Buscar

PSICOLOGIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Tomada de Decisão Judicial: Investigação sobre os processos cognitivos, emocionais e sociais que influenciam a tomada de decisão dos juízes e jurados em casos judiciais.
2. Testemunho e Credibilidade: Estudo sobre a memória, percepção e acurácia do testemunho em tribunal, incluindo fatores que afetam a credibilidade das testemunhas.
3. Entrevistas e Interrogatórios: Análise das técnicas de entrevista e interrogatório utilizadas pela polícia e outros profissionais jurídicos, e seu impacto na obtenção de informações precisas e confiáveis.
4. Psicologia Forense: Exploração das aplicações da psicologia no contexto legal, incluindo avaliação de competência, avaliação de risco de violência, e avaliação de danos psicológicos.
5. Jurados e Processo de Deliberação: Estudo sobre o funcionamento dos jurados em processos criminais e civis, incluindo o processo de deliberação em grupo e seus efeitos sobre o veredito.
6. Perícias Psicológicas: Análise das avaliações psicológicas realizadas em contextos legais, como avaliação de custódia de crianças, avaliação de capacidade testamentária e avaliação de sanidade mental.
7. Vitimologia: Investigação sobre o impacto psicológico do crime nas vítimas, incluindo o trauma, o processo de recuperação e o papel do sistema legal na mitigação do sofrimento das vítimas.
8. Perfilamento Criminal: Exploração das técnicas de perfilamento criminal, incluindo análise comportamental e psicológica para identificação de características e motivações de criminosos.
9. Psicologia da Pena e Reinserção: Estudo sobre as teorias psicológicas da punição e da reabilitação, e sua aplicação na prática jurídica, incluindo o tratamento de infratores e a prevenção da reincidência.
10. Mediação e Resolução de Conflitos: Análise das técnicas de mediação e resolução de conflitos baseadas em princípios psicológicos, visando alcançar soluções consensuais e restaurativas.

Outros materiais