Buscar

APA DE PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASPECTOS QUE TAMBÉM DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SER HUMANO SEGUNDO FREUD
Segundo a teoria de Freud, a psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais relevante dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos indivíduos, esses processos foram divididos por ele em :id, ego e superego. Partindo desse princípio Freud criou toda uma teoria psicanalítica que formou as bases para uma nova ciência, prendada de métodos próprios para a investigação dos processos da mente humana, que afirmam a forma como o conhecimento é adquirido e processado.
Inconsciente 
É a maior parte que forma o aparelho psíquico, nele estão contidas as lembranças e memórias que não estão ao alcance da consciência. Os processos mentais que surgem do inconsciente surgem sem a nossa percepção consciente da realidade. Aquilo que não está nitidamente acessível a nossa compreensão e compõe um conjunto de processos psíquicos misteriosos está no plano do inconsciente.
O conceito de inconsciente na psicanálise pode diversificar-se de acordo com a visão da linha de cada psicanalista. Para a psicanálise freudiana, o inconsciente é uma parte da mente que não está acessível para a consciência e atua como um repressor de conteúdos que são impedidos de ter acesso ao plano do consciente. Através da fala, em uma relação entre o analisando (sujeito que se submete à análise) e analista (psicanalista) busca-se a origem dos problemas de ordem psíquica. Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais o que influencia de forma direta na construção do conhecimento.
Desejos e impulsos
Segundo Freud os desejos e impulsos inconscientes têm um papel muito importante na construção do conhecimento, pois esses desejos podem influenciar nossas motivações e interesses, apontando a nossa atenção para determinados assuntos e campos de interesses pessoais. Logo, ao construir conhecimento, é importante considerar os desejos e impulsos ocultos que podem estar impulsionando essa busca por conhecimento.
Desenvolvimento psicossexual
É considerado um campo importante apontado na teoria de Freud na construção do conhecimento humano, pois ele considera que as experiências vividas durante as diferentes fases do desenvolvimento psicossexual podem influenciar na forma como o indivíduo percebe e interpreta o mundo ao seu redor. Então é importante considerar a influência dessas experiências na construção de todo e qualquer conhecimento.
Relações Interpessoais
Freud defende também as relações interpessoais como campo contribuinte para a construção do conhecimento humano. De acordo com sua teoria, a interação de indivíduo com outros em sua volta, pode influenciar suas crenças, valores e entendimento. Logo é importante considerar as relações interpessoais na construção do conhecimento, já que isso interfere a compreensão do mundo.

Outros materiais