Buscar

APS DIREITO SOCIAIS COLETIVOS E PROTETIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU DIREITO
 
 
 
 
 
 
APS: PROCESSO PENAL: INFRAÇÕES E PROCESSO CRIMINAIS
Resenha: "A Filosofia de Agamben, o Terrorismo de Bin Laden e o Direito Penal do Inimigo"
Wellington Ferreira Siqueira 
 
RA: 5346981 
Professora: Tatiana Freire De Andrade Diogenes Alves
 
 
 
 
 
 
 
 
São Paulo 2023
A obra de Fernando Antônio C. Alves de Souza e José Arlindo de Aguiar Filho, intitulada "A Filosofia de Agamben, o Terrorismo de Bin Laden e o Direito Penal do Inimigo: Um Estudo de Fronteiras Entre a Proteção e a Punição," oferece uma análise profunda e crítica das implicações do terrorismo global e da resposta estatal a ele, à luz da filosofia política de Giorgio Agamben. O texto apresenta uma reflexão essencial sobre as tensões entre proteção e punição em um contexto de Estado democrático de direito.
Um dos principais temas abordados no texto é a relação entre o terrorismo e o conceito de "homo sacer". Giorgio Agamben desenvolveu o conceito de "homo sacer" para descrever um indivíduo que é excluído do sistema jurídico e político, tornando-se um ser humano abandonado à sua própria sorte. Os autores destacam como o estado de exceção, frequentemente justificado em resposta ao terrorismo, pode levar à criação de "homo sacer", indivíduos que estão fora do alcance das proteções legais e dos direitos fundamentais. Isso levanta questões profundas sobre a relação entre o terrorismo e a erosão das garantias democráticas.
Além disso, o texto explora como a resposta ao terrorismo, em alguns casos, pode adotar elementos do chamado "Direito Penal do Inimigo". Esse conceito envolve a aplicação de leis mais rigorosas e a suspensão de certas proteções legais para indivíduos considerados inimigos do Estado, muitas vezes em detrimento dos princípios fundamentais do estado democrático de direito. Os autores argumentam que essa abordagem representa um risco para a integridade do sistema democrático, uma vez que compromete as garantias individuais em nome da segurança.
A resenha apresentada pelo texto é fundamental para estimular a reflexão sobre os desafios complexos que o terrorismo global impõe à democracia e ao estado de direito. Aborda de maneira crítica as práticas que podem minar os princípios democráticos, apontando para a necessidade de equilibrar eficazmente a segurança pública com o respeito aos direitos humanos.
Em suma, "A Filosofia de Agamben, o Terrorismo de Bin Laden e o Direito Penal do Inimigo" oferece uma análise perspicaz das questões éticas, filosóficas e jurídicas envolvidas no enfrentamento do terrorismo em um contexto democrático. Proporciona uma compreensão aprofundada das complexas relações entre terrorismo, o conceito de "homo sacer" e a manutenção do estado democrático de direito. A leitura deste texto é altamente recomendada para quem busca aprofundar seu conhecimento sobre essas questões críticas.

Continue navegando