Buscar

a1 saberes necessários a docencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É imperativo que o docente da educação infantil considere as especificidades dos saberes e dos fazeres da sua prática docente, refletindo sobre as práticas pedagógicas relevantes e significativas para as crianças.
Como o docente pode tornar as práticas pedagógicas mais relevantes e significativas para as crianças? Quais são os objetivos dessa prática pedagógica na educação infantil? Comente como esses objetivos podem ser trabalhados.
Para termos uma boa prática pedagógica, é preciso que conheçamos nossa sala de aula, pois é através da interação com os alunos, do entendimento de seus contextos sociais e culturais e do respeito à individualidade de cada um é que podemos fazer planejamentos e práticas eficazes para uma boa construção do processo de ensino-aprendizagem. 
 Quando há um ensino engessado, sem a preocupação e reflexão sobre o exercício da docência, não se pode considerar uma prática pedagógica. Para alcança-la, devemos ter objetivos de aprendizagem, preocupação com a didática, organização e considerar a individualidade e tempo de cada criança. Os objetivos são diversos, podendo ter um âmbito mais geral, como a aprendizagem de habilidades comportamentais e socioemocionais, ou específicos, como a aprendizagem de signos linguísticos e sua decodificação para a alfabetização e letramento. 
 Na educação infantil, nossa principal ferramenta é a brincadeira, sendo ela uma das principais formas de comunicação e expressão das crianças, atividade na qual ela percebe a si e ao mundo, cria conexões, estimula a criatividade e lida com resolução de problemas, mas além de promovermos essas práticas livres, também é de suma importância planejarmos momentos para o brincar pedagógico com objetivos, por meio de atividades estruturadas com regras. O brincar é parte fundamental e intrínseca na vida da criança, devemos por meio da ludicidade e criatividade propor essas práticas para estimular competências necessárias ao longo da vida, tornando o aprendizado prazeroso, espontâneo e significativo. 
 Devemos reconhecer as crianças como seres ativos e participativos, e por meio disso, pensar em práticas adequadas às suas questões biológicas, físicas e sociais. É importante estabelecermos regras, rotinas e pensarmos em ambientes apropriados para pôr a teoria em prática. O espaço é um fator muito importante e facilitador para o processo de ensino-aprendizagem, um espaço físico adequado promove a interação entre as crianças, estimula a criatividade e a imaginação, propicia a exploração dos objetos e dos materiais, favorece a socialização e o contato com a natureza e incentiva o movimento. 
 Como proposto por Jean Piaget, “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas", o docente não deve ver o educando como uma tábula rasa, mas sim criar situações de aprendizagem que destaquem a criança como o protagonista, respeitando-a em seu tempo e sua integralidade. A educação é um ato político que coloca o sujeito frente à realidade de maneira crítica e consciente para que possa compreender, se apropriar e interferir nesta realidade, por isso, é importante desenvolver essa independência e criticidade, para que possam conhecer e entender o mundo que os cerca.

Continue navegando