Buscar

Psicologia Gestalt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
A psicologia gestalt é uma abordagem da psicologia que enfatiza a importância de perceber e compreender a experiência humana como um todo integrado. Desenvolvida por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka no início do século XX, a palavra "gestalt" em alemão significa "forma" ou "configuração".
Essa abordagem rejeita a visão reducionista do comportamento humano e busca compreender como as pessoas percebem e organizam suas experiências, enfatizando a ideia de que a mente tende a perceber os elementos como um todo, em vez de partes isoladas.
Os princípios fundamentais da psicologia gestalt incluem a lei da pregnância, que postula que a mente busca a organização mais simples e significativa das informações percebidas, e o princípio da proximidade, que destaca que objetos próximos uns dos outros são percebidos como pertencendo a um grupo.
Na terapia gestalt, o foco está no momento presente e na consciência da experiência individual. Os terapeutas gestaltistas trabalham para ajudar os clientes a se tornarem mais conscientes de suas emoções, pensamentos e comportamentos, buscando uma maior integração entre as diferentes partes da personalidade.
A psicologia gestalt tem sido aplicada em diversos campos, incluindo a psicoterapia, aconselhamento, educação e até mesmo em design e arte, buscando compreender como as pessoas percebem e interpretam o mundo ao seu redor. Essa abordagem continua a influenciar o estudo da mente e do comportamento humano até os dias de hoje.

Continue navegando