Buscar

Avaliação I FCI

Prévia do material em texto

Avaliação I FCI
1.Elaboração de fichamento a ser entregue e consultado na data do TBL Roteiro de fichamento:
1. Título
Fichamento do artigo: Distribuição espacial da hanseníase em menores de 15 anos de idade, no município de Belém, estado do Pará, Brasil
doi: 10.5123/S2176-6223202000229
Autores: 
2. Forma de citação
3. Assunto/tema geral
A distribuição espacial dos casos de hanseníase em menores de 15 anos de idade, no município de Belém, estado do Pará, Brasil, entre 2005 e 2014, e sua correlação com indicadores socioeconômicos.
4. Autores de origem
Mayumi Aragão Fujishima, Lanna Xantipa de Oliveira Lemos, Haroldo José de Matos
5. Descrição resumida do que se trata o artigo com conclusão/considerações
	O artigo em questão trata-se de um estudo epidemiológico que busca identificar a distribuição espacial dos casos de hanseníase em menores de 15 anos de idade, no município de Belém, estado do Pará, Brasil, entre 2005 e 2014, e como os indicadores socioeconômicos estão relacionados com este indicativo. Para isso, foi feito um estudo ecológico utilizando 356 casos novos de hanseníase nesta faixa etária, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no município de estudo.
	As variáveis clínico-epidemiológicas avaliadas foram: sexo, faixa etária, classificação operacional, forma clínica, grau de incapacidade física no diagnóstico, modo de detecção e coeficiente de detecção em menores de 15 anos de idade.
OBJETIVOS: Identificar a distribuição espacial dos casos de hanseníase em menores de 15 anos de idade, no município de Belém, estado do Pará, Brasil, entre 2005 e 2014, e correlacionar a indicadores socioeconômicos. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo ecológico de 356 casos novos registrados em Belém, cujos dados foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Foram avaliadas as seguintes variáveis clínico-epidemiológicas: sexo, faixa etária, classificação operacional, forma clínica, grau de incapacidade física no diagnóstico, modo de detecção e coeficiente de detecção em menores de 15 anos de idade. Realizou-se o georreferenciamento, a partir do endereço registrado na ficha de notificação, para a produção de mapas com divisão por bairros, e correlacionou-se a taxa de incidência com os dados socioeconômicos de cada bairro, a partir da regressão linear. RESULTADOS: O município de Belém foi classificado como hiperendêmico para hanseníase em menores de 15 anos de idade, sendo destacados cinco bairros que concentravam aproximadamente 35% dos casos. Dos 71 bairros, 22 foram considerados hiperendêmicos pela taxa de detecção, e o georreferenciamento identificou duas áreas de clusters. A correlação com dados socioeconômicos demonstrou significância para falta de renda, ausência de coleta de lixo e ausência de coleta de esgoto. CONCLUSÃO: A distribuição da hanseníase não é homogênea no município, havendo necessidade de direcionamento dos recursos para as áreas de maior vulnerabilidade.
6. Principais citações do texto que traduzem as idéias/conteúdo do artigo
2. Assuntos TBL
1. O conhecimento cientifico e pesquisa em saúde e sua aplicabilidade
2. Etapas do planejamento da pesquisa e princípios da redação científica
3. Tipos de revisão bibliográfica (Conceituação/identificação)
4. Artigos fichados

Continue navegando