Buscar

FUNÇÕES PSÍQUICAS

Prévia do material em texto

FUNÇÕES PSÍQUICAS
Profª	Enf.ª Mariana Rosa
PAPEL DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS
Correspondem ao mundo interior, instintos, desejos, emoções, lembranças, juízos, raciocínios percebidos por uma consciência.
A vida interior é observável pelos outros, sob a forma de comportamento: a palavra, os gestos, a conduta.
O papel das grandes funções mentais é garantir a adaptação do indivíduo em seu mundo. Se divide em consciência, atenção, orientação, vivências do tempo e do espaço, sensopercepção, memória, afetividade, vontade e psicomotricidade, pensamento, juízo de realidade, linguagem.
Funções afetivas: constitui a vida emocional ( alegria, medo, tristeza, etc.). A diminuição dessa afetividade- psicopatas.
Funções da consciência: consegue perceber o que está acontecendo em sua volta, a consciência do corpo, a atenção, a vigília e o sono. O sentimento de existir são as funções da consciência.
Funções sensoriais: compreender, sentir,
degustar, tocar.
Função da memória: capacidade de fixar experiencias anteriores. Ex: Hipermnésia (rica em detalhes); hipomnésia (pobre em detalhes); Amnesia (esquece tudo).
Funções do conhecimento: as percepções permitem reunir e reconhecer as sensações e ligá-las aos objetivos. A atenção é quando a pessoa se atenta a alguma coisa. Ex: concentrada (focada); dispersa (atenta porem perde a atenção por algum motivo); reflexiva (em uma leitura, tenta fazer tornar real através do pensamento); automática.
Funções de expressão, ação e de adaptação: Comunicação é expressa através da linguagem, a mímica, os gestos.
A vontade é o meio pelo qual um indivíduo, após refletir, raciocinar e julgar, realiza um ato do qual se escolheu a finalidade e os meios.
DISTÚRBIOS DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS
Distúrbios da PERCEPÇÃO
Ilusões: Erro Interpretativo de uma percepção ( vê errado). O objeto existe. Tem relação com as necessidades psicoafetivos, temores, etc...
Para apresentar uma ilusão não haverá necessidade de uma alteração mental obrigatória.
Ex.: Na rua escura a própria sombra pode parecer uma pessoa perseguindo- nos.
Alucinação:
Pseudopercepção sem objeto, devido a mente doentia. Cria uma percepção, sem precisar de estímulos externos e projeta-a na realidade, como se fossem reais.
Tipos de Alucinações: 1º Alucinações Auditivas: as mais comuns: pacientes escutam	“vozes”, que podem ser claras, ininteligíveis, bons conselhos, maus conselhos, fazem insultos, ameaças e dão ordens sarcásticas.
As vozes podem repetir o pensamento do paciente (comum na esquizofrenia).
Causa: ansiedade, agitação e agressividade auto ou heterodirigida, mudança no comportamento: uns colocam algodão nos ouvidos, falam sozinhos.
2º Alucinações Visuais: É como se o paciente estivesse vivenciando um sonho. As imagens alucinatórias podem ser de tamanho natural, minúsculas ou gigantescas, e com animais.
São comuns nos delírios alcóolicos e nos cocaínicos. Raros na esquizofrenia.
Causa:	pânicos e medo nos pacientes.
3º Alucinações Táteis: Originam-se no tegumento (pele). Referem-se a sensibilidade de formigamento, de mordeduras, de queimaduras, de frios. Ocorrem na intoxicação por cocaína e “delirium tremens”.
4º Alucinações Gustativas e Olfativas: associadas as ideias delirantes de perseguição e de influência. Exemplo: O paciente pode queixar-se que sua comida está envenenada ou que contem excremento, ou ainda podem negar-se a comer ou beber. São comuns na esquizofrenia paranóia, epilepsia.
5º Alucinações Cinestésicas: compromete a sensibilidade geral interna. Afeta o corpo todo do paciente, por exemplo: o paciente tem a sensação que	o seu corpo está podre, carregado de eletricidade, que tem um de seus membros amputados. Às vezes, são parciais, por exemplo: o paciente sente que seu coração transformou-se em pedra, ou em algodão.
6º Alucinações Extracampinais: Ocorrem fora do campo visual do paciente. Exemplo: o paciente vê alguém atrás dele.
D
Distúrbios do Pensamento - Capacidade de organizar as ideias.
Aceleração: necessidade do indivíduo de dizer as muitas ideias que pensa. Ele fala imoderadamente . Ocorre fuga de ideias, não é complementada. Essa ocorrência é típica dos estados de excitação maníaca.
Retardo ou Inibição: raciocínio é lento, as sensações mentais são lentas e há uma sensação de incapacidade para pensar. O paciente pode falar espaçadamente e com tonalidade baixa. É comum nos estados depressivos.
Desagregação: pensamento desordenado, sem sequência lógica. É comum na Esquizofrenia.
Perseveração: repetição automática de frases, ideias e palavras. São frequentes em estados maníacos.
Prolixidade: O paciente faz rodeios para concluir seu pensamento, usa detalhes desnecessários e banais. É comum na Epilepsia, oligofrenias e demência orgânica.
Bloqueio: privação súbita do
pensamento. “Dá um branco”.
Distúrbios no Conteúdo do Pensamento
Ideias Obsessivas:	impostas ao psiquismo de modo brusco e persistente, sendo que o indivíduo que as sofre tem consciência do estado patológico do seu pensamento, mas não o controla pela sua vontade, o que lhe causa angústia. É comum nos estados neuróticos.
Ideias supervalorizadas ou determinadas: O indivíduo apresenta propensão a centralizar-se num tópico especial do pensamento. Quando existe uma ideia superdeterminada ela “cega "o indivíduo a tudo mais que o cerca. É comum nos estados psicóticos.
Ideias Delirantes: Aparecem quando o juízo crítico falha por completo ou deixa de funcionar. Expressam o ingresso do indivíduo à psicose.
A) Aspectos essenciais do Delírio
Convicção plena daquilo que afirma
Geralmente é algo fora do bom senso, absurdo e inaceitável.
Há uma auto referência, ou seja, o indivíduo é sempre o centro do seu delírio.
B) Quanto ao conteúdo o delírio pode ser:
Persecutório: É a forma mais comum. O paciente crê que é perseguido por uma ou várias pessoas que querem fazer-lhe mal.
Referência: O indivíduo diz-se alvo de infâmias e
calúnias.
Influências (ou posse): O indivíduo sente-se comandado pela vontade de outro. Ex: “Eu não preciso dizer... você sabe...!”
Enormidade: Megalomania. É comum na
Esquizofrenia.
Reivindicação: O indivíduo sente-se ótima de graves injustiças, por isso, batalha tenazmente pelos direitos alegados.
Invenção: Pretende inventar algo inédito e
absurdo.
Místico: indivíduo acha-se em comunhão constante com entidade religiosa ou com o poder de Deus que lhe fala, dá ordens etc.
Ciúme: Trata-se de um ciúme patológico (ciúme dos alcoólatras).
Auto acusação: indivíduo acusa-se de faltas e crimes que não cometeu. Constante sentimento de culpa.
Ruína: indivíduo julga-se um desgraçado, perdido, na iminência de catástrofes.
Hipocondria: indivíduo crê-se vitima de doenças terríveis e incuráveis. Os exames com resultados normais não o convencem.
Distúrbios da Memória
Hipermnésia: Memória anormalmente aguçada. Nesse caso o paciente lembra detalhes mínimos de certos fatos de forma clara e límpida.
Amnésia: É a perda da memória por fatores orgânicos ou psicológicos.
a) Orgânicos: traumatismo (TCE)
b) Psicológicos: choques emocionais
Paramnésia: Falsificação da memória. Serve como proteção contra a ansiedade intolerável.
image1.jpg
image2.jpg
image3.jpg
image4.jpg
image5.jpg
image6.jpg
image7.jpg
image8.jpg
image9.jpg
image10.jpg
image11.jpg
image12.jpg
image13.jpg
image14.jpg
image15.jpg
image16.jpg
image17.jpg
image18.jpg

Continue navegando