Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os alimentos são um importante elo na cadeia epidemiológica de doenças transmissíveis, sendo fundamental observar sua conservação em condições não adequadas, favorecendo a multiplicação de microrganismos causando alterações e/ou produzindo sintomas de intoxicação alimentar nos consumidores. As opções a seguir apresentam afirmativas relativas aos diversos aspectos de agentes microbianos causadores de DTA, à exceção de uma. Assinale-a.
A 
O Staphylococcus coagulase positivo é um dos agentes mais comuns responsáveis por surtos de intoxicação alimentar, por serem normalmente transmitidos aos alimentos através de manipuladores, portadores assintomáticos.
B 
As células bacterianas dos Staphylococcus spp. são destruídas por tratamento térmico, mas suas enterotoxinas são termoestáveis.
C 
C. perfringens é comumente isolado de alimentos, principalmente dos produtos cárneos derivados de bovinos e aves. A contaminação destes alimentos pode ocorrer durante o processo de abate, no varejo ou durante a manipulação domiciliar.
D 
As toxinfecções associadas ao Bacillus cereus, geralmente ocorrem devido à manutenção de alimentos prontos em temperatura inadequada e reaquecimento insuficiente.
E 
Entre os alimentos mais frequentemente contaminados por Shigella spp estão os cereais, alimentos desidratados e especiarias.