal
No que se refere à abordagem do incidentaloma de suprarrenal, afirma-se: 
I. Está formalmente indicada a aspiração com agulha fina ou a biópsia orientada por tomografia computadorizada. 
II. Tem como etiologia mais comum os adenomas não funcionantes. 
III. Deve ser tratado cirurgicamente, independentemente do seu tamanho. 
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
A I, apenas. 
B II, apenas.
C III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000093389
Questão 217 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Uma mulher de 32 anos, negra, lha de pais hipertensos e previamente hígida, procurou algumas vezes uma Unidade Básica
de Saúde de uma pequena comunidade rural por apresentar, nos últimos 7 meses, fraqueza muscular e dispnéia aos
esforços. O único dado relevante do exame físico foi a pressão arterial variando de 160 x 100 mmHg a 170 x110 mmHg. Os
exames mostraram hemoglobina de 13 g/dL, glicemia de 85 mg/dL, creatinina de 0,9 mg/dL, sódio de 137 mEq/L, potássio
de 2,3 mEq/L, colesterol de 190 mg/dL, triglicérides de 200 mg/dL e sedimento urinário normal. A repetição da dosagem
dos eletrólitos confirmou os resultados. A conduta mais adequada neste momento é:
A Encaminhar a paciente para um centro mais aparelhado pra realizar arteriografia renal; 
B Encaminhar uma amostra de sangue da paciente para um laboratório mais aparelhado, para dosagem de renina e
aldosterona; 
C Considerar hipertensão essencial como mais provável e iniciar tratamento com hidroclorotiazida;
D Encaminhar uma amostra de urina da paciente para um laboratório mais aparelhado, para dosagem de ácido
vanilmandélico e catecolaminas;
E NDA.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000091166
Questão 218 Manif estações clínicas
Qual alternativa corresponde a manifestação clínica de Síndrome de Cushing?
A Anorexia
B Hipotensão
C Hirsutismo
D Avidez por sal
E Hiperpigmentação da pele
4000076634
Questão 219 Incidentaloma Adrenal
Homem de 45 anos foi submetido à adrenalectomia à direita devido a tumor não funcionante de 7 cm. O histopatológico
evidenciou adenocarcinoma metastático. Os sítios primários mais prováveis da referida metástase são:
A Estômago e rim.
B Pulmão e mama.
C Pâncreas e linfoma.
D Ovário e melanoma.
4000072967
Questão 220 Tratamento
Você está fazendo uma consulta pré-operatória numa mulher de 35 anos com feocromocitoma de 5cm na adrenal
esquerda. Ela foi classi cada como ASA III (P3). Todos os exames pré-operatórios solicitados para o risco cirúrgico estão
normais. Sua pressão arterial está 130 x 90 mmHg com uso de fenoxibenzamina 200mg, duas vezes ao dia, já há 3 semanas.
Ela também tem recebido implementos de hidratação. Sua frequência cardíaca está em 140 batimentos por minuto. O que
fazer?
A Agendar a cirurgia.
B Aumentar a dose da fenoxibenzamina.
C Trocar por prazozin.
D Inicial propranolol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070530
Questão 221 Hiperaldosteronismo
Paciente de 20 anos apresenta hipertensão arterial de difícil controle. Em sendo considerada a hipótese de
hiperaldosteronismo primário, a sequência inicial de investigação será:
A Dosagem da razão aldosterona/renina sérica » dosagem de aldosterona sob sobrecarga de salina » TC de
abdome.
B Testes de Liddle 1 e 2 » dosagem da razão aldosterona/renina sérica » coleta seletiva de aldosterona.
C Dosagem da razão aldosterona/renina sérica » ressonância nuclear de abdome.
D Dosagem da razão aldosterona/renina sérica » dosagem de aldosterona sob sobrecarga de salina » coleta
seletiva de aldosterona.
4000069468
Questão 222 Apresentações Clínicas
O feocromocitoma deve ser suspeitado em pacientes que apresentam:
A Resposta pressórica durante anestesia para cirurgia, início de hipertensão arterial em idade precoce,
miocardiopatiadilatada idiopática.
B Hipertensão arterial resistente, crises hiperadrenérgicas, diabete insulino dependente.
C Episódios de palpitações não decorrentes de exercícios, doença da tireoide autoimune, hiperpigmentação.
D Massa adrenal recentemente descoberta, diabete insulino dependente, hiperpigmentação.
4000061699
Questão 223 Tratamento
 Nos pacientes com feocromocitoma, o preparo pré-operatório adequado é fundamental para a redução da mortalidade
perioperatória. O esquema recomendado é:
A iniciar bloqueador de canal de cálcio associado a um diurético 15 dias antes da cirurgia 
B iniciar atenolol até que se obtenha uma frequência cardíaca em repouso menor que 60 bpm
C associar diuréticos tiazidicos dez dias antes da cirurgia
D iniciar prazosin duas semanas antes da cirurgia e associar um betabloqueador caso o paciente se mantenha
taquicárdico
4000058897
Questão 224 Insuf iciência adrenal primária
Paciente com diagnóstico de Doença de Addison há 2 anos, em uso de prednisona 5 mg 1 cp de manhã e 1 cp de tarde,
refere episódios frequentes de tonturas e mal-estar e ganho de peso de 6 Kg nos últimos meses. No exame físico apresenta
adiposidade central com circunferência abdominal de 104 cm, mas apresenta hipotensão postural com queda de 20 mm Hg
na Pressão arterial sistólica ao car de pé. Exames laboratoriais:Cortisol: 1,6mg/dl (VR 5-26), Sódio: 136 mEq/L (135 a 145),
Potássio: 5,2 mEq/L (3,5 a 5). Qual seria a proposta de tratamento?
A Aumentar a dose de prednisona 
B Reduzir a dose de prednisona 
C Acrescentar fludrocortisona
D Trocar prednisona para dexametasona
E Acrescentar alidosterona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058693
Questão 225 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Paciente de 52 anos, sexo masculino, encontra-se em investigação de síndrome de Cushing por apresentar hipertensão
arterial sistêmica, diabete melito tipo 2, adiposidade central, estrias cutâneas e osteoporose. Qual dos exames laboratoriais
abaixo NÃO é útil para a confirmação diagnóstica?
A Dosagem do cortisol livre na urina de 24 horas.
B Dosagem do cortisol plasmático às 8 horas da manhã, após a administração de dexametasona 1 mg às 23 horas
do dia anterior.
C Dosagem do cortisol plasmático às 24 horas.
D Dosagem do cortisol plasmático após estímulo com cortrosina.
E Dosagem do cortisol salivar às 24 horas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057475
Questão 226 Manif estações clínicas
São características clínicas que podem ser encontradas na insuficiência da suprarrenal:
A Aumento do peso, fraqueza e pigmentação da pele.
B Hipotensão, intolerância ao sal e hipomania.
C Diarreia, intolerância ao sal e aumento do peso.
D Pigmentação da pele, hipertensão e fraqueza.
E Perda de peso, prisão de ventre e pigmentação das membranas mucosas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000047655
Questão 227 Diagnóstico Etiologia e Doenças associadas Apresentações Clínicas
Sobre feocromocitoma, assinale a afirmação verdadeira:
A Podem surgir esporadicamente ou por herança. 
B Na maior parte dos casos, são tumores malignos.
C Trata-se de um tumor produtor de mineralocorticoides.
D A tríade clássica de sintomas é cefaleia, hipertensão e sudorese profusa.
E O diagnóstico baseia-se na história e exame físico, não sendo indicada realização de exames complementares.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000047143
Questão 228 Hiperaldosteronismo
Um paciente de 38 anos foi referenciada por causa de câimbras e hipertensão de difícil controle. Relata que, quando
medicada com hidroclorotiazida, desenvolveu grave hipocalemia, chegando a ter potássio de 1,9 mEq/1. No momento, está
em uso de lisinopril, atenolol e amlodipina, mas ainda apresenta PA de 160 x 110 mmHg. Assinale a alternativa que apresenta
a melhor opção para o diagnóstico desse caso.
A Determinação da atividade da renina plasmática.
B Determinação da razão aldosterona/atividade da renina plasmática.
C Tomografia computadorizada de abdome.
D Dosagem de cortisol basal.
E Dosagem de metanefrinas urinárias. 
4000043767
Questão 229 Tratamento
O preparo pré-operatório do paciente com feocromocitoma deve ser iniciado com:
A Bloqueadores alfa-adrenérgicos.
B Nitroprussiato de sódio.
C Alfametil tirosina.
D Propranolol.
4000041843
Questão 230 Diagnóstico da síndrome de Cushing Critérios diagnósticos
Você está atendendo em um posto médico e chega uma paciente com queixa de excesso de peso. A paciente tem 31
anos, sem comorbidades conhecidas e sem uso regular de medicações. Ao exame físico, apresenta uma pressão arterial de
140 x 90 mmHg, altura de 165 cm, peso de 90 kg, fraqueza para levantar de cadeira, acantose cervical e pletora facial.
Restante do exame físico normal. Trouxe exames realizados há 1 mês com hemograma normal, glicemia de jejum 120
mg/dL, funções renais e hepática normais, urina 1 normal. Quais exames você deveria pedir para esclarecimento diagnóstico
do caso apresentado?
A Hemograma e M.A.P.A.
B Teste de tolerância à glicose com 75 g e hemograma.
C Teste de tolerância à glicose com 75 g e cortisol sérico basal após supressão com 1 mg de dexametasona.
D Densitometria óssea.
E Não pediria nenhum exame, pois tudo é devido ao quadro de obesidade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041724
Questão 231 Manif estações clínicas
Você está atendendo em um posto médico e chega uma paciente com queixa de excesso de peso. A paciente tem 31
anos, sem comorbidades conhecidas e sem uso regular de medicações. Ao exame físico, apresenta uma pressão arterial de
140 x 90 mmHg, altura de 165 cm, peso de 90 kg, fraqueza para levantar da cadeira, acantose cervical e pletora facial.
Restante do exame físico normal. Trouxe exames realizados há 1 mês com hemograma normal, glicemia de jejum de 120
mg/dL, funções renais e hepática normais, urina 1 normal. Qual (is) o (s) diagnóstico (s) mais provável (eis)?
A Hipertensão arterial e diabetes mellitus.
B Obesidade e diabetes mellitus.
C Síndrome de Cushing.
D Hipertensão arterial e obesidade.
E Obesidade e osteoporose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041693
Questão 232 Tratamento
No pré-operatório de uma paciente com feocromocitoma, é indicado:
A Iniciar bloqueio alfa-adrenérgico. 
B Suspender betabloqueador 24 horas antes da cirurgia.
C Controlar a pressão arterial com nitroprussiato de sódio.
D O uso de diuréticos para reduzir a volemia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000038092
Questão 233 Apresentações Clínicas
Paciente de 24 anos apresenta hipertensão arterial de difícil controle associado a palpitações e sudorese profusa, cefaleia
intensa recorrente com alterações visuais. Refere também tremores de extremidades, tonturas, náuseas, desconforto
abdominal e eventualmente diarréia. Há hiperglicemia. 
O diagnóstico a ser considerado é: 
A Glucagonoma;
B Feocromocitoma;
C Síndrome de Cushing;
D Doença de Addison.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000032782
Questão 234 Síndrome de Gitelman
Em um paciente, com 22 anos de idade, apresentando cãimbras, fraqueza muscular e normotensão arterial, os achados
laboratoriais mostraram hipopotassemia (K = 2,5 mEq/L), renina e aldosterona elevadas no sangue, alcalose metabólica,
hipomagnesemia e excreção reduzida de cálcio na urina. Pela anamnese e pelas dosagens na urina, foram afastadas as
possibilidades de vômitos sub-reptícios e abuso de diuréticos. A hipótese diagnóstica mais provável para explicar os
achados clínicos e laboratoriais, nesse caso, é de:
A Síndrome de Bartter clássica. 
B Síndrome de Gilteman.
C Hiperaldosteronismo primário. 
D Síndrome de Liddle. 
E Síndrome de Fanconi.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000028486
Questão 235 Insuf iciência adrenal primária
Mulher, 27 anos, refere anorexia, prostração e emagrecimento de 8kg em 1 ano. Há 8 meses apresenta náuseas, vômitos,
tonturas posturais e dorabdominal. Amenorreica há 6 meses. Ao exame, está emagrecida e com nítida hipotensão postural.
Há hiperpigmentação generalizada e redução de pelos axilares e pubianos.
Que conjunto de manifestações laboratoriais espera-se encontrar nesta paciente?
A Hiponatremia – hipocalemia – hiperglicemia
B Hiponatremia – hipercalemia – hiperglicemia
C Hiponatremia – hipercalemia – hipoglicemia
D Hipernatermia – hipocalcemia – anemia normo-normo
4000027210
Questão 236 Hipocortisolismo Hemocromatose Síndrome de Behçet
Marque a afirmativa correta:
A Na doença de Addison a produção de glicocorticoides esta aumentada.
B O hiperaldosteronismo primário é condição clínica caracterizada por produção excessiva de aldosterona pelo
córtex suprarrenal.
C A Doença de Behçet está associada a tumor maligno da suprarrenal.
D Na hemocromatose o ferro corporal esta diminuído.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019930
Questão 237 Hipercortisolismo
A Síndrome de Cushing pode ser causada pela produção ectópica de ACTH ou CRH. Com base nisso, considere as
neoplasias abaixo.
I – Carcinoide de timo;
II – Carcinoma de pulmão;
III – Carcinoma de pâncreas.
Quais podem estar associadas à Síndrome de Cushing?
A Apenas I.
B Apenas II.
C Apenas III.
D Apenas II e III.
E I, II e III.
4000019459
Questão 238 Diagnóstico Etiologia e Doenças associadas Apresentações Clínicas
Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, relata que, há três semanas, está com hipertensão refratária à terapêutica
medicamentosa otimizada. Refere que apresenta cansaço extremo durante o dia, além de palpitações, cefaleia e sudorese.
No momento da consulta, sua pressão é de 160 x 100 mmHg. Foram solicitados catecolaminas urinárias que apresentaram
valor acima da normalidade. 
Considerando esse caso clínico, julgue o item a seguir. 
Feocromocitoma associado à neoplasia endócrina múltipla 2A tem relação com carcinoma medular de tireoide.
A Certo.
B Errado.
4000015771
Questão 239 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário
No Hiperaldosteronismo Primário ocorre a liberação desregulada de aldosterona, de uma ou ambas glândulas adrenais.
Indique a alternativa INCORRETA.
A O hiperaldosteronismo primário apresenta-se classicamente por hipercalemia e hipertensão arterial resistente.
B As causas mais comuns de hiperaldosteronismo primário são adenomas unilaterais produtores de aldosterona e
hiperplasia adrenal bilateral.
C Uma boa resposta à espironolactona é considerada uma característica preditiva de boa resposta ao tratamento
cirúrgico.
D As taxas de cura globais pós-tratamento cirúrgico variam de 75 a 95%.
4000011182
Questão 240 Hipocortisolismo
As glândulas adrenais foram primeiramente descritas pelo anatomista italiano Bartolomeo Eustachi em 1563. Thomas
Addison descreveu as características clínicas da insu ciência adrenal primária em 1855, somente quase um século mais tarde
os hormônios adrenais foram totalmente isolados e caracterizados. Sobre a Insu ciência Adrenal, marque a opção
CORRETA.
A A Insuficiência Adrenal Primária se apresenta com fraqueza, fadiga, anorexia, náuseas ou vômitos, perda de peso,
hiperpigmentação, hipotensão, hipernatremia e hipocalemia. 
B A Insuficiência Adrenal Secundária é um distúrbio relativamente comum, resultante da deficiência do ACTH e
muitas vezes causada pela retirada de esteroides farmacológicos. Outras causas menos comuns incluem o pan-
hipopituitarismo secundário à lesão neoplásica, doenças granulomatosas e hemorragia ou infarto hipofisário. 
C A Insuficiência Adrenal Aguda, ou crise adrenal, é uma condição potencialmente fatal, os achados clínicos
incluem dor abdominal, choque, febre, náuseas, hipoglicemia. A Síndrome de Waterhouse-Friederichsen é
caracterizada pelo infarto adrenal em casos de hemorragia puerperal grave.
D O diagnóstico se baseia na concentração de cortisol sérico matinal maior que 15 µg/dL ou concentração salivar
de cortisol maior que 5,8 µg/dL.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000011170
Questão 241 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Homem de 43 anos vem com queixa de anorexia, náusea, perda de 8 kg e fadiga intensa há 2 anos. Refere tratamento para
tuberculose pulmonar há 5 anos com esquema tríplice por 6 meses. Exame clínico: letárgico; PA = 90 x 50 mmHg; FC = 98
bpm; peso = 63 kg (IMC = 21 kg/m²) com hiperpigmentação cutânea e em mucosa oral. Exames laboratoriais: hemoglobina
= 10,2 g/dl; sódio = 129 mEq/L; potássio = 5,7 mEq/L; creatinina = 0,9 mg/dl; ureia = 60 mg/dl; albumina = 3,1 g/dl. Qual a
principal hipótese diagnóstica?
A Hipotireoidismo.
B Síndrome de Cushing.
C Insuficiência Adrenal.
D Tuberculose miliar.
E Paracoccidioidomicose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004256
Questão 242 Complicações Meningites bacterianas Crise adrenal
A falência aguda das suprarrenais, classicamente conhecida como síndrome de Waterhouse-Friderichsen, é observada na
A Meningococcemia.
B Tuberculose miliar.
C Paracoccidioidomicose disseminada.
D Endocardite bacteriana subaguda.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000126532
Questão 243 Insuf iciência adrenal primária Crise adrenal
Paciente é encontrado inconsciente e trazido à emergência. Ao exame, apresenta-se respirando lentamente; não cianótico;
pupilas isocóricas; PA = 90 x 60 mmHg; FC = 105 bpm; mucosa oral, áreas expostas ao sol, mamilos, linhas verticais
hiperpigmentadas. Considere a a rmação: o melhor é administrar glicose hipertônica e hidrocortisona EV, porque esse
paciente encontra-se em crise addisoniana.
A As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
B As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
C A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
D A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
E As duas afirmativas são falsas
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123686
Questão 244 Síndrome de Cushing ACTH independente Adenoma e carcinoma adrenais
Homem de 45 anos apresenta um carcinoma de adrenal esquerda produtor de cortisol. Dos abaixo, os dados mais
prováveis neste caso são:
A (VER IMAGEM).
B (VER IMAGEM).
C (VER IMAGEM).
D (VER IMAGEM).
E (VER IMAGEM).
Essa questão possui comentário do professor no site 4000121894
Questão 245 Crise adrenal
Adolescente, 16 anos, sexo feminino, com diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), em uso crônico de
prednisona de 40 mg/dia, hidroxicloroquina de 400 mg/dia e ciclofosfamida mensal devido a acometimento de sistema
nervoso central (vasculite). Há três dias, após brigar com o namorado, parou de alimentar-se e de usar medicações. Vem
trazida ao pronto-socorro por familiares, pois está sonolenta e confusa há 3 horas. Mãe não sabe referir sobre febre, tosse
ou alterações urinárias. Ao exame físico, regular estado geral, descorada, hidratada, PA = 60 x 40 mmHg, murmúrio
vesicular presente, sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular, frequência cardíaca de 110 bpm, abdome sem alterações,
sonolenta, confusa. 
A provável causa do rebaixamento de nível de consciência da paciente e a conduta são, respectivamente:
A sepse causada por infecção oportunista; culturas e antibioticoterapia de largo espectro.
B hipoglicemia; glicose endovenosa e reintrodução de corticoesteroide.
C eativação de vasculite de SNC devido a tratamento irregular; pulsoterapia com metilprednisolona.
D síndrome conversiva; benzodiazepínico e avaliação do psiquiatra.
E acidente vascular encefálico devido à frequente associação de LES e síndrome antifosfolípide; trombólise.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000113098
Questão 246 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Homem, 53 anos, refere tosse produtiva e emagrecimento há 6 meses. Procura atendimento médico em unidade básica de
saúde, pois o quadro se agravou com astenia, náuseas, vômitos, diarreia e dores no corpo nasúltimas 4 semanas, Exame
físico: REG, descorado +/4, hidratado, eupneico, acianótico e afebril. Hiperpigmentação difusa de pele e mucosas; PA =
100/50 mmHg (deitado) e 70/40 mmHg (sentado). FC = 96 bpm. MV simétrico, com estertores em bases pulmonares.
Restante do exame físico sem alterações. Radiografia de Tórax:
Quais são os achados laboratoriais esperados?
A Anemia e eosinopenia.
B Cortisol e ACTH diminuídos
C Hiponatremia e hipercalemia.
D Anti-TPO positivo e TSH supresso.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000108646
Questão 247 Aldosterona Síntese hormonal
A aldosterona é produzida:
A na tireoide.
B na medula adrenal.
C no rim.
D no pâncreas.
E no córtex adrenal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000095824
Questão 248 Insuf iciência adrenal primária
A droga que pode causar insuficiência adrenal primária é:
A Furosemida.
B Piperacilina + tazobactam.
C Propranolol.
D Cetoconazol.
4000076427
Questão 249 Crise adrenal Manif estações clínicas
Mulher de 64 anos procura o consultório médico por queixa de perda de peso recente, de 8 kg em 30 dias, prostração,
náuseas e vômitos. Apresenta PA de 80x60 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm. Nos exames admissionais, Na = 125
mg/dL, K = 6,3 mg/dL, creatinina = 0,7 mg/dL. 
Qual é o tratamento para a paciente em questão?
A Reposição volêmica e hidrocortisona.
B Instalação de marca-passo.
C Ringer com lactato e furosemida.
D Betabloqueador endovenoso. 
E Soro fisiológico hipertônico em bolus.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074494
Questão 250 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Paciente, 52 anos de idade, em investigação diagnóstica devido a quadro de obesidade centrípeta, estrias cutâneas largas
em abdome, equimoses em membros superiores e diabetes mellitus. Considerando o diagnóstico provável, a conduta inicial
mais adequada é:
A Dosagem de cortisol após altas doses de dexametasona (2 mg a cada 6/6h) durante 2 dias.
B Tomografia computadorizada de abdome e dosagem de cortisol salivar às 8h da manhã.
C Tomografia computadorizada de abdome e dosagem de ACTH e cortisol às 8h da manhã.
D Dosagem de cortisol, às 8h da manhã, após supressão noturna com dexametasona. 
4000070789
Questão 251 Diagnóstico
O radiofármaco útil para a localização de feocromocitomas, em especial quando os tumores são múltiplos,
extrassuprarrenais, recidivantes ou metastáticos, é:
A NP-59.
B Metaiodobenzilguanidina.
C Betaiodometil-19-norcolesterol. 
D 3,4-di-hidroxifenilglicol. 
E Tecnécio-99m.
4000064277
Questão 252 Hipoglicemia em indivíduos não diabéticos Insulinoma
A dosagem sérica do peptídeo C pode ser útil no diagnóstico de:
A vipoma
B insulinoma
C feocromocitoma
D hipernefroma
E somatostinoma
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064233
Questão 253 Hipocortisolismo Etiologia Crise adrenal
Sobre Insuficiência Adrenal (IA) é correto afirmar que: 
I. a IA aguda é uma emergência clínica cujo tratamento consiste em corrigir distúrbios hidroeletrolíticos, realizar expansão
volêmica e fazer a reposição endovenosa de glicocorticoide. 
II. a suspensão abrupta de prednisona após uso prolongado e doses elevadas é causa de IA devido ao aumento na
produção de ACTH pela hipófise. 
III. indivíduos com IA crônica têm risco aumentado para Crise Adrenal Aguda quando expostos a infecções graves e
cirurgias de grande porte. 
IV. Hiponatremia e Hipocalemia associadas a Cortisol basal abaixo de 3 ug/dL são sugestivos de IA.
A I e II são verdadeiras. 
B II e III são verdadeiras. 
C I e III são verdadeiras.
D III e IV são verdadeiras.
E I e IV são verdadeiras. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057743
Questão 254 Síndrome de Cushing ACTH independente Diagnóstico da síndrome de Cushing
Paciente com suspeita de síndrome de Cushing apresenta níveis plasmáticos de cortisol = 24 ng/gl (VR = 5-25 ng/dl) após a
administração de 1 mg de dexametasona (a zero hora). Após 2 mg de dexametasona a cada 6 horas, os níveis de cortisol
foram de 22 ng/dl, com níveis indetectáveis de ACTH. O próximo exame a ser solicitado para esclarecimento diagnóstico
é:
A Tomografia computadorizada de sela túrcica.
B Sódio e potássio séricos.
C Tomografia computadorizada de tórax.
D Coleta de ACTH do seio petroso.
E Tomografia computadorizada de abdome.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055406
Questão 255 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Mulher, 32 anos, relata história de oito meses de fraqueza progressiva e astenia além de uma semana de febre, náuseas e
vômitos. Deu entrada no PS com queda do estado geral, febril, emagrecida e com hiperpigmentação de pele e mucosas.
PA: 100/60 mmHg, P: 98 bpm (supina), PA: 80/40 mmHg, PA: 110 bpm (ortostática), IMC: 17 Kg/m2, Laboratório:
Hemograma com leucocitose, Glicemia: 55 mg/dl, Na: 117 mEq/l, K: 7,2 mEq/l, Uréia: 106 mg/dl, Creatinina: 2,9 mg/dl,
Cálcio iônico: 5,5 mmol/l, pH: 7,2, base excesso (BE): - 6,3. Com relação a este caso, pode-se afirmar que:
A A desidratação e os distúrbios hidroeletrolíticos são decorrentes dos vômitos.
B A presença de febre com neutrofilia exclui o diagnóstico de insuficiência adrenal aguda.
C A presença de hipercalemia e de creatinina elevada sugerem o diagnóstico de insuficiência renal aguda.
D A administração endovenosa de soro fisiológico e de hidrocortisona está indicada.
E A presença de cortisol sérico diminuído, independentemente do nível de A CTH confirma o diagnóstico de
insuficiência adrenal primária.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055395
Questão 256 Hiperaldosteronismo
Identifique a situação médica não correlacionada a um estado de hiperaldosteronismo secundário:
A Estenose da artéria renal.
B Insuficiência cardíaca congestiva.
C Acidose tubular renal tipo IV.
D Síndrome nefrótica.
E Hipertensão maligna.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053078
Questão 257 Hiperparatireoidismo primário Hipercortisolismo Hipercalcemia associada à malignidade
No que se refere às doenças oncológicas, julgue o item a seguir. 
As crises paraneoplásicas são raras e, quando ocorrem, acompanham geralmente os tumores de pulmão, de mama, de
ovário e retroperitoneal. Entre elas, as mais conhecidas são as hormonais, como a síndrome de Cushing, a hipoglicemia, a
ginecomastia, o hiperparatireoidismo e o hipertireoidismo.
A Certo.
B Errado.
4000048630
Questão 258 Hipercortisolismo Incidentaloma Adrenal
No que se refere ao câncer de esôfago, cirrose e doença de Crohn, julgue o item subsecutivo. 
Se a ressonância magnética de abdome revelar a presença de nódulo sólido homogêneo de 3 centímetros de diâmetro na
glândula suprarrenal esquerda, existe indicação de adrenalectomia, mesmo na ausência de produção hormonal associada.
A Certo.
B Errado.
4000046395
Questão 259 Morf of isiologia adrenal
Os precursores dos hormônios esteroides produzidos pela suprarrenal, ovários e testículos são o acetato e o colesterol. Na
esteroidogênese, assinale a alternativa que contém o primeiro esteroide sintetizado a partir do colesterol.
A Deidroepiandrosterona (DHEA).
B 17 – alfa – hidroxipregnenolona.
C Pregnenolona.
D Progesterona.
4000004600
Questão 260 Manif estações clínicas
 São características da síndrome de Cushing, EXCETO:
A constipação.
B fraqueza muscular.
C intolerância à glicose.
D osteoporose.
E obesidade central.
4000125288
Questão 261 Insuf iciência adrenal primária
Que dado semiótico pode auxiliar na diferenciação de insuficiência adrenal primária da secundária?
A Pressão arterial.
B Coloração da urina.
C Coloração da pele.
D Presença ou não de dor abdominal.
E Caracteres sexuais secundários.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000116156
Questão 262 Cortisol
Em relação ao cortisol, assinale a alternativa INCORRETA: 
A É fabricado pela zona fasciculada das suprarrenais. 
B O comando de fabricação se dápelo ACTH (adeno-hipófise). 
C A secreção apresenta ritmo circadiano, com pico às 16h. 
D Até o primeiro ano de vida não há ritmo circadiano. 
E A metabolização ocorre no fígado e seus metabólitos têm excreção renal. 
4000111315
Questão 263 Manif estações clínicas
Homem, 57 anos, negro, há 7 meses refere mal-estar, cansaço fácil, fadiga, náuseas, diminuição do apetite e
emagrecimento de 5 kg no período. Está em tratamento regular para hipertensão arterial sistêmica com betabloqueador e
inibidor de enzima conversora de angiotensina. É diabético em uso de insulina há 6 anos. Procurou o pronto-socorro por
duas vezes, pois sua pressão estava muito baixa e desmaiou, sendo orientado a suspender o inibidor de enzima conversora
de angiotensina. Exame físico: PA sentado = 90 x 62 mmHg; PA em pé = 70 x 58 mmHg; FC = 74 bpm; oximetria de pulso
= 96% (em ar ambiente); corado; hidratado. Pulmões: murmúrio vesicular presente sem ruídos adventícios. Coração: bulhas
rítmicas normofonéticas sem sopros. Membros inferiores: ausência de edema. Exames laboratoriais: Na sérico = 121 mEq/L;
K sérico = 5,4 mEq/L; glicemia = 67 mg/dl; creatinina sérica = 1,2 mg/dl e ureia sérica = 42 mg/dl. 
O diagnóstico é:
A Insuficiência renal crônica.
B Insuficiência suprarrenal primária crônica.
C Hiperaldosteronismo primário.
D Hipercortisolismo primário.
4000097658
Questão 264 Hiperaldosteronismo
Homem, 26 anos, com hipertensão arterial de difícil controle há 4 anos, em uso regular de nifedipina e captopril, refere
fraqueza muscular generalizada. Nega antecedentes mórbidos e utilização de outros medicamentos. Pressão arterial 150 x
95 mmHg, fundo de olho com arteríolas em os de cobre, papilas nítidas. Ausculta cardíaca com hiperfonese de B2.
Creatinina sérica de 1.2 mg/dL, potássio sérico 2.7 mEq/L, exame de urina normal, hemograma normal. Ultrassonogra a
abdominal com rins normais, simétricos. Qual a provável causa da hipertensão arterial?
A Feocromocitoma.
B Hiperaldosteronismo primário.
C Fibrodisplasia renal.
D Cushing.
E Hipotireoidismo.
4000093106
Questão 265 Tratamento
Para o preparo pré-operatório do feocromocitoma são utilizados:
A A estimulação alfa, seguida pela estimulação beta-adrenérgica.
B O bloqueio alfa, seguido pela estimulação beta-adrenérgica.
C A estimulação alfa, seguida pelo bloqueio beta-adrenérgico.
D O bloqueio alfa, seguido pelo bloqueio beta-adrenérgico.
4000076821
Questão 266 Diagnóstico Etiologia e Doenças associadas Apresentações Clínicas
Paciente masculino, 59 anos, portador de nódulo tireoidiano localizado no polo superior do lobo direito do mesmo lobo.
Hipertenso controlado, porém na indução anestésica apresentou crise hipertensiva grave com arritmia cardíaca. Suspensa a
cirurgia para melhor preparo do paciente. Se você suspeitasse de uma síndrome endócrina, solicitaria o seguinte exame e
indicaria a seguinte cirurgia:
A Aldosterona/R essecção de tumor na hipófise.
B Renina/Suprarenalectomia unilateral.
C Metanefrina urinária/Suprarrenalectomia unilateral.
D Noradrenalina/Ressecção de tumor do glomo carotídeo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000073122
Questão 267 Manif estações clínicas Morf of isiologia adrenal
Os receptores mineralocorticoides presentes no túbulo renal são responsáveis pela retenção de sódio e espoliação de
potássio que ocorre nos casos de excesso de mineralocorticoides, como a presença de tumores secretores de
aldosterona. No entanto em estados de excesso de glicocorticoides (Síndrome de Cushing), também pode ocorrer
hipernatremia com hipocalemia. Qual característica das vias mineralocorticoide- glicocorticoide explica esse achado?
A Menor afinidade dos receptores mineralocorticoides por glicocorticoides. 
B Saturação da via de degradação glicorticoide em estados de excesso de glicocorticoides. 
C Sítios de ligação de DNA distintos, porém com similaridades que os levam a produzir o mesmo efeito
metabólico. 
D Um aumento do número de proteínas ligadoras de mineralocorticoides ("upregulation") nos estados de excesso
de glicocorticoides. 
E Saturação da enzima 11-B hidroxidesidrogenase em estados de excesso de glicocorticoides. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069990
Questão 268 Hiperaldosteronismo
Paciente de 33 anos, sexo feminino, com hipertensão de difícil controle. Hipertensa desde os 25 anos. Desde então vem
fazendo tratamento farmacológico, utilizando doses crescentes de medicamentos. Atualmente seu esquema terapêutico é
o seguinte: Hidroclorotiazida 25 mg/dia, Valsartana 320 mg/dia, Anlodipino 10 mg/dia e Metoprolol 200 mg/dia.
Assintomática. Ao exame físico, apresenta uma pressão arterial de 182/105 mmHg (média de 3 medidas) e frequência
cardíaca de 86 bpm. O exame do coração é normal, assim como os pulsos arteriais. Não apresenta edemas. Sem sinais de
hirsutismo ou má distribuição de gordura. Exame ginecológico sem anormalidades da genitália. Os exames laboratoriais
revelaram Glicose plasmática de 110 mg/dL, Potássio de 2,8 mEq/dL e bicarbonato sérico igual a 32 mEq/dL. Qual dos
abaixo é o melhor exame para confirmar o diagnóstico?
A Metanefrinas na urina de 24 horas.
B Angiorressonância de artérias renais.
C Níveis de renina na veia renal.
D Razão aldosterona/renina plamática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068554
Questão 269 Hiperaldosteronismo
Paciente de 33 anos, sexo feminino, com hipertensão de difícil controle. Hipertensa desde os 25 anos. Desde então vem
fazendo tratamento farmacológico, utilizando doses crescentes de medicamentos. Atualmente seu esquema terapêutico é
o seguinte: Hidroclorotiazida 25 mg/dia, Valsartana 320 mg/dia, Anlodipino 10 mg/dia e Metoprolol 200 mg/dia.
Assintomática. Ao exame físico, apresenta uma pressão arterial de 182/105 mmHg (média de 3 medidas) e frequência
cardíaca de 86 bpm. O exame do coração é normal, assim como os pulsos arteriais. Não apresenta edemas. Sem sinais de
hirsutismo ou má distribuição de gordura. Exame ginecológico sem anormalidades da genitália. Os exames laboratoriais
revelaram Glicose plasmática de 110 mg/dL, Potássio de 2,8 mEq/dL e bicarbonato sérico igual a 32 mEq/dL. Qual é o
diagnóstico mais provável?
A Hiperplasia supra-renal congênita. 
B Feocromocitoma. 
C Síndrome de Cushing.
D Hiperaldosteronismo primário. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068543
Questão 270 Crise adrenal
Um menino de seis anos de idade tem diagnóstico de abscesso periamigdaliano rmado há cinco dias, quando iniciou o uso
de clavulanato de amoxicilina, sendo submetido à drenagem cirúrgica do abscesso periamigdaliano há 72 horas. Desde esse
dia, houve regressão da febre e melhora da aceitação da alimentação até 24 horas atrás, quando surgiram astenia intensa e
hipotensão postural. O exame físico mostra: PA = 80 x 50 mmHg; FC = 128 bpm; FR = 28 irpm; sem tiragem; SatO2 = 98% e
acentuada adinamia. Na anamnese são relatados episódios recorrentes de taquidispneia e sibilância, tendo sido
diagnosticada asma desde os três anos de idade, e o último episódio de crise ocorreu há 45 dias, exigindo hospitalização
por cinco dias, durante os quais foi medicado com metilprednisolona IV e salbutamol inalatório. Recebeu alta hospitalar com
prescrição de prednisolona oral e salbutamol inalatório por mais cinco dias. A mãe do paciente refere que, por conta
própria, manteve o uso de prednisolona por via oral até o início do quadro atual. O nível plasmático de cortisol, após a
administração intravenosa de 0,5 mcg de ACTH, foi de 8 mcg/dl. Nesse caso, o tratamento medicamentoso imediato deve
ser:
A Fludrocortisona oral.
B Vancomicina intravenosa.
C Hidrocortisona intravenosa.
D Hidrocortisona intravenosa e fludrocortisona oral.
4000066400
Questão 271 Diagnóstico
A cintilografia com metaiodobenzilguanidina é útil para a localização de:
A Neoplasia pancreática intra-acinar. 
B Carcinoma medular da tireoide. 
C Metástase intra-hepática de tumores colônicos.D Cistos esplênicos periféricos.
E Feocromocitomas extras suprarrenais.
4000065937
Questão 272 Tratamento
Nos pacientes com feocromocitoma, o preparo pré-operatório adequado é fundamental para a redução da mortalidade
perioperatória. O esquema recomendado é:
A Associar diuréticos tiazídicos dez dias antes da cirurgia.
B Iniciar bloqueador de canal de cálcio associado a um diurético 15 dias antes da cirurgia.
C Iniciar atenolol até que se obtenha uma frequência cardíaca em repouso menor que 60 bpm.
D Iniciar prazosina duas semanas antes da cirurgia e associar um betabloqueador caso o paciente se mantenha
taquicárdico. 
4000065769
Questão 273 Manif estações clínicas
Uma jovem, 20 anos de idade, apresenta história de aumento de peso (adiposidade central), fraqueza, irritabilidade,
amenorreia, estrias, hirsutismo, hipertensão arterial, intolerância à glicose. A hipótese diagnóstica a ser considerada:
A Síndrome de Cushing.
B Doença de Addison.
C Síndrome de ovários policísticos.
D Feocromocitoma. 
4000059203
Questão 274 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Quanto aos testes diagnósticos para determinar o tipo de síndrome de Cushing, assinale a afirmativa correta:
A Macroadenoma Hipofisário cursa com nível plasmático de A CTH (hormônio adrenocorticotrofico) normal e
percentual alto de pacientes que respondem a dexametasona.
B Casos de Microadenoma hipofisário cursam com A CTH muito elevado e percentual baixo de pacientes que
respondem ao CRH (hormônio de liberação da corticotrofina).
C Tumores de suprarrenal apresentam níveis de A CTH (hormônio adrenocorticotrofico) reduzidos ou indetectáveis
e percentual baixo de pacientes que respondem a altas doses de dexametasona.
D Na síndrome de produção ectópica de CRH o nível de ACTH pode estar muito baixo com percentual alto de
pacientes que respondem ao CRH (hormônio de liberação da corticotrofina).
4000058587
Questão 275 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Paciente masculino de 56 anos chega ao pronto atendimento com queixa de fadiga, astenia, tontura ao levantar e perda
ponderal não aferida com duração de algumas semanas. No exame físico, encontra-se corado, desidratado, eupneico,
frequência cardíaca: 108 bpm, pressão arterial deitado: 110 x 70 mmHg e sentado: 90 x 60 mmHg, auscultas cardíaca e
pulmonar dentro da normalidade. Exames laboratoriais mostram; sódio sérico: 132 mEq/L, potássio sérico: 5,9 mEq/L,
creatinina: 1,8 mg/dl, ureia 96 mg/dl, hemograma dentro da normalidade. Quanto ao caso, assinale a alternativa CORRETA.
A Paciente com quadro de insuficiência adrenal. Iniciar reposição volêmica e hidrocortisona.
B Paciente com quadro de hiponatremia hipovolêmica sintomática. Deve-se iniciar correção com solução salina
hipertônica a 3%.
C Paciente com quadro de choque hipovolêmico. Iniciar reposição volêmica vigorosa e antibiótico de amplo
espectro na primeira hora.
D Paciente com quadro de insuficiência adrenal. Iniciar reposição volêmica, hidrocortisona e fludrocortisona.
E Paciente com quadro de insuficiência adrenal. Solicitar coleta de cortisol imediata antes de iniciar as medidas
clínicas para compensação.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058407
Questão 276 Manif estações clínicas Diagnóstico da síndrome de Cushing
Mulher de 23 anos de idade chega a uma clínica, reclamando de ganho de peso, fadiga, amenorreia e aumento de acne há
meses. Ela não consegue identi car precisamente quando os sintomas começaram a aparecer, mas relata que, sem
modi car sua dieta, engordou 18,3 kg, nos últimos 6 meses. Ela tem tido amenorreia por vários meses. No exame observa-
se obesidade troncular com estrias bilaterais, púrpuras cruzando os dois flancos. Suspeita-se de síndrome de Cushing. 
Que teste seria feito para obter o diagnóstico?
A Cortisol livre na urina de 24 horas;
B Hormônio adrenocorticotropico (ACTH) basal;
C Nivel do hormônio liberador da corticotropina (CRH) as 8 horas;
D Amostra de veia petrosa inferior; 
E Teste notruno de supressão com i mg de dexametasona;
4000054029
Questão 277 Doença de Wilson Doença de Wilson DW
Durante o exame físico de um paciente da enfermaria da Clínica Médica, foi detectada a presença da seguinte alteração
ungueal: formato normal, bordas normais, porém, com coloração azul claro da lúnula ("azure lúnula"). O outro achado
semiológico característico que poderá ser encontrado é:
A Anéis de Kayser-Fleischer.
B Fascies de hipertireoidismo.
C Fascies cushinoide.
D Fascies mitral.
E Hemorragias subungueias.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050626
Questão 278 Incidentaloma Adrenal
Durante investigação de dor lombar em paciente do sexo masculino, de 65 anos, foi solicitada Tomogra a
Computadorizada (TC) de abdome. Evidenciado nódulo de 2,5 cm em adrenal direita. Foi solicitada nova TC com
protocolo para adrenais, que con rmou tamanho da lesão. Qual das seguintes características do fenótipo da imagem sugere
malignidade?
A Baixa densidade na fase pré-contraste (< 10 unidades Hounsfield).
B Margens bem definidas.
C Clareamento do contraste endovenoso após 10-15 minutos igual a 30%.
D Tamanho de 2,5 cm.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000045190
Questão 279 Insuf iciência adrenal primária Crise adrenal
Sobre a insuficiência adrenal assinale e afirmativa errada:
A As principais causas de insuficiência adrenal primária (doença de Addison) são adrenalite autoimune, e a
tuberculose.
B Hipernatremia e hipocalemia são os achados laboratoriais clássicos da insuficiência adrenal.
C Além da tuberculose, outras doenças infecciosas como infecções fúngicas, infecções por citomegalovírus e
infecção pelo HIV.
D Os principais fatores que podem precipitar uma insuficiência Adrenal aguda são anestesia, hemorragias, traumas,
ingesta excessiva de etanol, infecções, grandes queimaduras, cirurgias, desidratações hipoglicemia ,febre etc.
E A insuficiência adrenal pode estar associada a outras doenças endócrinas imunológicas como síndrome
poliglandular tipo I ( insuficiência adrenal, hipoparatireoidismo), síndrome poliglandular tipo II (insuficiência adrenal,
hipotireoidismo auto imune), e síndrome poliglandular tipo3 (insuficiência adrenal e diabetes tipo I).
4000043035
Questão 280 Insuf iciência adrenal primária
Mulher de 40 anos comparece para avaliação de perda de peso há 1 ano. Ela refere também astenia importante, anorexia,
náuseas e vômitos. Ela fez tratamento para tuberculose há 03 anos. Durante o exame físico, você observa
hiperpigmentação de joelhos, cotovelos, mamilos e pregas palmares. Há também rarefação de pelos axilares e pubianos. A
pressão arterial é 90 x 60 mmHg. Exames laboratoriais mostram eosino lia, sódio sérico de 128 mEq/L e potássio 6,0
mEq/L. A dosagem de qual hormônio é mais importante nesse caso?
A Cortisol.
B Glucagon.
C Tireoestimulante (TSH).
D Foliculoestimulante (FSH).
4000030695
Questão 281 Hipocortisolismo
Em relação à insuficiência adrenal, é CORRETO afirmar: 
A O diagnóstico de crise adrenal é sempre clínico, devendo o tratamento ser iniciado rapidamente sempre que
houver a suspeita da doença. 
B A hipoglicemia não é um achado frequente.
C A dosagem de cortisol basal sempre define o diagnóstico.
D Hiperpigmentação cutânea, astenia, perda de peso e hipotensão sugerem o quadro de insuficiência adrenal
secundária.
E A dosagem de ACTH é fundamental para definir o melhor modo de tratamento. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000015446
Questão 282 Hipercortisolismo
Sobre a farmacologia dos Glicocorticoides (GC), assinale a afirmativa CORRETA:
A A dexametasona e a triancinolona apresentam boa atividade mineralocorticoide.
B A betametasona e a hidrocortisona são considerados GC de ação de curta duração.
C Os GC fluorados não atravessam a barreira placentária. 
D Pacientes tratados com GC, mesmo em doses fisiológicas e em regime de dias alternados, devem ser
considerados com supressão do eixo HHA.
E Aplicaçãotópica de GC pode induzir a supressão do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HAA).
Essa questão possui comentário do professor no site 4000015403
Questão 283 Feocromocitoma
Cada uma das afirmações a seguir relacionadas com o feocromocitoma é verdadeira, EXCETO:
A Aproximadamente 15% dos feocromocitomas são extra-adrenais.
B Dez por cento dos feocromocitomas são malignos.
C A hipertensão relacionada com o feocromocitoma raramente causa hipertensão persistente.
D Dez por cento dos feocromocitomas adrenais são bilaterais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005319
Questão 284 Hipocortisolismo
Paciente de 21 anos, sexo feminino, foi admitida em serviço de clínica médica com astenia, anorexia, emagrecimento de
cerca de 5 kg, hipotensão, dores abdominais e hiperpigmentação, com 2 meses de evolução. Nos antecedentes pessoais
não havia história de tuberculose, trauma ou cirurgia. Negava hábitos alcoólicos, drogas ou qualquer outra medicação. Os
antecedentes familiares eram irrelevantes. Na admissão, a doente apresentava-se deprimida e emagrecida com
hiperpigmentação na face, linhas interdigitais da palma das mãos e nos lábios. A pressão arterial era de 80 x 44 mmHg, o
pulso era de 110 bpm e não tinha febre. A ausculta cardíaca e pulmonar eram normais. A palpação abdominal era normal, o
baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames laboratoriais revelaram: hemoglobina = 12,8 g/dl; leucócitos = 7,4 x 10/L
com 42% de linfócitos e 49% de neutró los; 5% de eosinó los; 4% de monócitos e 0% de basó los; plaquetas = 264 x
10/L. Velocidade de sedimentação na 1º hora: 11 mm (Westergreen). Proteína C-reativa: negativa; sódio = 135 mmol/L;
potássio 6,8 mmol/L; cálcio = 10.1 mg/dl; magnésio = 1,81 mg/dl; fósforo = 6,66 mg/dl; glicose = 80 mg/dl, ureia = 22.1
mg/dl; creatinina = 0.68 mg/dl; AST = 60 U/L; ALT = 47 U/L; bilirrubina total = 0.7 mg/dl. O estudo da coagulação do sangue
era normal. ACTH = 2302.0 pg/ml (normal = 7.0-51); cortisol (manhã e tarde) < 0.2 mg/dl (normal = 4.3-22.4); aldosterona:
indetectável (normal = 10-160 pg/ml); renina = 969.0 pg/ml (normal = 3.6-20.1 pg/ml). Baseado na história clínica acima, qual
o diagnóstico MAIS PROVÁVEL da paciente?
A Síndrome de Cushing.
B Feocromocitoma. 
C Doença de Addison.
D Tireoidite de Hashimoto.
E Síndrome de Sheehan. 
4000001849
Questão 285 Diagnóstico e investigação adicional Insuf iciência adrenal primária Apresentação clínica
Analise as afirmativas abaixo.
I. O hipotireoidismo primário é caracterizado por uma supressão dos níveis séricos de TSH.
II. A hiperpigmentação da pele é um achado típico da insuficiência adrenal secundária.
III. No acompanhamento clínico de um paciente com hipotireoidismo secundário, o nível sérico de TSH não tem valor para
guiar a dose de hormônio tireoideo.
IV. A hipersecreção do hormônio do crescimento pode elevar a glicemia até níveis compatíveis com diabetes mellitus.
Assinale a alternativa CORRETA.
A Todas as afirmativas são corretas.
B Somente as afirmativas I e II são corretas.
C Somente a afirmativa III é correta.
D Somente a afirmativa II é correta.
E Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120413
Questão 286 Incidentaloma Adrenal
Homem de 65 anos, em uma consulta de rotina, descobre, na tomogra a de abdome, um nódulo de adrenal de 1,8 x 1,2 cm.
O paciente é hipertenso há 5 anos. Todas as alternativas abaixo apresentam exames de screening para um adenoma
funcionante de adrenal, EXCETO:
A Relação aldosterona/renina sérica.
B Teste da supressão de cortisol após 1 mg de dexametasona.
C Metanefrinas urinárias. 
D Ácido Vanilmandélico (VMA) sérico.
E Cortisol urinário das 24 horas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000114632
Questão 287 Hipotireoidismo Insuf iciência adrenal primária
Uma mulher de 37 anos procura atendimento médico referindo perda progressiva de peso (± 8 kg) nos últimos 6 meses,
astenia, fadiga, tosse seca e escurecimento progressivo da pele, associada a manchas hipocrômicas em tórax e membros.
Exame físico: PA 90/60 mmHg, FC 90 bpm, FR 12 ipm, IMC 20,2 kg/m². Bócio difuso com cerca de 40 gramas. Vitiligo
em braços e região superior do tórax e dorso. Hiperpigmentação das linhas das palmas das mãos e interdigitais, e de
mucosas. Dosagens laboratoriais: TSH: 7,5 mU/L (0,4–4,5), T4 livre: 0,7 ng/dl (0,8–1,9), Anticorpos antimicrossomal positivo
1:6400. Cortisol: 2 mcg/dl. 
Em relação a esse quadro, assinale a alternativa INCORRETA.
A A causa da doença dessa paciente não é infecciosa.
B Hiponatremia, hipercalcemia e hipercalemia podem estar presentes nessa paciente.
C Essa paciente tem hipotireoidismo por Tireoidite de Hashimoto.
D Os níveis séricos de ACTH são bastante diminuídos nesses pacientes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000099840
Questão 288 Insuf iciência adrenal primária
Uma mulher com 28 anos tem insu ciência adrenal e bronzeado muito distinto, embora raramente saia de casa. Qual das
seguintes é a etiologia mais provável?
A Destruição autoimune da adrenal.
B Tumor cerebral.
C Uso de esteroides em longo prazo. 
D Síndrome de Sheehan (insuficiência hipofisária). 
E Abscesso cerebral.
4000092985
Questão 289 Feocromocitoma
Os tumores secretores de catecolaminas que derivam das células croma ns da medula adrenal e dos gânglios simpáticos
são denominados, respectivamente, de:
A Adenomas e feocromocitomas.
B Paragangliomas extra-adrenais e neurofibromas.
C Adenomas e fibromas.
D Fibromas e hamartomas.
E Feocromocitomas e paragangliomas extrarrenais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084305
Questão 290 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Homem de 35 anos vem à consulta devido à hipertensão arterial sistêmica. Vem com duas dosagens séricas de potássio
com resultados de 3,0 mEq/L. Sua pressão arterial em repetidas medidas está > 144 x 92 mmHg. Ele garante que há pelo
menos um ano não toma qualquer tipo de medicamento. O próximo passo na investigação da causa da hipertensão neste
paciente é realizar:
A Urina de 24h para avaliar perdas urinárias de potássio e 17-cetosteroides urinários. 
B Tomografia computadorizada de alta resolução das adrenais.
C Relação entre aldosterona e atividade de renina séricas.
D Dosagem de catecolaminas séricas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082809
Questão 291 Síndrome de Cushing ACTH dependente
Mulher, 33 anos, com obesidade centrípeta, diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) de difícil controle. Refere
também fratura patológica de coluna no último ano. Informa que durante investigação de HAS secundária foi detectado
nódulo 2,5 cm em adrenal direita. Exames laboratoriais: cortisol após 1 mg de dexametasona = 8 µg/dl; duas dosagens de
cortisol salivar noturno elevadas (> 3x limite superior da normalidade); ACTH = 30 ng/ml. 
O próximo passo é:
A Teste Liddle 2.
B Adrenalectomia direita.
C Cateterismo de seio petroso.
D Ressonância de sela túrcica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000076695
Questão 292 Manif estações clínicas
São achados da Síndrome de Cushing:
A aumento de peso, fraqueza, hipertensão.
B hirsutismo, hipotensão, estrias violáceas.
C hirsutismo, fraqueza, perda de peso.
D hirsutismo, edema e diarreia.
E hirsutismo, hipoglicemia, hipertensão.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074002
Questão 293 Etiologia Diagnóstico da síndrome de Cushing Pseudo Cushing
Norma, 43 anos, está sendo submetida à investigação diagnóstica em função de obesidade centrípeta, hipertensão arterial
sistêmica grau I, diabetes mellitus secundário e equimoses super ciais nos membros, havendo a hipótese diagnóstica de
síndrome de Cushing. Está realizando exames de imagem e dosagens hormonais. Sobre a investigação diagnóstica de
pacientes em que se contempla a possível presença da síndrome de Cushing, pode-se afirmar que:
A Pacientescom incidentalomas de adrenal devem sempre ser avaliados quanto à possível presença de síndrome
de Cushing.
B Substâncias como álcool e medicamentos não atrapalham a interpretação dos testes de avaliação para a
síndrome de Cushing.
C Quando é causada por adenoma hipofisário, a síndrome está mais comumente associada à presença de um
macroadenoma.
D A sua principal causa é a hiperplasia adrenal primária, em que as glândulas se revelam difusamente aumentadas de
tamanho.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000067959
Questão 294 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Mulher, 32 anos, relata história de 05 meses de fraqueza progressiva e astenia, além de 01 semana de febre, náuseas e
vômitos. Deu entrada no PS com queda do estado geral, febril, emagrecida e com hiperpigmentação da pele e mucosas.
PA: 100/60 mmHg (supina), P: 98 bpm (supina), PA: 80/40 mmHg (ortostática), P: 110 bpm (ortostática), Índice de massa
corpórea (IMC): 17 kg/m². Laboratorial: Hemograma com leucocitose, glicemia: 55 mg/dl, Na+: 117 mEq/L, K+: 7.2 mEq/L,
ureia: 106 mg/dl, creatinina: 2,9 mg/dl, Cálcio iônico: 5.5 mg/dl, pH: 7,2, Base Excess (BE) - 6,3. Com relação a esse caso
pode-se afirmar que:
A a desidratação e os distúrbios hidroeletrolíticos são decorrentes dos vômitos.
B a presença de febre com neutrofilia exclui o diagnóstico de insufiênca adrenal aguda.
C a presença de hipercalemia e de creatinina elevada sugerem diagnóstico de insuficiência renal aguda.
D a administração endovenosa de soro fisiológico e de hidrocortisona está indicada.
E a presença de cortisol sérico diminuído, independente do nível de A CTH confirma o diagnóstico de insuficiência
adrenal primária.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000062061
Questão 295 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
A insuficiência adrenal costuma ser negligenciada e por isso é uma doença subdiagnosticada. 
Com relação a este assunto pode-se afirmar que:
A A Insuficiência Adrenal associada à tireoidite crônica linfocítica, falência ovariana precoce, DM 1 ou
hiperparatireoidismo primário caracteriza a Síndrome Poliglandular Autoimune tipo II.
B Nas fases iniciais de destruição da adrenal pelo processo autoimune pode não haver manifestações laboratoriais,
mas em estágios mais avançados de hipernatremia e hipocalemia são comuns de ocorrerem.
C Quando a Insuficiência Adrenal é causada por processo autoimune que determina destruição gradual da glândula,
ela se caracteriza por sintomas insidiosos de fadiga, fraqueza, anorexia, náuseas e vômitos.
D Nos casos de Insuficiência Adrenal secundária à deficiência de A CTH (Hormônio Adrenocorticotrófico), além
da reposição de glicocorticoides é imprescindível a reposição de mineralocorticoides.
E No manejo da insuficiência adrenal, a reposição crônica com glicocorticoides e minerolocorticoides determina,
respectivamente, complicações frequentes e crises de hipercalemia e hipertensão.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060499
Questão 296 Epidemiologia Diagnóstico Apresentações Clínicas
Com relação aos feocromocitomas, é incorreto afirmar:
A A idade média de pacientes com feocromocitoma é de 40 - 60 anos.
B Palpitações, cefaleia e diaforese episódica são sintomas clássicos.
C O sinal mais comum do feocromocitoma é a hipertensão.
D Cerca de 10% são malignos.
E O melhor método de diferenciação entre tumor maligno e benigno é a histologia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055804
Questão 297 Hiperaldosteronismo
Considere o caso: paciente, sexo feminino, 45 anos, apresenta quadro de hipertensão arterial sistêmica grave e refratária ao
tratamento habitual, evoluindo com hipocalemia mantida nos exames complementares e tumoração abdominal. O método
de investigação inicial recomendado para este caso é:
A Aldosterona plasmática e potássio sérico. 
B Ultrassonografia Doppler das artérias renais.
C Dosagem de catecolaminas plasmáticas.
D Relação de aldosterona plasmática e atividade plasmática de renina.
E Renina plasmática e aldosterona urinária de 24h.
4000049139
Questão 298 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Mulher de 30 anos, hipertensa há 6 anos, com IMC (Índice de Massa Corporal) de 24, em uso de Inibidores da ECA (IECA)
em doses adequadas, e mesmo assim com níveis pressóricos permanentemente elevados, com relato de fraqueza muscular
progressiva e falta de forças nas pernas e braços há 2 anos, tendo se exacerbado nos últimos 6 meses. De exames
complementares, evidencia-se um ECG com sobrecarga de VE, ureia e creatinina normais, Na+ 145 e K+ 3,0, com glicemia
de jejum de 90 mg. Supondo tratar- se de uma hipertensão arterial secundária, dentre os seguintes diagnósticos, qual seria a
resposta correta, como sendo a MAIS PROVÁVEL causa deste quadro clínico?
A Insuficiência Renal Crônica.
B Uso de anticoncepcionais orais.
C Feocromocitoma.
D Hiperaldosteronismo primário. 
E Insuficiência adrenal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046591
Questão 299 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Qual a melhor opção para rastreio de síndrome de Cushing?
A ACTH plasmático (2 dosagens) e ressonância magnética de hipófise.
B Cortisol urinário livre (3 amostras) e ACTH plasmático.
C Cortisol urinário livre (3 amostras) ou cortisol salivar às 23 horas (3 amostras) ou teste de supressão com 1 mg de
dexametasona.
D Cortisol urinário livre (3 amostras) e teste da supressão com 8 mg de dexametasona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000029089
Questão 300 Hipercortisolismo Síndrome de Cushing
Paciente, 19 anos, sexo masculino, internado no HECI após alguns atendimentos em rede básica e em pronto atendimento,
há cerca de 1 mês com história de fraqueza e discreto edema de membros inferiores, além de manchas hipercrômicas mais
notadamente em face e pernas. Refere ter sido também diagnosticado diabético em uma dessas consultas de pronto
atendimento, onde, além disso, era identificada presença de hipocalemia. Nesses atendimentos era medicado com insulina e
potássio e liberado para casa. Na admissão ao HECI, além das alterações já descritas, apresentava ainda hipertensão arterial
(170 x 100). Exames laboratoriais iniciais mostravam hipocalemia grave (1,8), além de acentuada alcalose metabólica
(bicarbonato de 50). Neste caso, qual a melhor hipótese diagnóstica?
A Insuficiência suprarrenal (doença de Addison).
B Paralisia hipocalêmica periódica.
C Uso inadequado de insulina nesses atendimentos anteriores de pronto-socorro.
D Acidose tubular renal.
E Síndrome de Cushing com produção ectópica de A CTH.
4000013482
Questão 301 Hipocortisolismo
Assinale a alternativa que apresenta uma manifestação da insuficiência adrenal aguda. 
A Taquicardia.
B Hipotermia.
C Hipertensão.
D Hipopotassemia.
E Hipernatremia.
4000012702
Questão 302 Insuf iciência adrenal secundária Glicocorticoides
Medicamentos utilizados no tratamento da doenças reumáticas
Paciente submetida à colecistectomia videolaparoscópica por colecistite, sem intercorrências, com uso por 24h no pré-
operatório de antibióticos e sintomáticos, evoluiu após 24h com astenia, dor abdominal, hiporexia e síncope. Portadora de
artrite reumatoide fazia uso de longa data de metotrexate 1 mg/semanal, prednisona 7,5 mg/dia, cálcio, vitamina D e ácido
fólico. Sobre o quadro apresentado no pós-operatório é incorreto afirmar:
A No hemograma deve ser observado anemia macrocítica, linfopenia e eosinofilia. 
B Estresse cirúrgico pode precipitar a crise.
C Queixas gastrintestinais são frequentes.
D Hipotensão arterial com acentuação postural e astenia são frequentes, agravadas pelo estresse.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000100501
Questão 303 Diagnóstico da síndrome de Cushing
A conduta mais indicada para o rastreamento (Screening) da Síndrome de Cushing é a:
A dosagem ACTH plasmático.
B dosagem de cortisol sérico às 8h.
C supressão noturna com 1ou 2 mg de dexametasona (Overnight). 
D dosagem de sulfato de Diidroepiandrosterona (DHEAS).
4000090225
Questão 304 Hiperaldosteronismo
Em um quadro de hiperaldosteronismo primário deve-se observar: 
A Hiponatremia.
B Hiperpotassemia.
C Hiporreninemia.
D Hiperglicemia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000076911
Questão 305 Distúrbios relacionados aos esteroides corticais
Dos pacientes abaixo descritos, o principal candidato ao diagnóstico de síndrome de Nelson é:
A Paciente de 38 anos, sexo masculino, com náuseas, perda ponderal e escurecimento da pele nos últimos meses.
B Paciente de 50 anos, com hemianopsia bitemporal de início recente e cefaleia severa diária, após adrenalectomia
bilateral para síndrome de Cushing.
C Paciente de 28 anos com galactorreia e irregularidade menstrual associadas a fraqueza muscular proximal,
obesidade centrípeta e estrias violáceas. 
D Paciente com hiperpigmentação cutânea anos após o tratamento de micose sistêmica, com antifúngicos por
longo período.
E Paciente do sexo masculino, de 33 anos, com hemianopsia bitemporal de início súbito, acompanhado de cefaleia
severa, náuseas e vômitos, 15 dias após o início de cabergolina para tratamento de hiperprolactinemia. 
4000073273
Questão 306 Incidentaloma Adrenal
Todas as afirmativas relacionadas a massas suprarrenais assintomáticas (incidentalomas) são verdadeiras, exceto:
A Todos os pacientes com incidentalomas devem ser examinados para feocromocitoma. 
B Aspiração por agulha fina pode diferenciar tumores suprarrenais primários benignos e malignos. 
C Em pacientes com histórico de malignidade, a probabilidade de que a massa seja uma metástase é de 50%.
D A maioria dos incidentalomas suprarrenais é não secretora. 
E A grande maioria dos incidentalomas suprarrenais é benigna. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000071743
Questão 307 Secreção ectópica de ACTH
A síndrome de secreção ectópica de ACTH, caracterizada pela elevação de níveis de cortisol, em uma mulher jovem, tem
como causa mais frequente: 
A Tumor das ilhotas pancreáticas.
B Carcinoma medular da tireoide. 
C Carcinoma pulmonar de pequenas células.
D Feocromocitoma.
4000064419
Questão 308 Síndrome de Cushing ACTH independente
Na avaliação radiológica da síndrome de Cushing, o exame preferencial do abdome, para visualização das suprarrenais, é:
A Ultrassonografia.
B Tomografia computadorizada.
C RX simples.
D Ressonância magnética.
4000064401
Questão 309 Insuf iciência adrenal secundária Crise adrenal
A inibição do eixo hipotálamo-hipófise suprarrenal secundária ao uso de corticosteroides:
A é aumentada pelo estresse cirúrgico;
B não ocorre quando o corticoide é usado por via peridural;
C é mais provável quando o corticoide é usado pela manhã;
D pode provocar colapso vascular durante o ato cirúrgico;
E pode ser controlada com o uso de desmopressina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050431
Questão 310 Insuf iciência adrenal primária Crise adrenal
Sobre as doenças que acometem a adrenal, assinale V ou F se as assertivas forem verdadeiras ou falsas, respectivamente: 
( ) A doença de Addison causada por in ltração neoplásica ocorre em até 70 % das pessoas com câncer de pulmão ou
mama disseminados. 
( ) A doença de Addison de causa infecciosa tem como etiologias mais importantes a paracoccidioidomicose, podendo
ocorrer ainda em outros processos infecciosos como tuberculose, criptococose, etc. 
( ) Em paciente com AIDS, a suprarrenal pode ser destruída por agentes infecciosos oportunistas como citomegalovírus,
Micobacterium avium intracelulare, Criptococcus neoformans ou neoplasias como Sarcoma de Kaposi, em até 5% dos
pacientes em estado tardio da doença. 
( ) A doença de Addison faz parte da Síndrome poliglandular tipo 3. 
( ) Qualquer portador de insu ciência adrenocortical crônica, pode estar sujeito a uma crise adrenal que pode ser
preciptada por processos febris tóxico-infecciosos, traumas, cirurgias e interrupção abrupta de terapia glicocorticoide. 
A VVVVV
B VFVFF
C FVFVV
D VVVFV
E VVVFV
4000046607
Questão 311 Diagnóstico
Para esclarecer o diagnóstico de um paciente de 25 anos, que há 4 meses apresenta picos hipertensivos associados a rubor
facial, cefaleia e palpitações, o exame indicado é o (a):
A Dosagem de potássio. 
B Dosagem de cortisol plasmático.
C Dosagem de sódio urinário.
D Ultrassom Doppler de artérias renais. 
E Dosagem de ácido vanilmandélico na urina.
4000046542
Questão 312 Diagnóstico
Paciente com forte suspeita de feocromocitoma. Qual o teste de screening mais con ável e que apresenta maior
sensibilidade diagnóstica?
A Catecolaminas plasmáticas.
B Metanefrinas urinárias. 
C Ácido vanilmandélico.
D Catecolaminas livres urinárias. 
E Cortisol salivar.
4000043566
Questão 313 Manif estações clínicas
Todos os achados laboratoriais abaixo são características da síndrome de Cushing, EXCETO:
A Neutrofilia.
B Hipopotassemia.
C Eosinopenia.
D Linfocitose.
E Hipernatremia.
4000043534
Questão 314 Manif estações clínicas Síndrome de Cushing Síndrome de Cushing
Uma paciente de 56 anos, diabética do tipo 2, diagnosticada há 5 anos, com estatura de 1,55 m, peso de 70 kg e cintura
abdominal de 100 cm, apresenta-se à consulta com hipertensão grave de controle insatisfatório, apesar de terapia anti-
hipertensiva combinada em doses adequadas. O controle glicêmico é avaliado como precário, apesar do tratamento
otimizado com insulina de ação intermediária em 2 doses ao dia, insulina regular para correção de hiperglicemia e
metformina na dose de 2.550 mg/dia, dividida em 3 tomadas. A adesão ao tratamento foi con rmada durante internação
hospitalar. Neste caso deve-se investigar em primeiro lugar:
A Hiperaldosteronismo primário. 
B Hiperaldosteronismo secundário. 
C Síndrome de Cushing.
D Síndrome metabólica.
4000040473
Questão 315 Insuf iciência adrenal primária
Paciente, 24 anos, sexo feminino, admitida na enfermaria de clínica médica com queixas de astenia, anorexia,
emagrecimento de 6 kg, hipotensão, dores abdominais e hiperpigmentação cutânea, com 2 meses de evolução. Não
apresentava antecedentes de etilismo e tuberculose. Na admissão, apresentava hiperpigmentação na face, linhas interdigitais
da palma das mãos e lábios. PA = 80 x 44 mmHg; FC = 110 bpm; afebril. Exames laboratoriais: Hb = 12 g/dl; leucócitos =
7.400 mm³; plaquetas = 26.800 mm³; VHS = 11; PCR = negativo; Na = 128 mmol/L; K = 6,8 mmol/L; ureia = 34 mg/dl;
creatina = 1,9 mg/dl. Com relação ao caso clínico é correto afirmar, EXCETO:
A As características clínicas e laboratoriais são compatíveis com insuficiência adrenal primária.
B Os níveis séricos de ACTH estarão elevados.
C A hiperpigmentação cutânea e em mucosas não apresenta relação com o A CTH.
D Quando associado a outras doenças autoimunes caracteriza síndrome poliglandular e a principal causa é
adrenalite autoimune. 
E O teste de estimulação adrenal com A CTH semissintético é usado como método diagnóstico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000032364
Questão 316 Hipercortisolismo
Paciente do sexo feminino com hiperglicemia, obesidade, gibosidade, hipertensão arterial, estrias violáceas, acne, libido
diminuída, hipocalemia e fácies de lua "cheia". Tem como principal e mais prevalente etiologia:
A Adenoma de hipófise. 
B Uso crônico de glicocorticoides. 
C Adenoma de suprarrenal.
D Tumor ectópico produtor de cortisol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003645
Questão 317 Insuf iciência adrenal primária Eritrodermia micose f ungoide e síndrome de Sezary Metástases
NÃO é observada em quaisquer das formas de apresentação clínica da ______________a falência das suprarrenais. Assinale
a alternativa que apresenta a patologia que preenche corretamente a lacuna.
A Neoplasia maligna broncogênica
B Paracoccidioidomicose
C Tuberculose
D Micose fungoide
E Infecção meningocócica
4000153850
Questão 318Feocromocitoma Feocromocitoma Cardiologia
Em relação aos cuidados perioperatórios em pacientes que serão submetidos a tratamento operatório do feocromocitoma,
assinale a 
afirmativa correta.
A As alterações hemodinâmicas perioperatórias adversas mais comumente observadas são a hipotensão
intraoperatória e a hipertensão pós-operatória.
B Em situações de hipotensão ou oligúria no pós-operatório, deve-se optar pelo uso de cardiotônicos, evitando-se
grandes volumes de hidratação venosa.
C Deve-se promover o mais precocemente possível redução na estimulação dos β-receptores vasodilatadores
periféricos, visando 
melhorar a hipertensão.
D Choque hemodinâmico no pós-operatório está geralmente relacionado à hipervolemia pelo excesso de
catecolaminas circulantes 
após a retirada do tumor.
E Os β-bloqueadores podem ser administrados após a obtenção de um α-bloqueio adequado, no subgrupo de
pacientes com 
taquicardia persistente.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000153841
Questão 319 Insuf iciência adrenal primária Crise adrenal Paracoccidioidomicose
Homem, 45 anos de idade, lavrador, dá entrada em unidade de emergência com quadro de náuseas, vômitos, dor
abdominal e diarreia há 6 horas. Há 2 meses, tem perda de peso e astenia, odinofagia, tosse com expectoração, cansaço
aos esforços, lesões orais e cutâneas. 
Ao exame físico, encontra-se em regular estado geral, desidratado +/4, descorado +/4, dispneico, febril, acianótico,
anictérico. Orofaringe: hiperemia intensa. Pele: hiperpigmentação de dobras e úlcera que atingia amplamente a região
supralabial e se estendia à mucosa nasal, destruindo parcialmente a columela. Adenomegalia em cadeias cervicais. Pulso =
96 bpm; PA decúbito = 90 x 60 mmHg; PA ortostase = 60 x 40 mmHg. Ausculta pulmonar: estertores nos em ambos os
pulmões, abdome escavado, difusamente doloroso à palpação, sem dor à descompressão brusca. Exames subsidiários:
glicemia: 75 mg/dl; creatinina: 1,1 mg/dl; ureia: 34 mg/dl; sódio: 130 mEq/L; potássio: 6,4 mEq/L; Hb: 10 g/dl; Ht: 28%; GB:
13.000; neutró los: 65%; linfócitos: 24%; eosinó los: 8%. Detalhes da região supralabial e aberturas das fossas nasais e
radiografia de tórax: 
Para o quadro agudo, a conduta inicial que deve ser associada à hidratação endovenosa é: 
A Itraconazol. 
B Ceftriaxona.
C Hidrocortisona. 
D Pericardiocentese. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119760
Questão 320 Manif estações clínicas Endocrinologia
Homem, 42a, vem à consulta para avaliação de hipertensão arterial documentada em exame clínico admissional. Exame
físico: PA = 162 x 96 mmHg, presença de estrias violáceas em abdome. Traz exames laboratoriais: Na = 136 mEq/L, K = 3,2
mEq/L, creatinina = 0,92 mg/dl, exame de urina sem alterações. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
A Doença de Cushing.
B Síndrome de Gitelman e hiperaldosteronismo secundário.
C Hiperaldosteronismo primário
D Síndrome de Liddle.
4000095458
Questão 321 Morf of isiologia adrenal
Os esteroides são secretados normalmente:
A pelo hipotálamo
B pela hipófise
C somente pelas suprarrenais
D somente pelas gônadas
E pelas gônadas e suprarrenais
Essa questão possui comentário do professor no site 4000095019
Questão 322 Hiperaldosteronismo
Paciente apresenta hipertensão arterial, elevação da aldosterona e redução dos níveis de potássio e renina, tendo sido feito
o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário (síndrome de Conn). Qual a principal causa?
A Lipoma adrenal.
B Adenoma adrenal.
C Carcinoma adrenal.
D Hiperplasia adrenal.
4000076222
Questão 323 Incidentaloma Adrenal
Lesão de adrenal com densidade negativa e inferior a -20 UH deve corresponder: 
A adenoma
B hematoma
C carcinoma 
D cisto
4000076010
Questão 324 Apresentações Clínicas
Cefaleia episódica associada a palpitações e sudorese é sugestiva de:
A Feocromocitoma. 
B Hidrocefalia oculta.
C Intoxicação medicamentosa.
D Enxaqueca.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075226
Questão 325 Insuf iciência adrenal secundária Manif estações clínicas
A insuficiência adrenal secundária pode resultar nas seguintes alterações clínicas, exceto:
A Eosinofilia.
B Hipotensão.
C Diminuição do libido.
D Hipoglicemia.
E Hipercalemia.
4000063346
Questão 326 Hiperaldosteronismo
Em relação ao aldosteronismo, pode-se afirmar que: 
A No aldosteronismo primário, a causa da produção excessiva de aldosterona reside na glândula suprarrenal.
B No aldosteronismo secundário, a causa da produção diminuída de aldosterona é extrassuprarrenal.
C A principal causa do aldosteronismo primário é um carcinoma da suprarrenal.
D A hipertensão do aldosteronismo associada à hiperplasia idiopática é beneficiada pela suprarrenalectomia bilateral.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000063165
Questão 327 Pseudo Cushing
O hipercortisolismo não resultante da síndrome de Cushing é observado nas seguintes condições, EXCETO em:
A Alcoolismo.
B Anorexia nervosa.
C Gravidez.
D Insuficiência renal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000044544
Questão 328 Morf of isiologia adrenal
Na esteroidogênese é correto afirmar que o primeiro esteroide sintetizado a partir do colesterol é:
A 17-alfahidroprogesterona
B 17-alfahidropregnenolona
C pregnenolona
D progesterona
E dehidroepiandrosterona (DHEA)
4000028073
Questão 329 Hemocromatose Hemocromatose
Um homem branco de 35 anos de idade vai ao ambulatório queixando-se de fraqueza geral, emagrecimento, dor abdominal
mal caracterizada e dor nos punhos e quadril à movimentação. Ao exame, veri ca-se hiperpigmentação cutânea difusa,
fígado palpado a dois dedos abaixo da reborda costal, elástico, liso e indolor e aumento do volume dos punhos, com dor à
movimentação passiva. Trouxe o resultado de uma glicemia em jejum: 185 mg/dl. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A Diabetes mellitus tipo 2.
B Carcinoma de pâncreas.
C Esteatose hepática.
D Doença de Addison.
E Hemocromatose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027087
Questão 330 Crise adrenal
Paciente idoso portador de asma estava em tratamento, por descompensação da doença com antibiótico e corticoide por
14 dias, quando foi retirada medicação e liberado para sua residência. Retorna em serviço de emergência com o seguinte
quadro clínico: fraqueza generalizada com dor abdominal, hipotensão postural, hiperpotassemia com hiponatremia. Qual o
diagnóstico mais provável?
A Doença de Addison
B Síndrome de Asperger
C Síndrome de Osler
D Síndrome de Gorlin
E Síndrome de Turner
Essa questão possui comentário do professor no site 4000026886
Questão 331 Manif estações clínicas Hipercortisolismo
Sueli, 25 anos, vem apresentando fraqueza muscular, irregularidade menstrual e aumento de peso. Ao exame físico,
apresenta-se levemente hipertensa, obesa, estrias abdominais, acne e hirsutismo. A hipótese diagnóstica é:
A Hipoaldosteronismo hiporreninêmico.
B Insuficiência adrenal.
C Síndrome de Cushing.
D Aldosteronismo primário. 
E Hipotireoidismo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017899
Questão 332 Hipercortisolismo Síndrome de Cushing Síndrome de Cushing iatrogênica
Quando, na Síndrome de Cushing, houver alcalose hipocalêmica importante, a causa da Síndrome deve ser:
A Iatrogênica; 
B Tumor secretante não endócrino;
C Adenoma adrenal;
D Carcinoma adrenal;
E Nenhuma das alternativas anteriores. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017891
Questão 333 Avaliação PréOperatória Cirurgia
Algumas comorbidades requerem abordagens especí cas no pré, per e pós- operatório. Marque a alternativa CORRETA
dentre as afirmativas abaixo: 
A Em procedimentos cirúrgicos na vigência de hipotireoidismo, deve ser realizada a profilaxia de hipotermia, a
monitorização cardiovascular e a administração de hidrocortisona 100 mg a cada 8 horas pela chance de
insuficiência adrenal.
B O metimazol, que além de inibir a síntese dos hormônios tireoideanos possuio benefício adicional de inibir a
conversão periférica de T4 em T3 em doses altas, é o mais recomendado para uso no período perioperatório.
C Os pacientes portadores de feocromocitoma só podem ser operados depois de devidamente tratados com
betabloqueadores e vasodilatadores.
D Os corticoides devem ser usados de rotina no pré-operatório de todos os indivíduos asmáticos.
E Em indivíduos obesos mórbidos candidatos a cirurgia bariátrica, o risco é maior naqueles portadores de mais
comorbidades e mais idosos. O índice de massa corporal, por outro lado, não tem influência nas taxas de
mortalidade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017717
Questão 334 Hipocortisolismo Diagnóstico Apresentação clínica
Mulher de 38 anos comparece para consulta com quadro de redução da libido, atro a mamária, ganho de peso, fala
arrastada e astenia intensa. Exame físico: mamas atró cas, anasarca (+/4+) e redução da pili cação genital. Uma avaliação
laboratorial mostra T4 livre baixo; TSH no limite inferior; cortisol basal = 05 mcg/dl após estimulação com ACTH (valor de
referência > 18 mcg/dl); testosterona baixa e FSH e LH nos limites inferiores. Qual o exame mais provavelmente revelará a
causa da sua doença? 
A Tomografia de abdome. 
B Cintilografia de tireoide. 
C Teste combinado da pituitária anterior.
D Ressonância nuclear magnética de encéfalo. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000014353
Questão 335 Diagnóstico
Qual desses exames seria o mais adequado na suspeita clínica de hipertensão por feocromocitoma?
A Metanefrinas em urina de 24 horas.
B Cineangiocoronariografia.
C Ressonância Magnética das Adrenais.
D Cintilografia com Metaiodobenzilguanidina.
E Dosagem de Ácido Vanilmandélico em urina de 24 horas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000111985
Questão 336 Diagnóstico
Mulher de 32 anos procura um cardiologista por estar apresentando hipertensão lábil acompanhada de cefaleia, palpitações
e ruborização intermitentes. Alega não conseguir fazer uso da medicação anti-hipertensiva devido à baixa tolerância, com
hipotensão durante o dia. Alega que iniciou uso recente de metformina após constatação de pré- diabetes. Diante deste
quadro clínico, é mais apropriado:
A Iniciar tratamento com diuréticos tiazídicos em baixas doses.
B Teste com administração do Hormônio de Liberação da Corticotropina (CRH).
C Dosagem sérica dos hormônios tireoidianos. 
D Dosar as catecolaminas urinárias. 
E Prescrever um betabloqueador para controle dos sintomas. 
4000090081
Questão 337 Crise adrenal
Sobre a insuficiência adrenal aguda, podemos afirmar que:
A O uso crônico de corticoide é a causa mais comum.
B Pode ocorrer em até 40% dos pacientes com choque séptico.
C Pode ser causada por medicamentos como o Cetoconazol e o Fenobarbital.
D Perda de peso, letargia, astenia e dor abdominal podem estar presentes.
E Todas as alternativas estão corretas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082932
Questão 338 Hipercortisolismo
Paciente do sexo masculino, com 29 anos, apresentando crises hipertensivas com altos índices de pressões sistólicas e
diastólicas, intensa taquicardia, cefaleia, dor torácica com a sensação de morte iminente. Não há história prévia de
hipertensão arterial. Refere que o exercício físico desencadeia esses picos pressóricos. Ao exame físico, encontra-se algo
ruborescido, com dor à palpação das panturrilhas, sem massas palpáveis no abdome, sem linfadenomegalias cervicais,
axilares ou inguinais. Vem fazendo uso de captopril 50 mg/dia, que mantém a pressão controlada, mas não evita os picos
hipertensivos e suas crises. Hemograma, glicemia, uremia, creatinemia e eletrólitos estão normais. Diante desse quadro
clínico, qual seria sua hipótese diagnóstica, conduta propedêutica e conduta terapêutica?
A Hiperparatireoidismo primário; dosagem do PTH, cintilografia das paratireoides e exérese da paratireoide
comprometida.
B Hiperaldosteronismo primário; dosagem da aldosterona, tomografia computadorizada das suprarrenais e
suprarrenalectomia.
C Feocromocitoma; dosagem de epinefrinas, ácido vanilmandélico e tomografia computadorizada das suprarrenais
e suprarrenalectomia.
D Insulinoma; dosagem de insulina e ressonância nuclear magnética do pâncreas e pancreatectomia subtotal.
E Síndrome de Cushing; dosagem de cortisol e ACTH e suprarrenalectomia.
4000071573
Questão 339 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Mulher, 30 anos, apresentando fraqueza , anorexia, náuseas, vômitos, perda ponderal, pigmentação da pele e hipotensão;
com história de tratamento recente para tuberculose e infecção por citomegalovírus. Os achados laboratoriais mostram:
anemia, ACTH normal, aldosterona baixa, hiponatremia e hiperpotassemia. A hipótese diagnóstica provável é:
A Doença de Addison.
B Insuficiência adrenocortical secundária.
C Hipoaldosteronismo primário.
D Síndrome inapropriada de ADH.
4000059842
Questão 340 Hiperaldosteronismo Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Maria Célia, 27 anos, procura o consultório de Clínica Médica com PA - 220/120 mmHg, em uso de espironolactona,
enalapril, losartan e slow-K, e trazendo os seguintes exames: Na+ 151, K+ 2.1, creatinina 0.7, EAS normal e urina de 24h sem
proteinúria signi cativa, sem alterações morfológicas dos rins à ultrassonogra a. Atividade de renina plasmática normal baixa.
Qual o diagnóstico mais provável neste caso?
A Hipertensão arterial secundária à feocromocitoma.
B Hipertensão arterial primária de difícil controle.
C Estenose de artéria renal.
D Glomerulonefrite. 
E Adenoma de suprarrenal com hiperaldosteronismo primário.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057481
Questão 341 Diagnóstico da síndrome de Cushing
Paciente do sexo feminino, branca, 16 anos, refere ganho de peso há 6 meses (10 Kg), com queixas de fraqueza, acne,
aumento de pelos em região facial e escurecimento da pele. Nega antecedentes pessoais patológicos. Nega etilismo e
tabagismo. Nuligesta, menarca aos 11 anos com ciclos menstruais regulares. Antecedentes familiares: somente mãe com
hipertensão arterial. Ao exame físico: fáscies em lua cheia, presença de acne e pelos na face, tireoide normopalpável, giba e
acantose nigricans presentes, pele escurecida. PA: 150 x 90 mmHg, FC: 88 bpm, circunferência abdominal: 98 cm, IMC: 27
kg/m². Demais: nada digno de nota. 
Após leitura do caso clínico acima, qual é a alternativa correta?
A A principal hipótese diagnóstica é síndrome de Cushing. Para confirmar o hipercortisolismo, deve-se solicitar
cortisol sérico às 8 horas.
B A principal hipótese diagnóstica é doença de Cushing. Para confirmar o hipercortisolismo, deve-se solicitar
cortisol sérico às 8 horas, após supressão com dexametasona.
C A principal hipótese diagnóstica é síndrome dos ovários policísticos. Para confirmar, basta solicitarultrassonografia
dos ovários.
D A principal hipótese diagnóstica é síndrome de Cushing. Para confirmar o hipercortisolismo, deve-se
solicitarcortisol urinário após supressão com dexametasona.
E A principal hipótese diagnóstica é síndrome dos ovários policísticos e, devido à dificuldade de se confirmar
odiagnóstico, deve-se iniciar o tratamento imediatamente.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000117024
Questão 342 Diagnóstico Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Mulher, 27 anos, refere anorexia, prostração e emagrecimento de 8 kg há 1 ano. Há 8 meses, apresenta náuseas, vômitos,
tonturas posturais e dor abdominal. Amenorreica há seis meses. Ao exame, está emagrecida e com nítida hipotensão
postural. Há hiperpigmentação generalizada e redução de pelos axilares e pubianos. Que conjunto de manifestações
laboratoriais espera-se encontrar nesta paciente?
A Hiponatremia – hipocalemia – hiperglicemia.
B Hiponatremia – hipercalemia – hiperglicemia.
C Hiponatremia – hipercalemia - hipoglicemia.
D Hipernatremia - hipocalemia – anemia normocrômicanormocítica.
E Hiponatremia – hipercalemia - eosinopenia.
4000088924
Questão 343 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Homem, 26 anos, com HAS refratária, hipopotassemia e excesso de potássio na urina de 24 horas mais provavelmente
apresenta:
A estenose de artéria renal.
B feocromocitoma.
C hiperplasia unilateral da adrenal.
D hipertensão arterial sistêmica primária.
E adenoma unilateral da adrenal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000088893
Questão 344 Feocromocitoma Coarctação da aorta Hipertensão renovascular
Correlacione as alternativas abaixo relativamente à hipertensão arterial secundária. 
I- Hipertensão renovascular. 
II-Hiperaldosteronismo. 
III-Feocromocitoma. 
IV-Coarctação da aorta. 
V-Apneia do sono. 
A-avaliação dos pulsos arteriais periféricos. 
B-presença de sopro abdominal. 
C-sonolência diurna e obesidade. 
D-presença de hipocalemia. 
E- dosagem de catecolaminas.
A I-B, II-D, III-C, IV-E, V-A.
B I-B, II-D, III-E, IV-A, V-C.
C I-B, II-D, III-A, IV-E, V-C.
D I-D, II-B, III-A, IV-E, V-C.
E I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B
Essa questão possui comentário do professor no site 4000085918
Questão 345 Manif estações clínicas Adenoma e carcinoma adrenais
O diagnóstico mais provável em uma paciente com hipertensão arterial, hipocalemia, masculinização. Apresentando ao USG
massa de sete centímetros em suprarrenal.
A Doença de Cushing
B Carcinoma adrenocortical funcionante
C Hipernefroma
D Feocrocitoma
E Síndrome carcinoide
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070091
Questão 346 Insuf iciência adrenal primária
Paciente do sexo feminino, 30 anos, queixa-se de “fraqueza ” e escurecimento da pele. O diagnóstico provável de doença
de Addison é determinado pelos achados de:
A hipocalemia, ferro sérico elevado e fósforo baixo.
B hipocalemia e hiponatremia. 
C hipocalemia e hipocalcemia.
D hipercalemia e hipernatremia. 
E hipocalcemia e hiperfosfatemia.
4000065099
Questão 347 Crise adrenal Manif estações clínicas
Homem de 45 anos, apresentando dor epigástrica há 48h, acompanhada de náuseas e vômitos, astenia severa e fadiga,
petéquias, hipotensão e hipotermia, chega à emergência chocado. Como não há tempo su ciente para con rmar a suspeita
clínica, o tratamento do choque deverá ser iniciado de imediato. Os exames mais importantes para o diagnóstico foram
eosinofilia importante, cortisol normal, hiponatremia, hipoglicemia e hipercalemia. O diagnóstico mais provável é:
A insuficiência suprarrenal aguda.
B coma hipoglicêmico.
C insuficiência renal aguda.
D pancreatite aguda.
4000059799
Questão 348 Etiologia Crise adrenal Manif estações clínicas
Sobre insuficiência adrenal, assinale a alternativa incorreta.
A A dosagem sérica de sódio está habitualmente abaixo de 135 mg/dl.
B O uso de antifúngicos em altas doses predispõe sua ocorrência.
C A abordagem inicial da crise adrenal consiste, basicamente, na aplicação de hidrocortisona e soro glicosado 5%.
D Na septicemia, os altos níveis de citocinas, como o fator de necrose tumoral-alfa, competem com a
corticotropina em seus receptores, podendo levar à supressão adrenal.
E São pacientes de risco para a instalação dessa condição: politraumatizados, portadores de doenças inflamatórias
crônicas e portadores de doenças hepáticas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057394
Questão 349 Síndrome de Cushing ACTH independente Síndrome de Cushing ACTH dependente
Assinale a alternativa CORRETA quanto à síndrome de Cushing.
A O cetoconazol inibe várias enzimas P450 e reduz efetivamente os níveis do cortisol quando administrado 2 vezes
ao dia (600 a 1200 mg/dia).
B Deve-se evitar o tratamento cirúrgico, mantendo-se tratamento contínuo com baixas doses de corticoide
sintético, inibindo a produção endógena.
C Irradiação hipofisária foi abandonada como terapia complementar à cirurgia.
D A remoção de ambas as suprarrenais corrige o hipercortisolismo sem necessidade de reposição de glico e
mineralocorticoides (recoloca depósitos teciduais em circulação) 
E O mitotano suprime a hipersecreção de cortisol por ativar as enzimas responsáveis pela clivagem das cadeias
laterais de 11 beta-hidroxilase e do colesterol, assim como destruir as células adrenocorticais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055633
Questão 350 Hipotireoidismo Insuf iciência adrenal primária Diabetes Mellitus tipo 1 DM 1
 Na síndrome poliglandular autoimune (APS),
A a APSI é a mais frequente e ocorre principalmente na idade adulta.
B o diabetes mellitus tipo 1 e a doença tireoidiana autoimune são comuns na APSII.
C o hipoparatireoidismo é raro na APSI. 
D o hipoparatireoidismo é raro na APSI. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019081
Questão 351 Feocromocitoma Neoplasia endócrina múltipla tipo 2 NEM 2
Considere que uma mulher de 46 anos de idade procurou avaliação médica por ter apresentado nódulo tireoidiano e surtos
de palpitação, ansiedade, cefaleia e inquietação. Na investigação, foi diagnosticada neoplasia endócrina múltipla do tipo 2
(NEM-2). A respeito dessa endocrinopatia julgue o item seguinte. 
O feocromocitoma que ocorre em pacientes com NEM-2 tem sua localização quase sempre na medula adrenal e produz
tipicamente epinefrina.
A Certo.
B Errado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000016613
Questão 352 Manif estações clínicas Hipercortisolismo
Sueli, 25 anos, vem apresentando fraqueza muscular, irregularidade menstrual e aumento de peso. Ao exame físico,
apresenta-se levemente hipertensa, obesa, estrias abdominais, acne e hirsutismo. A hipótese diagnóstica é:
A hipoaldosteronismo hiporeninêmico
B insuficiência adrenal 
C Síndrome de Cushing
D aldosteronismo primário
E hipotireoidismo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000016164
Questão 353 Hipercortisolismo Síndrome de Cushing Síndrome de Cushing iatrogênica
Quando, na Síndrome de Cushing, houver alcalose hipocalêmica importante, a causa da síndrome deve ser:
A iatrogênica
B tumor secretante não endócrino 
C adenoma adrenal
D carcinoma adrenal
E NDA
Essa questão possui comentário do professor no site 4000016144
Questão 354 Síndrome de Cushing iatrogênica
Mulher, 48 anos, obesa, hipertensa e diabética com fácies cushingoide. As dosagens de ACTH e cortisol matinal
mostraram-se diminuídas. Qual o provável diagnóstico?
A Síndrome de Cushing por adenoma adrenal
B Síndrome de Cushing por carcinoma adrenal
C Síndrome de Cushing iatrogênico
D Síndrome de Cushing central (doença de Cushing)
E Síndrome de Cushing ectópico por produção de ACTH ectópico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000013429
Questão 355 Diagnóstico Apresentações Clínicas Tratamento
Feocromocitomas são tumores adrenais secretores de catecolaminas que derivam das células croma ns da medula adrenal.
São tumores raros e podem se apresentar na forma esporádica ou familiar. São a rmativas corretas a respeito dos
feocromocitomas, EXCETO:
A apresentam-se com sinais e sintomas de excesso de catecolaminas, como hipertensão arterial, palpitações,
ansiedade, cefaleia e rubor. Podem também manifestar complicações cardiovasculares como infarto, arritmias e
apoplexia
B um dado para o diagnóstico é a demonstração de aumento das catecolaminas plasmáticas e urinárias e de seus
metabólitos. Apesar da dosagem urinária em 24 horas de ácido vanil mandélico possuir baixa especificidade, a
dosagem sérica de metanefrinas fracionadas tem sido utilizada como método inicial de avaliação bioquímica por
ser altamente sensível
C o tratamento pré-operatório de pacientes com feocromocitoma centraliza-se em controle da hipertensão,
bloqueio a-adrenérgico para evitar crise hipertensiva intraoperatória e reposição de fluidos para evitar colapso
circulatório após a retirada do tumor
D para ressecção dos feocromocitomas opta-se por uma abordagem aberta e ampla para completa exploração do
abdome. Independente do tamanhoda lesão, o uso da laparoscopia é bastante restrito nessas situações por não
permitir um inventário adequado da cavidade
Essa questão possui comentário do professor no site 4000008982
Questão 356 Diagnóstico
Homem de 27 anos foi trazido à emergência por quadro de síncope, náuseas, dor abdominal e sudorese intensa. Já haviam
ocorrido episódios semelhantes, atribuídos a ataques de pânico. A ultrassonogra a de abdome revelou alterações na loja
adrenal esquerda. A tomografia computadorizada de abdome está reproduzida abaixo. A investigação deve ser iniciada por:
A dosagem de ACTH e de cortisol sérico basais, realizando-se, a seguir, teste de supressão com dexametasona
B medida da relação aldosterona sérica/atividade da renina plasmática após 2 horas de ortostatismo
C dosagem de metanefrinas e catecolaminas urinárias
D dosagem de sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA)
E ressonância magnética das adrenais e cintilografia com metaiodobenzilguanidina (MIBG)
4000089374
Questão 357 Incidentaloma Adrenal
A causa mais frequente de incidentaloma adrenal é:
A Cushing. 
B feocromocitoma.
C carcinoma.
D adenoma. 
E aldosteronoma. 
4000082981
Questão 358 Hiperaldosteronismo Hipercalcemia associada à malignidade
Hipocalcemia com Paratormônio PTH reduzido
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. 
(1) hipercalcemia 
(2) hiperfosfatemia 
(3) hipopotassemia 
(4) hipofosfatemia 
(5) hipocalcemia 
( ) mieloma múltiplo 
( ) insuficiência renal crônica 
( ) hiperaldosteronismo primário 
( ) desnutrição 
( ) hipoparatireoidismo. 
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A 1 – 2 – 3 – 5 – 4.
B 1 – 2 – 4 – 3 – 5.
C 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
D 1 – 2 – 5 – 3 – 4.
E 5 – 2 – 3 – 4 – 1.
4000082860
Questão 359 Incidentaloma Adrenal
O diagnóstico histopatológico mais frequente encontrado em pacientes operados por incidentalomas da glândula
suprarrenal é:
A cisto.
B adenoma.
C mielolipoma.
D ganglioneuroma.
4000079176
Questão 360 Diagnóstico
Érika tem 23 anos, mora com seus pais e está cursando a universidade no curso de educação física. De alguns meses para
cá vem sendo investigada por causa de crises de hipertensão arterial, cefaleia e palpitações que surgem principalmente
após exercícios físicos intensos. Após exames laboratoriais e de imagem, foi confirmado diagnóstico de feocromocitoma. 
Para chegar ao diagnóstico da doença de Érika você não deve solicitar o exame de:
A estimulação com glucagon.
B catecolaminas sanguíneas.
C supressão com dexametasona.
D ácido vanil mandélico urinário. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000079086
Questão 361 Incidentaloma Adrenal
Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado.
Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa- hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de
deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:
A Tumor de ovário.
B Tumor suprarrenal.
C Síndrome de ovário policístico.
D Hiperplasia adrenal congênita.
4000075997
Questão 362 Tratamento
No tratamento da hipertensão arterial de um paciente com feocromocitoma, constitui- se uma medida adequada:
A não utilizar prazosin.
B não empregar nifedipina.
C não restringir a ingestão de sal.
D iniciar betabloqueador precocemente.
4000075380
Questão 363 Crise adrenal
Mulher de 38 anos, portadora de artrite reumatoide, vinha em uso crônico de prednisona, que foi suspensa há 3 semanas,
quando começou a se queixar de cansaço. Há 2 dias, apresentou piora acentuada do estado geral, procurando o pronto-
socorro. Considerando o manejo da sua corticoterapia, NÃO é esperado o seguinte achado no hemograma:
A anemia.
B neutrofilia.
C eosinofilia.
D linfocitose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075369
Questão 364 Incidentaloma Adrenal
A maioria dos incidentalomas adrenais são:
A adenomas não-funcionantes.
B síndromes de Cushing subclínicos.
C cânceres metastáticos. 
D aldosteromas.
E mielolipomas.
4000070214
Questão 365 Manif estações clínicas
Qual das alterações endócrino-metabólicas abaixo, pode ser considerada como efeito adverso associado ao uso crônico
dos corticosteroides?
A Hipercalemia
B Hipoglicemia
C Hiperlipidemia
D Perda de peso
E Puberdade Precoce
4000062583
Questão 366 Insuf iciência adrenal primária
Uma mulher de 42 anos é trazida à sala de emergências médicas devido a um quadro clínico caracterizado por Hipotensão
Arterial, pele fria e esturpor. Os exames acusam Glicemia: 60 mg/dl; Sódio sérico: 112 mEq/l e Potássio sérico: 6,0 mEq/l.
Dado esse quadro, qual das causas abaixo NÃO é compatível com uma das causas da patologia que acomete essa
paciente?
A Insulinoma.
B Tuberculose.
C Autoimunidade.
D Blastomicose.
E HIV.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055596
Questão 367 Diagnóstico Apresentações Clínicas
Paciente jovem hipertenso, apresenta episódios de crises hipertensivas graves e catecolaminas aumentadas. Entre as
opções abaixo, assinale aquela que refere o diagnóstico provável:
A Coarctação da aorta
B Glomerulonefrite aguda
C Feocromocitoma
D Hipertensão essencial
E Insuficiência renal aguda
4000048560
Questão 368 Crise adrenal Manif estações clínicas
Num paciente chocado em que há suspeita de insu ciência aguda de suprarrenais, quais as alterações eletrolíticas
frequentes que dão força à suspeição diagnóstica e orientam para o tratamento imediato com hidrocortisona?
A Sódio alto e Potássio baixo
B Sódio e Potássio altos
C Sódio e Potássio baixos
D Sódio baixo e Potássio alto
E Sódio e Potássio normais
Essa questão possui comentário do professor no site 4000048523
Questão 369 Insuf iciência adrenal primária
As seguintes alterações laboratoriais são frequentes na insuficiência adrenal primária, EXCETO:
A Hiponatremia.
B Hipoglicemia.
C Eosinofilia.
D Hipocalcemia.
4000037715
Questão 370 Hipocortisolismo Hipotireoidismo Diabetes Mellitus tipo 1 DM 1
A Síndrome poliglandular auto-imune tipo 2 caracteriza-se por:
A Diabetes mellitus insulino dependente, disfunção da tireoide e doença de Addison. 
B Candidíase mucocutânea, hipoparatiroidismo e doença de Addison. 
C Carcinoma medular da tireoide, feocromocitoma e hiperparatiroidismo. 
D Hiperparatiroidismo, tumor de pâncreas e da hipófise.
E Hiperparatiroidismo, tumor de pâncreas e feocromocitoma.
4000015569
Questão 371 Hipercortisolismo
Qual das seguintes manifestações clínicas é comum na Síndrome de Cushing?
A Hipoglicemia
B Hipercalemia
C Alopecia
D Hipertensão arterial
Essa questão possui comentário do professor no site 4000012709
Questão 372 Apresentações Clínicas
Mulher de 45 anos admitida com queixas de cefaleia intensa, sudorese, taquipneia, palpitações e vômitos. Ao exame,
apresentava PA: 220 x 110 mmHg, FC: 112 bpm , rubor facial e extrema ansiedade. Qual a MELHOR hipótese diagnóstica
para o caso?
A Hiperaldosteronismo primário
B Feocromocitoma
C Síndrome de Cushing
D Hipotireoidismo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000012693
Questão 373 Apresentações Clínicas
Qual dos tumores da adrenal se apresenta clinicamente por: cefaleia, sudorese, palpitações e hipertensão arterial de difícil
controle assim como estudo de imagem por Ressonância Magnética do Abdome demonstrando nódulo tumoral com
hipersinal em T2?
A Feocromocitoma. 
B Adenoma da adrenal.
C Tumor metastático para adrenal.
D Tumor adrenal produtor de cortisol.
E Tumor de adrenal produtor de aldosterona. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005118
Questão 374 Coarctação de aorta Feocromocitoma Coarctação da aorta
Levando-se em consideração o diagnóstico de hipertensão arterial secundária, correlacionar as colunas.
(1) Doença reno-vascular, 
(2) Aldosteronismo, 
(3) Feocromocitoma, 
(4) Coarctação da aorta, 
(5) Hipercalcemia, 
( ) Diminuição de pulsos periféricos,( ) Acromegalia, 
( ) Hipopotassemia e alcalose, 
( ) Intolerância à glicose, 
( ) Sopro epigástrico e lombar. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A 4-5-2-3-1.
B 1-2-5-3-4.
C 1-3-2-5-4.
D 4-3-5-2-1.
E 4-3-2-5-1.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000080953
Questão 375 Insuf iciência adrenal primária Diabetes Mellitus tipo 1 DM 1
Taís, 31 anos, apresentou perda da consciência há algumas semanas. Diabetes melitus desde os 8 anos. Há três meses
apresentou glicemia de jejum de 150 mg/dl, hemoglobina glicada (método HPLC) de 8,3; proteinúria (++). Seu médico
sugeriu intensi cação das atividades aeróbicas e ajustou as doses de insulina para 40U de insulina NPH humana + 5U de
insulina regular, antes do desjejum e 10U de NPH humana + 10U de insulina regular 30 minutos antes do jantar. Após algumas
semanas, os níveis de glicemia de jejum passaram a variar entre 70 e 90 mg/dl e a média nunca ultrapassou 150 mg/dl. Há
três semanas, pela primeira vez na vida, apresentou palpitações, seguidas de perda da consciência. Recuperou-se
rapidamente e foi levada à emergência, aonde chegou acordada, lúcida, sem lesões traumáticas e com leves abalos
clônicos faciais. Foi medicada com glicose intravenosa. Posteriormente teve 3 episódios de náuseas, sudorese, palpitação
e borramento da visão, porém sem perda da consciência. Ganhou 3 kg nos últimos meses. Refere trabalhar muito por vezes
não consegue almoçar, fazendo “lanche” e não tem condições de automonitorar. Tinha crises de hipoglicemia na infância.
Nega tabagismo, etilismo ou uso de drogas ilícitas. Peso: 72 kg. Sinais vitais: tax = 36°C, PA = 126x16 mmHg, FC = 62 bpm,
FR = 15 irpm. Fundoscopia normal. Exame físico sem alterações. Exames laboratoriais: Hemoglobina: 15,3 g/dl; leucometria:
5.500 mm³ (diferencial normal), ureia 20 mg/dl, creatinina 1,0 mg/dl, glicemia de jejum 66 mg/dl; colesterol total 160 mg/dl,
HDL 45 mg/dl, LDL 100 mg/dl, triglicerídeos 120 mg/dl, hemoglobina glicada 8,0%; EAS normal; microalbuminúria = 42
mg/24 horas; cortisol sérico (60 min após teste da cortrosina) 25µ/dl. Eletrocardiograma (ECG) de repouso (VER
IMAGEM). Para prevenção de episódios graves de glicemia.Tais deverão ser orientadas a:
A ingerir alimentos ricos em lipídeos e carboidratos complexos na ceia.
B reduzir a dose de insulina em caso de náuseas e vômitos.
C interromper (temporariamente) a prática de exercícios físicos.
D iniciar reposição com corticosteroides em baixas doses.
4000078049
Questão 376 Secreção ectópica de ACTH Síndrome de Cushing
Na investigação das causas de síndromes de Cushing, dentre os per s abaixo, o mais compatível com o diagnóstico de
síndrome paraneoplásica de câncer de pulmão tipo oat-cell é:
A (seta pra baixo) resposta à supressão com baixa e alta dose de dexametasona, ACTH(seta pra cima).
B (seta pra baixo) resposta à supressão com baixa e alta dose de dexametasona, A CTH normal.
C (seta pra baixo) resposta à supressão com baixa e alta dose de dexametasona, resposta normal à supressão com
alta dose de dexametasona, ACTH (seta pra cima).
D resposta normal à supressão com baixa dose de dexametasona, (seta pra baixo) resposta à supressão com alta
dose de dexametasona, ACTH normal.
4000076757
Questão 377 Manif estações clínicas
Entre as manifestações abaixo relacionadas, assinale a que é comum, tanto na insu ciência adrenal primária, quanto na
secundária.
A Hiponatremia e hiperpotassemia.
B Fraqueza e emagrecimento.
C Hiperpigmentação de dobras cutâneas e mucosas.
D Hipoglicemia em adultos e vitiligo associado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000034981
Questão 378 Diagnóstico Manif estações clínicas
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do caso clínico descrito a seguir. A imagem abaixo
é de paciente de 16 anos, que iniciou com anorexia e dor abdominal nos últimos 3 meses, tendo perdido 10 kg nesse
período. Ele veio à emergência com quadro atual de vômitos, dor abdominal e diarreia. A pressão arterial era de 80X50
mmHg deitado e de 50X30 mmHg na posição ortostática. Na avaliação diagnóstica, foram encontrados valores
plasmáticos de cortisol ..........., ACTH ............, atividade da renina plasmática .......... e aldosterona reduzida.
A elevados - reduzido - reduzida. 
B elevados - elevado - elevada.
C reduzidos - elevado - reduzida.
D reduzidos - reduzido - elevada.
E reduzidos - elevado - elevada.
4000085372
Questão 379 Insuf iciência adrenal primária Manif estações clínicas
Um quadro de apatia, hipotensão, coloração peculiar da pele, exames laboratoriais com padrão de hiponatremia e
hiperpotassemia é compatível com o seguinte distúrbio:
A hipotireoidismo.
B síndrome de Cushing.
C aldosteronismo primário.
D insuficiência adrenocortical.
4000057952
Questão 380 Hipotireoidismo Insuf iciência adrenal primária Diabetes Mellitus tipo 1 DM 1
A síndrome poliglandular autoimune tipo II (SPGA II):
A apresenta candidíase mucocutânea crônica em 1/3 dos casos.
B ocorre principalmente em crianças.
C tem na doença de Addison o seu distúrbio endócrino mais assíduo.
D tem a Diabetes Mellitus 2 como um dos seus componentes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023175
Questão 381 Crise adrenal Manif estações clínicas
Qual das manifestações abaixo está relacionada à insuficiência suprarrenal aguda? 
A Hipertensão.
B Taquicardia.
C Hipotermia.
D Hipernatremia.
E Hipokalemia. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050018
Questão 382 Hiperaldosteronismo primário Hiperaldosteronismo
Uma mulher, de 32 anos de idade, descobriu ser hipertensa há um ano, com níveis pressóricos de 150 mmHg (sistólica) e 110
mmHg (diastólica). Não tem antecedentes familiares importantes de hipertensão e nega doença renal prévia. Não investigou
a causa de sua hipertensão e está em uso de propanolol 80 mg por dia. Há três meses vem notando fraqueza muscular
generalizada acompanhada de câimbras musculares. Foram solicitados exames que mostraram creatinina sérica de 0,8 mg?
dL e potássio de 3,1 mEq/L. A análise da urina não revelou presença de proteína e o sedimento urinário foi normal. A partir
da situação clínica apresentada, julgue o item a seguir: 
A hipertensão arterial secundária ao hiperaldosteronismo primário acompanha-se, geralmente, de atividade renina plasmática
elevada (maior que 5 µg/dL) e aldosterona na urina de 24 horas acima de 20 µg, em exames colhidos sob dieta com alto
teor de sódio (> 120 mEq/dia).
A Certo.
B Errado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021221
Questão 383 Síndrome de Cushing ACTH dependente Diagnóstico da síndrome de Cushing
Uma paciente de 34 anos, queixando-se de ganho de peso e história de hipertensão há 8 anos, apresentava, ao exame
físico, hirsutismo, pletora facial e estrias purpúreas abdominais. Seu cortisol urinário livre de 24h = 912 mg/24h (VR 20-90) e
ACTH=101 mg/ml (VR=12-70). O diagnóstico mais provável e o procedimento diagnóstico confirmatório são:
A adenoma adrenal e tomografia de abdome.
B adenoma hipofisário e ressonância magnética de hipófise.
C tumor ectópico e cateterização de seio petroso.
D carcinoma adrenal e cintilografia adrenal.
E síndrome de Cushing e teste terapêutico com cetoconazol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000020468
Questão 384 Hiperaldosteronismo
Em um paciente com hiperaldosteronismo, o achado que indica se tratar de um caso de hiperaldosteronismo secundário é:
A edema
B hipocalemia
C hipernatremia
D hipertensão arterial
4000070835
Questão 385 Adrenal Endocrinologia
Que hipótese diagnóstica melhor explicaria a concomitância de hipertensoa arterial refratária, fraqueza muscular e
hipocalemia?
A Hiperaldosteronismo primário.
B Síndrome de Cushing.
C Hipoaldosteronismo.
D Feocromocitoma.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000157341
Questão 386 Adrenal Endocrinologia
Em relação às formasprimária e secundária de insuficiência adrenal (IA), podemos afirmar:
A A hiperpigmentação cutânea é característica da IA secundária.
B A hipercalemia tende a ser mais frequente e proeminente na forma secundária.
C A maioria dos casos de IA primária possui etiologia autoimune.
D Avidez por sal e hipotensão postural são mais comuns na forma secundária.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000157340
Respostas:
1 A 2 A 3 A 4 B 5 B 6 D 7 C 8 B 9 E 10 A 11 A
12 B 13 C 14 D 15 C 16 B 17 D 18 B 19 C 20 A 21 C 22 D
23 A 24 A 25 A 26 A 27 B 28 C 29 A 30 C 31 B 32 C 33 D
34 B 35 D 36 C 37 E 38 C 39 B 40 E 41 C 42 B 43 B 44 C
45 E 46 B 47 A 48 D 49 B 50 A 51 C 52 E 53 B 54 B 55 D
56 D 57 E 58 C 59 A 60 C 61 A 62 B 63 A 64 B 65 A 66 D
67 A 68 D 69 C 70 D 71 C 72 A 73 D 74 A 75 A 76 B 77 D
78 A 79 C 80 D 81 C 82 B 83 A 84 C 85 D 86 E 87 D 88 C
89 D 90 C 91 C 92 C 93 C 94 C 95 B 96 B 97 D 98 B 99 A
100 B 101 B 102 B 103 D 104 B 105 C 106 C 107 E 108 A 109 C 110 D
111 D 112 C 113 B 114 A 115 A 116 B 117 A 118 C 119 A 120 C 121 A
122 C 123 A 124 B 125 B 126 D 127 B 128 E 129 A 130 B 131 B 132 D
133 D 134 D 135 B 136 B 137 B 138 B 139 B 140 C 141 C 142 C 143 E
144 B 145 C 146 A 147 C 148 D 149 E 150 A 151 D 152 A 153 D 154 A
155 E 156 B 157 D 158 A 159 A 160 A 161 A 162 A 163 A 164 C 165 B
166 B 167 C 168 C 169 A 170 B 171 B 172 C 173 C 174 C 175 B 176 D
177 E 178 A 179 B 180 A 181 D 182 D 183 B 184 B 185 E 186 D 187 C
188 D 189 A 190 C 191 C 192 C 193 A 194 B 195 E 196 A 197 C 198 A
199 A 200 E 201 202 203 204 C 205 A 206 B 207 D 208 D 209 C
210 A 211 E 212 D 213 B 214 D 215 C 216 B 217 B 218 C 219 B 220 D
221 A 222 A 223 D 224 C 225 D 226 E 227 A 228 B 229 A 230 C 231 C
232 A 233 B 234 B 235 C 236 B 237 E 238 A 239 A 240 B 241 C 242 A
243 A 244 B 245 B 246 C 247 E 248 D 249 A 250 D 251 B 252 B 253 C
254 E 255 D 256 C 257 A 258 B 259 C 260 A 261 C 262 C 263 B 264 B
265 D 266 C 267 B 268 D 269 D 270 C 271 E 272 D 273 A 274 C 275 A
276 A 277 A 278 C 279 B 280 A 281 A 282 E 283 C 284 C 285 E 286 D
287 D 288 A 289 A 290 C 291 D 292 A 293 A 294 D 295 C 296 E 297 D
298 D 299 C 300 E 301 A 302 A 303 C 304 C 305 B 306 B 307 C 308 B
309 D 310 E 311 E 312 B 313 D 314 C 315 C 316 A 317 D 318 E 319 C
320 A 321 E 322 B 323 A 324 A 325 E 326 A 327 D 328 C 329 E 330 A
331 C 332 A 333 A 334 D 335 A 336 D 337 E 338 E 339 A 340 E 341 B
342 C 343 E 344 B 345 B 346 E 347 A 348 C 349 A 350 B 351 A 352 C
353 A 354 C 355 D 356 C 357 D 358 C 359 B 360 C 361 B 362 C 363 B
364 A 365 C 366 A 367 C 368 D 369 D 370 A 371 D 372 B 373 A 374 A
375 D 376 A 377 B 378 E 379 D 380 C 381 C 382 B 383 B 384 A 385 A
386 C

Mais conteúdos dessa disciplina