Buscar

CEDERJ - Desenvolvimento Gerencial - Aula 1 - Resumo Relâmpago

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Contexto Econômico e Social
1. Propriedade privada dos meios de produção: Na economia capitalista, os meios de produção, como fábricas e terras, são de propriedade privada, o que permite que os proprietários acumulem capital por meio da exploração do trabalho assalariado.
2. Relação de subordinação entre capital e trabalho: Os trabalhadores, que possuem apenas sua força de trabalho para vender, são subordinados aos interesses dos capitalistas, que controlam os meios de produção e determinam as condições de trabalho.
3. Organização capitalista: Refere-se ao modo como as relações sociais capitalistas são institucionalizadas, com o trabalho operando sob condições técnicas que priorizam os interesses do capital em detrimento dos trabalhadores.
4. Trabalho como gerador de valor: Na análise marxista, o valor é gerado pelo trabalho humano, mas é apropriado pelos capitalistas como lucro, enquanto os trabalhadores recebem apenas uma parte desse valor na forma de salário.
5. Valor de troca e valor de uso: Os produtos têm valor de troca (preço de mercado) e valor de uso (utilidade para o consumidor). A dinâmica entre oferta e demanda determina os preços, mas esses preços são influenciados pela utilidade média dos produtos.
6. Divisão social do trabalho: Refere-se à especialização e fragmentação das tarefas dentro da sociedade, o que pode levar à desvalorização do trabalho humano.
7. Alienação do trabalho: Marx argumenta que os trabalhadores se sentem alienados do produto de seu trabalho e, em uma sociedade capitalista, estão alienados de seus próprios interesses, devido à subordinação aos interesses dos capitalistas.
8. Organização do trabalho como organização do conflito: Sob a perspectiva marxista, a organização do trabalho na sociedade capitalista é caracterizada pelo conflito entre os interesses dos trabalhadores e dos capitalistas, com os capitalistas buscando manter o controle sobre a produção e os lucros.

Outros materiais