Buscar

FÓRUM 6 - Marcadores Hepatite B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM – SEMANA 06
Marcadores Hepatite B
1. Quais os diferentes marcadores para Hepatite B e quais as indicações de cada um?
Marcadores sorológicos das hepatites consiste em substancias detectadas no exame de sangue e que a partir destes, é possível fazer a identificação do estágio da doença e o tipo de determinada doença, bem como também, auxiliar no acompanhamento do andamento e eficácia do tratamento. Há diversos marcadores, e a presença de cada um deles tem um significado. 
Na suspeita de infecção pela hepatite B, solicita-se marcadores de triagem para pesquisar se realmente há evidencias de infecção no paciente. Com isso, na primeira suspeita é solicitado dois marcadores principais, conhecidos como marcadores e triagem, sendo eles o HBsAg e o Anti-HBc. Além desses, há ainda outros marcadores de acompanhamento da infecção, cujo o objetivo é identificar o estágio que a infecção se encontra e eles são utilizados quando a doença já foi constatada no organismo, são eles o Anti-HBc IgM, Anti-HBs, HBeAg e Anti-HBe. 
HBs Ag: consiste em um antígeno de superfície do HBV. Esse marcador é o primeiro a surgir após a infecção pelo HBV, em torno de 30 a 45 dias, logo indica que há a presença do vírus da hepatite B circulando no sangue. 
Anti-HBc: consiste no anticorpo IgG contra o antígeno do núcleo do HBV. Esse marcador indica contato prévio com o vírus, ou seja, ele demonstra que o indivíduo já teve contato com o vírus, seja em tempo recente ou no passado. 
Anti-HBc IgM: consiste no anticorpo de classe IgM contra o antígeno do núcleo do HBV. Esse marcador indica uma infecção recente , logo confirma o diagnostico de hepatite B aguda e pode persistir por até 6 meses após o início da infecção. 
Anti-HBs: consiste no anticorpo contra o antígeno de superfície do HBV. Esse marcador indica imunidade contra o HBV. Ele é detectado entre 1 a 10 semanas após o desaparecimento do HBsAg e indica bom prognostico. Ele pode também ser encontrado de forma isolada em pacientes que já foram vacinados contra hepatite B. 
HBeAg: consiste no antígeno “e” do HBV. Esse marcador é indicativo de replicação viral, logo, de alta infectividade. Observa-se sua presença na fase aguda, após o aparecimento do HBsAg e pode permanecer por até 10 semanas. Quando presente na hepatite crônica, a sua presença sugere replicação viral e atividade da doença. 
Anti-HBe: consiste no anticorpo contra o antígeno “e” do HBV. É um marcador de bom prognóstico na hepatite aguda pelo HBV. Ele sugere a fase posterior à replicação, portanto, tende a surgir, após o desaparecimento do HBeAg.
REFERÊNCIAS: 
LOPES, Keven Almeida et al. Diagnósticos das hepatites virais. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas (2763-5953), v. 2, n. 1, p. 92-94, 2021.
Hepatites virais. Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0044_M2.pdf Acessado dia 15 de março de 2024.

Outros materiais