Buscar

TESTE CERVICAL, COLUNA, QUADRIL

Prévia do material em texto

Coluna Cervical – Testes especias
TESTE DE COMPRESSÃO : Verifica estreitamento de forame neural, devido a protução discal, hérnia discal 
Posição do paciente : em sedestação 
Instrução: Terapeuta ira ficar ao lado do paciente, e ira realizar uma compressão da cabeça com as mão espalmadas.
Resposta: O teste é positivo caso o paciente sentir dor ou parestesia.
 
TESTE DE TRAÇÃO OU DISTRAÇÃO
Posição do teste: Com o paciente em sedestação, o examinador coloca uma das mãos sob o queixo e a outra na nuca do paciente.
Instrução: O examinador traciona lentamente a cabeça do paciente para cima enquanto o paciente se mantém relaxado.
Resposta:  O teste é positivo quando existe relato de diminuição ou desaparecimento da dor durante a tração. Isto indica possível existência de compressão de raiz nervosa quando o paciente mantém a postura e/ou posicionamento habitual.
 
TESTE DE ADAM OU TESTE DA INCLINAÇÃO ANTERIOR
Posição do teste: O paciente, em posição ortostática, é instruído a fazer a inclinação anterior do tronco. 
Instrução: O examinador, ira pedir para o paciente realizar uma flexão de tronco então, lhe observa a coluna de forma tangencial. 
Teste positivo: Em casos de escolioses estruturadas, será notado um desvio ou uma giba no lado da convexidade da curvatura. 
 
 TESTE DE MILGRAM
Posição do paciente: Paciente em decúbito dorsal
Instrução: Pedir para o paciente que eleve as pernas 5 a 7,5cm acima da mesa
Resposta: se houver dor suspeita de lesão dentro ou fora do canal vertebral. Exemplo protusão discal. O paciente deve ser capaz de executar o teste por pelo menos 30 segundos sem dor
 
.
Teste do Pinçamento: Objetivo Compressão do Nervo Mediano Execução Solicitar ao paciente pinçar uma folha de papel utilizando 1°, 2° e 3° dedos Teste Positivo Insuficiência em segurar o papel e/ou cãibras
 
Teste de estresse em valgo. Determinar a estabilidade do ligamento colateral ulnar. O cotovelo do paciente é colocado em leve flexão com o antebraço supinado. 
O fisioterapeuta põe uma mão sobre a parte lateral da articulação do cotovelo, e a outra mãosobre a parte média, ou distal do antebraço. É rodar internamente a massa de tecidos moles do braço, e conservar essa posição durante o teste. A seguir o fisioterapeuta emprega uma força em valgo ao cotovelo, trazendo o antebraço para longe do corpo e usando o cotovelo como apoio. O teste é positivo se dor, observa uma abertura ao longo da parte medial do cotovelo. 
Teste do estresse em varo. Determina a estabilidade do ligamento colateral radial.
O cotovelo do paciente é fletido brevemente e o antebraço é supinado. Uma das mãos do fisioterapeuta é colocada sobre a parte medial da articulação do cotovelo, enquanto a outra mão é posta ao longo da parte radial do antebraço, em seu terço médio ou seu terço distal. É conveniente rodar externamente a massa de tecidos moles do braço, e conservar essa posição durante o teste. Isso tende a oferecer uma maior simplicidade na aplicação de uma força em varo por não possibilitar qualquer rotação do ombro. Uma força em varo é empregada executando-se a adução do antebraço em relação ao braço, usando-se o cotovelo como apoio. A dor ou uma abertura exorbitante da parte lateral da articulação compõe um sinal positivo
.
QUADRIL
 
 Teste de Patrick ou Faber : Paciente em decúbito dorsal, colocar o pé de um dos MMII sobre joelho oposto de modo que a articulaçao coxofemral permaneça em rotação externa, fletida e abduzida formando a figura do número quatro. Examinador realiza pressão em direção à abdução e rotação externa no quadril examinado, enquanto estabiliza a pelve contra lateral com a outra mão. Presença de dor indica patologia na sacro ilíaca
 
 
 
 
 Teste de apreensão de patella· Luxação patelar, mobilizar lateralmente a patela.
· Paciente refere apreensão
 
 Teste Pivot- Shift: 
Paciente em D dorsal com joelho estendido. 
Terapeuta realiza a rotação interna da tíbia associada ao stress em valgo durante uma flexão rápida do joelho a 30°. Se ocorre um chick durante o movimento de retorno (flexão p/ extensão). 
 O teste é sugestivo p/ lesão do LCA.
 
Teste de Spurling : Aumento dos sintomas radiculares para o lados da extremidade inclinada Flexionar lateralmente a cabeça do paciente. Pact. Sentado e aplicar forte pressão gradual para baixo. O teste é positivo se houver o aumento da dor. é útil para identificar compressões de raízes nervosas da coluna cervical.
 
 T. CHVOSTEK; Teste para avaliar lesão do nervo facial, paciente sentado, fisio irá percutir sobre o músculo masseter, positivo se houver contração (espasmos) dos músculos faciais principalmente do masseter, indicando patologias do nervo facial.

Continue navegando