Buscar

Teste Aula 05

Prévia do material em texto

1.
		Ricardo é responsável por operar um equipamento de alta tecnologia no hospital especializado. Sua função é apenas de operador da máquina. O tipo de tecnologia na saúde aqui implicado é:
	
	
	
	Tecnologia dura
	
	
	Tecnologia de invasão
	
	
	Tecnologia de avaliação
	
	
	Tecnologia leve
	
	
	Tecnologia molecular
	
Explicação:
Percebemos, portanto, que ao nos reportarmos ao cuidado e a tecnologia, precisamos primeiro nos questionar qual a finalidade do cuidado, para então, compreendermos que tipo de tecnologias estamos nos referindo. Pois é o cuidado que indica quais tecnologias são necessárias em uma determinada situação, ou seja, para prestar um cuidado eficiente e eficaz, necessitamos de diferentes tipos de tecnologia: de uma tecnologia dura, quando utilizamos instrumentos e equipamentos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Abrahão (2005) ressalta que qualquer lugar de um estabelecimento de saúde onde ocorre um contato entre um trabalhador e um usuário há a produção de um processo de trabalho em saúde. O conceito de trabalho vivo é?
	
	
	
	o software que controla a maior parte das tarefas de uma máquina.
	
	
	os recursos utilizados para produção de um produto.
	
	
	o ato de produzir algo, de criar, inovar.
	
	
	o  trabalho executado por máquinas automatizadas.
	
	
	o que se acumula na forma de produção de bens de capital.
	
Explicação:
O ato de produzir algo, de criar, inovar, que em muitos casos se une ao processo de trabalho morto. Demos em nosso conteúdo, o exemplo do carpinteiro, a construção de uma peça de madeira é um trabalho vivo que se utiliza de recursos dos processos de um trabalho morto, mas em breve a peça produzida também será um trabalho morto.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No SUS, a Descentralização com direção única em cada esfera de governo é:
 
	
	
	
	um objetivo
 
	
	
	apenas para unidades federais
 
	
	
	um princípio
 
	
	
	uma escolha do dirigente de cada unidade
	
	
	uma das diretrizes
 
	
Explicação:
Art. 198 da Constituuição Federal:
 As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
III - participação da comunidade.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O tipo de tecnologia utilizada na saúde que pode ser composta por máquinas e equipamentos, normas e grandes estruturas organizacionais, pode ser chamado de:
	
	
	
	Tecnologia de ponta.
	
	
	Tecnologia Leve-Dura
	
	
	Inovação tecnológica.
	
	
	Tecnologia Dura.
	
	
	Tecnologia Leve.
	
Explicação:
Com a industrialização vieram o avanço tecnológico e a valorização da ciência. Na área da saúde, esse avanço se faz presente com a introdução de aparelhos modernos e da informática em benefício da luta contra as doenças através da solução de problemas antes não resolvidos (BARRA et al., 2006).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com Rosen (1979), historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. A denominação "Hotel-Dieu", foi empregada para um conjunto de instituições francesas do século VII, já trazendo em si a noção de hospedagem e o caráter religioso que caracterizou a origem dessa instituição na Europa. Já no Brasil, os serviços presentes em nossos hospitais podem ser classificados em dois grandes blocos:
	
	
	
	Preventivo e Clínico
	
	
	Preventivo e Cirúrgico
	
	
	Cirúrgico e Clínico
	
	
	Clínico e Ambulatorial
	
	
	Cirúrgico e Ambulatorial
	
Explicação:
Exemplos de classificações para aproximar a sociedade dos serviços hospitalares.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando os processos de trabalho na saúde, o conceito em que a relação do profissional com o usuário (ato de cuidar, acolher, a autonomia do profissional) é o foco da assistência é relacionado a que tipo de tecnologia em saúde?
	
	
	
	Leve-dura
	
	
	Dura
	
	
	Média-dura
	
	
	Leve
	
	
	Média
	
Explicação:
Para Merhy (2005), as tecnologias podem ser classificadas como leve, leve-dura e dura. Todas tratam a tecnologia de forma abrangente, mediante análise de todo o processo produtivo, até o produto final. As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a autonomia no contexto dos serviços de saúde podemos afirmar que:
	
	
	
	Como é preciso um tipo de gerência que bloqueie os fluxos de subjetivação e autonomia, o trabalho meramente mecânico tende a promoção de saúde. A autonomia no máximo é importante para o trabalhador de saúde que não tem capacidades de autogestão.
	
	
	Como é necessário um tipo de gerência que não bloqueie os fluxos de subjetivação e autonomia, o trabalho meramente mecânico tende a promoção de saúde. A autonomia no máximo é para o serviço de saúde autogestor.
	
	
	Autonomia não é um conceito relacionado à gestão dos serviços de saúde. É um conceito relacionado apenas a um modelo ou tipo de trabalho no qual o profissional precisa se inscrever no INSS conforme esta categoria de atuação (autônomo).
	
	
	Limitar a autonomia ao máximo é importante para os serviços de saúde, pois o trabalhador de saúde não tem capacidades de autogestão. Por isso é necessário um tipo de gerência que bloqueie os fluxos de subjetivação e autonomia, pois o trabalho que não seja apenas mecânico tende a não promoção de saúde.
	
	
	A autonomia é importante para os serviços de saúde, pois o trabalhador de saúde é autogestor. Por isso é necessário um tipo de gerência que não bloqueie os fluxos de subjetivação e autonomia, pois o trabalho meramente mecânico tende a não promoção de saúde.
	
Explicação:
A autonomia dos trabalhadores de saúde é necessária, já que lidar com a saúde implica lidar com algo inesperado. 
	
	
	
	
	
		
	
		8.
		Com o rápido crescimento das cidades, decorrente da migração de pessoas para atender às demandas da indústria por mão de obra, surge a preocupação com a exposição do trabalhador a acidentes. Por quem apareceu essa preocupação inicialmente, no processo histórico?
	
	
	
	sobretudo por parte dos profisisonais da saúde, que começam a se organizar em categoria.
	
	
	sobretudo por parte dos grande latifundiários, que começam a se organizar em categoria.
	
	
	sobretudo por parte dos próprios operários das fábricas, que começam a se organizar em grupos.
	
	
	 sobretudo por parte do Estado, que começam a se organizar para criar políticas de saúde.
	
	
	sobretudo por parte dos próprios operários das fábricas, que começam a se organizar em categoria.
	Explicação:
Com o rápido crescimento das cidades, decorrente da migração de pessoas para atender às demandas da indústria por mão de obra, surge a preocupação com a exposição do trabalhador a acidentes ¿ sobretudo por parte dos próprios operários das fábricas, que começam a se organizar em categoria. P. 15 do livro.
	
image5.wmf
image6.png
image1.png
image2.gif
image3.gif
image4.wmf

Continue navegando