Buscar

RELATÓRIO FINAL DA TURMA 501 - EMST

Prévia do material em texto

Prefeitura Municipal de Rio das Flôres
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Santa Tereza
 ANEXO III  
RELATÓRIO DESCRITIVO DA 
TURMA 501
                                       
A turma 501 é composta por 21 alunos, sendo 10 meninas e 11 meninos. Em razão do enfrentamento à COVID-19, chegamos ao final deste ano letivo com 76% dos alunos participando das aulas presenciais. Os alunos que não participaram são: Aline da Silva Santos, Igor Bronzato de Souza, José Luís da Silva Henrique, Marllon Machado da Cruz e Érica (matriculada em dezembro do corrente ano), estes realizaram as atividades da apostila em suas residências com seus familiares e/ou em aulas particulares. 
De modo geral, a turma é muito entrosada, todos são participativos e gostam de ajudar os colegas que ainda estão com dificuldades. 
Durante esse ano trabalhamos com apostilas impressas, de acordo com a BNCC, elaboradas com atividades diversas, alternando com o lúdico, que pudessem atrair a concentração das crianças, para que elas fossem capazes de aprender, desenvolver-se de acordo com seu ritmo e necessidade. O trabalho deste semestre foi preparado enfatizando o desenvolvimento para uma leitura fluente e interpretação com textos de diversos gêneros, assim como a escrita e elaboração de textos. Em Matemática, foram trabalhados diversos conteúdos relativos ao ano de escolaridade, porém, a prioridade foi atribuída ao sistema de numeração decimal, as operações fundamentais e situações-problema. 
Foi possível observar o progresso dos alunos no processo ensino aprendizagem, porém, destaco o aluno Matheus Francisco Brites de Almeida que embora tenha alcançado excelentes notas nas atividades realizadas nas apostilas e Avaliação Somativa, precisa de atenção especial, pois ainda não realiza suas atividades com segurança e independência, tanto na disciplina de Língua Portuguesa quanto em Matemática. Ainda cito o aluno Wesley da Silva Gaspar, que apesar de não ter alcançado uma aprendizagem mais satisfatória, apresenta potencial para obter um desempenho melhor. Para tanto, é necessário que o aluno seja mais frequente às aulas e possa contar com o apoio da família e comprometimento pode ajudá-lo nesse processo de aprendizagem.
Enfim, ao final deste semestre, foi possível concluir que nem todos os alunos estão com as habilidades consolidadas para a etapa seguinte, devido ao período ímpar e diferente em que estamos vivendo desde o ano de 2020. Mas acreditamos que muitos dos assuntos/conteúdos poderão ser aprofundados posteriormente, com atividades lúdicas, produtivas e desafiadoras. Além do auxílio individual que será necessário, para que o aluno possa progredir.
Rio das Flôres, 20 de dezembro de 2021.
	ASSINATURA DO PROFESSOR
	ASSINATURA DO ORIENTADOR
	ASSINATURA DO DIRETOR

Continue navegando