Buscar

3 avaliação

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668331) ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As diferentes gerações do Ensino a Distância são marcadas pela evolução e desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação. Deste modo, estas revoluções tecnológicas junto com o mundo globalizado exigem que certas atitudes e comportamentos sejam cultivados nos estudantes que ingressam na educação a distância. Sobre estas atitudes e comportamentos que precisam ser desenvolvidos pelos estudantes da modalidade de ensino a distância, analise as afirmativas a seguir:
I- O estudante deve buscar preparar um ambiente que seja propício para estudar, que evite distrações e estimule a atenção.
II- O estudante tem a vantagem de não precisar uma disponibilidade de tempo, esta é exatamente a razão para optar-se por esta modalidade.
III- O estudante deve desenvolver determinação e disciplina para acompanhar a sequência dos conteúdos e entendê-los em seu processo de aprendizagem.
IV- O estudante deve estar comprometido com o seu próprio ritmo de estudo, podendo flexibilizar o seu tempo, já que nesta modalidade todo estudo é realizado individualmente, sem colaboração, sem prazos e integralmente autodidático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	O conceito de "economia do conhecimento" surgiu das mudanças nos padrões produtivos e das necessidades apontadas pelo mercado de trabalho. Assim, essa perspectiva considera diferentes fenômenos sociais e produtivos que contribuíram para a concentração de conhecimento nos diversos setores da sociedade. Sobre as características que estruturam o conceito de "economia do conhecimento", analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento é algo que está fortemente correlacionado com as competências, que podem ser divididas em competências individuais e organizacionais.
II- O conhecimento faz parte das inovações proporcionadas pelos diversos setores presentes na sociedade, como centro das suas relações.
III- As inovações dificultam as funções estratégicas de competitividade das diferentes organizações, tumultuando os serviços.
IV- Os novos conhecimentos alteram estruturalmente as organizações e contribuem para a busca e a exigência de outros conhecimentos e competências.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	A partir das últimas Revoluções Industriais tivemos o surgimento de uma nova economia. Uma economia do conhecimento surgiu e cada vez mais sua influência é pervasiva em praticamente todos os lugares. O conhecimento então parece ter se tornado o principal componente de agregação de valor, de produtividade e de crescimento econômico. Sobre a economia do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I- Para sobreviver à competitividade, as organizações tiveram que adaptar-se e investir em tecnologias do conhecimento e da informação.
II- O conhecimento passou a ser visto como central nas relações nos setores de organizações privadas e do terceiro setor, com exceção das organizações públicas.
III- Novas competências individuais e organizacionais necessitaram ser desenvolvidas devido aos novos conhecimentos gerados.
IV- Empresas diversas tiveram que desenvolver modelos de negócios virtuais, o que alterou nossas relações de compra, de transporte e de hospedagem, por exemplo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	 b)
	A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	 c)
	A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	 d)
	A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	5.
	É importante que o profissional esteja sempre atento ao seu desempenho e, para isso, é necessário que faça constantemente uma autoavaliação de seu comportamento e desempenho para conseguir analisar as dificuldades que possui e, a partir disso, buscar um aperfeiçoamento. Sobre as características da avaliação pessoal, analise as afirmativas a seguir:
I- A apresentação pessoal é importante, pois a aparência e a adequação entre o que se veste e o local de trabalho transmite confiança e facilita a comunicação.
II- A liderança é uma característica que nem todos têm, somente aqueles que foram criados para isso, que conseguem estabelecer um clima competitivo entre a equipe para ver aqueles que se destacam favorecendo a empresa.
III- A rapidez de raciocínio, a capacidade de sintetizar informações e organizá-las auxiliando a tomada de decisão é importante, pois uma decisão adiada tem consequências tanto para a empresa quanto para as pessoas envolvidas com ela.
IV- A resistência emocional é a capacidade de aguentar as situações do trabalho sem reclamar e, por isso, a chefia pode te destacar, lembrando que apesar de o emprego ser um fardo, é dele que vem a subsistência.
V- A determinação, a adoção dos cronogramas da empresa como metas, a resolução dos problemas e a proposição de soluções criam confiança e respeito da empresa, o que acaba por solidificar sua posição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, IV e V estão corretas.
	6.
	Podemos classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de muitas maneiras, utilizando diferentes critérios, como o acadêmico, o administrativo e o de formação. Um modo de classificar as IES é identificando-as em dois grupos, se são públicas ou privadas. Sobre as IES públicas ou privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As IES Confessionais fazem parte do grupo das distintas instituições públicas de ensino no Brasil, estando entre as mais requisitadas para a formação superior.
	 b)
	Todas as Instituições de Ensino Superior que são privadas compartilham de pelo menos uma característica essencial, que as difere das públicas, que são os fins lucrativos.
	 c)
	As Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Poder Público podem ser ao nível Federal e Estadual, sendo que ao nível Municipal só há IES privadas, com ou sem finalidade de lucro.
	 d)
	Entre as IES privadas, temos as Comunitárias e as Filantrópicas, esta última oferece seus serviços em caráter complementar às atividades do Estado conforme consta na LDB.
	7.
	É possível que se esteja satisfeito com a empresa, porém a ideia de permanecer sempre no mesmo cargo, desempenhando as mesmas atividades pode ser desmotivante. Essa promoção pode ser tanto a mais óbvia, para um cargo superior, mas também pode ser dentro do cargo que se ocupa, promoção lateral ou ainda para uma nova oportunidade, que pode ser um cargo inferior, mas que permita descobrir novos rumos para a vida profissional.Com relação à promoção, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Promoção interna.
II- Conhecimento.
III- Marketing pessoal.
(    ) Todos os funcionários são informados da vaga e podem participar do processo seletivo.
(    ) Organizar um roteiro para sua apresentação, incluindo grupos de contatos para descreverem habilidades no meio social.
(    ) É necessário que os profissionais se aprofundem nas áreas em que atuam, ampliando suas chances no mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	8.
	Muitos pesquisadores tentaram reunir modelos baseados em sala de aula ou em escolas que descrevem o processo de ensino-aprendizagem. Um modelo é uma ajuda ou imagem visual que destaca as principais ideias e variáveis em um processo ou sistema. Sobre o modelo ideal de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas na atualidade possibilitaram o retorno no modelo tradicional de ensino, isso ocorreu pelo fracasso de todos os outros modelos e suas promessas, com o modelo tradicional, em que temos um professor respeitado e um aluno receptivo, obtemos uma educação integral.
II- São diversas as variáveis que devem ser levadas em consideração quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, provavelmente não é uma questão de um único modelo, e sim ter em mente o contexto, o perfil do estudante, as tecnologias, a formação do docente, a finalidade da formação, entre outras variáveis.
III- O modelo ideal de ensino-aprendizagem no ensino superior, não se delimita à uma única abordagem, mas é provável que uma de suas principais características é aliar ensino, pesquisa e extensão utilizando para isso de diversas estratégias de acordo com as variáveis envolvidas no processo.
IV- A responsabilidade de oferecer o melhor modelo de ensino recai sobre as IES somente, quando levamos em consideração a Educação Básica fraca dos ingressantes ao Ensino Superior, nosso modelo de ensino fica fraco não temos mais excelência, é necessário não levar isso mais em consideração e simplesmente buscar excelência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
(    ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
(    ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
(    ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	 b)
	As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	 c)
	A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	 d)
	As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação  permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2018) No cenário atual, o desenvolvimento e a construção das carreiras dos funcionários deve se dar de forma compartilhada entre as organizações e os próprios funcionários. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os profissionais devem planejar suas carreiras de forma a garantirem sua competitividade no mundo do trabalho.
PORQUE
II- A motivação dos profissionais com as suas carreiras resulta também no crescimento da organização onde trabalham.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos: ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você não acertou a questão: Resposta errada. Retome o conteúdo.
Parte inferior do formulário
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando