Buscar

1-Teratologia 1B

Prévia do material em texto

Teratologia Letícia Testa – 2° Termo
 
· Herança genética, meio intrauterino e meio ambiente podem fazer com que ocorra um desenvolvimento anormal ou normal. Os anormais são por meios teratógenos, físico, químico ou biológico, como álcool, drogas, radiação.... 
· A teratologia é o estudo das malformações congênitas. Teratógeno é qualquer agente capaz de produzir malformações ou aumentar a incidência de malformações na população.
· Teratógeno pode causar um defeito estrutural (forma do corpo), funcional (exemplo órgão não funcionante), metabólico (quebra de moléculas), comportamentais (autismo, TDH) ou hereditários.
· Talidomida: sedativo e antiemético usado na época de 50 em grávidas com enjoos (primeiro trimestre), mas causa malformações severas de membros 
 
· Principais causas dos efeitos congênitos: 
- Fatores genéticos: anormalidade cromossômica 
- Fatores ambientais: fármacos, drogas, vírus
- Herança multifatorial: fatores genéticos e ambientais em conjunto
· Fatores genéticos: numericamente é a causa mais importante dos defeitos congênitos 
-Anomalias cromossômicas: numéricas e estruturais 
-Genes mutantes 
· Anomalias Cromossômicas Numéricas 
As alterações cromossômicas numéricas são aquelas que afetam o número normal de cromossomos de uma determinada espécie. Uma das causas dessas alterações cromossômicas é a chamada não disjunção.
Na meiose, o normal é que os cromossomos sejam distribuídos para as células-filhas sem nenhum erro e de maneira igualitária. Em casos de não disjunção, o que se observa é que os cromossomos homólogos não se separam adequadamente na meiose I ou que as cromátides-irmãs não conseguem se separar corretamente durante a meiose II.
Como na não disjunção os cromossomos não são distribuídos de forma adequada, um gameta formado recebe dois cromossomos de um mesmo tipo, e o outro gameta não recebe nenhum cromossomo do tipo afetado. Quando esses gametas anormais se fundem a gametas normais, há um zigoto formado com um número de cromossomos anormais para aquela espécie. 
No caso citado, há aneuploidia, pois apenas um tipo de cromossomo é afetado. Nas aneuploidias, ocorre o aumento ou diminuição de um ou mais cromossomos, mas não de todo o conjunto cromossômico. Existem situações, no entanto, em que todo o conjunto cromossômico é afetado, uma alteração conhecida como euploidia. As euploidias podem ocorrer, por exemplo, devido à não disjunção de todos os cromossomos ou a falhas na divisão do zigoto. 
 
Exemplos de Anomalias Numéricas: Síndrome de Down, Síndrome de Edwards, Síndrome de Patau, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Turner
 Síndrome de Down 
 Síndrome de Edwards 
 
· Anomalias Cromossômicas Estruturais 
Translocação e Deleção
-Translocação: A translocação é uma alteração cromossômica estrutural em que ocorre a incorporação de uma porção cromossômica a um cromossomo não homólogo.
- Deleção: A deleção é uma alteração cromossômica estrutural em que há a perda do material genético. Nesses casos, ocorre a quebra de uma porção do cromossomo, que não é mais incorporada a ele. Esse cromossomo, portanto, não apresenta todos os genes, o que afeta de forma considerável o indivíduo. 
 
 
· Genes Mutantes 
 
· Fatores Ambientais 
Muitos agentes ambientais (teratógenos), podem causar alterações no desenvolvimento após a exposição materna a eles 
-Biológicos 
-Físicos 
-Químicos
· Biológicos 
 
· Físicos 
 
· Químicos 
 
Teratógenos Humanos 
 
 
 
· Correlações Clínicas 
 	
 
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.png
image32.png
image33.png
image34.png
image35.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando