Buscar

Ad1 Caio Henrique

Prévia do material em texto

UERJ/CEDERJ 
Licenciatura em Ciências Biológicas 
Disciplina: Bioquímica 2
Data: 28/03/2021
Nome: Caio Henrique Demani Esquitino
Matrícula: 17212020088
Pólo: Nova Friburgo
AD 1
1-O Calor é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substancia. Já temperatura é uma medida de energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. Caloria é a unidade de medida d calos específico.
2-a) Anabolismo, processo primário da síntese de moléculas orgânicas complexas. Ex: Síntese de glicogênio. Processo esse, que necessita de energia que pode ser obtida por moléculas de ATP. O ATP é convertido e ADP ou AMP.
Catabolismo, processo relacionado à degradação de substâncias complexas , onde há geração de energia, onde muitas vezes é armazenada como ATP. Nesse processo ocorre degradação de lipídeos (triglicideos) , armazenados no tecido adiposo faz parte do catolismo.
b) Os níveis de ATP diminuem. AMPK desempenha um papel critico na regulação do crescimento e na reprogramação do metabolismo .A AMPK fosforila várias enzimas-alvo, incluindo a acetil-COA-carboxilase, que catalisa a sintese de malonil-Co A.
c) No metabolismo há pontos de convergência de vias metabólicas diferentes. Várias vias metabólicas têm como produto final acetil-CoA, na maioria dos casos, o produto final da via é convertido nessa molécula.
d) Entram carreadores reduzidos (NADPHH+ )e saem carreadores oxidados.
3- ΔG=+14 significa que a reação não é espontânea. É uma reação em que ocorre a formação de uma ligação química, requer energia. A clivagem de uma molécula de ATP, poderia ser um exemplo.
Representação: Glicose + Pi Glicose –P GO’= +14kJ/mol
ATP ADP + Pi Go’ = -31 kJ/mol
Somando as duas equações, teremos:
Glicose + ATP Glicose-P + ADP
Go’ = 14 + (-31) kJ/mol
Go’ = 14 + (31) kJ/mol = -17 kJ/mol
4- Há investimento de energia nas reações, ou seja, consumo de ATP. São portanto, reações endergônicas.
Existe a etapa de pagamento de energia consumida.
R1= Forforilação da glicose em glicose -6P, catalisada por hexoquinase.
R2= Isomerização da glicose- 6 P em frutose-6P, catalisada por fosfoglicose isomerase.
R3= Fosfolilação da frutose-6P em frutose -1,6 biP catalisada por fosfofrutoquinase 1 (PFK1)
R4= Quebra de frutose – 1,6 biP em DHAP+GAL3P catalisada por adolase.
R5= Conversão de DHAP+GAL3P em gliceraldeído3P pela enzima triose-fosfato isomerase. Fim da etapa de investimento.
R6= Fosforilação de 2 gliceraldeído-3P por Pi formando 1,3 biP- glicerato catalisada por gliceraldeído- 3 P desidrogenas;
R7= 1,3 biP- glicerato perde fosfato, formando 3P-glicerato + ATP pela enzima fosfoglicerato quinase.
R8= 3 P- glicerato perde fosfato, formando 2 P- glicerato catalisada por fosfoglicerato mutase.
R9= 3P –glicerato perde fosfato. Formando 2 P- glicerato catalisada por fosfoglicerato mutase.
R10= Fosfoenolpiruvato perde fosfato liberando ATP catalisada pela piruvato quinase. Fim da etapa de pagamento.
5- Ca2+ faz o regulamento da ação de Isocitrato desidrogenase e a-cetoglutarato desidrogenase, enzimas que catalisam reações no CAC, que são ativadas por Ca2+ quando está em quantidade aumentada no citoplasma.
6- Se a disponibilidade de substratos precursores do produto CAC for dominuída, consequentemente a produção de seus produtos será inibida.
7- DCA inibindo a PDHK, a piruvato desidrogenase não será inibida e assim, a reação de descarboxilação oxidativa, na qual piruvato é convertido em Acetil-CoA poderá ser realizada, assim, ajudando a controlar o câncer.
8- A teoria fala que a atividade da glicólise oscila em uma determinada frequência, de maneira a manter relativamente constante o nível de ATP na célula. Relativamente constante significa que a concentração de ATP varia em função do tempo, mas se mantém dentro de uma faixa definida de concentração. A atividade da glicólise pode mudar em quentão de segundos.
9- A via glicolítica é um processo oxidativo onde a glicose é oxidada, ou seja, uma via onde há perda de elétrons onde o NAD+ é reduzido em NADH+. Em situações de anoxia, o piruvato , produto da glicólise, deve ser convertido em lactato, e para isto, ocorre a necessidade de que o NADH+ se converta em NAD+, reconstruindo para ser reutilizado na glicólise.
10- Fermentação Láctea: ocorre em bactérias anaeróbicas e células como hemácias, células musculares quando em atividade intensa. O NADH.H+ produto da glicólise, é utilizado na formação de lactato, catalisado pela enzima lactato desidrogenase, segundo a reação: 
PIRUVATO + NADH.H+ LACTATO+ NAD+
Fermentação alcóolica: ocorre em leveduras, que são organismos anaeróbicos e na ausência de oxigênio utilizam a fermentação alcóolica.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c8/Fementa%C3%A7%C3%A3o_alcoolica.jpg/220px-Fementa%C3%A7%C3%A3o_alcoolica.jpg
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CALORIA. In: WIQUIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2010.
Bioquímica 2. v.1 / Andrea da Poian... [et al.] – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. 324 p.; 19 x 26,5 cm.
image1.jpg

Continue navegando