Buscar

Sociedade, Família e Instituição Escolar prova 2

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed., p. 15-33. São Paulo: Cortez, 2000. p. 19.
Considerando o texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre as concepções metodológicas acerca do trabalho que o professor exerce, relacione corretamente cada uma das concepções listadas a seguir às suas respectivas características:
1. Concepção tradicional da profissão docente.
2. Concepção contemporânea da profissão docente. 
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de uma vocação, missão.
( ) Admite o professor como sacerdote do saber.
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de um ofício, profissão.
( ) Necessidade de formação acadêmica e continuada do professor.
( ) Profissão de professor como atividade técnica e não de pesquisa.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Muitas são as discussões sobre esta profissão que esbarra em concepções sobre o trabalho que o professor exerce, muitas vezes relacionado a uma atividade meramente técnica, subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas. Essas concepções estão relacionadas à perspectiva tradicionalmente praticada pelas instituições de formação de professores, que deixa evidente a dicotomia entre o trabalho docente em relação às atividades de pesquisa. Outra discussão relevante está na tradicional concepção da vocação do professor, que historicamente teve o seu trabalho caracterizado como missão. [...] Houve um tempo que ser professor era comparado a ser sacerdote do saber, era a manifestação de uma vocação ou missão transcendente, não o exercício de um ofício, uma profissão. Entretanto se educar é missão, é dom torna-se incoerente e desnecessário exigir que o professor invista em sua formação acadêmica e continuada” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 03).
	
	B
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o trecho de texto a seguir:
“A escola pública é também um modelo portador de um legado de ideias: a pretensão de estimular uma concepção de cidadão livre e de indivíduo independente; o desejo de desempenhar um papel cultural crítico, aberto e sem travas, assentado no laicismo, na neutralidade, no pluralismo; uma escola, enfim, integrada em uma comunidade com o espaço de diálogo social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACRISTÁN, José Gimeno. Educação pública: um modelo ameaçado. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; GENTILI, Pablo. (orgs.). Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 150-166. p. 153.
Considerando o texto-base Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico: um desafio para intervenção, pondere a respeito da presença de ideologias no contexto escolar e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	As ideologias sociais não influem na organização do trabalho pedagógico.
	
	B
	A função social da escola e o trabalho que ela desenvolve são sempre compatíveis.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	O ideário capitalista está afastado da organização do trabalho pedagógico.
	
	D
	A escola desenvolve seu trabalho pedagógico sem aderir a uma ideologia.
	
	E
	A escola tende a reproduzir as tensões das relações de poder da sociedade.
“De acordo com Silva Jr [...], a escola desenvolve seu trabalho no interior de uma sociedade capitalista, nela se manifestam as contradições e determinações, da mesma forma, são variadas e, frequentemente, conflitantes as interpretações sobre a função da escola e/ou organização do trabalho pedagógico. Essa contradição imposta pelo capitalismo perpassa a luta ideológica das ideias e convicções, assim, a escola tende a reproduzir as tensões e forças nas relações de poder e na própria organização do trabalho pedagógico” (texto-base, p. 3).
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a seguinte afirmativa:
“Voltando à arena nacional, após a edição da Constituição de 1988, diversas políticas sociais previstas na Constituição necessitavam de uma regulamentação através de uma lei federal, entre elas a política de saúde, criança e adolescente, assistência social e política urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CYMBALISTA, Renato; MOREIRA, Tomás. Política habitacional no Brasil: A história e os atores de uma narrativa incompleta. In: ALBUQUERQUE, Maria do Carmo (Org.) Participação popular em políticas públicas: Espaço de construção da democracia brasileira. p. 31-48. São Paulo: Instituto Pólis, 2006. p. 42.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a agenda da reforma institucional, proposta na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A agenda tinha como eixo periférico a democratização dos processos decisórios
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A agenda não pretendia implementar mudanças no regime político
	
	C
	A agenda ocupou-se em manter as características autoritárias do padrão brasileiro
	
	D
	A agenda não tratou da intervenção estatal na área social
	
	E
	A agenda pretendia implementar mudanças na gestão das políticas públicas.
Comentário: “A agenda da reforma institucional [proposta na Constituição Federal de 1988], que então se definiu, teve como eixos centrais a democratização dos processos decisórios e a equidade dos resultados na gestão das políticas públicas. Tratava-se, nesse momento, de implementar mudanças não apenas no regime político, mas também na gestão das políticas públicas, procurando-se superar as características autoritárias e paternalistas do padrão brasileiro de intervenção estatal na área social” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil das políticas públicas no Brasil, p. 06)
Questão 4/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a citação a seguir:
“A inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional. É uma inteligência míope que acaba por ser normalmente cega, [...] a inteligência cega torna-se inconsciente e irresponsável”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006. p. 43.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, assinale a alternativa que apresenta a postura adequada ao professor da contemporaneidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Possuir visão sistêmica e estratégicaVocê assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Este artigo tem o intuito de evidenciar a necessidade de o docente ultrapassar a fundamentação técnica e fragmentada, para agir em situações novas e problemáticas, que conduzam a ações decisórias e a capacidade de iniciativa, através de uma postura flexível, permeada por uma visão sistêmica e estratégica. Nessa perspectiva, Morin (2001) ressalta o papel do docente frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação de forma apropriada e contextualizada, mantendo-se sempre em constante atualização e preparação para desempenhar sua função” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 02).
	
	B
	Afastar-se das ações decisórias
	
	C
	Assumir uma postura inflexível.
	
	D
	Inibir o uso das tecnologias durante as aulas
 
 
	
	E
	Possuir fundamentação fragmentada
Questão 5/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a afirmação a seguir: 
“Quando os pais, mães, ou outros responsáveis, acompanham a vida escolar de seus filhos, aumentam as chances da criança aprender. Os pais precisam também continuar aprendendo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir. A escola e o professor Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007. p.11.
Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, reflita sobre a articulação da escola com a família e marque V para verdadeiro e F para falso:
I. ( ) As reuniões entre a escola e a família são momentos de informar os pais sobre o andamento do processo educacional da criança.
II. ( ) Não é relevante que a família e a escola sejam parceiras no processo de aprendizagem da criança.
III. (  ) É importante que os pais sejam ouvidos quanto as suas expectativas, dúvidas, reclamações e sugestões em relação à escola.
IV. ( ) Cabe à escola, nos seus momentos de reunião com a família, esclarecer o seu planejamento pedagógico.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
As afirmações I, III e IV são verdadeiras, pois: “Portanto, cabe à escola nos seus momentos de reunião com a família, esclarecer o seu planejamento pedagógico a fim de fazer com que esta possa se integrar e auxiliar no alcance dos objetivos. Além disso, torna-se importante ressaltar para os pais a importância de família e escola serem parceiras no processo de aprendizagem da criança. Nesta perspectiva, cabe à escola fazer com que a participação dos pais nas reuniões resulte num melhor conhecimento das metas escolares, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade.
Mas é importante também que os pais sejam ouvidos, que suas expectativas, dúvidas, reclamações e sugestões em relação à escola sejam democraticamente conhecidas pelo setor administrativo e pedagógico. Tais ações somente propiciarão um clima de trabalho favorável e participativo entre pais e escola. Além disto, as reuniões também podem ser momentos de informar os pais sobre o andamento do processo educacional da criança [...]” (texto-base, p. 17,18). A afirmativa II é falsa, pois, como demonstra a citação acima, a parceria entre família e escola não somente é relevante, mas essencial para o processo de aprendizagem.
	
	B
	V – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 6/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com o fim do Regime Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. Nesse contexto, a Constituição de 1988 institucionaliza diretrizes que marcam a ascensão de um novo modelo de gestão das políticas públicas baseado na descentralização política e administrativa da União para as demais unidades federadas, na responsabilidade do Estado, na participação da população, na formulação e controle em todos os níveis de governo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada: Políticas públicas e políticas de saúde no Brasil. INTERthesis, Florianópolis. v.3, n. 1, p. 1-28, jan./jun. 2006. p. 3.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
Comentário: “Contudo, o simples fato de existir, na Constituição Federal e nas diversas legislações, a exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas e a institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social, não é condição suficiente para a garantia da democratização da gestão pública. É necessário que esse mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira, capaz de redefinir e alterar as relações entre Estado e sociedade” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, p. 22).
	
	B
	A institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social não está relacionada com a democratização da gestão pública no Brasil.
	
	C
	A existência, na Constituição Federal e em todas as legislações brasileiras, da exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas é condição suficiente para a garantia e a funcionalidade da democratização da gestão pública.
	
	D
	Na Constituição Federal e em diversas legislações vigentes no Brasil, não são tratadas as questões relativas à garantia da democratização e municipalização das políticas públicas.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	A implementação, na Constituição Federal e nas mais diversas legislações brasileiras, da descentralização e municipalização das políticas públicas é um fator criado especificamente para corroborar com a ineficiência da democratização da gestão pública no Brasil.
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando