Buscar

abordagens didáticas em educação de jovens e adultos - EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

/
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia
Professora Mestre Elizabete Velter Borges
Disciplina: Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos - EJA 
Carga Horária: 80h | Semestre Letivo: 5º - 2024-1
Nome do(a) Acadêmico(a): Pamella Francinny Wichoski Martins___________________________________________ RGM: 053.21521_____________
Polo: CENTRO-CAMPO GRANDE MS_________________________________
PORTFÓLIO 4 – referente as Aulas 07 e 08:
Considerando que a formação em nível superior do curso de Graduação em Pedagogia da UNIGRAN, de acordo com a Formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, prevê competências e habilidades para atuar na EJA, seja como professor(a) ou na função de coordenação. Ou seja, prevê conhecimento pedagógico para instrumentalizar as atividades de produção e interpretação educacional;							(Valor 2,0)
1. Elabore um texto argumentativo, de no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas, sobre Avaliação e Projeto Político Pedagógico na EJA:
OBS.: não elabore o texto copiando do guia de estudos ou outro material referente ao assunto, mas elabore o texto dissertativo com suas palavras, de acordo com a sua compreensão e entendimento em relação ao assunto estudado. 
A Avaliação e o Projeto Político Pedagógico (PPP) são pilares fundamentais para o sucesso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois moldam o caminho educacional desses indivíduos em busca de aprendizado. Na EJA, a avaliação não se restringe apenas a testes, mas engloba uma abordagem holística, considerando as experiências de vida dos alunos. O PPP, por sua vez, é o documento norteador que orienta as práticas educativas, alinhando objetivos, metodologias e avaliação. A eficácia desses instrumentos reside na sua adequação à realidade dos educandos, promovendo uma educação contextualizada e significativa. A avaliação formativa é essencial na EJA, fornecendo feedback contínuo e oportunidades de melhorias. Já o PPP precisa refletir os anseios e necessidades da comunidade escolar, garantindo sua participação ativa no processo educacional. Ambos devem estar em constante diálogo, ajustando-se às demandas sociais e promovendo uma educação inclusiva e transformadora. Assim, a avaliação e o PPP na EJA não são meros instrumentos burocráticos, mas sim ferramentas poderosas para promover a emancipação e o desenvolvimento integral dos educandos, fortalecendo sua cidadania e autonomia.
2. A organização curricular na Educação de Jovens e Adultos – EJA, deverá considerar os seguintes aspectos, exceto em: 		(Valor 0.5)
a) Diversidade de características socioculturais dos(as) educandos(as); 
X) O reconhecimento de que os(as) educandos(as) são sujeitos do conhecimento e o resgate da auto estima dos(as) mesmos(as); 
c) As motivações que ocasionaram o ingresso ou retorno dos(as) educandos(as) aos estudos; 
d) A criação de mecanismos inovadores, que favoreçam aos educandos o melhor aprendizado, garantindo um ensino de qualidade;
e) Bagagem científica e de conhecimentos adquiridos pelos(as) educandos(as) nas mais diversas práticas sociais ao longo da experiência de vida e trabalho.
image1.jpg

Continue navegando