Buscar

teoria geral da administração 2

Prévia do material em texto

Teste de Verdadeiro ou Falso com Justificativa
Instruções:
Abaixo, estão afirmações sobre Teoria Geral da Administração. Indique se cada afirmação é verdadeira (V) ou falsa (F) e justifique sua resposta utilizando conceitos e referências do curso.
· ( ) A Teoria da Contingência sugere que não há um modelo único de administração e que a eficácia administrativa depende da adaptação das práticas às circunstâncias específicas de cada situação.
Justificativa:
· ( ) O Modelo Burocrático de Max Weber enfatiza a flexibilidade das regras e procedimentos na organização.
Justificativa:
· ( ) A Teoria X e Teoria Y, propostas por Douglas McGregor, afirmam que os gestores devem adotar uma visão otimista sobre a natureza humana para alcançar maior produtividade nas organizações.
Justificativa:
Critérios de Avaliação:
Respostas corretamente identificadas como verdadeiras ou falsas.
Justificativas embasadas em conceitos e teorias da administração.
As três afirmações são falsas. A visão sistêmica na Teoria Geral da Empresa considera a organização como um sistema aberto, a cultura organizacional influencia o comportamento e as decisões das pessoas na organização, e a estratégia corporativa abrange decisões de curto, médio e longo prazo.
1. (Falsa). A visão sistêmica na Teoria Geral da Empresa considera a organização como um sistema aberto, em constante interação com o ambiente externo. Isso significa que a organização é influenciada por fatores externos, como o mercado, a tecnologia e a cultura, e também influencia o ambiente externo, por meio de suas atividades.
Conceito de sistema aberto: Um sistema aberto é um sistema que interage com o ambiente externo, recebendo insumos e emitindo produtos ou serviços.
Exemplos de influências externas:
O mercado pode influenciar a organização por meio da demanda por seus produtos ou serviços.
A tecnologia pode influenciar a organização por meio de novos produtos, processos ou métodos de produção.
A cultura pode influenciar a organização por meio de valores, crenças e normas sociais.
Influência da organização sobre o ambiente externo:
A organização pode influenciar o mercado por meio da oferta de seus produtos ou serviços.
A organização pode influenciar a tecnologia por meio de pesquisas e desenvolvimento.
A organização pode influenciar a cultura por meio de sua atuação social e ambiental.
2. (Falsa). A cultura organizacional é um sistema complexo que abrange os artefatos visíveis, como rituais e símbolos, mas também os valores, crenças e pressupostos que orientam o comportamento das pessoas na organização.
Conceito de cultura organizacional: A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e pressupostos compartilhados pelos membros de uma organização.
Componentes da cultura organizacional:
Artefatos visíveis: São os elementos que podem ser observados diretamente, como rituais, símbolos, linguagem e artefatos físicos.
Valores: São as crenças sobre o que é importante na organização.
Crenças: São as convicções sobre o que é verdadeiro ou falso.
Pressupostos: São as suposições básicas sobre o mundo e a natureza da organização.
Influência da cultura organizacional sobre o comportamento e as decisões:
A cultura organizacional influencia o comportamento e as decisões das pessoas na organização de diversas maneiras, por exemplo:
Influência sobre os valores: Os valores da cultura organizacional orientam as pessoas sobre o que é importante e o que é esperado delas.
Influência sobre as crenças: As crenças da cultura organizacional influenciam a forma como as pessoas interpretam o mundo e as situações.
Influência sobre os pressupostos: Os pressupostos da cultura organizacional influenciam a forma como as pessoas percebem o mundo e a organização.
3. (Falsa). A estratégia corporativa é um processo de tomada de decisão que envolve a definição dos objetivos e da direção da organização a longo prazo. A estratégia corporativa, portanto, abrange decisões de curto, médio e longo prazo.
Conceito de estratégia corporativa: A estratégia corporativa é o processo de definição dos objetivos e da direção da organização a longo prazo.
Principais componentes da estratégia corporativa:
Objetivos: Os objetivos são os resultados que a organização deseja alcançar.
Direções: As direções são as linhas gerais de ação que a organização seguirá para alcançar seus objetivos.
Estratégias: As estratégias são os planos específicos de ação que a organização adotará para alcançar seus objetivos.
Níveis de estratégia:
A estratégia corporativa é o nível mais alto de estratégia, seguido pela estratégia de negócios, pela estratégia funcional e pela estratégia operacional.
Influência da estratégia corporativa sobre as decisões de curto prazo:
As decisões de curto prazo devem estar alinhadas com a estratégia corporativa. Isso significa que as decisões de curto prazo devem contribuir para o alcance dos objetivos e das direções da organização a longo prazo.

Continue navegando