Buscar

CEDERJ - Desenvolvimento Gerencial - Aula 2 - Resumo Relâmpago - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dominação Social: Estruturas e Reprodução
1. Relações de Produção: São as relações estabelecidas entre os indivíduos dentro do processo produtivo, destacando quem detém o controle dos meios de produção e quem fornece a força de trabalho.
2. Aparelhos Repressivos de Estado: São instituições públicas que exercem o controle social por meio da coerção física ou legal, como o governo, a polícia, os tribunais, entre outros.
3. Aparelhos Ideológicos de Estado: São instituições privadas ou públicas que moldam as ideias, valores e crenças da sociedade, legitimando as relações de produção existentes. Exemplos incluem igrejas, escolas, famílias, partidos políticos, mídia, entre outros.
4. Papel dos Aparelhos Repressivos e Ideológicos de Estado: Os primeiros garantem as condições políticas para a reprodução das relações de produção, enquanto os segundos garantem essa reprodução sob uma ideologia que justifica essas relações.
5. Lei de Gerson: Refere-se à mentalidade de tirar vantagem em todas as situações, mesmo que isso implique em comportamentos antiéticos. É uma alusão a uma propaganda de cigarros protagonizada por um jogador de futebol brasileiro chamado Gerson, na qual ele afirmava "gosto de levar vantagem em tudo".
6. Ideologia: É um sistema de representações que influencia a forma como vemos o mundo e justifica as relações sociais existentes. A ideologia não é apenas uma questão subjetiva, mas é objetiva e está presente nas práticas sociais e nas estruturas sociais.
7. Ética: Refere-se aos padrões de comportamento determinados pelo grupo dominante na sociedade, visando manter e ampliar sua dominação econômica, política e social. A ética pode ser moldada pela ideologia e pelas relações de poder estabelecidas na sociedade.

Outros materiais