Buscar

Semana 3 - Teorias do curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· Atividade da semana 3
· 
· 
Pergunta 1
· 
Leia o trecho a seguir.
“Talvez possamos dizer que, além de uma questão de conhecimento, o currículo é também uma questão de identidade. É sobre essa questão, pois, que se concentram também as teorias do currículo".
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Com relação às teorias do currículo, leia e analise as afirmativas a seguir.
I. As teorias tradicionais direcionam o foco para a organização e a elaboração do currículo, diferentemente das teorias críticas.
II. As teorias críticas, diferentemente das teorias tradicionais, questionam os arranjos sociais e educacionais. 
III. Para as teorias críticas, o status quo não é responsável pelas desigualdades e injustiças sociais.
Correta e. I e II, apenas.
JUSTIFICATIVA: 
 A afirmativa I está correta, pois as teorias tradicionais têm o foco na organização e elaboração do currículo diferentemente das teorias críticas. A afirmativa II também está correta, pois é função das teorias críticas colocar à prova a organização social e educacional, na busca por uma compreensão acerca do papel do currículo. A afirmativa III está incorreta, já que, para as teorias críticas, o status quo é responsável pelas desigualdades e injustiças sociais.
Pergunta 2
A crítica do currículo na Inglaterra acontecia a partir da sociologia. O livro Knowledge and control, organizado por Michael Young e publicado em 1971, marcou o início dessa crítica, a partir do que conhecemos como ____________. Na Inglaterra, essa crítica apresentava como princípio a antiga sociologia da educação, que tinha sua centralidade na tradição da pesquisa empírica acerca de resultados diferentes daqueles produzidos na educação, com o olhar voltado essencialmente para o fracasso escolar do público que pertencia à classe operária. Por seguir uma ênfase empírica e estatística, tal sociologia denominou-se pelos críticos de _______________.
Preencha as lacuna escolhendo a alternativa CORRETA:
Correta b. Nova Sociologia da Educação — aritmética
JUSTIFICATIVA : O livro Knowledge and control, produzido em 1971, cuja organização é de Michael Young, marca o período de crítica ao currículo, por meio do que passaria a ser reconhecido como a “Nova Sociologia da Educação” (NSE). Na Inglaterra, a crítica tinha como referência a “antiga” sociologia da educação. Tal campo de estudo obedecia à tradicional pesquisa empírica acerca de resultados diferentes daqueles produzidos pelo sistema de educação, atendo-se, principalmente, ao fracasso escolar das crianças e dos jovens da classe operária. Por apresentar uma ênfase empírica e estatística, essa sociologia era chamada pelos críticos de “aritmética”. A crítica mais ferrenha que a NSE tecia ao campo da sociologia aritmética era que esta se fundamentava em variáveis de entrada e de saída, não problematizando o que acontecia entre esses pontos.
Pergunta 3
Michael Apple apresenta em suas obras uma crítica neomarxista às teorias tradicionais acerca do currículo, assim como à ideologia que todo currículo oferece. O autor se serve de outras críticas anteriormente feitas por ____________ e ____________, além de outras tradições da teoria social crítica de _________________, apenas para citar um exemplo, a fim de tecer uma análise crítica a respeito do currículo.
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA: 
Resposta Selecionada:	
Correta d. Althusser — Bourdieu — Raymond Williams
JUSTIFICATIVA : 
O início da crítica neomarxista às teorias tradicionais do currículo e também ao papel ideológico do currículo era fortemente identificado com o pensamento de Michael Apple. Trabalhos anteriores, como os de Althusser e Bourdieu, apesar de terem estabelecido as bases de uma crítica radical à educação liberal, não tomaram como foco de seu questionamento o currículo e o conhecimento escolar. Apple se aproveitou dessas críticas anteriores e também de outras tradições da teorização social crítica mais ampla, como a de Raymond Williams, para elaborar uma análise crítica do currículo, que viria a ser muito influente nas décadas seguintes.
Dewey e Bobbitt abordam a questão do currículo no século XIX. Logo, não pertencem à época em que Apple teorizou e criticou o currículo.
Young é contemporâneo de Apple, mas estuda acerca da falta de teoria do conhecimento nos currículos. Portanto, também não seria uma alternativa correta.
Paulo Freire é do campo da educação, mas não propriamente do currículo. Logo, também não se encaixa entre as possibilidades para preencher as lacunas.
Tyler é contemporâneo de Bobbitt e se debruça sobre os objetivos do currículo. Também não configura como um teórico que se encaixe nas lacunas.

Continue navegando