Buscar

TRABALHO ESTÁGIO INDÚSTRIA SPRAY DRYER

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU 
CURSO DE GRADUAÇÃO EMFARMÁCIA
DISCIPLINA FARMACOGNOSIA APLICADA
	
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU 
CURSO DE GRADUAÇÃO EMFARMÁCIA
DISCIPLINA ESTÁGIO DE INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
CURSO DE FARMÁCIA 
(Estágio De Indústria Farmacêutica)
Turma: Farmácia 9º Período B
Jenneffer Garcia Barbosa Dos Santos 01274805
Prof° TAYSA RENATA RIBEIRO TIMOTEO
CARUARU-PE 
2021
TÉCNICA SPRAY DRYER
 O spray dryer é uma máquina industrial de grande porte utilizada para realizar a secagem de materiais alimentícios e químicos utilizando um processo de atomização que permite eliminar quaisquer resíduos de umidade nos líquidos existentes e deixar os mesmos padronizados com uma umidade residual de acordo a cada necessidade. O funcionamento do spray dryer é simples: ele realiza uma secagem de diferentes produtos líquidos utilizando uma corrente de ar quente controlada que é forçada por meio de ventiladores para dentro de uma câmara de secagem com um volume previamente determinado. Esta corrente, por sua vez, é controlada, possibilitando realizar a secagem de todo o produto em processo, desta forma, as micro gotas produzidas pelo processo de atomização são vaporizadas instantaneamente quando entram em contato com essa corrente de ar quente. A secagem dos produtos feita com o spray dryer tornam os mesmos viabilizados para seu transporte mais econômico, pois reduz pesos e volumes, também torna os produtos mais estáveis para seu armazenamento e preservação.
Para se obter o máximo de eficiência do spray dryer, é recomendável contar com profissionais capacitados a fim de se ter a melhor configuração do aparelho e, assim, realizar a secagem da forma mais eficiente possível, além de também proporcionar uma maior segurança no processo. Devido às temperaturas com que o spray trabalha e com volumes de ar transportando pó é necessário saber os riscos e o equipamento preventivo a ser instalado quando trabalhamos com processos de secagem, mediante equipamentos spray dryers.
 O spray dryer industrial é um equipamento utilizado na secagem por atomização de produtos diversos. Consiste em uma câmara ligada a um sistema de ar quente que realiza a eliminação da umidade presente nos diferentes materiais líquidos. Os diferentes produtos em questão são atomizados dentro da câmara, na qual é submetida a uma corrente controlada de ar nas diferentes temperaturas apropriadas, de forma que a água e demais solventes existentes vaporizem rapidamente e se obtenha o produto solúvel ou sólido, ou a mistura dos dois como material final.
Com o spray dryer industrial, é possível obter uma separação entre solúveis e a agua realizando-se, assim, uma secagem extremamente rápida e eficiente. Além disso, com o spray dryer industrial o processo não causa nenhum tipo de degradação ao produto em secagem.
O spray dryer industrial é utilizado em uma grande quantidade de setores da indústria, tendo aplicabilidade nas indústrias química, petroquímica, alimentícia, farmacêutica e mineradora, entre outras. A utilização do spray dryer industrial revolucionou o processo de secagem de produtos, o que se comprova ao se perceber que é um dos equipamentos mais utilizados nos dias de hoje para esta finalidade. Isto se dá em razão da sua praticidade, qualidade e economia, já que também é um equipamento que oferece excelente custo-benefício.
O spray dryer industrial é comercializado a preços muito competitivos, seu consumo de energia é relativamente baixo e, com ele, economiza-se tratamentos posteriores e conseqüentemente menor tempo de mão de obra, apresentando-se como um dos equipamentos mais vantajosos do mercado.
LEITO FLUIDIZADO INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 
 Para realizar o processo de transformação de materiais em pó fino para um material que tenha a densidade especifica, a granulometria adequada, a fluidez necessária, a solubilidade correta e o aspecto visual de produtos trabalhados com tecnologia avançada, é necessário que esses pós coloidais passem através de um sistema de fluidização mediante um leito fluidizado indústria farmacêutica. O processo em um leito fluidizado indústria farmacêutica consiste em aglomerar o pó fino com os pós coloidais grudando-os uns aos outros, mediante o denominado “líquido aglomerante”. Este liquido aglomerante pode ser o mesmo produto em processo em estado líquido a uma determinada concentração ou o mesmo produto em processo líquido com cargas aglomerantes especificas para melhorar a adesão entre os pós finos e os pós coloidais. Esta aglomeração em um leito fluidizado indústria farmacêutica de pós finos formando uma partícula unitária de várias partículas aglomeradas serve para aumentar a superfície de contato do produto tratado com o diluente utilizado que geralmente é água. Quanto mais finos são os pós aglomerados, maior será a superfície de contato que essa partícula unitária aglomerada terá para se diluir mais rapidamente. Essa diluição rápida determinada pelo tamanho dos pós aglomerados, pode se denominar instantânea. Independentemente da temperatura do liquido para a sua diluição. Para indústria farmacêutica, esse liquido aglomerante utilizado pode retardar essa diluição, para que os diferentes compostos dos diversos pós possam se liberar gradativamente segundo as necessidades.
FILTRO DE MANGAS CICLONICO PARA SPRAY DRYER
 Estes produtos coloidais e leves, junto com o fluxo de ar do sistema de secagem e com o vapor de água incorporado nele, são direcionados da câmara de secagem ao filtro de mangas ciclônico, onde entram no mesmo tangencialmente e por força centrifuga na primeira fase existe uma separação, onde o material arrastado pela corrente de ar será filtrado nas mangas correspondentes.Estes filtros trabalham no Spray Dryer com depressões controladas para o desprendimento dos finos, que serão forçados pelo jato de ar comprimido, que viaja no formato de esfera, após passar pelo venturi do topo da manga até o inferior da mesma, essa reformação causada pelo ar comprimido na superfície do material filtrante provoca o desprendimento dos finos aderidos nas mesmas.Esses disparos de ar comprimido são regulados mediante as válvulas com tempo de abertura e pulsos temporizados para manter a limpeza adequada durante todo o processo de trabalho.As telas filtrantes variam com os diferentes tipos de produtos e condições de operação, tecidos que retêm partículas de até 1 micra e que trabalham com temperaturas máximas de 120ºC e tecidos com fibras metálicas para eliminar a corrente estática e conseqüentemente faíscas indesejadas, para reduzir o risco de explosão.Todos os nossos filtros de mangas ciclônicos contam com o necessário sistema de explosão correspondente ao KST requerido de cada produto, com janelas de alivio direcionadas para o exterior do prédio, sistemas de chamas ou supressores de explosão, será estudada cada necessidade e adaptado o método mais conveniente.
CICLONES PARA SPRAY DRYER
 A separação ciclônica é o método de recuperação de pó em nosso Spray Dryer mais simples, onde as partículas em suspensão dentro do ar do sistema são separadas mediante o processo de centrifugação dos gases, com a velocidade adequada e entrada tangencial deste sistema ciclônico de formato cônico. As partículas de pó que são mais densas que os gases de transporte, têm maior tendência a permanecer na trajetória rotativa externa do formato do ciclone, e os gases terão a tendência de ficar no centro do formato do ciclone, onde se produz a retirada do vapor de água e ar de transporte mediante o cano central do equipamento e será conduzido até atmosfera mediante chaminé ou até o sistema de lavagem. Para total aproveitamento do sistema ciclônico são necessárias válvulas rotativas com folgas mínimas para evitar perdas de pó pela chaminé.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CAGLAYAN, H.; CALISKAN, H. Sustainability assessment of heat exchanger units for spray dryers. Energy. 2017. 
Cao XQ,Vassen R, Schwartz S, Jungen W, Tietz F, Stöever D 2000. Spray-drying of ceramics for plasma-spray coating. J Eur Ceram Soc 20: 2433-2439.  
Çelik M, Wendel SC 2005. Spray drying and pharmaceutical applications. In: DM Parikh. Handbook of pharmaceutical granulation technology. 2 Ed., Boca Raton: Taylor & Francis Group, p. 129-158.  
Esteves BN. Influência do processo de secagem por pulverização mecânica (spray-dryer) no tamanho de partícula e densidade aparente do café solúvel. [Dissertação de mestrado]. São Paulo, São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006. 96 pp.
Nielsen H., Shukla, VKS . Solid phase extraction of lipids from spray-dried egg yolk by ethanol with subsequent removal of triacylglycerols by cold temperature crystallization. Food Sci Tech, 2004; 37: 613-8. 
image3.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image4.jpeg
image5.png

Continue navegando