Buscar

14 Anos Depois

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
DIREITO
Relatório: 14 Anos Depois
ESTÁGIO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA – MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM
Wellington Ferreira Siqueira
RA: 5346981 
Professora: Sandra Bayer
São Paulo
2023
A cena do vídeo é de Roberto Alves e Fabia Mendes, casados ​​há 14 anos e com dois filhos, João e Alves Jr. Em meio ao atrito pelo qual o casamento está passando, eles decidiram se separar. O mediador pediu a Fábia que explicasse suas aflições, a mesma alega que eles destinaram todos esses anos juntos somente ao casamento e, portanto, não tinham possibilidade de melhores escolhas de vida. Fábia pediu para reorganizar a família para se sustentar e continuar os estudos universitários com a ajuda financeira de Roberto Alves e dar uma vida melhor aos filhos. Pela fala de Fábia, posso observar que ainda há mágoa na forma como aconteceu a separação. Em sua fala, Roberto expôs seus pensamentos sobre o fim do relacionamento, esclarecendo sua atual situação de vida. Roberto acusou Fábia de falta de intimidade, manifestou-se insatisfeito com a atitude de Fábia e disse que isso afetou o psicológico das crianças e teve que pagar psiquiatra para os mesmos.
Declaração de abertura
O mediador André faz sua fala inicial de forma coerente, inicialmente fazendo sua apresentação pessoal e esclarecendo como funciona a mediação e seu papel a favor da resolução do conflito, declarou-se imparcial, fazendo jus ao princípio da imparcialidade.
Com base no princípio da confidencialidade, o mediador esclarece que tudo o que for dito nas sessões de mediação será sigiloso, destacando ainda que nada do que for dito na sessão de mediação poderá ser utilizado como prova. André pergunta a cada um como gostaria de ser chamado e se está disposto a fazer parte da sessão de mediação, estabelecendo um vínculo entre o mediador e os envolvidos, podendo fazer valer os princípios da autonomia e independência.
Sessão conjunta
O mediador entende a particularidade das necessidades de cada um para facilitar a comunicação, e destaca as condições fundamentais realizadas na sessão conjunta a serem mostradas a cada um separadamente. Portanto, o princípio da oralidade é de grande importância a ser utilizado, pois o mediador possibilita uma nova compreensão do que é dito, a técnica da Caucus também pode ser utilizada, pois o mediador estimula a confiança entre as partes, estabelecendo uma relação próxima, permitindo que ambos consigam pensar com mais calma nas aflições.
Resolução
O mediador individualmente na segunda sessão agendada, com as partes, utiliza a técnica do Parafraseamento, que é quando as partes veem a “disputa” por outro ponto de vista. Estratégia utilizada para que os dois não vejam apenas os pontos negativos do conflito, e desviem a atenção para os pontos positivos do conflito.
Parte Final
Na sessão final, de forma positiva, Fábia e Roberto dialogam francamente, um dando à outra parte o direito de falar, entendendo que o que abriu mão daquela relação foi o diálogo, e assim, conseguimos ver que eles começam a ter o respeito ao espaço e o propósito do outro para que ambos tenham sucesso com o acordo. O mediador utiliza a técnica do Rapport, fazendo com que os participantes confiem nele para conduzir a mediação. E assim termina a mediação com sentimento positivo, comunicação bem coordenada e atenção mútua.

Continue navegando