Buscar

MODELO DE RELATÓRIO FINAL ESLP 2019

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
DAIANE SANTANA SANTOS
THIAGO ROGÉRIO SANTOS
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
SÃO CRISTÓVÃO-SE
 2019
DAIANE SANTANA SANTOS
THIAGO ROGÉRIO SANTOS
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
 (
Relatório de Estágio do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio 
de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP 
no período de 
13/02/02019
 
a 
18/03/2019
 
como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa 
I
I, sob a orientação da Profa. Dra. Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno.
)
SÃO CRISTÓVÃO-SE
 2019
DAIANE SANTANA SANTOS
THIAGO ROGÉRIO SANTOS
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
	Este relatório foi julgado adequado para obtenção da aprovação na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II do Curso de Licenciatura em Letras/Português Francês da Universidade Federal de Sergipe.
Data de aprovação: ____ de _________________ de ______.
SUMÁRIO
	INTRODUÇÃO.....................................................................................................
	04
	DESENVOLVIMENTO.........................................................................................
	06
	1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...................................
1.1 Analise do Projeto Político Pedagógico .............................................
1.2.1 Observação das aulas para planejamento do estágio – Daiane..
1.2.2 Observação das aulas para planejamento do estágio – Thiago...
	06
	2. RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ..........................................
2.1 RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – DAIANE.........................
2.1.1 Regência em sala de aula – Daiane..........................................
2.2 RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – THIAGO.........................
2.2.2 Regência em sala de aula – Thiago.............................................
2.3 Projetos ..........................................................................................
	09
09
12
	CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................
	13
	REFERÊNCIAS..................................................................................................
	15
	ANEXOS............................................................................................................
	16
	ANEXO A - TERMO DE COMPROMISSO 
ANEXO B – PLANOS DE AULA
ANEXO C - ATIVIDADE DIÁRIA DO ESTAGIÁRIO – FREQUÊNCIA
ANEXO D - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO
ANEXO E – MATERIAL UTILIZADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ANEXO F – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS AULAS/PROJETOS
ANEXO G – FOTOGRAFIAS
	
INTRODUÇÃO 
O presente relatório é uma síntese das observações realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, na turma do 2º ano, do professor Urandi Rosa Novais. O Colégio está localizado na Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos, Avenida Marechal Rondon, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, e atende alunos do ensino fundamental II e ensino médio, nos turno matutino e vespertino. 
Os principais objetivos do estágio supervisionado de língua portuguesa II são conhecer as regras que regem as aulas, bem como a dinâmica entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e encontra base legal nos seguintes documentos:
· Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
· Orientações Curriculares para o Ensino Médio;
· Lei 11.788/08 de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre a concretização do estágio no ensino superior;
· Resolução CNE/CES 1/2006 que dispõe dos cursos superiores de licenciatura;
· Resolução CNE/CES 2/2007 que dispõe sobre a carga horária mínima dos cursos de graduação.
O estágio contemplou a observação e regência nas aulas de língua portuguesa. Ao todo, foram feitos 31 horas de observação e regência na turma.
Segundo MACHADO e BASTOS (22018) o espaço escolar deverá ser o laboratório, não se restringindo às salas de aula, dessa forma o período de estágio configurou este laboratório, em que, teorias estudadas durante o curso de Letras puderam ser experimentadas diante da realidade da sala de aula contemporânea.
O estágio supervisionado é muito importante pois compõe a parte prática e inicial da docência, é onde pode-se envolver os conhecimentos teóricos adquiridos em outros componentes curriculares, é onde pode-se utilizar as habilidades da leitura, do letramento, do uso de gêneros textuais, da metodologia, a utilização das técnicas de avaliação e do ensino. É o momento em que o graduando revisa e aprende, de fato, determinado conteúdo. É onde a habilidade pedagógica começa a florir, pois a aula vai muito além do plano de aula.
O estágio supervisionado de língua portuguesa II não é apenas um locus para identificarmos as dificuldades no ensino de língua portuguesa, mas sim um potencial de registrar o caminho de formação do futuro professor de língua portuguesa no ensino médio. 
Ser professor não é uma tarefa fácil, mas ir às escolas depois de quase três anos de teoria torna a missão ainda mais difícil. Quando é que o graduando em letras começa a enxergar a escola como o futuro ambiente de trabalho? É somente durante o primeiro estágio que o futuro docente se familiariza com o ambiente e que começará a perceber que ter “toda a autonomia” dentro da sala de aula, porém, ainda existem os empecilhos ditados por uma direção e uma coordenação da escola, seja por ordem expressa de seguir o livro didático à risca e em ordem, ou seja por existir a separação de professores para o ensino de língua portuguesa, literatura e redação. Como ter autonomia em sua própria sala de aula seguindo isso tudo à risca? É melhor seguir tudo o que se aprende em toda a graduação ou colocar uma faixa nos olhos para que possamos encher a barriga? 
Existem coisas que somente após o primeiro estágio em sala de aula que começamos a compreender o funcionamento e a autonomia do professor em sala de aula. A experiência do dia a dia, dificuldades e desafios fazem com que o professor adquira experiência e tenha uma maior atenção diante da abordagem do conteúdo e metodologia utilizada.
DESENVOLVIMENTO
1.CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP – UFS) está localizado na Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, Avenida Marechal Rondon, Rosa Elze, na cidade de São Cristóvão – SE. Trata-se de um ambiente físico amplo e organizado, com a existência de dependências e setores para além das salas de aulas e dos espaços técnicos e administrativos, como biblioteca, laboratórios diversos, cantina, pátio de recreio, “cantinho cultural”, anfiteatro e etc. O prédio é totalmente térreo e bem arejado. Existem murais com informativos, cartazes com dizeres educativos, motivacionais, artísticos e expositivos produzidos pelos próprios alunos espalhados pela escola, quadros artísticos e etc. Logo na entrada, há um mapa (um pouco desgastado e arcaico, porém tátil) da estrutura física do espaço. As salas de aula de todos os níveis, fundamental e médio, se encontram na Ala A e as demais salas, que constituem espaços de laboratórios, salas de vídeo, salas de língua, sala de artes etc, ficam na Ala B (ambas as alas são corredores extensos cheios de salas). 
O espaço do CEMDAP - Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação - também se encontra na Ala B. A biblioteca da escola é consideravelmente bem equipada e razoavelmente frequentada (nos horários observados) pelos alunos. Existem algumas faltas técnicas e materiais, como computador fora de serviço e estante de livros não organizada. Um ponto interessante é o intercâmbio entre as bibliotecas do colégio e da universidade (tanto os alunos do CODAP podem realizar empréstimos e frequentar a Biblioteca Central do Campus e vice-versa).Existe uma sala de grêmio que parece estar abandonada, com móveis dispersos e equipamento aparentemente fora de uso. A cantina possui horários determinados para refeições e as mesmas estão disponíveis para todos os alunos e profissionais da escola. Há profissionais responsáveis pelo monitoramento dos espaços da escola e das dinâmicas sociais entre alunos.
A rotina do colégio aparentou ser tranquila e harmoniosa, não foi observado nenhum evento problemático (discussão ou briga entre colegas de proporções preocupantes, acidentes físicos etc.) durante o período de estágio. Os alunos são disciplinados em relação ao toque de horário – ao fim do intervalo se dirigem às salas sem muita demora ou enrolação. 
A existência do CONCLASSE – Conselho de Classe – indica que a escola exerce uma gestão democrática e participativa. A escola adota o uso de uniforme padrão (camisa com logomarca). Os alunos utilizam o sistema virtual SIGAA para acompanhar as disciplinas virtualmente (acesso a arquivos, notas, frequência, comunicados etc.), bem como os professores para organizar e monitorar suas turmas. O site da instituição é bem organizado, informativo e dá acesso a diversos tipos de documentos, como regimento interno do colégio, calendário do ano letivo, regulamento do CONCLASSE, planos de ensino das disciplinas, cronograma de atendimento obrigatório, entre outros.
1.1. Analise do Projeto Político Pedagógico
A escola em sua extensa estrutura física conta com uma boa localização dentro das dependências da Universidade Federal de Sergipe, possui uma boa qualidade em suas salas de aula, mesas, cadeiras e quadros com suporte para pinceis, estes conservados e em excelente estado, contribuindo para o exercício docente com boa comodidade ao corpo discente. A equipe técnica da escola é formada por diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional; o quadro administrativo por secretária de escola e oficiais, cada qual com sua função dentro das dependências. A escola possui uma ampla quadra esportiva onde são realizadas aulas de Educação Física, sendo a mesma coberta, para a prática de esportes, exercícios físicos e eventos abertos à Comunidade; a Unidade de ensino conta também com laboratório de informática, bibliotecas, salas de professores, banheiros higienizados e adaptados e com um pátio amplo com um palco feito em concreto onde são realizados trabalhos culturais, palestras e peças teatrais.
Segundo constatação no ano de 2011, o IDEB do CODAP atingiu o índice de 6,9. Em 2005, o CODAP obteve 5,5. Já em 2009, o índice foi 6,5.
O cargo de diretor e vice-diretor caberá a um professor efetivo ou técnico- administrativo em nível superior, do CODAP. A indicação da direção (diretor e vice-diretor) dar-se-á com base nas normas eleitorais elaboradas por comissão constituída para este fim e aprovados pelo conselho geral.
O corpo docente é constituído por professores com qualificação mínima de licenciatura plena:
I – do quadro permanente da UFS;
II – Substitutos nos termos da legislação em vigor;
III – cedidos por órgãos municipais, estaduais ou federais.
O preenchimento de vagas para alunos em qualquer série é feito mediante sorteio público, então há uma mistura de perfis socioeconômicos.
Os projetos e eventos da unidade escolar e suas relações com os temas transversais e/ou locais - Oficinas do 6o ano: Ocorrem semanalmente com objetivo de trabalhar a adaptação dos novos alunos, abrir espaço para a fala dos estudantes, trabalhar com temáticas sobre a diversidade e aceitação e aprendizagem com as diferenças;
- Escola de pais: Espaço de diálogo entre pais e filhos e aproximação da família e escola. São oficinas temáticas que tem como objetivo discutir temas do dia a dia escolar e das famílias;
- Oficinas de Orientação Profissional: Tem como objetivo auxiliar o jovem no seu processo de escolha profissional, propiciando atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional;
- Oficinas de gênero e sexualidade: Discutir como as relações de gênero perpassam o cotidiano dos/as estudantes. Problematizar a sexualidade e a homofobia, instigando uma reflexão referente às práticas e discursos homofóbicos que ocorrem no cotidiano escolar, na sociedade e na família. Problematizar como as relações sociais são construídas de forma a reproduzir desigualdades;
- Oficinas sobre bullying: Tem como objetivo discutir a temática do bullying, suas consequências para todos os envolvidos e principalmente criar junto com os alunos estratégias de prevenção para o bullying.
Existem alguns programas governamentais que beneficiem a unidade escolar e/ou sua clientela – PDE, entretanto, o programa não favorece ao CODAP, uma vez que o PDE é destinado a escolas com IDEB de até 4,2;
- BOLSA FAMÍLIA
Esse programa é destinado apenas aos alunos de até 15 anos, ou àqueles no ensino fundamental;
- MERENDA ESCOLAR
Apenas alunos bolsistas possuem direito a almoço e janta no CODAP;
- PNLD
Segundo a vice-diretora, este tópico entra em ação com a atualização dos livros didáticos a cada três anos;
- BIBLIOTECA ESCOLAR
Integrada à BICEN com livre acesso aos alunos.
O CODAP é munido de uma biblioteca ligada à BICEN, biblioteca central da Universidade Federal de Sergipe, com livre acesso aos alunos do colégio. Além disto, existem dois laboratórios de informática, os quais estão inativos há dois anos e sem perspectiva de volta. Há, também, duas salas de vídeo e um teatro com capacidade para aproximadamente 90 pessoas. As salas de laboratório se dividem em 4 de áreas diferentes, dentre elas o de desenho matemático, único no estado de Sergipe.
Em relação aos aspectos relativos à acessibilidade:
-Acessibilidade arquitetônica (banheiros adaptados, elevadores ou rampas, pisos sinalizados para cegos, etc.)
Podemos contar com faixas que possibilitam a guia de pessoas cegas. Há alguns banheiros adaptados às pessoas com qualquer necessidade especial. Não há elevadores ou rampas para maior acessibilidade.
-Acessibilidade pedagógica (livros em braile, lupas para alunos com baixa visão, etc.) 
Atualmente o CODAP conta com um sistema de gestão democrático onde os alunos também participam das decisões. Algumas palavras da vice-diretora atual em relação à gestão democrática: "Eu acredito ser uma maneira de gestão mais ideal em relação à construção do colégio. Porque a gente acaba trabalhando com o coletivo. A escola não é feita apenas pela gestão, pois têm os alunos, o setor pedagógico, os administrativos, os terceirizados, todos os professores, então todos esses vários representantes da comunidade escolar acabam tendo o seu papel e sua função, para juntos termos maior possibilidade de mudanças, sobre o que a gente quer que avance, que cresça, que melhore e que realmente ocorra. Porque para poder ter mais força, para poder fazer com que a escola funcione da melhor maneira possível, nós temos que ter o apoio do máximo possível de pessoas. Por isso a democracia, não quer dizer que vai ter todos, é normal ter pessoas que deixam de concordar, entretanto pela maioria, a gente vai estar trabalhando para aquilo que a maioria achar mais interessante para o crescimento da escola, para desenvolvimento dos alunos, que é o foco principal da escola."
1.2.1 Observação das aulas para planejamento de estágio – Daiane 
As analises expostas neste relatório são resultados da observação do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II, da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe - CODAP, no período de 13 de fevereiro de 2019 a 18 de março de 2019.
Durante este período, obtive a oportunidade de observar as aulas de Língua Portuguesa na turma do 2º ano - nos horários 07:00h às 7:50 e das 10:00 às 10:50, na segunda-feira, das 7:50 às 9:30, na terça-feira, com 25 alunos, sob a regência do professor Urandi Rosa Navais.
1.2.2 Observação das aulas para planejamento de estágio – Thiago
 
2. RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 
2.1 RELATOS DE PRATICAS PEDAGÓGICAS – DAIANE
Este estágio foi muito significativo para a minha vida profissional,adquiri conhecimentos práticos necessários para a minha pratica em sala de aula, os quais jamais irei esquecer. 
A experiência de criar plano de aula, sequencia didática, atividade me possibilitou colocar em prática as coisas que estudei durante a minha graduação. Confesso que ser professora não é tão fácil quanto pensei, principalmente no quis respeito a paciência, voz, esforço para obter a atenção dos alunos, dar aulas mais reflexivas e interativas, possibilitar que o aluno aprenda de forma eficaz o conteúdo.
O contato com alunos é algo que não consigo expressar a forma como se dá, mas, quando os alunos começam a te respeitar, quando o professor tem um diagnóstico da turma e coloca em prática o plano de aula, quando tem que fazer alterações drásticas a cada aula, pois o aprendizado de um aluno é diferente da dos demais. 
As práticas pedagógicas não foram tão complexas quanto pensei que seriam, visto que eu já conhecia a turma, devido ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A turma é ativa em relação aos debates, bastante energética, observadora, porém ela possui um ponto negativo: a turma é dividida em 3 grandes grupos, o da bagunça, o da fofoca e um dos estudiosos, e a única coisa que une os três grupos são os textos literários.
2.1.1 Regência em sala de aula – Daiane
24/07 das 15:30 às 18:00
Oficina de cartazes
A oficina de cartazes fez parte da semana interdisciplinar do CODAP.
A oficina tinha como principal objetivo a produção de cartazes que relatassem sobre a construção indenitária da ideia de Brasil, assunto abordado durante o primeiro semestre, na disciplina de literatura. Os alunos formaram duplas ou trios para a confecção dos cartazes que foram expostos na escola.
25/07 das 16:30 às 17:30
Oficina literária
A oficina literária contou com a participação dos alunos do PIBID, nós trabalhamos o texto da Conceição Evaristo, A gente combinamos de morrer, texto de caráter 
2.2 RELATOS DE PRATICAS PEDAGÓGICAS – THIAGO
2.2.1 Regência em sala de aula - Thiago
2.4 Projetos
O CODAP possui vários projetos interessantes e os alunos têm várias opções de escolha. Entre eles estão: Escolinha de basquete (a equipe teve destaque e conseguiu medalha de prata nos jogos escolares da TV Sergipe 2017); Escola de pais e filhos, com o objetivo de aproximar os pais da escola; Oficina de leitura/escrita; Inglês para iniciantes;
Fotógrafo ambiental, que tem como objetivo apresentar as relações entre os seres vivos e o meio ambiente de uma maneira visual. Os alunos conhecem as relações dos seres vivos com o meio ambiente a partir de imagens capturadas por eles mesmos; etc.
Os projetos são muito importantes para o desenvolvimento físico e social dos alunos, alguns deles abordam temas como diversidade e tolerância para estimular o pensamento crítico dos alunos em relação à sociedade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
DAIANE
A partir dessa experiência vivenciada por intermédio do estágio, obtive a oportunidade de ver como se dá o aprendizado de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, mais especificamente no ensino médio.
A observação foi um momento privilegiado de exploração e conhecimento do nosso campo de estágio, uma maneira sutil de encontrarmos nesse espaço tão rico e tão complexo que é a sala de aula, por vezes mais desafiador que o discurso vazio sobre educação pode prever. A observação é um momento importante de análise metodológica e conhecimento do campo de estágio, é onde o futuro docente de Língua Portuguesa encontrará e visualizará como o professor coloca em prática toda a teoria aprendida durante a graduação.
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe é um colégio exemplar no estado e que foi fundado para servir como laboratório de estudo/campo de estágio dos cursos de licenciatura da UFS, possui uma boa estrutura física e um ótimo planejamento de anual de aulas.
Ao finalizar a regência em sala de aula, pude fazer uma maior reflexão acerca do estágio obrigatório no ensino fundamental X no ensino médio, apesar de uma escola ter sido particular e a outra ser publica, percebi que toda a regência em sala de aula é baseada em leis e em normativas das escolas, normativas estas que podem ajudar ou atrapalhar o planejamento e o desenvolvimento das aulas, bem como a aplicabilidade do conteúdo. 
Ser professor é formar o indivíduo para o exercício da cidadania e no caso específico da língua nativa, é tornar o indivíduo efetivamente usuário do seu próprio sistema de linguagem, aplicando os conteúdos didáticos através das práticas de letramento crítico e social.
Concluo este estágio supervisionado muito feliz pois através da junção do PIBID e da pratica do estágio supervisionado II, pude acompanhar o desenvolvimento do 2º ano B durante o primeiro semestre letivo, observando os avanços, aplicando as teorias metodológicas na prática, e percebendo que apesar do plano de aula aparentemente ser ‘perfeito’, sempre existirão outras coisas que vão exigir bastante molejo do professor, visto que a teoria é diferente da pratica, já que a metodologia tradicional não é mais aplicável em sala de aula. Entretanto, deixo registrado aqui a minha aflição em que um componente curricular tão importante como este seja visto como um peso na formação docente, e que o tempo predestinado à regência passe tão rápido que nós não possamos aproveitar o tempo em sua totalidade.
THIAGO
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: CNE, 1998
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
CORDEIRO, Lecio. Gêneros, Leitura e Análise. São Paulo: Editora Formando Cidadãos, 2017.
OCEM
ANEXOS
ANEXO A - TERMO DE COMPROMISSO
ANEXO B – PLANOS DE AULA
ANEXO C - ATIVIDADE DIÁRIA DO ESTAGIÁRIO – FREQUÊNCIA
1
ANEXO D - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO
ANEXO E- ANEXO E – MATERIAL UTILIZADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
· LIVRO DIDÁTICO: LEITURA E ANÁLISE
· NOVÍSSIMA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; 
· CARTOLINA
· PINCEL DE QUADRO BRANCO
· PINCEL PERMANENTE
· GIZ DE CERA
· COLA EM BASTÃO
· 
ANEXO F – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS AULAS/PROJETOS
ANEXO G – FOTOGRAFIAS
image1.png
1
 
 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUM
A
NAS
 
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 
 
 
DAIANE SANTANA SANTOS
 
THIAGO ROG
É
RIO 
SANTOS
 
 
 
 
 
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
I
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SÃO CRISTÓVÃO
-
SE
 
1 
 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS 
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 
 
DAIANE SANTANA SANTOS 
THIAGO ROGÉRIO SANTOS 
 
 
 
 
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 
 
 
 
 
 
 
 
 
SÃO CRISTÓVÃO-SE

Continue navegando