Buscar

d) Ameaças ambientais.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(34) 99983-9647 
 (34) 99983-9647 
PODEMOS TE AJUDAR, CHAMA NO NÚMERO ACIMA!!!!!!!!!
					
MAPA – GFIN – PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS – 51/2024
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Planejamento e Gestão de Negócios! Para isso, você precisa cumprir duas etapas a saber:
 
Primeira etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade;
Segunda etapa: ENVIAR a atividade solicitada;
 
PRIMEIRA ETAPA: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade
 
Havaianas: história e evolução da marca 
 
As sandálias Havaianas começaram a ser produzidas em 1962, tendo como inspiração a Zori, sandália de dedo tradicional usada por japoneses feita com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Por esse motivo a sola possui textura em forma de grãos de arroz, produzida de borracha, evidenciando maior durabilidade e maciez. Seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, e lugar dos sonhos dos anos 60.  
Os conflitos mundiais que ocorreram na década de 60, entre eles, Guerra Fria e Guerra do Vietnã, abriram portas para a cultura hippie, de paz e amor, na década de 70. O movimento fez com que os chinelos entrassem na moda, pois apoiavam uma vida sem exageros de consumo. Em decorrência disso, muitos brasileiros começaram calçar Havaianas.
Nos anos 80, as Havaianas eram bastante utilizadas pelos brasileiros, sendo destacadas como itens básicos. Tal sucesso da marca foi fundamental para que o Ministério da Fazenda integrasse as sandálias na lista de produtos necessários para a vida dos brasileiros.
Entretando, na década de 1990, a concorrência de outras marcas e modelos passaram a ameaçar a líder do mercado, pois o chinelo passou a ser visto como simples e quase descartável, diferente das novas marcas.
O fator que contribuiu para que a marca lançasse um novo modelo, foi a forte concorrência dos chinelos Rider, da empresa Grendene. Assim, precisou ser adotada uma nova estratégia para aumentar as vendas e estabelecer uma nova imagem para os consumidores. O ano de grande mudança foi 1996. Para ter um modelo diferente, os consumidores viravam a sola colorida para cima. Esse foi o sinal de que deveriam ter sandálias de diferentes cores para seu público. A marca compreendeu essa tendência vinda das ruas e produziu o modelo Top.
As estratégias de marketing adotadas foram muito bem-sucedidas e criaram uma nova imagem para as Havaianas. As ferramentas de marketing são apropriadas para garantir a competitividade, e a relação entre a empresa e o consumidor. O sucesso das campanhas das sandálias Havaianas é consequência de um trabalho que iniciou há muito tempo, com o posicionamento da marca mantido pelos departamentos de marketing e comércio exterior. A estratégia de marketing fundamenta-se em criar um vínculo como cliente, buscando sua fidelidade.
 
 BERIA, T. L.; OLIVEIRA, N. P. Havaianas: história e evolução da marca. 6 ª JEPEx - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Erechim. 2017. Disponível em: <https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/JEPEXErechim/JEPEXErechim2017/paper/viewFile/2992/851>. Acesso em: 22 janeiro, 2024 (adaptado).
 
O texto acima conta brevemente a história de uma marca que precisou reinventar-se a partir de um bom planejamento e uma estratégia muito bem estudada. Para isso, destaca-se o uso de ferramentas de marketing apropriadas, que contribuíram muito para que a mudança fosse bem-sucedida. Uma das ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para estudo, planejamento e desenvolvimento de estratégias é a Matriz SWOT ou Análise SWOT: “ao estudar esses fatores ambientais, uma organização pode preparar uma estratégia de marketing fazendo uma análise SWOT (força, fraqueza, oportunidade e ameaça) de seu negócio” (OSHITA, 2022, p. 38).
OSHITA, M. G. B. Planejamento e Gestão de Negócios. Maringá - PR: Unicesumar, 2022 (adaptado).
 
Baseado no que foi destacado e utilizando uma empresa real (podendo ser a empresa que você trabalha, que é dono ou a que consiga informações) pede-se:
1. Descreva brevemente a empresa que escolheu, utilizando de 5 a 10 linhas.
2. Faça a Matriz SWOT da empresa apresentando:
a) Forças empresariais.
b) Fraquezas empresariais.
c) Oportunidades ambientais.
d) Ameaças ambientais.
3. Faça um parecer do que identificou de mais relevante em sua análise, utilizando de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas.
 
 
SEGUNDA ETAPA: ENVIAR a atividade solicitada
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Agora é com você. Bom estudo!
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.
​

Outros materiais