Buscar

direito civil obrigações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito civil obrigações
O Direito Civil é um ramo do direito privado que trata das normas que regulam as relações entre pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, e que têm por objeto bens, direitos e obrigações. No âmbito do Direito Civil, as obrigações ocupam um lugar central, sendo um dos temas mais importantes e estudados.
As obrigações são relações jurídicas em que uma pessoa, denominada devedor, se compromete a realizar uma prestação em favor de outra, denominada credor. Essa prestação pode consistir em dar, fazer ou não fazer algo. O devedor assume o compromisso de cumprir a obrigação, enquanto o credor tem o direito de exigir o seu cumprimento.
Existem diversas fontes das obrigações, sendo as principais a lei, o contrato, o quase-contrato, o ato ilícito e o enriquecimento sem causa. A lei pode impor obrigações, como no caso das obrigações alimentares decorrentes do parentesco. O contrato é um acordo de vontades que cria obrigações entre as partes, como um contrato de compra e venda. O quase-contrato ocorre quando alguém se beneficia indevidamente às custas de outra pessoa, como no caso do pagamento de despesas médicas de um desconhecido em estado de emergência. O ato ilícito gera obrigações de reparação, como no caso de danos causados a terceiros por culpa ou dolo. O enriquecimento sem causa ocorre quando alguém se enriquece injustamente às custas de outra pessoa, gerando uma obrigação de restituição.
As obrigações podem ser classificadas de diversas formas, de acordo com diversos critérios. Quanto ao objeto, as obrigações podem ser de dar, fazer ou não fazer. Quanto ao sujeito, as obrigações podem ser simples, quando há apenas um credor e um devedor, ou complexas, quando há mais de um credor, mais de um devedor ou ambos. Quanto ao vínculo, as obrigações podem ser unilaterais, quando apenas uma das partes assume um compromisso, ou bilaterais, quando ambas as partes assumem compromissos entre si.
A natureza das obrigações também pode variar, podendo ser civis, quando decorrem do Direito Civil, ou naturais, quando não são exigíveis judicialmente, mas podem ser cumpridas voluntariamente. As obrigações também podem ser puras, quando não estão sujeitas a nenhuma condição, ou condicionais, quando estão sujeitas a uma condição, como no caso de uma doação condicionada à conclusão de uma faculdade. Além disso, as obrigações podem ser principais, quando existem por si só, ou acessórias, quando dependem de uma obrigação principal, como no caso da fiança.
O cumprimento das obrigações pode se dar de diversas formas, como o pagamento em dinheiro, a entrega de um bem, a prestação de um serviço, entre outras. Em caso de descumprimento, o credor pode exigir o cumprimento forçado da obrigação, por meio de ação judicial, ou a sua resolução, com a consequente reparação de danos.
Em resumo, as obrigações no Direito Civil são relações jurídicas fundamentais que regulam as relações entre pessoas, envolvendo um compromisso de realizar uma prestação em favor de outra. Essas obrigações são reguladas por diversas fontes e podem ser classificadas de diversas formas, de acordo com diversos critérios. O seu cumprimento é fundamental para a harmonia das relações sociais e econômicas.

Outros materiais