Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Prévia do material em texto

1.
		Ao longo dos períodos históricos da humanidade, vimos muitas questões religiosas envolvidas no processo de cuidado em saúde. Sobre tal questão, marque a alternativa incorreta:
	
	
	
	O profissional deve estudar e respeitar a influência da religiosidade na saúde das pessoas, mesmo não tendo crença.
	
	
	Ainda existe a crença de que doença tem a ver com castigo divino e isso pode impactar no tratamento.
	
	
	Na Antiguidade, saúde e doença estavam atreladas ao pensamento mágico e religioso.
	
	
	É possível que a religião substitua tratamentos na área da saúde.
	
	
	O profissional de saúde não pode impor ao cliente uma crença ou religião.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:48:13
		Explicação:
A resposta correta é: É possível que a religião substitua tratamentos na área da saúde.
	
	
	 
		
	
		2.
		(EDUCA/2018 - adaptada) No contexto das atribuições das equipes do Programa Saúde da Família, as atividades deverão ser desenvolvidas de forma dinâmica, com avaliação permanente através do acompanhamento dos indicadores de saúde de cada área de atuação.
Sobre a atenção básica, analise as afirmativas abaixo.
I - Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, com ênfase nas suas características sociais, demográficas e epidemiológicas.
II - Identificar os problemas de saúde prevalentes e situações de risco aos quais a população está exposta e elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para o enfrentamento dos determinantes do processo saúde/doença.
III - No modelo de Atenção à Saúde a figura do médico é a principal pois ele que atende, diagnostica e pede os exames necessários à cura das doenças promovendo desta forma a saúde na população.
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas III está correta.
	
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:48:53
		Explicação:
A afirmativa III está incorreta pois no modelo de Atenção à Saúde ganham espaço diversas profissões e formações na saúde, rompendo com a lógica centrada na figura do médico.
	
	
	 
		
	
		3.
		A respeito dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Os DSS não são promotores de iniquidade.
	
	
	Os determinantes sociais levam em consideração, exclusivamente, o enfoque médico-biológico do processo de saúde e doença.
	
	
	Os DSS são exclusivamente ligados ao setor da saúde.
	
	
	O encontro do agente etiológico e do suscetível no meio ambiente é o fator determinante que explica todos os casos de doenças não transmissíveis na sociedade.
	
	
	Os DSS envolvem as condições de vida e de trabalho dos indivíduos.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:49:22
		Explicação:
A resposta correta é: Os DSS envolvem as condições de vida e de trabalho dos indivíduos.
	
	
	HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE
	 
		
	
		4.
		O centralismo político imposto pelo regime militar repercutiu também na economia brasileira, pois houve um crescimento significativo, especialmente durante o Governo de Emílio Médici (1969 e 1974), divulgado através de expressões como "milagre econômico" e "milagre brasileiro".
A respeito da saúde no Brasil neste período, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Durante o "milagre brasileiro" houve a valorização das ações de saúde pública de viés preventivo e coletivo.
	
	
	A expressão "milagre brasileiro" justificava-se pois, pela primeira vez no Brasil, atingia-se o pleno emprego, com aumento significativo dos salários e maior desenvolvimento na área da saúde com o aumento do acesso da população a serviços médicos.
	
	
	Com o crescimento econômico, durante "milagre econômico", o governo financiava a construção de hospitais privados, neste período era adotado um modelo hospitalocêntrico e médico-centrado
	
	
	Com o aumento significativo na industrialização, os trabalhadores tinham acesso a hospitais.
	
	
	A entrada de capital estrangeiro em larga escala possibilitou a autonomia das demais profissões na área da saúde brasileira, como aumento de equipamentos de modernos .  
	Data Resp.: 19/04/2024 10:49:49
		Explicação:
Parece fazer parte da lógica da industrialização - os grandes hospitais romperam com a lógica artesanal de cuidado e passaram a focar em produtividade. Por conta disso, os gastos cresceram muito, pois o governo financiava a construção de hospitais pela iniciativa privada e a população, em sua maioria, não tinha acesso a esse parque hospitalar.
Podemos notar mais uma vez a desvalorização das ações de saúde pública de viés preventivo e coletivo. A medicina era vista como detentora da cura. Houve um crescimento importante de faculdades privadas de medicina ¿ muitas vezes distantes da realidade das necessidades de saúde da população ¿, com formação fortemente embasada em equipamentos modernos e medicações lançadas a todo momento pela indústria farmacêutica. Perceba que não existia grande espaço e autonomia para as demais profissões da saúde, era um modelo hospitalocêntrico e médico-centrado.
	
	
	 
		
	
		5.
		(CESGRANRIO/2013 - adaptada) O período de 1968 a 1973 é muitas vezes referido, na história econômica do Brasil, como o período de "milagre econômico".
O termo milagre decorre de que, nesse período, houve uma combinação de:
	
	
	
	aumento da produtividade do país e surgimento de epidemias.
	
	
	aumento dos índices de pobreza e diminuição do número de óbitos.
	
	
	expansão econômica e aumento da divulgação de dados sobre epidemias.
	
	
	expansão econômica e diminuição de epidemias.
	
	
	redistribuição de renda e aumento de doentes.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:50:23
		Explicação:
O chamado "milagre econômico" conferiu aumento da produtividade do país, aumentou a carga horária dos trabalhadores e reduziu salários, constituindo um período de grande concentração de renda para poucos e de altos índices de pobreza, inflação e desemprego para a maior parte das famílias do Brasil. Com o aumento da miséria, nossa população adoeceu mais - deu-se o surgimento de epidemias como poliomielite e meningite, e os veículos de mídia foram censurados em relação à divulgação dos dados alarmantes sobre essas epidemias.
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre Reforma Sanitarista e os Modelos Assistenciais no Brasil, pode-se dizer que:
	
	
	
	O modelo médico-assistencial predominante no Brasil é o sanitário.
	
	
	A proposta de criação dos distritos é maléfica à organização de saúde no país, visto que a descentralização desestabiliza e enfraquece a rede, não trazendo nenhum benefício aos usuários.
	
	
	Após a Constituição de 1988, a Reforma sanitária deixou de sofrer entraves à sua concretização, visto que se tornou constitucional.
	
	
	Os princípios e diretrizes da Reforma Sanitária foram sistematizados na 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986.
	
	
	A Reforma sanitária não inclui medidas relacionadas à participação da comunidade na gestão de saúde.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:50:41
		Explicação:
A resposta correta é: Os princípios e diretrizes da Reforma Sanitária foram sistematizados na 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986.
	
	
	O SUS E SEUS PRINCIPAIS CAMINHOS NORMATIVOS
	 
		
	
		7.
		"Saúde é direito de todos e dever do Estado" é uma frase que representa a ideia da universalidade da saúde. Tal texto encontra-se presente na:
	
	
	
	Organização Mundial de Saúde.
	
	
	NOB 01/93.
	
	
	Constituição Federal de 1988.
	
	
	Secretaria Municipal de Saúde.
	
	
	Lei nº 8.142/1990.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:50:57
		Explicação:
A resposta correta é: Constituição Federal de 1988.
	
	
	 
		
	
		8.
		(CETRO/2013 - adaptada) O Decreto nº 7.508/2011 regulamentou a Lei nº 8.080/1990, a qual dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.Sobre o Decreto nº 7.508/2011  assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Para efeito do referido decreto, considera-se Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde o acordo de colaboração firmado entre municípios com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.
	
	
	O referido decreto corrobora a articulação entre os membros federativo, ou seja união, estados e municípios para que os mesmo sejam autônomos e cooperando entre si as ações do SUS.
	
	
	Compete ao Conselho Nacional de Saúde pactuar as etapas do processo e os prazos do planejamento municipal em consonância com os planejamentos estadual e nacional.
	
	
	A população carente contará com regramentos diferenciados de acesso, compatíveis com suas especificidades e com a necessidade de assistência integral à sua saúde, de acordo com disposições da Secretaria de Saúde de cada Estado.
	
	
	No planejamento da saúde devem ser considerados os serviços e as ações prestados pelos entes públicos, os quais deverão compor os Mapas da Saúde regional, estadual e nacional.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:51:34
		Explicação:
O Decreto n. 7.508/2011 reforça a importância da articulação interfederativa, ou seja, que os três entes sejam autônomos, dividindo e compartilhando ações no SUS. É muito importante que as ações, ainda muito centradas no Ministério da Saúde, cedam espaço para os outros dois entes.
	
	
	PROGRAMAS E PROJETOS ESTRATÉGICOS DO SUS
	 
		
	
		9.
		(Instituto Excelência/2019 - adaptado) O Ministério da Saúde elaborou a Política Nacional de Saúde Integral de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Sobre a Política Nacional de Saúde Integral de LGBT, analise as afirmativas abaixo.
I - É organizada na promoção da saúde, na atenção e no cuidado em saúde, priorizando a redução das desigualdades por orientação sexual e identidade de gênero.
II - Suas diretrizes e objetivos estão voltados para a promoção da desigualdade na saúde, assim como o combate à homofobia,à lesbofobia e à transfobia e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde.
III - É constituída por um conjunto de princípios éticos e políticos expressos em uma marca que reconhece os efeitos perversos dos processos de discriminação e de exclusão sobre a saúde.
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	Data Resp.: 19/04/2024 10:52:01
		Explicação:
A afirmativa II está incorreta pois suas diretrizes e objetivos estão voltados para a promoção da equidade da saúde.
	
	
	 
		
	
		10.
		(FEPESE/2021 - adaptada) Um dos principais programas de saúde pública do Brasil são Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Assinale a alternativa correta em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF) e ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
	
	
	
	Os NASF-AB configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), com as equipes de Atenção Secundária, e com o Programa Academia da Saúde.
	
	
	A ESF visa à reorganização do SUS em todos os seus níveis de assistência: atenção primária, secundária e terciária
	
	
	Ainda não existem critérios que definam apropriadamente como deve ser a composição de cada um dos NASF-AB. Dessa forma, a composição é definida exclusivamente de acordo com as prioridades elencadas pelos gestores municipais.
	
	
	O NASF-AB tem como proposta diminuir a instabilidade da Atenção Básica, aumentando a  oferta de serviços de saúde pública e gratuita, resultando em um sistema mais resolutivo com ampliação no foco das ações.
	
	
	Os NASF-AB fazem parte da atenção básica e se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais. Para exercer suas atividades, as equipes NASF devem ocupar o espaço físico das unidades às quais estão vinculadas, ou ainda outros espaços disponíveis no território, como o espaço das academias da saúde, escolas, parques, dentro outros
	Data Resp.: 19/04/2024 10:52:32
		Explicação:
O NASF-AB foi instalado pelo Ministério da Saúde em 2008 para tornar mais estável a Atenção Básica no Brasil, expandindo as ofertas de saúde na cadeia de serviços, o que resulta em um sistema mais resolutivo e abrangente no foco das ações.
	
image3.gif
image4.gif
image5.wmf
image1.gif
image2.wmf

Continue navegando