Buscar

EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA
Stephanie Ribeiro – Odontologia UFBA
Emergência e a constatação de condições e agravo a saúde que implique em risco iminente de vida ou sofrimento intenso que exija intervenção médica imediata
No passado, as emergências não ocorriam tanto em consultórios odontológicos por fatores como: menor expectativa de vida, logo, poucos idosos em cadeira e menor acesso de um modo geral ao atendimento odontológico.
Lei federal 5081/66: compete ao cirurgião dentista – prescrever e aplicar medicação de urgência no caso de acidentes graves que comprometam a vida e a saúde do paciente
Prevenção
Acolhimento: respeito, simpatia e segurança
Ambiente agradável
Orientações aos pacientes: roupas confortáveis
Exame clínico completo: anamnese (Queixa principal, História da doença atual, Historia medica pregressa – alergias, medicamentos, hospitalizações, revisão dos sistemas, estado psico-emocional – Historia social, Historia familiar.
Exame físico: PA (é a forca exercida pelo sangue contra as paredes arteriais, determinada pela quantidade de sangue bombeado pelo coração (debito cardíaco) e pela resistência ao fluxo sanguíneo (resistência periférica)
Pulso: onda de distensão de uma artéria, dependente da ejeção ventricular, podendo ser avaliado por meio de qualquer artéria acessível. Avaliar volume (forte ou cheio, fraco ou filiforme), ritmo (regular ou irregular).
Frequência cardíaca
Frequência respiratória
Classificacao de pacientes com base no estado físico
ASA 1: paciente saudável, que e acordo com a historia medica não apresenta nenhuma anormalidade, risco mínimo de complicações.
ASA 2: paciente portador de doença sistêmica modederada, sem limitação de suas atividades (HAS ou diabetes controladas). Pode exigir certas modificações no plano de tratamento, de acrodo com cada caso particular
ASA 3: Paciente portador de doença sisteica severa que limira suas atividades, mas não incapacitantes. Exige modificações no plano de tratamento, sendo imprescindível a troca de informações com o medico. Procedimentos dentasi eletivos (não contraindicado, embora esre paciente represente um maior risco durante o atendimento)
ASA 4: paciente acometido de doença sistêmica severa, que esta sob constante risco de morte. Procedimentos dentais eletivos são postergados (conversão em ASA III). Urgencias odontológicas as tratadas da maneira mais conservadora que a situação permita. Procedimentos dentais invasivos devem ser feitos em ambiente hospitalas (unidade de emergência e supervisão medica adequada)
ASA 5: paciente com alt risco de morte, geralmente tem menos de 24h de vida
ASA 6: paciente com morte cerebral confirmada
Prevenção
Exames complementares: imaginologicos, laboratoriais e outros
Materiais e equipamentos: ambu, oxímetro de pulso tensiometro, drogas de emergência, seringas e agulhas, cilindro e cateter de oxigênio, cânulas de guedel
Treinamento: orientação de suporte básico de vida
Parada cardiorrespiratória: interrupção da oxigenação do sangue e cessação brusca da sua circulação
Suporte básico de vida: segurança do local, checar responsividade da vítima – se a vitima responde (considerar outros quadros de emergência medica); se o paciente não responde (há um quadro mais grave).
No segundo caso, necessário avaliar vias aéreas e liberá-las se necessário (hiperextensão cervical)
Se a vítima respira, colocar ela em posição de recuperação (2 a 3 min) e chamar a SAMU. Se a vítima não respira, contatar a SAMU e iniciar RCP (compressões torácicas + assistência ventilatória). As compressões devem ter mais ou menos com profundidade de 5 a 6cm, e velocidade de 100 a 120 compressões por minuto. 30 compressões torácicas para 2 ventilacoes. Manter a RCP ate retorno da respitracao ou chegada da SAMU
Lipotimia: mão estar passageiro caracterizado por uma sensação angustiante iminente de desfalecimento SEM PERDA DE CONSCIENCIA.
Sincope: mão estar passageiro caracterizado por uma sensação angustiante iminente de desfalecimento COM PERDA DE CONSCIENCIA.
Súbita diminuição do fluxo sanguíneo e da oxigenação cerebral
Fatores emocionais: ansiedade, dor repentina e inesperada, visão de sangue, agulha.
Fatores não emocionais: fome (hipoglicemia), debilidade física, ambiente quente.
Sinais e sintomas: palidez, sudorese fria, zumbidos, fraqueza, visão turva, bradicardia, pulso fino, respiração superficial, hipotensão
Como tratar: controle da ansiedade, boa técnica anestésica, evitar períodos longos de jejum, colocar o paciente em posição de trendelemburg, afrouxar vestes, monitorar respiração, pulso e PA, tranquilizar o paciente.
Hipoglicemia aguda
Níveis de glicose no sangue abaixo dos valores mínimos normais. O que pode precipitar essa condição (ingestão de álcool, estados de jejum, esforço físico, diabéticos)
Sintomas: ansiedade, taquicardia, sudorese, palidez e frio, dilatação das pupilas, náusea, vomito, desconforto abdominal.
Identificarpaciente de risco, não realizar consultas em jejum, atenção para restrições alimentares pós cirúrgicas, soluções açucaradas a disposição. Pacientes conscientes (oferta de alimentos açucarados)
Hipotensão ortostática
Queda bruscas da PA que pode ocorrer quando paciente deitado ou reclinado assume a posição ortostática, ficando sujeito a sincope. Não está relacionada ao estresse
Mudanca abrupta de posição -> acumulo transitório do sangue em MMOO -> queda abrupta da PA. Pode estar associado a medicamentos diuréticos usados no controle da hipertensão: hipovolemia
O que fazer para evitar: levantar encosto da cadeira a posição menos inclinada (2min), depois levantar a cadeira a posição sentada (2min, depois colocar o paciente em pé
Posição de tremdelemburd ou elevar MMII, hiperextensão do pescoço, monitorar sinais vitais, oxigenação.
Acidente vascular cerebral
Interrupção do fluxo sanguíneo (glicose e oxigênio) para o tecido cerebral)
Diabetes, hipercolesterolemia, tabagismo e hipertensão.
Sinais e sintomas: cefaleia súbita, náuseas e vômitos, calafrios, fraqueza, perda de consciência, hemiparesia, dislalia, assimetria das pupilas.
Controle da ansiedade, consultas curtas (40-50’) no período da tarde,
Acionar o SAMU, manter vias aeras livres, afrouxar vestes, posição deitada com cabeça mais elevada, monitorar respiração e pulso.
Hiperventilação
Ventilação exagerada (ritmo e profundidade) para as necessidades do corpo em um momento específico. Baixa de CO2 no sangue (aumento da alcalinidade sanguínea), por conseguinte uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral
Taquicardia, taquipneia, aumento da profundidade dos movimentos respiratório, formigamento e dormência, tontura, vertigem e perda de consciência
O que fazer: respirar ar enriquecido com CO2, controlar a ansiedade, uso de benzodiazepínicos.
Asma
Doenca pulmonar obstrutiva caracterizada
Ar frio, estresse físico e emocional, poluentes e irritantes ambientais, alguns fármacos (AAS, AINES), antioxidantes do grupo sulfitos presentes em soluções anestésicas com VC adrenérgico. 
Sinais e sintomas: tosse, dispineia, respiração com músculos acessórios, aumento da FR e diminuição da FC.
O que fazer: identificar o paciente de risco, controle da ansiedade, bombinha (broncodilatadores) a postos, evitar AAS, AINES e vasoconstrictores. Realizar auto-administracao do broncodilatador, uso de O2, uso de adrenalina.
Edema pulmonar agudo
Falência aguda do ventrículo esquerdo com acúmulo de liquido intersticial nos pulmões
O que pode causar: insuficiência cardíaca congestiva
Sinais e sintomas: Tosse, dispneia e sensação de sufocamento
O que fazer: identificar paciente de risco, controle de ansiedade, suplementação de oxigênio. Colocar paciente em posição sentada, contatar SAMU, benzodiazepínicos, oxigenação, realizar RCP caso haja PCR.
Deglutição ou aspiração de corpo estranho
Sinais e sintomas: Tosse, incapacidade de falar, obstrução de vias aéreas
O que fazer: Identificar o paciente de risco, lençol de borracha, anteparo de gaze, fio dental amarrado em instrumentos, sugador de alta potência, golpe nas costas, manobra com os dedos, compressõesmanuais (torácica ou abdominal)
Angina
Dor torácica resultante de uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias. De for diante de esforço físico, paciente estável, se o paciente estiver em repouso, patológico.
Infarto agudo
Morte celular e necrose tecidual de uma região cardíaca.
Causados por estresse, alimentação excessiva,oingestão de cafeína, tabagismo, hipertensão, obesidade 
Dor subesternal repentina (curta duração, pouco comum a radiação), sudorese, aumento da FC e PA, dispineia.
Controle da ansiedade, identificar pacientes de rico, cautela com AL com VC, se IAM prévio, prazo de 6 meses. Contato com a samu, uso de vasodilatador coronariano sublingual, uso de O2 e se persistência AAS, monitorar sinais vitais.
Arritimias
Bradicardia: abaixo de 60bpm < risco cardíaco < 100bpm (taquicardia)
Crise hipertensiva
A HAS e diagnosticada pela detecção de níveis elevados e sustentados de PA
O que pode desencadear: Estresse, dor súbita e inesperada, injeção intravenosa de anestésico com vasoconstrictor, não uso da medicação. 
Sinais e sintomas: cefaleia, alterações visuais, rino ou gengivorragia espontâneas, taquicardia, pulso cheio, sudorese
Identificar paciente de risco, alertar sobre uso da medicação, controle da ansiedade
Posição de conforto, acionar SAMU< monitorar sinais vitais, anti-hipertensivo de efeito rápido (contraindicacao)
Anafilaxia
Reação de hipersensibilidade generalizada e imediata, mediada pela IgE.
Exposição ao alérgeno (01minutos a 02h)
Urticaria, prurido, angioedema, brocoespasmo, edema de laringe, hipotensão, arritmia, parada cardiorrespiratória
Identificar o paciente de risco, avaliação médica previa, adrenalina.
Superdosagem de anestésicos
Absoluta ou relativa
Sinais e sintomas: Base - queda da PA, FC, FR, depressão do SNC. VC: aumento da PA, FC e cefaleia
Correta dosagem: cuidados na técnica anestésica, - usar AL com VC, aspiração/refluxo, injeção lenta.
Convulsões
Reações físicas ou mudanças de comportamentos temporárias reversíveis que ocorrem após um episódio de atividade elétrica anormal do cérebro
Estresse emocional, alguns estímulos luinosos e sonoros, fadiga e hipoglicemia
Auras, “crise de ausência”, premonição, perda de consciecia, convulsoes tonico-clonicas
Alertar sobre uso da medicação, controle da ansiedade
Remover materiais e objetos da boca, face e ao redor, afrouxar vestes, proteger a cabeça, mas não limitar movimentos, O2, não oferecer líquidos ou alimentos, monitorar

Outros materiais