Buscar

AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Os estudos de Descartes estavam centrados na busca por um método de análise que pudesse explicar o mundo à sua volta. Sua obra Discurso do Método foi muito utilizada para o desenvolvimento de diversos ramos da ciência. Sobre a influência de Descartes na educação, é correto afirmar:
 
Descartes afirma que o individuo deve orientar-se pela verdade, e que os estudos deverem servir à sua felicidade, à sua saúde e ao cultivo do espírito.
2 Rousseau criticava a educação escolástica. Sua concepção de educação pode ser observada nas obras O contrato social e Emilio. Sobre a educação em Rousseau, é correto afirmar:
 
Sua obra Emílio representa o modelo de educação natural e libertária, que privilegia a formação do homem enquanto indivíduo.
3 O Iluminismo foi um movimento filosófico que se iniciou no século XVIII, na França, e rapidamente se espalhou por toda a Europa, chegando, inclusive, às regiões colonizadas na América. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta do Iluminismo.
 
Os iluministas explicavam racionalmente todas as questões que envolviam a sociedade.
4 Locke não chegou a escrever especificamente sobre educação. Seus escritos tratam-se de cartas endereçadas a uma parente, onde dá algumas orientações de como deve ocorrer a educação dos meninos. Sobre a educação de Locke, é correto afirmar:
 
Está presente no pensamento de Locke a questão do empirismo e, também, a ideia de homem virtuoso. Nessa concepção, a formação humana seria resultado da interação entre a experiência e as virtudes de cada ser.
5 A Revolução Francesa ocasionou importantes transformações na organização da sociedade e do conhecimento. Assinale a alternativa que corresponde à educação da França revolucionária.
 
A educação deveria ser laica e acessível a todos. Era preocupada com a formação do indivíduo para o exercício da cidadania.

Outros materiais