Buscar

Estudo de Caso (2)

Prévia do material em texto

A verificação no terreno implica examinar a conformidade em relação às áreas de cultivo. Isso inclui a análise da origem das sementes, através da verificação das notas fiscais de compra e venda, a certificação ou atestado de conformidade das sementes, a localização dos campos com base nos registros de georreferenciamento, a adoção de práticas agronômicas recomendadas para a produção de sementes, a observação dos requisitos dos cultivos anteriores, o isolamento e a identificação de contaminantes, e, acima de tudo, o cumprimento das normas e padrões estabelecidos pelo Mapa.
No caso de contaminação durante a floração, o inspetor deve orientar da seguinte maneira: a área afetada deve ser separada e as dimensões da parte contaminada devem ser medidas adequadamente. O produtor deve ser informado sobre a importância de eliminar os contaminantes na área isolada, evitando que o restante do campo seja rejeitado. Em inspeções subsequentes, deve ser verificado se essas medidas foram implementadas corretamente na área isolada, garantindo o cumprimento dos requisitos. Além disso, o produtor deve ser informado de que, durante a colheita, a área isolada deve ser colhida primeiro, seguida pelo restante do campo após inspeção. Se o agricultor desejar remover as partes contaminadas ou inflorescências da área não satisfatória do campo, isso pode ser permitido, mas uma nova inspeção deve ser realizada para verificar se essas ações foram efetuadas.
Quando a floração de uma cultura de polinização cruzada ocorre ao mesmo tempo em que o isolamento adequado não é garantido para o campo inteiro, toda a área deve ser rejeitada. No entanto, a contagem do campo deve prosseguir até o final. Inspeções posteriores não serão mais necessárias. Se a floração de uma cultura de polinização cruzada coincidir com qualquer outro fator de contaminação, indicando falta de isolamento adequado em parte do campo, essa área deve ser identificada, demarcada e isolada. Se o produtor seguir os procedimentos para eliminar as fontes de contaminação e reduzir os riscos de contaminação no restante do campo, essa área isolada deve ser colhida separadamente e os produtos descartados para a produção de sementes. Na próxima inspeção, o responsável técnico do produtor ou da entidade certificadora deve confirmar a implementação das medidas ou a persistência do problema, caso em que o campo inteiro será cancelado

Continue navegando