Buscar

Estudo de caso - Notificação de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL E DO SERVIÇO DE FARMACOVIGILÂNCIA
	NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTOS
	1.Dados do paciente:
	Nome (iniciais)
	Idade
	Peso
	Altura
	Sexo
	Prontuário
	PSB
	41
	82
	170
	Masculino
	528331
	2. Dados da RAM e condições clínicas do paciente:
	Breve descrição do evento adverso:
O evento adverso foi notificado no dia 14/02/2020 pelo farmacêutico JGP que atende os pacientes na Clínica Cirúrgica. Este, acompanhou o quadro clínico do paciente PSB, que recebeu o medicamento vancomicina 500 mg em um frasco em pó, como solução injetável, medicamento este, fabricado pelo Laboratório Farmacêutico S/A, sob lote BZ885A e com validade identificada em 31/07/2024. O responsável técnico, então, informou ao serviço de farmacovigiläncia seu telefone (66-9999-9999) e e-mail farmaceuticoclinico@hospital.com.br respectivamente. O evento adverso precisou ser notificado, após ser detectado no 13º dia de tratamento e uso de vancomicina 500 mg, que o paciente PSB havia desenvolvido mediante a administração do medicamento, sintomas envolvendo rash cutâneo em face, tórax e abdome.
Na sequência, e depois de dez dias, o medicamento, vancomicina 500mg foi reintroduzido, mas o paciente teve piora no rash, depois de sua administração, apresentando sintomas como pruridos, edema palpebral, calafrios, febre hipotensão e choque, necessitando de extrema atenção e cuidados intensivos, por parte do corpo clínico.  
	Breve descrição do quadro clínico do paciente:
 O paciente identificado como PSB foi admitido para cuidados farmacêuticos em 31/01/2020 por osteomielite de calcâneo causada por germes multirresistentes (Proteus e Corynebactrium), doença esta, que se identifica como uma infecção nos ossos causada por bactérias, microbactérias ou fungos. Como tratamento, o referido paciente recebeu vancomicina, um antibiótico injetável utilizado em hospitais para tratar infecções graves por algum tipo de bactéria, especialmente nos ossos, pulmões, pele, músculos e coração e com uma posologia de 1,5 g por via intravenosa a cada 6 horas. Assim, no 13º dia de administração da vancomicina 500 mg (medicamento prescrito muitas vezes, aos pacientes alérgicos a penicilina que não podem ou não responderam a outras drogas como penicilinas ou cefalosporinas). Diante da administração ao paciente da dose das 18 horas, este desenvolveu rash cutâneo, ou seja, erupções vermelhas, escamosas, com prurido, bolhas ou vergões, sendo elas, localizadas na face, tórax e abdome. 
 
	Resultados de exames complementares pertinentes (com data):
 Para identificar o que ocasionou a reação adversa foi realizado na sequência, dia 13/02/2020, um hemograma, no referido paciente. O exame detectou a presença de 11 % de eosinófilos (células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções, estas também, podem controlar mecanismos associados à alergia e asma). 
Diante de todo o exposto e dos resultados de exames obtidos no hemograma, o medicamento vancomicina 500 mg foi suspenso, e foi introduzida nova posologia de novos medicamentos como a prednisona (medicamento utilizado no tratamento de diversos problemas como as alergias, distúrbios endócrinos e osteomoleculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias). Já a prometazina, medicamento indicado no tratamento dos sintomas das reações anafiláticas e alérgicas e também a dexclorfeniramina, medicamento destinado para alergias, pruridos, rinites alérgicas, urticárias, dermatites, entre outros, depois desta tomada de introdução de medicamentos, houve uma melhora parcial do rash. 
 
	Condições clínicas pertinentes e história de RAM prévias:
 O paciente PSB apresentou osteomielite de calcâneo por germes multirresistentes, quando est recebeu o medicamento vancomicina 500 mg por via intravenosa, ou seja, injetável a cada 6 horas por dia, e no 13º dia de seu uso desenvolveu rash cutâneo em face, tórax e abdome. Foi realizado exame de sangue, hemograma que apresentou alteração de 11% de eosinófilos. O medicamento vancomicina 500mg administrado até então, foi suspenso e introduzidos outros medicamentos no tratamento, como a prednisona, prometazina e dexclorfeniramina para melhorar o rash. Após dez dias, a vancomicina foi reintroduzida e o paciente teve piora no rash, com apresentação de sintomas como pruridos, edemas, calafrios, febre, hipotensão e choque, necessitando de cuidados intensivos por parte do corpo clínico da Clínica Cirúrgica. 
 
 
	3. Medicamento(s) suspeito(s):
	Nome Genérico
	Fabricante
	Lote
	Validade
	Apresentação
	Concentração
	 Vancomicina
	Farmacêutico S/A
	 BZ88A
	 31/07/24
	 Injetável
	 500 mg
	Indicação
	Dose Diária
	Posologia
	Via de Adm
	Início (Data)
	Final (Data)
	 Antibiótico
	 6,0 g
	 1,5 g 6/6 horas
	 IV
	 31/01/2020
	 13/02/2020
	4. Desfechos:
	(  ) recuperado  (  ) recuperado com sequelas  ( x ) não recuperado  
(x  ) prolongou hospitalização  (  ) má formação  ( x ) risco de vida  (  ) óbito
	A interrupção do medicamento suspeito ou a redução da dose melhorou ou extinguiu o evento adverso? 
( x ) sim  (  )não
	A reexposição ao medicamento suspeito fez reaparecer o evento adverso?
( x ) sim (  ) não (  ) não foi tentado (  ) desconhecido
	Data do início do evento: 31/01/2020               
Data do término do evento _13__/02/2020
	5. Dados do notificador (confidencial):
	Nome: JGP
	Profissão: Farmacêutico
	Setor de trabalho: Clínica Cirúrgica
	Telefone: 66-9999-9999
	E-mail: farmaceuticoclinica@hospital.com.br
	Data da notificação: _14_/02_/2020_
Referências bibliográficas 
https://saude.abril.com.br/medicina/prednisona/

Outros materiais