Buscar

GESTÃO DE PESSOAS

Prévia do material em texto

Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS
 AVALIAÇÃO
Para sua análise, estão sendo exibidas somente as questões respondidas.
       Gestão de pessoas é um ramo interdisciplinar que aborda a Psicologia Organizacional e do Trabalho e que contempla todas as ações empreendidas por uma organização, com o objetivo de integrar o colaborador no contexto da organização e aumentar sua produtividade. Nessa definição de gestão de pessoas é imprescindível ter claro desde o início duas coisas. Marque a V (verdadeira) ou F (falsa) nas opções abaixo:
(  ) No que se refere à integração, não está se referindo somente ao momento em que o colaborador ingressa na empresa, mas sim a todo o período em que nela atuar.
(  ) Já sobre o termo produtividade, a definição indica que a contratação de novos profissionais deve-se à necessidade de gerar maior produtividade e, consequentemente, maiores resultados para a empresa.
(  ) Sobre o termo socialização, a definição indica que a demissão de novos profissionais deve-se à necessidade de evitar maior posicionamento e, consequentemente, menores resultados para a empresa.
Marque a opção correta:
 
  
·    V – V – F.
      O termo mobilizar representa todas as estratégias que visam a gerar, EXCETO:
 
·  Desorganização.
    As pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, numa espécie de dependência mútua. Há profissionais que buscam no ambiente organizacional:
                     I.        Realização pessoal.
                    II.        Oportunidades de crescimento.
                  III.        Melhores salários e benefícios.
                  IV.        Segurança no trabalho.
Marque a opção correta:
 
· Todas as opções estão corretas.
     Já a empresa, por meio de seus acionistas, proprietários, dirigentes, também possui determinados objetivos que são organizacionais. Tais objetivos podem ser, EXCETO:
 
·  Menor produtividade e lucratividade.
    O processo de parceria, para ter êxito, requer dos parceiros alguns atributos básicos, tais como. Marque a V (verdadeira) ou F (falsa) nas opções abaixo:
 
(  ) Confiança mútua.
(  ) Insegurança.
(  ) Transparência nas informações.
(  ) Respeito.
Marque a opção correta:
 
·     V – F – V – V.
 De acordo com Tonelli (2002), foram vários os fatores que contribuíram para essa evolução. Acompanhe a seguir tais fatores, EXCETO:
 
· Pouco desenvolvimento pessoal. 
     Pioneira da gestão de pessoal, também chamada de fase pré-histórica por alguns autores, caracterizava-se pela preocupação existente com os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos exclusivamente sob o enfoque contábil: comprava-se a mão de obra e, portanto, as entradas e saídas provenientes dessa conta deveriam ser registradas contabilmente. Nesse período, é importante você considerar que aconteciam as seguintes situações em nosso país:
             I.        No início do século XIX, cerca de 50% da população brasileira habitava o campo.
            II.        Apesar da reduzida industrialização, esse período conheceu momentos de notável efervescência trabalhista, o que contribuiu para a presença significativa de trabalhadores europeus, dotados de elevado grau de conscientização política, que se instalaram sobretudo em São Paulo e em cidades do sul do País.
          III.        Nas primeiras três décadas do século XX, costuma-se lembrar o significativo número de jornais operários que circularam em SP e RJ, bem como a eclosão de movimentos grevistas, que exigiam medidas de proteção ao trabalhador.
Marque a alternativa correta:
 
·   Apenas II e III.
      Com a escola de relações humanas, as práticas de recursos humanos são ampliadas e passam a considerar aspectos mais complexos, tais como, EXCETO:
 
·    Individualismo e falta de oportunidade.
      Na indústria americana, as práticas burocráticas de controle de pessoal eram as mais difundidas na época, e se estruturavam em, EXCETO:
 
·    Falta de Avaliações.
      As organizações vêm passando por grandes transformações em função de pressões que recebem tanto do contexto organizacional externo como do contexto interno. As mudanças pelas quais passam as organizações não estão limitadas às suas estruturas organizacionais formais, aos seus produtos ou serviços e seus mercados. Tais mudanças afetam, principalmente, seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relações internas e externas de poder. Com relação ao contexto externo, são destacados como pressões que impactam as organizações os seguintes aspectos, EXCETO:
 
·   Produtos e serviços de baixo valor agregado.

Continue navegando