Buscar

FundamentosEducação Especil Atividade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sábado, 2 Mar 2024, 14:11
	Estado
	Fundamentos educação especial 
	Concluída em
	sábado, 2 Mar 2024, 14:15
	Atividade: empregado
	II
	Avaliar
	4,00 de um máximo de 5,00(80%)
Questão 1
Imagem: Disponível em:< https://azmina.com.br/colunas/o-que-e-capacitismo/>. Acesso em: 25 mar. 2020. 
Com base na ilustração, é possível afirmar que a visão de deficiência das pessoas que dialogam com a mulher usuária de cadeira de rodas na tira tem como foco: 
Escolha uma opção:
a. O aparato biológico 
b. O entrelaçamento entre biológico e social. Errada
c. Aspectos sociais.  errado
d. O aparto social. 
e. Visão biopsicossocial 
Questão 2
Texto da questão
Ao longo da história a Deficiência Intelectual obteve diferentes nomenclaturas com significados dualistas, já foi denominada como deficiência mental, debilidade, subnormalidade, retardo mental, pessoas idiotas, imbecis, dementes, entre outros. Atualmente, o Brasil aderiu à terminologia Deficiência Intelectual como a mais adequada. 
 
DIAS, S. S.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: Contribuições ao Estudo do Desenvolvimento Adulto. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n.2, p. 169-182, Abr.-Jun., 2013. 
 
Em relação a Deficiência Intelectual, observe as afirmativas a seguir: 
1. É necessário serem reconhecidas as potencialidades e capacidades educacionais da pessoa com Deficiência Intelectual de aprender, desenvolver e significar seu mundo. 
2. O pleno desenvolvimento desses sujeitos deve ser compreendido a partir do entrelaçamento entre aparatos biológicos e socioculturais, de modo que ambos os aparatos devem ser pensados a partir de uma inter-relação. 
3. A Deficiência Intelectual não é imutável, pois os processos cognitivos podem ser influenciados e modificados a partir de intervenções escolares significativamente organizadas e planejadas para esse fim. 
 
São corretas as afirmativas: 
Escolha uma opção:
a. I, II e III 
b. Apenas I 
c. I, e III 
d. Nenhuma alternativa está correta 
e. I e II 
Questão 3
Texto da questão
No que diz respeito à surdez, um dos principais desafios para o processo educacional de surdos é a dificuldade, ou até ausência de linguagem em que muitos se encontram, fato que pode ser uma barreira para a aprendizagem e desenvolvimento desse público. Assinale a alternativa que melhor responde as necessidades educativas desses alunos na escola: 
 
POKER, R. B. Adequações curriculares na área da surdez. In: OLIVEIRA, A. A. S.; OMOTE, S. O.; GIROTO, C. R. M. Inclusão escolar: as contradições da Educação Especial.  Marília, SP: Cultura acadêmica, 2011.
Escolha uma opção:
a. É necessário o reconhecimento legal da Libras como linguagem e forma de expressão desse público e o direito de escolarização desses alunos, com base no bilinguismo. 
b. O trabalho escolar com esses alunos não necessariamente precisa levar em consideração os diferentes graus da perda auditiva, nem a funcionalidade da audição residual (quando ela existir). nao
c. A Língua Brasileira de Sinais deve ser evitada nos primeiros anos de escolarização desses alunos. 
d. Pessoas com essa especificidade necessitarão de intervenções especializadas de diferentes profissionais para que a aquisição da linguagem ocorra plenamente e a inclusão nas escolas especiais aconteça. 
e. A Língua Brasileira de Sinais deve ser utilizada apenas entre professor especialista e aluno usuário da língua. 
Questão 4
Texto da questão
Podemos pensar que em um contexto inclusivo, a responsabilidade pelo processo de escolarização de alunos Público-alvo da Educação Especial é da Sala regular em um processo colaborativo com uma rede de apoio em âmbito educacional.  
Sobre o trabalho em redes de apoio, observe as afirmativas a seguir: 
 
OLIVEIRA, A. A. S.; BRAUN, P.; LARA, P. T. Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Intelectual: questões sobre a prática docente. In: MILANEZ, S. G. C.; OLIVEIRA, A. A. S.; MISQUIATTI, A. R. N. Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica. Marília : Oficina Universitária, 2013. 
 
I - A inclusão escolar é uma prática que não acontece de maneira isolada. O aluno com alguma deficiência, transtorno global do desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação precisa estar inserido na sala regular e receber atendimento multiprofissional, além do acompanhamento familiar, já que essa rede coopera significativamente para a viabilidade do aprendizado e desenvolvimento desses alunos nas instituições especiais. 
II - Embora na escola a atuação dos professores da sala regular e da sala especial fique em maior evidência, os diretores, coordenadores, família e demais membros dessa rede de apoio são essências para que a inclusão com qualidade aconteça. 
III - Podemos compreender o trabalho em rede de apoio como aquele realizado a partir da reunião e cooperação de diferentes profissionais, sendo eles professores e outros especialistas, formando distintas equipes de apoio, cada qual desempenhando a sua função, em constante articulação, em prol de um mesmo objetivo, que neste caso é a inclusão escolar. 
 
Estão corretas as afirmativas: 
Escolha uma opção:
a. Apenas a II
b. Apenas a III 
c. Apenas a I 
d. Todas estão incorretas 
e. II e III 
Questão 5
Texto da questão
QUESTÃO ANULADA POR FAVOR ASSINALAR QUALQUER ALTERNATIVA
O Atendimento Educacional Especializado exerce um importante papel no cenário da proposta inclusiva em busca de um processo de escolarização justo e de qualidade para todos. 
 
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Básica. Resolução n. 4 de 2 de outubro de 2009. Instituiu Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. MEC/SEESP, Brasília: DF, 2009 
 
Sobre esses atendimentos, leia as afirmativas abaixo: 
 
1. O Atendimento Educacional Especializado equivale às salas e escolas especiais e podem atuar também como reforço escolar. 
2. Podem fazer uso de diferentes recursos, materiais, estratégias, linguagens e adaptações que auxiliem na plena participação, aprendizagem e desenvolvimento de alunos público-alvo da Educação Especial, portanto podem substituir a frequência na sala regular. 
3. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola especial. 
 
Podem ser consideradas corretas, as afirmativas: 
Escolha uma opção:
a. Nenhuma alternativa está correta. 
b. I e III 
c. Somente a I está correta.
d. Todas as alternativas são corretas. 
e. I e II

Outros materiais