Buscar

CONTRANOTIFICAÇÃO ORNARI

Prévia do material em texto

Ijuí, 25 de setembro de 2023
À SEDER INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA
Rua Etiópia, nº 310, Bairro/Distrito Rio Cotia 
CEP 06.715-125, Cotia - RS
REF.: CONTRANOTIFICAÇÃO. 
Prezados Senhores, pela presente, e na qualidade de procuradores da empresa THIAGO PRADO RODRIGUES & CIA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 31.535.816/0001-43, estabelecida na Rua Vinte e Cinco De Julho, nº 360, Sala B, Centro, em Santo Ângelo/RS, para assuntos atinentes à Propriedade Industrial, vimos apresentar a seguinte
CONTRANOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL
pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos, para que, ulteriormente, Vossas Senhorias não aleguem desconhecimento das implicações jurídicas nas quais poderão incorrer.
SÍNTESE DA NOTIFICAÇÃO
A Notificante informa ser titular da marca “ORNARE”, encontrando-se amparada pelo princípio da anterioridade no registro de sua marca.
Porquanto, assinala que a notificada ao depositar o pedido de registro de marca de forma mista na classe NCL (12) 35, de forma mista, na composição nominativa “ORNARI”, bem como figurativa 
Nessa senda, entende pela colidência entre as marcas “ORNARE” da titular, e “ORNARI” da notificante.
Ressaltaram que a prioridade garante o uso de signo distintivo idêntico ou semelhante, seja como marca, nome de domínio, nome empresarial, nome de fantasia da notificante.
DO ENTENDIMENTO DO INPI
Divergente do entendimento da Notificante, não é este o entendimento do INPI, senão vejamos:
 A titular é detentora dos seguintes processos de registro de marcas:
Outrossim, para além dos registros da Notificante, existem outros OUTROS REGISTROS COM A PALAVRA ORNARE DE TITULARES DIVERSOS
Dessa forma, já resta comprovado pelo próprio INPI que podem conviver marcas chamadas “ORNARE”, de forma pacífica, até mesmo em classes iguais, ou até mesmo com colidências de ideologia mercadológica.
DA NÃO COLIDÊNCIA FONÉTICA
As próprias palavras “ORNARE” e “ORNARI”, por mais que parecidas, possuem fonética diversa, sendo que o INPI já deferiu outros dois processos de marcas chamadas “ORNARI”, além do da Notificada:
Claro que estes, diferentes da marca “ORNARI” da notificante, possuem um público consumidor completamente distinto, não havendo colidência mercadológica e ideológica, podendo haver convivência pacífica entre as marcas.
O mesmo caso da Notificante, a qual assinala seu pedido de registro de forma MISTA, com fonética e grafia distintas, com especificações próprias.
Até porque, em seus significados, as palavras ORNARE e ORNARI possuem condões diversos.
Derivadas do latim, as palavras ORNARI e ORNARE são verbos que têm significados relacionados com adornar, embelezar, equipar ou decorar algo ou alguém.
 (
Ornari
 coronis volo
. (Eu quero me adornar com coroas.)
)A diferença entre elas é que ORNARI é a forma do verbo na primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu orno):
 (
Ornare
 domum est ars
. (Ornar a casa é uma arte.)
)Enquanto ORNARE é a forma do verbo no infinitivo (ornar):
Claro que ambas derivam da mesma palavra em latim ORNO, no entanto suas aplicações e pronúncias se afastam quando comparadas em sua origem, seja pelo tempo verbal, ou até mesmo no momento correto de empregá-las.
Até porque os dicionários brasileiros afirmam que a palavra ORNAR pode ser empregada de diversas maneiras:
Disponível em: https://www.dicio.com.br/ornar/
DAS ATIVIDADES SEM AFINIDADE MERCADOLÓGICA DAS MARCAS
Ao trazer o nome fantasia da Notificada, a Notificante quedou-se a trazer análise das atividades sociais atreladas ao CNPJ das marcas.
Veja, a Notificada possui como atividade econômica principal o comércio varejista de plantas e flores naturais;
Porquanto a Notificante em fabricação de móveis com predominância de madeira.
De outra banda, o nome do Título do Estabelecimento – Nome Fantasia – não significa NOME DE MARCA, e sim, tão somente o apontamento empresarial quando do cadastro da Pessoa Jurídica, podendo inclusive, a qualquer momento, ser alterado; ou até mesmo excluído pela parte interessada.
DO PROCESSO DE REGISTRO DA MARCA DA NOTIFICADA
Nos autos do processo administrativo da Notificada, foi interposta OPOSIÇÃO por parte da Notificante, não tendo sido publicado, até a presente resposta o teor da manifestação da Oposição, para que a Notificada possa realizar a Manifestação.
Havendo tempestividade, com o exame forma do INPI concluído sem intercorrências de ausências de pressupostos formais para análise de registrabilidade da marca da Notificante, entendendo porquanto a não incidência de colidência entre os sinais das marcas ora em tela, a Notificada vem, através de seus procuradores, informar que:
a) Aguarde-se a publicação da Oposição no processo administrativo n. 930958799, interposto pela Notificante;
b) Havendo interesse na continuidade do processo de registro de marcas da ORNARI, após a Manifestação, aguarde-se a decisão de mérito do INPI;
c) Em caso de procedência, a manutenção da decisão da Autarquia;
d) Havendo a improcedência por razões de anterioridade impeditiva no presente processo pela colidência com a marca “ORNARE” da Notificante, em caso de indeferimento de possível recurso, sejam esgotadas as tratativas com a abstenção do uso da marca ORNARI, por parte da Notificada, caso o INPI entenda pela impossibilidade de convivência entre os sinais.
Ijuí, 25 de setembro de 2023. 
Luiz Fernando Soares da Costa
OAB/RS nº 66.379
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image1.png
image2.png
image24.png
image25.png